Alfa 4c

Qual será o perfil mais generalista do comprador do 4C?

a) Alguém com dinheiro e que vai usar o carro como quem usa uma modelo: exibir (pouco se importa com dinâmica/chassis/performances). Quer um chamariz ambulante e que todos olhem.

b) Alguém com dinheiro que vai querer tirar partido do carro de vez em quando, dando uma ou outra aceleradela ocasional numa AE ou numa serra mas sem grande fator risco.

c) Alguém com dinheiro que pretende um carro dinamicamente muito acima da média e que vai querer andar com alguma regularidade em pista tentando extrair o máximo que o carro possa dar.

Acredito que o comprador seja o mesmo que compra um 370Z, Cayman ou Exige.

Só tenho pena, se não o aproveitarem para uma aplicação em competição.
Se fizessem uma coisa tipo Lancia Stratos, para ralis em asfalto, devia ser brutal! [:D]

Qual será o perfil mais generalista do comprador do 4C?

a) Alguém com dinheiro e que vai usar o carro como quem usa uma modelo: exibir (pouco se importa com dinâmica/chassis/performances). Quer um chamariz ambulante e que todos olhem.

b) Alguém com dinheiro que vai querer tirar partido do carro de vez em quando, dando uma ou outra aceleradela ocasional numa AE ou numa serra mas sem grande fator risco.

c) Alguém com dinheiro que pretende um carro dinamicamente muito acima da média e que vai querer andar com alguma regularidade em pista tentando extrair o máximo que o carro possa dar.

Sobetudo alguém com muito dinheiro.

Não acredito num carro muito utilizável no dia-a-dia ou com a funcionalidade de outros que certamente estarão na garagem de quem pode comprar um 4C. Não parece tão utilizável pelo menos como um Porsche hoje é, por exemplo. Várias características o denunciam. Sendo até um carro com um produção controlada é até um risco andar com ele no dia-a-dia e nas grandes urbes.

Independentemente da dinâmica prometida, este é um carro sobretudo muito bonito e que vai ao encontro daqueles que muito por aqui se intitulam de alfistas. Só alguém com muito dinheiro o comprará porque acredito que alguém que pense no seu 1º desportivo é muito difícil resistir ao sonho de ter um Porsche pelo mesmo valor.

Sobetudo alguém com muito dinheiro.

Não acredito num carro muito utilizável no dia-a-dia ou com a funcionalidade de outros que certamente estarão na garagem de quem pode comprar um 4C. Não parece tão utilizável pelo menos como um Porsche hoje é, por exemplo. Várias características o denunciam. Sendo até um carro com um produção controlada é até um risco andar com ele no dia-a-dia e nas grandes urbes.

Independentemente da dinâmica prometida, este é um carro sobretudo muito bonito e que vai ao encontro daqueles que muito por aqui se intitulam de alfistas. Só alguém com muito dinheiro o comprará porque acredito que alguém que pense no seu 1º desportivo é muito difícil resistir ao sonho de ter um Porsche pelo mesmo valor.

A escolher entre o Cayman base, e este 4c, não teria duvidas em escolher o Alfa.

Acredito que apenas os fans da Porsche, e os empreiteiros escolheriam o Cayman, só para dizer que têm um Porsche.[:D][:D]
Não sei se há algum campo em que o Cayman base, se superiorize ao Alfa, isto falando em carros desportivos de 2 lugares.

Este Alfa é tão utilizável como qualquer Cayman ou Lotus, não há nada que aponte noutra direcção, tem basicamente as mesmas
mordomias que os adversários.

Comparar o 4c com um Cayman, é comparar um carro convencional, feito como todos os outros foram feitos nos últimos 20 anos, e do outro lado
uma obra de arte, com performances brutais... Em carbono.
E nesse ponto de vista, o da engenharia, o Porsche torna-se caro, despropositadamente caro,

Volto a dizer eu não teria duvidas, e respeito quem pense de outra forma. [;)]

Está no ponto em quê ? [:D]

Voçês têm que ir com calma é preciso esperar para ver o que vale realmente, o 8C também tinha uma excelente presença (apesar de talvez um pouco mais consensual e com o tempo banal) e dinâmicamente não era fantástico, pelo menos tanto quanto o desejável. [;)]

O 8C é e será sempre um carro mais que consensual para qq fã AR. Quanto à dinâmica, deixemos essa guerra para os aventadores, veyrons, isso sim são carros para se debater pelo centésimo de segundo. O 8C é uma beldade muito restrita, e tendo em conta as bolsas dos clientes da marca, aventuras em altos voos em motorizações mais potentes à data do seu fabrico, foi comedida. Penso que agora com a união com a Chryler e desenvolvimento de novas motorizações (V6) pode ser que venha a ser utilizado nos modelos mais recentes, e colmatar essa "falha dinâmica" que alguns se queixam para a concorrência.

Aguardam-se novos videos sonantes do bicho [:cool:]

há um fato que muitos ignoram, este 4C é um carro com um potencial colossal! este 1750TBI com muito pouco investimento se retiram mais 100cv ou mais, um IC maior, uns injectores, o catalizador fora e uma repro(estamos a falar se calhar menos de 2000€) e ai fica um animal de 350cv e menos de 900kg, com uma relação peso potencia de quase 1cv/2kg... Já no porsche por exemplo para obter a mesma relação se tem de puxar quase até aos 600cv(com um investimento de 10.000€)... Com estes 10.000€ no Alfa consegue-se produzir um verdadeiro supercarro! E tirando o Lotus, qual o carro actual deste preço com motor central e com um peso ridiculamente baixo???

Última edição:
Fantástico!
Estou ansioso por uma análise. Apenas peço que sejam imparciais e não digam mal dele por não ter uma certa nacionalidade..

[video=youtube;XGI01Kal5-M]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XGI01Kal5-M[/video]

Este vídeo está excelente[br:)]
De facto o carro está mesmo esteticamente fabuloso e cada vez que vejo mais imagens e vídeos mais adoro o carro. Pelos vistos também fica muito bem em preto. Se estivesse comprador a grande dúvida seria mesmo a cor, entre o branco, o preto e o vermelho.

O 8C é e será sempre um carro mais que consensual para qq fã AR. Quanto à dinâmica, deixemos essa guerra para os aventadores, veyrons, isso sim são carros para se debater pelo centésimo de segundo. O 8C é uma beldade muito restrita, e tendo em conta as bolsas dos clientes da marca, aventuras em altos voos em motorizações mais potentes à data do seu fabrico, foi comedida. Penso que agora com a união com a Chryler e desenvolvimento de novas motorizações (V6) pode ser que venha a ser utilizado nos modelos mais recentes, e colmatar essa "falha dinâmica" que alguns se queixam para a concorrência.

Aguardam-se novos videos sonantes do bicho [:cool:]

o V7 não se referia a tempos estonteantes dos 0-200, mas sim numa desilusão generalizada do comportamento do 8C face aos concorrentes da altura, incluindo os primos Ferrari e Maserati, ambos - segundo a imprensa - superiores em comportamento/handling.

Em estética é ums dos Alfas mais bonitos.

A escolher entre o Cayman base, e este 4c, não teria duvidas em escolher o Alfa.

Acredito que apenas os fans da Porsche, e os empreiteiros escolheriam o Cayman, só para dizer que têm um Porsche.[:D][:D]
Não sei se há algum campo em que o Cayman base, se superiorize ao Alfa, isto falando em carros desportivos de 2 lugares.

Este Alfa é tão utilizável como qualquer Cayman ou Lotus, não há nada que aponte noutra direcção, tem basicamente as mesmas

Comparar o 4c com um Cayman, é comparar um carro convencional, feito como todos os outros foram feitos nos últimos 20 anos, e do outro lado

E nesse ponto de vista, o da engenharia, o Porsche torna-se caro, despropositadamente caro,

Empreiteiros?? Nada contra eles mas ofendeste-me de morte agora... já que eu escolheria de caras o Cayman e sou tão fã da Porsche como da Ferrari, Lambo, etc. Aprecio carros essencialmente. [:D]

Ok, se o 4C é assim tão especial presumo que vai cilindrar o Cayman em performance pura certo? [:cool:] Let's wait... [:p]

Edit: Falando do Cayman S, parece-me ser a comparação mais justa.

Última edição:

Volto a dizer eu não teria duvidas, e respeito quem pense de outra forma.
[;)]

Eu sinceramente teria de conduzir os 2.

Mas à partida o motor do 4C não me entusiasma particularmente, ainda que aplicado num carro com apenas uma tonelada (será mais ou menos isto pela norma CE creio).

Mas eu confesso-me um fã de porsches, todos aqueles em que tenho andado são carros fantásticos e sinceramente de tudo o que vou conduzindo são os que considero globalmente melhores, não necessariamente os mais bonitos, mas os melhores.

Aliás não ao mesmo nível mas gosto muito de Alfas, o que me chateia mais é que parece que os neo-alfistas gostam dos carros essencialmente por questões estéticas. [s)]

Última edição:
Empreiteiros?? Nada contra eles mas ofendeste-me de morte agora... já que eu escolheria de caras o Cayman e sou tão fã da Porsche como da Ferrari, Lambo, etc. Aprecio carros essencialmente. [:D]

Ok, se o 4C é assim tão especial presumo que vai cilindrar o Cayman em performance pura certo? [:cool:] Let's wait... [:p]

Dificilmente vai cilindrar o Cayman, o Boxter, o Evora, o Exige e o Elise, são carros muito parecidos em números de desempenho. No fim, este carro vai ser comprado, na sua maioria, por quem gosta da Porsche mas quer algo mais pequeno e (ainda mais) envolvente, sem perder algum toque mais civilizado no interior ou por quem adora os Lotus, mas prefere algo menos hardcore (isto se tirarmos o Evora da lista, cuja versão base é algo mais cara que o Cayman base, mas que é o que melhor encaixa na filosofia do 4C, embora maior).

Basta ver os números das pré-vendas, em 1º estão os ingleses e os alemães, não os italianos...

Também respeito quem pense de outra forma. E apenas perspectivei comportamentos de mercado. Eu não conheço o 4C, não sei que opção faria. Sei que me custam a juntar 70k€ apenas para um desportivo.

O estereotipo de empreiteiro que conheces acabou de ganhar um perfil bem mais abrangente em relação ao qual é habitualmente referido...

Se há estigma que nenhum comprador deste 4C se livra é da estética não ter sido um factor condicionador da compra. Independentemente do capítulo dinâmico, nenhum Alfa é posto cá fora com apenas esse foco. Aliás o lema da marca assim o diz.

Quanto à utilização dia-a-dia, daquilo que conhecemos (a começar desde logo pelos bancos e altura ao solo), pode-se deduzir que Lotus e 4C estão noutro cesto e que Porsche, Z4, TT estão noutro.

Este 4C até pode vir a ser muita coisa (mesmo assumindo que vai ser muito bom na dinamica e coiso e tal), mas nem tudo na vida é performance, curvar rápido etc.

E não esquecer que estamos a falar de um bicho com um pricing ao nível de um Boxster.

Assim de repente só pegando no interior, vejam as diferenças:

5.jpg

5.jpg

O interior não é tudo, até porque é um desportivo, mas 8 ou 80 é perigoso, ainda para mais num carro que é só para alguns.

então vê aqui o do Lotus exige Lotus-Exige-Interior.jpgsão carros que nada tem a ver...
Se fores comparar um interior de um fiat 500 abarth com o 4c até esse é melhor... O interior de um Enzo é pior que o do Boxster, e daí? O boxster pesa 1400kg e o 4c 900kg, aí está uma diferença...

Anexos

• 2004-lotus-exige-interior.jpg
    2004-lotus-exige-interior.jpg
    76,1KB · Visualizações: 0
Última edição:

Edit: Falando do Cayman S, parece-me ser a comparação mais justa.

Em termos de performance, deve-se alinhar mais pelo Cayman S, mas o preço alinha-o com o Porsche
de duas portas mais lento que se pode comprar em novo.
A comparação é sempre injusta, o 4C tem materiais que o Cayman só deverá usar no futuro...

Eu sinceramente teria de conduzir os 2.

Mas à partida o motor do 4C não me entusiasma particularmente, ainda que aplicado num carro com apenas uma tonelada (será mais ou menos isto pela norma CE creio).

Mas eu confesso-me um fã de porsches, todos aqueles em que tenho andado são carros fantásticos e sinceramente de tudo o que vou conduzindo são os que considero globalmente melhores, não necessariamente os mais bonitos, mas os melhores.

Aliás não ao mesmo nível mas gosto muito de Alfas, o que me chateia mais é que parece que os neo-alfistas gostam dos carros essencialmente por questões estéticas. [s)]

O que me atrai e me leva a preferir, o 4C em relação a um Cayman não são questões estéticas.
Acho que o melhor trunfo do 4C nem se vê[;)]
Neste caso é a especificação que me leva a preferi-lo, algo me diz que se a Fiat o chama-se Dino em vez de Alfa,
a conversa seria outra [;)]
O Cayman 2.7 é um carro competente, mas não há nada que o Porsche faça, que o 4C não faça, já o contrário não se aplica.

Também sou fã de Porsches, doente mesmo, nos que conduzi e salvo uma ou outra decepção romântica, são carros excelentes, mas não sou
fã ao ponto de dizer que um Cayman, é melhor que um 4C só por ser Porsche...

Também respeito quem pense de outra forma. E apenas perspectivei comportamentos de mercado. Eu não conheço o 4C, não sei que opção faria. Sei que me custam a juntar 70k€ apenas para um desportivo.

O estereotipo de empreiteiro que conheces acabou de ganhar um perfil bem mais abrangente em relação ao qual é habitualmente referido...

Se há estigma que nenhum comprador deste 4C se livra é da estética não ter sido um factor condicionador da compra. Independentemente do capítulo dinâmico, nenhum Alfa é posto cá fora com apenas esse foco. Aliás o lema da marca assim o diz.

Quanto à utilização dia-a-dia, daquilo que conhecemos (a começar desde logo pelos bancos e altura ao solo), pode-se deduzir que Lotus e 4C estão noutro cesto e que Porsche, Z4, TT estão noutro.

Há dois pressupostos que carecem de confirmação:
-Será que o comprarão só por questões estéticas?
Acho que o argumento de ser inovador, e usar o carbono ao preço do metal, bem mais aliciante.

-A classificação de estar a par do Lotus e longe dos outros um bocado errónea, acho que o 4C encontra-se orgulhosamente só de momento,
as primeiras reviews logo o colocarão no seu patamar.
Estar a compara-lo em termos de utilização, com TT's??, Z4??(um CC?) acho um erro, mas logo se verá, quem compra um 4C ou um
Cayman a achar que é a mesma coisa que usar um Focus, vai ter um grande dissabor, isso é claro.
TT e Z4 são mais user frienly, mas em termos de concepção, nada têm a ver com um Cayman e muito menos com um 4C.

Ps.: Há muito empreiteiro a andar de Porsche hoje em dia, não é vergonha nenhuma para a marca! [:p]

Este 4C até pode vir a ser muita coisa (mesmo assumindo que vai ser muito bom na dinamica e coiso e tal), mas nem tudo na vida é performance, curvar rápido etc.

E não esquecer que estamos a falar de um bicho com um pricing ao nível de um Boxster.

5.jpg

5.jpg

O interior não é tudo, até porque é um desportivo, mas 8 ou 80 é perigoso, ainda para mais num carro que é só para alguns.

O interior que colocas do Porsche, provavelmente pertence a uma versão Exclusive com extras caros, a pele, os botões da consola, aquele
relogiozinho no tablier, entre outros... Falamos em mais 10/15% de PVP...
Estes carros de 2 lugares, são mais focados que o normal, mas mesmo assim no 4C não vejo falhas de maior, olhando para um Boxster base
e colocando o 4C em cogitação, não vejo que o Porsche seja um 8 e o Alfa um 80.

O pricing acaba por prejudicar mais o Porsche que o Alfa, pelo mesmo preço, acabas por ter um chassis em carbono, se fores
procurar o carro mais barato a seguir ao 4C com o mesmo tipo de chassis, percebes como é dispendioso.

Claro que nem tudo num carro, se resume a performance e a curvar rápido...
Mas num carro desportivo feito de raiz para isso... Digamos que é 90% da coisa[:D]

...

post proibido por aqui...tens de ter mais cuidado.

esse interior do Porscher assim de repente tem como extras:

Interior em pele (incluindo tablier)
Volante desportivo
Bancos desportivos
GPS
Chrono pack (?)

uns 5.000€ ou mais em extras.

Mas acho perigoso dizer que só "trolhas" (construtores civis) e fanáticos da Porsche escolhiam o Cayman/Boxster em detrimento do 4C.

Para mim que não sou nem uma coisa nem outra, talvez preferisse o Porsche, apenas porque se prevê um 4C "hardcore" e menos usável que o Porsche, mais "raw".
Como se falou à pouco depende da utilização que se queira dar ao 4C. Em exclusividade o Alfa Romeo parece-me superior.

De qualquer maneira tenho muita curiosidade em conduzir o 4C [;)]

Há dois pressupostos que carecem de confirmação:
-Será que o comprarão só por questões estéticas?
Acho que o argumento de ser inovador, e usar o carbono ao preço do metal, bem mais aliciante.

-A classificação de estar a par do Lotus e longe dos outros um bocado errónea, acho que o 4C encontra-se orgulhosamente só de momento,
as primeiras reviews logo o colocarão no seu patamar.
Estar a compara-lo em termos de utilização, com TT's??, Z4??(um CC?) acho um erro, mas logo se verá, quem compra um 4C ou um
Cayman a achar que é a mesma coisa que usar um Focus, vai ter um grande dissabor, isso é claro.
TT e Z4 são mais user frienly, mas em termos de concepção, nada têm a ver com um Cayman e muito menos com um 4C.

Ps.: Há muito empreiteiro a andar de Porsche hoje em dia, não é vergonha nenhuma para a marca! [:p]

Julgas que o cliente Alfa Romeo hoje é o quê? Essa é uma discussão eterna que só neste fórum ainda tem razão de ser. Pensar que nenhum Alfa tem mercado comparativo...e que a estética não foi o factor preponderante na equação de compra. Não digo no caso do 4C obviamente, porque é um carro com forte pendor dinâmico, no entanto é ainda um Alfa. É um belíssimo. E não tenho dúvidas que será um dos factores de desempate para outros. A procura do 8C deveu-se por ser o mais dinâmico? ...(muito) pelo contrário.

Presta mais atenção: eu disse ao nível da utilização diária, não poderás comparar um 4C a um Porsche. o ClioIIIRS acabou de mostrar um dos pontos evidentes.

Eu não disse que os empreiteiros não tinham Porsches. Disse que não é suficiente para se usar o estereotipo de empreiteiro.

Eu acho que o pessoal está a apostar as fichas todas no facto de o 4C ter um chassi de carbono, e que isso irá resultar numa dinâmica destacável face à concorrência. A verdade é que se isso não acontecer, o carro irá saber a muito pouco. Isto porque em tudo o resto o carro deixa muito a desejar, seja pelo motor "curto", pelo interior sofrível, e acima de tudo, pelo preço.

...é que nem uma caixa manual o carro tem. :sh)

Portanto, e para bem da própria Alfa Romeo, é bom que o carro seja mesmo bom em termos dinâmicos.

Voltar
Superior