Alfa 159 a gasolina

Nem mais! Mas existe quem pense exactamente o contrário!
Ilusão alimentada por certas empresas alemãs determinadas em dominar a indústria pelo Diesel, perpetuada durante muitos anos por incentivos fiscais e manipulação dos preços dos combustíveis, e não ajudada em nada pela ignorância alheia e conversas de café.

A verdade é que o Diesel existe porque na prática é mais eficiente e portanto a longo prazo dá para poupar dinheiro, só e apenas. Em tudo o resto, de igual para igual, é inferior, quem disser o contrário está-se a enganar a si mesmo.

A 159 até podia ter o V8 da Ferrari lá dentro ... nao passava de uma carrinha familiar com um look desportivo ! Foi só por isso que fiquei admirado ... para mim nao faz qualquer sentido ter um V6 da Alfa na 159 , até porque o comportamento dela deixa um pouco a desejar ... A menos que o setup de suspensões mude radicalmente com esse motor .

Claro que do ponto de visto economico a coisa ainda fica mais negra ... vai perder muito na venda do actual (provavelmente comprado novo) e vai comprar uma incógnita ... usada ...e no dia que vender a V6... upa upa !

A 159 até podia ter o V8 da Ferrari lá dentro ... nao passava de uma carrinha familiar com um look desportivo ! Foi só por isso que fiquei admirado ... para mim nao faz qualquer sentido ter um V6 da Alfa na 159 , até porque o comportamento dela deixa um pouco a desejar ... A menos que o setup de suspensões mude radicalmente com esse motor .

Claro que do ponto de visto economico a coisa ainda fica mais negra ... vai perder muito na venda do actual (provavelmente comprado novo) e vai comprar uma incógnita ... usada ...e no dia que vender a V6... upa upa !
Há vida para lá da desportividade.

O 1.75 aniquila completamente o 1.9 em performance...aliás, até aniquila o 2.4, inclusive em recuperações. Isso vale alguma coisa não? E o próprio comportamento é melhor, porque não tem tanto peso no nariz.

A suavidade do V6 então torna o 159 num carro soberbo para longas viagens.

E em ambos os casos dá para estar parado com os vidros abertos a ouvir outras coisas que não o matraquear incessante debaixo do capot.

Last edited:

O 1.75 aniquila completamente o 1.9 em performance...aliás, até aniquila o 2.4, inclusive em recuperações. Isso vale alguma coisa não? E o próprio comportamento é melhor, porque não tem tanto peso no nariz.

E em ambos os casos dá para estar parado com os vidros abertos a ouvir outras coisas que não o matraquear incessante debaixo do capot.

Tudo verdade. Quantos milhares vão perder na venda da 159 JTDm?

Quanto vão gastar (em cima do valor da JTDm) para ir buscar a versão a gasolina(se for a TBi então..).

Quando a venderem...quantos milhares foram perdidos? E em combustível?

Opinião muito honesta...aproveita bem o que tens, e mantem essa 159. Querem algo desportivo comprem outro carro, com esse propósito. Com 15 mil € já arranjam Boxsters e S2000, para quando quiserem curar a "alergia" ao gasóleo. Para tudo o resto, têm um optimo carro, comprado novo e com poucos kms, que é económico e cumpre bem coma sua função ;)

Se isso vale todos os contras que referi ... então Parabens pelo Luxo a que se podem dar !

Eu nao digo o contrario ... só acho uma decisão pouco inteligente visto ja terem uma 159 ! Se fosse para comprar pela 1ª vez ... nao dizia nada ... se preferem a gasolina go for it !

Last edited:
Já se sabe que se vai vender uma para comprar outra, vai provavelmente perder dinheiro. Mas ele é que diz que quer trocar, não sou eu, é porque chegou à conclusão que vale a pena.

Eu nem sequer tinha comprado a gasóleo, e nunca tinha este problema [:p]

Se não quiser perder muito dinheiro, e se as portas traseiras não são muito importantes, pode sempre trocar antes por um Brera 2.2 como sugeriram atrás, já que 159 muito dificilmente encontra, e deve dar para fazer mais ou menos troca por troca. Já se sabe que o 2.2 não terá a pujança do 1.75T ou do V6, mas pelo menos não perde dinheiro.

Last edited:
Penso que o ElrOnd disse tudo. Tens uma boa máquina aí, embora possas não gostar de ela ser diesel, mas a verdade é que tens um carro que eu adorava ter por exemplo, e o facto de o quereres trocar por um a gasolina só te iria trazer muitas despesas.

Nem todas as compras de automóveis têm de seguir a racionalidade. Um Alfa Romeo fica bem melhor a gasolina. Agora...vai ser complicado encontrar um...

Se a racionalidade não é factor, então não há problema.

Alfa 159 2.2JTS(185cv) 2006 76 mil kms - 11 k €:

Alfa Romeo Alfa 159 2.2 JTS 16V Distinctive as Limousine in Riga

ou

http://suchen.mobile.de/fahrzeuge/showDetails.html?lang=en&id=146004382&pageNumber=1&scopeId=C&sortOption.sortBy=searchNetGrossPrice&makeModelVariant1.makeId=900&makeModelVariant1.modelId=10&minPowerAsArray=110&minPowerAsArray=KW&maxPowerAsArray=184&maxPowerAsArray=KW&fuels=PETROL&ambitCountry=DE&export=ALSO_EXPORT&maxMileage=90000&tabNumber=2

+ 7 k € de imposto + 1000 para trazê-lo para cá e papelada...por 19 mil tens um 159 2.2JTS vermelhinho (como manda a Alfa)

Se despachares a tua por esse preço...até consegues fazer troca por troca :)

Se conseguisse troca por troca nem pensava duas vezes.

No mobile.de até se consegue os V6 por pouco mais, o problema é mesmo o imposto brutal ao entrar cá.

O V6 também não interessa muito porque é pesadão e o motor é de origem não Italiana - já nem digo Alfa - no caso GM. Qualquer que seja o tipo de tração, o que disse atrás não muda. O único ponto a favor é mesmo o facto de serem 6 cilindros e tudo o que isso tras na entrega da potência.

O 2.2 JTS também é de origem americana. Não anda mal mas também não é comedido no que bebe. Não tem grande personalidade, é mais um 4 cilindros.

O 1.75 anda mais, soa melhor e gasta menos. É mais recente. O próprio modelo levou alguns toques quando o motor foi introduzido. Alguns promenores - de muito bom gosto, diga-se - no interior, por exemplo. Outro ''+'' é que a Alfa procurou tirar alguns Kg e fê-lo. Ao certo não sei dizer mais qualquer coisa entre 50 e 80kg em relação a um gasolina normal anterior. Claro que comprarando com um dos TD's é muito mais leve.

Pontos negativos? Preço... por ser mais recente, mais nada [;)] De resto é Win-Win.

Alguns exemplos de Itália:

http://www.autoscout24.it/Details.aspx?id=197456408

http://www.autoscout24.it/Details.aspx?id=197866583

http://www.autoscout24.it/Details.aspx?id=192109352

Last edited:
Motores Alfa infelizmente são história.

Os JTS são motores porreiros, bastante redondos e disponíveis e lá levaram o toque da Alfa para ficar com um som engraçado (nesse aspecto acho o 2.2 superior ao 1.75). O V6 é basicamente a mesma coisa com mais dois cilindros, com o que isso implica não apenas em performance mas sobretudo em suavidade (num carro destes penso que algo importante).

O 1.75 não é GM mas também não é Alfa, é Fiat. Em performance está ao nível do V6, provavelmente até superior numa utilização estradista, mas por ser muito mais recente no mercado de usados o V6 acaba por se arranjar por bem menos.

Se o Gib estiver interessado num destes dois é uma questão de fazer a conta aos impostos a pagar, e ver qual deles fica mais caro, sendo que o V6 certamente paga bem mais.

Eu tbm ando com uma ideia parecida na cabeça :)

Trocar o 1.6 Mjet pelo otto MA 135 cv. ganhava na sonoridade [:cool:], mais proxima do look do bicho e livrava-me do FAP [:vm)]

O qq ainda me trava ? ou gasto + umas croas na cx TCT que ao que parece pelos tests que ja li não é o suprasumo ou fico com cx de 5v., menos adequada a longas viagens AE

Em relação à diferença no combustivel, pelas minhas contas não passará dos 160 € anuais

Last edited:
Motores Alfa infelizmente são história.

Os JTS são motores porreiros, bastante redondos e disponíveis e lá levaram o toque da Alfa para ficar com um som engraçado (nesse aspecto acho o 2.2 superior ao 1.75). O V6 é basicamente a mesma coisa com mais dois cilindros, com o que isso implica não apenas em performance mas sobretudo em suavidade (num carro destes penso que algo importante).

O 1.75 não é GM mas também não é Alfa, é Fiat. Em performance está ao nível do V6, provavelmente até superior numa utilização estradista, mas por ser muito mais recente no mercado de usados o V6 acaba por se arranjar por bem menos.

Se o Gib estiver interessado num destes dois é uma questão de fazer a conta aos impostos a pagar, e ver qual deles fica mais caro, sendo que o V6 certamente paga bem mais.

O Tbi é Italiano, que já qualquer coisa. É muito interessante por tudo o que dá, boa potência, muito binário desde muito cedo, bons consumos, boa banda sonora para o que seria de esperar.

O JTS que gosto mais é o 2.0 (GT, GTV...). É feito ''em cima'' do Twin Spark.

Mas admito que o 2.2 JTS é interessante... tem uma potência decente, não é muito rotativo o que o faz o tal motor mais cheio e sendo atmosférico - a juntar ao toque que a Alfa deu - tem um som bastante interessante. Bastante metálico. Era rapaz para comprar mas tinha de ser com pack TI e o mais recente possivel.

Os consumos é que são o pior... tanto no 2.0 como no 2.2. São mais elevados do que o normal para 4 cilindros da sua especie (e isto sem entrar por aquelas conversas que ''Os Alfas gastam muito e blá, blá''... neste caso acaba por ser verdade que gastam acima da média, só isso).

O V6 não comprava de certeza.

Agora cabe a cada um decidir, claro. Depende apenas e só da carteira e da vontade.

Penso que o consumo ligeiramente inflacionado era mais culpa do peso do chassis do que do motor. Quando saiu um 159 era perto de 200Kg mais pesado que um A4 equivalente.

Entretanto parece que já fez alguma dieta.

Houve uma diminuição no peso como disse no meu post acima, mas os JTS não fizeram parte dela pois foi em 2008.

Há coisas que não são fáceis de explicar a que "vê de fora"......
Alfa que é Alfa é a gasolina; aliás, carro que é carro é a gasolina!!![;)]
Sabes que há pessoas que gostam mesmo de automóveis e, para as quais, o carro, não é apenas um meio de transporte!

O comportamento da 159 deixa um pouco a desejar?!!:confused:
A comparar com quê?!

Respondendo a tópico:
Sou completamente favor da troca!!apr:)
Espero que apareça uma nacional, pois estar a importar vai dar algum trabalho e, o mais provável é que não vá em frente....

Este topico vai ser bom é quando chegarem os Alfistas todos e a malta do GPL..........!!! Aí é que vai ser, como dizia o outro " DO CAR**** Srs Ouvintes "

Back