Alfa 4c

Eu acho que o pessoal está a apostar as fichas todas no facto de o 4C ter um chassi de carbono, e que isso irá resultar numa dinâmica destacável face à concorrência. A verdade é que se isso não acontecer, o carro irá saber a muito pouco. Isto porque em tudo o resto o carro deixa muito a desejar, seja pelo motor "curto", pelo interior sofrível, e acima de tudo, pelo preço.

...é que nem uma caixa manual o carro tem. :sh)

Portanto, e para bem da própria Alfa Romeo, é bom que o carro seja mesmo bom em termos dinâmicos.
a questão da caixa auto parece-me ser uma tendência nas versões mais "raw" o 991 GT3 também só tem PDK.
pessoalmente sou fan de cx auto, mas tenho mixed feelings por não ter opção manual. :sh)

O maior pecado do 4C é a ausência de caixa manual.:sh)

A caixa TCT até pode ser muito interessante - já fui mais contra caixas semi.-auto desde que descobri a DSG - mas acho que a manual será sempe o epítomo e fará semrpe parte da conduçã ode alguém que goste realmente de tirar partido da experiência.

Acho que devia haver a possibilidade entre a TCT e uma manual de 6 velocidades.

A estratégia de desvendar o carro muito lentamente exaspera-me um bocado.

Mas até certo ponto resulta, porque para muitos com o que já se sabe actualmente o carro já é o máximo.

Eu tenho curiosidade em saber aquelas coisas mais básicas e comezinhas como o que acha o Chris Harris e os outros, que tempos vai fazer nas pistas de referência, quanto pesa realmente o carro (não é o peso a seco), enfim como são as suas características a rolar.

Parado já se percebeu, agora quero ver a rolar. Aparentemente tecnologia e factor Uau não lhe faltam, passem rapidamente ao que interessa s.f.f. e deixem-se de paneleirices.

O maior pecado do 4C é a ausência de caixa manual.:sh)

A caixa TCT até pode ser muito interessante - já fui mais contra caixas semi.-auto desde que descobri a DSG - mas acho que a manual será sempe o epítomo e fará semrpe parte da conduçã ode alguém que goste realmente de tirar partido da experiência.

Acho que devia haver a possibilidade entre a TCT e uma manual de 6 velocidades.

Se o carro vender bem pode ser que venha a acontecer.

Mas a verdade é que nos temos que habituar que cada vez mais a tendência será cx auto.

a questão da caixa auto parece-me ser uma tendência nas versões mais "raw" o 991 GT3 também só tem PDK.
pessoalmente sou fan de cx auto, mas tenho mixed feelings por não ter opção manual. :sh)
Pois. Mas eu acho que não se pode comprar este 4C com o novo 911 GT3.

É que o GT3 é um monstro de pista. É um carro tão poderoso que para o comum mortal lhe extrair todo o potencial, só mesmo com a PDK. Para além disso, a PDK nem é igual a qualquer outra. A caixa até consegue simular o kick de embraiagem para quando a malta quer fazer drifts.

O 4C é um carro bem mais "amigável" (presumo eu), portanto não haverá tanta necessidade de ter o carro a fazer as coisas por nós. E já que andamos a comprar o 4C com o Cayman, este contrariamente ao GT3, tem uma caixa manual e consta que é simplesmente deliciosa.

Este 4C até pode vir a ser muita coisa (mesmo assumindo que vai ser muito bom na dinamica e coiso e tal), mas nem tudo na vida é performance, curvar rápido etc.

E não esquecer que estamos a falar de um bicho com um pricing ao nível de um Boxster.

Assim de repente só pegando no interior, vejam as diferenças:

5.jpg

5.jpg

O interior não é tudo, até porque é um desportivo, mas 8 ou 80 é perigoso, ainda para mais num carro que é só para alguns.

Prefiro o interior do alfa 4c....

Prefiro de longe ter um interior com carbono à vista do que todo revestido a pele... mas eu já tenho um com o interior revestido a pele... agora gostava de ter um com carbono...

Quando a Alfa apresenta um carro destes, com umas especificações brutais ao nivel da engenharia,
apresentando ás "massas", algo que à partida só está disponível em super e hipercarros...

Em vez de se baterem palmas, a malta fala em faróis feios, ou se vai ser desconfortável, ou falta ali um revestimentozinho...

Acho que é perda de tempo...

Aguardemos pelos ensaios dinâmicos, até lá é conversa de fanboy, e eu não tenho jeito para isso, e neste caso é ainda
pior, porque as marcas em questão são duas das minhas preferidas.

A Alfa pelo seu passado, e a Porsche pelo 911...

Quanto a quem se tocou com a conversa de carro de empreiteiro, peço desculpa por não terem percebido, ou por andarem muito
sensiveis... Lighten up!

Pois. Mas eu acho que não se pode comprar este 4C com o novo 911 GT3.

É que o GT3 é um monstro de pista. É um carro tão poderoso que para o comum mortal lhe extrair todo o potencial, só mesmo com a PDK. Para além disso, a PDK nem é igual a qualquer outra. A caixa até consegue simular o kick de embraiagem para quando a malta quer fazer drifts.

O 4C é um carro bem mais "amigável" (presumo eu), portanto não haverá tanta necessidade de ter o carro a fazer as coisas por nós. E já que andamos a comprar o 4C com o Cayman, este contrariamente ao GT3, tem uma caixa manual e consta que é simplesmente deliciosa.
Comparar o GT3 ao 4C é sacrilégio [:D]
Usei apenas como exemplo [;)]
(visto serem 2 versões "raw")

O GT3 joga noutra liga

Ao vivo o 4C deve ter uma presença assinalável.
O gtabarth falou várias vezes da proporção 2:1 no que toca ao comprimento vs largura, mas a proporção altura vs largura também me parece muito elegante, claramente valorizada pelas ilhargas frontais saídas e pelas ancas.[br:)]

2014-Alfa-Romeo-4C-Launch-Edition-front-1024x640.jpg

No que toca ao que realmente interessa, espero que acima de tudo seja divertido.
Não espero algo ao nível do Elise. Se o for, será.
Se não for, que seja um brinquedo egoísta e que faça quem o conduz voltar a ser criança.

Última edição:
creio que foi já este ano que o mais anafado boxster s de 315 cv fez o ring em 7:58

aguardemos para ver do que é capaz este Alfinha

o comentario que diz que o motor do 4c é curto... Se o carro cumprir os tempos que a marca anuncia, faz 4.5s aos 100km, não vejo onde é que isso é curto! É performance de supercarro... E quem diz que o 4C será um carro dificil de fazer em uso diario comparado ao porsche, vejam só o consumo e manutenção de um e de outro! o 1750TBI é um motor que faz media de 7l combinado num giulietta de 1400kg, neste de 900kg deve fazer pelo menos 6l, alem do que paga muito menos impostos etc etc etc, e o como é um motor partilhado por outros na familia as peças deste seram a preços normais... Já no porsche, manutenção extremamente cara, consumos de 12l IUC pela hora da morte... etc etc Muitos dirão que quem compra um carro destes não quer saber dos gastos, se for assim então o argumento de que o carro é caro, não tem lógica! A cereja no topo do bolo é que apesar disto tem performance esperadamente acima do porsche...

o comentario que diz que o motor do 4c é curto... Se o carro cumprir os tempos que a marca anuncia, faz 4.5s aos 100km, não vejo onde é que isso é curto! É performance de supercarro... E quem diz que o 4C será um carro dificil de fazer em uso diario comparado ao porsche, vejam só o consumo e manutenção de um e de outro! o 1750TBI é um motor que faz media de 7l combinado num giulietta de 1400kg, neste de 900kg deve fazer pelo menos 6l, alem do que paga muito menos impostos etc etc etc, e o como é um motor partilhado por outros na familia as peças deste seram a preços normais... Já no porsche, manutenção extremamente cara, consumos de 12l IUC pela hora da morte... etc etc Muitos dirão que quem compra um carro destes não quer saber dos gastos, se for assim então o argumento de que o carro é caro, não tem lógica! A cereja no topo do bolo é que apesar disto tem performance esperadamente acima do porsche...

Atençao, que este motor apesar de existir na seio da Alfa é todo em aluminio, ao contrario do que acontece no Giu ou Mito.... Dai as peças nao serem precisamente iguais.... [;)]

Em termos de performance, deve-se alinhar mais pelo Cayman S, mas o preço alinha-o com o Porsche
de duas portas mais lento que se pode comprar em novo.
A comparação é sempre injusta, o 4C tem materiais que o Cayman só deverá usar no futuro...

Por isso mesmo.

Ainda no outro dia falava com um amigo meu sobre o assunto e dizia-lhe que fiquei muito surpreendido por ter sido uma marca como a Alfa Romeo (que nos últimos anos não apresenta nada de verdadeiramente desportivo e marcante, nem mesmo o exercício de design chamado 8C) a ter introduzido a monocoque em carbono em carros que qualquer mortal pode sonhar ter, pelo menos enquanto se é novo e a vida parece fácil, algo que até hoje é típico de super carros de centenas de milhares de Euros e mesmo nesses continua a ser algo impressionante.

Mas é aqui que quero chegar, é por estes aspectos técnicos todos que muita gente está a exaltar que eu anseio por um comparativo à séria com A referência, Cayman S.

Mas eu já sei que este Alfa for mais rápido em pista, está tudo certo e só confirma o que "todos" já sabemos ainda antes do carro sair. Se o carro for mais lento (no Ring...) vão dizer que isso não é o mais importante, que um carro não pode resumir-se a rapidez, que é muito mais divertido que o Cayman, etc, etc. Mas isso não me interessa, para mim o Ring é o Ring e se este Alfa for realmente mais rápido que o actual Cayman então eu serei o primeiro a render-me às suas capacidades. Se não for, bem, life goes on.

Última edição:

É tudo muito bonito mas o mais importante é o que o mercado achar.
Eu pessoalmente vejo o mercado mais favorável à Porsche.
Mas vamos a ver.

O McLaren 12C foi feito para bater o Ferrari 458 em tudo o que mensurável e no entanto tem levado uma banhada em vendas.
O suceso do 4C não vai depender dos números mas sim da vontade de quem tem mais de 80000€ para gastar num desportivo ter um Porsche ou um Alfa.

No ponto amigo! É isso mesmo, de qualquer forma como referi antes, este 4C será um carro extremamente barato para aumentar a potencia, com qualquer 5 coroas se metem mais 100cv em cima... aliado ao peso baixo, muda drasticamente o carro...
No entanto espero realmente que lancem uma versão mais apimentada, com 300cv no minimo porque se não acho que é um desperdicio de talento...

Voltar
Superior