Alfa 4c

não resumia o insucesso da Alfa por ser RWD ou FWD, vê a Audi por exemplo que em muitos segmentos foi/é concorrente da Alfa, desde os anos 90 não pára de crescer, e os modelos de volume (A3, A4 e A6) são todos FWD, claro que tem versões picantes quattro, mas o volume é todo feito nos FWD.

lê lá o que eu disse. Quem está a falar de volumes? Estou a falar da reputação da marca. A audi não tem propriamente grande reputação desportiva...

Eu achava o Sud um carro muito atraente, tomara a actual Alfa ter algo assim. Não me parece que seja necessário RWD para tornar a Alfa mais interessante.

Veja-se por exemplo o caso dos Mini.

Ninguém disse que o alfasud não era interessante. Mal está a alfa se a comparamos à Mini. Quanto a mim o RWD é essencial para criar imagem de marca e fortalecer o espírito da marca. Uma marca como a Alfa não pode estar 1 ano sem RWD's no mercado, quanto mais 2 décadas...

lê lá o que eu disse. Quem está a falar de volumes? Estou a falar da reputação da marca. A audi não tem propriamente grande reputação desportiva...
não vou fazer dissertações sobre o passado recente (20 anos) da Audi, mas vê os rallys, DTM e Le Man.

não vou fazer dissertações sobre o passado recente (20 anos) da Audi, mas vê os rallys, DTM e Le Man.

Epah, estamos a falar de carros de estrada. Senão daqui a pouco estamos a dizer que a citroen e a vw são a encarnação da desportividade. A Alfa também ganhou DTM's e WTCC. Isso nada significa se não houver uma transferência de valores para os carros de produção.

O r8 é um caso à parte, mas esse tem menos de audi do que o 8c de alfa.

Actualmente a Alfa é tanto ou mais o que fez nos últimos 20 anos do que o que fez nos anteriores 80.

Mas isso é uma evidência. isso é o mesmo que dizer que o passado não é o presente. Que ontem não é hoje. Eu sou mais hoje do que era ontem, porque ontem já não tem presença materializada. Ou seja, em abstracto o passado tem a mesma presença do futuro - nenhuma. Mas será que a memória não importa? Num mundo de economicistas da imeditez parece que não...

Volto ao exemplo da Audi que nos seus modelos de grande produção continua FWD, e mantém o seu toque de desportividade (que é o que se trata no Mito, 159, etc), mas tem tido - nas últimas 2 décadas - uma presença muito eficaz no Motorsport, e mantém sempre na sua gama modelos desportivos ou às vezes mais que isso (TT, gama RS, R8...); a verdade é que não pára de crescer.
A Alfa infelizmente tem sido gerida à patada, tiveram pedradas no charco como este 4C, mas olhando para os últimos 10/15 anos acho que foi uma desilusão, não obstante bons carros como 156, 159, etc
Mas "não podemos" comparar a Audi com a Alfa.
Enquanto nos últimos 20 anos a Audi tem ascendido a todos os níveis a Alfa foi perdendo carisma, são precursos opostos.

A Audi cresceu de uma forma muito consolidada sem tomar grandes riscos apostando na qualidade percepcionada fazendo uma ponte entre a BMW e a Mercedes.

Os Audi podem ser muito iguais entre si mas isso ajuda a criar uma identidade. Conseguiu apesar disso manter uma diferenciação suficiente entre os outros produtos VAG sendo vista como o topo de um grupo que (justa ou injustamente) é muito bem visto aos olhos das pessoas.
A Alfa aproximou-se demasiado dos corriqueiros Fiat, o grupo italiano foi perdendo força e contráriamente aos alemães não goza de uma imagem favorável. Num segmento premium onde a imagem é tudo o estar próximo da Fiat é-lhe quanto a mim desfavorável.

Não necessita de começar do zero como fez a Audi, a marca ainda é lembrada com bastante agrado mas precisa urgentemente de algo que a afaste da sombra que o grupo Fiat fez pairar sobre si. O RWD era apenas um factor diferenciador importante e que abria um conjunto interessante de possibilidades que casam perfeitamente com a filosofia de Arese.

Actualmente a Alfa é tanto ou mais o que fez nos últimos 20 anos do que o que fez nos anteriores 80.
É e não é.
Basta ver que continua a ter uma legião de seguidores. Não é certamente apenas pelo que fez nos últimos 20 anos.

Toda a gente gosta de Alfas e cada um que sai recebe muita atenção, bastava o carro convencer verdadeiramente nós "geeks" e os individuos da imprensa para a imagem da marca mudar. Há bastante potêncial nesta marca, alias, isto já foi mais que debatido no propósito dos alemães estarem interessados na AR.

Mas "não podemos" comparar a Audi com a Alfa.
Enquanto nos últimos 20 anos a Audi tem ascendido a todos os níveis a Alfa foi perdendo carisma, são precursos opostos.

A Audi cresceu de uma forma muito consolidada sem tomar grandes riscos apostando na qualidade percepcionada fazendo uma ponte entre a BMW e a Mercedes.

Os Audi podem ser muito iguais entre si mas isso ajuda a criar uma identidade. Conseguiu apesar disso manter uma diferenciação suficiente entre os outros produtos VAG sendo vista como o topo de um grupo que (justa ou injustamente) é muito bem visto aos olhos das pessoas.
A Alfa aproximou-se demasiado dos corriqueiros Fiat, o grupo italiano foi perdendo força e contráriamente aos alemães não goza de uma imagem favorável. Num segmento premium onde a imagem é tudo o estar próximo da Fiat é-lhe quanto a mim desfavorável.

Não necessita de começar do zero como fez a Audi, a marca ainda é lembrada com bastante agrado mas precisa urgentemente de algo que a afaste da sombra que o grupo Fiat fez pairar sobre si. O RWD era apenas um factor diferenciador importante e que abria um conjunto interessante de possibilidades que casam perfeitamente com a filosofia de Arese.
confesso que espero que este 4C seja o momento de viragem para a marca! Já estou um bocado cansado (bocejo) das 3 marcas alemãs, continuo a gostar, mas não é a mesma coisa.
Sempre achei que a Alfa foi tratada ao pontapé nos últimos anos, ou pelo menos não foi tratada como devia pelo grupo FIAT. Entendo que havia restrições orçamentais da FIAT, mas...

confesso que espero que este 4C seja o momento de viragem para a marca! Já estou um bocado cansado (bocejo) das 3 marcas alemãs, continuo a gostar, mas não é a mesma coisa.
Sempre achei que a Alfa foi tratada ao pontapé nos últimos anos, ou pelo menos não foi tratada como devia pelo grupo FIAT. Entendo que havia restrições orçamentais da FIAT, mas...
X2

Não me tem agradado (até agora com o 4C e com a confirmação de um novo Spider) o rumo que a marca Italiana tem levado.
A capacidade financeira, ou falta dela, também não pode justificar tudo.
A Mazda que esteve em grandes apuros financeiros e ainda hoje luta acérrimamente para sobreviver tem uma gama mais completa e com produtos interessantes. Joga agora num campo próximo ao da Alfa e se tiver o sucesso que espera é uma valente lição para o muito mais poderoso grupo Fiat.

A Alfa que venha com uma identidade própria cheia de força a bem da diversidade.[;)]

Não sei se isto já passou aqui. A construção de um 4C

[video=youtube;aJ0W-Cq7wHI]https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aJ0W-Cq7wHI[/video]

Uma coisa interessante nesta coisa dos automóveis é que eles sobrevivem às épocas e às fases das mentalidades dos "consumidores". A Alfa (e qualquer outra marca) são tudo aquilo que construíram desde o início, são toda a história que fizeram. Não é possível apagar ou esquecer as fases, boas ou más, que as marcas passam. E a imagem da marca é soma de tudo o que está para trás. Por exemplo, nas corridas da Boavista houve um desfile de Alfa Romeo e a marca é também tudo aquilo que por lá se viu. Por cada "Alfiat" que existe, há quatro ou cinco Alfa Romeo inesquecíveis. E isso ninguém consegue apagar.

313130d1372868594-women-alfas-402676_291225830939421_126665470728792_829030_1095227655_n.jpg

O 4c vai participar no first glance run, em Goodwood, finalmente vamos ter um tempo em comparação com outras maquinas apr:)

Uma coisa interessante nesta coisa dos automóveis é que eles sobrevivem às épocas e às fases das mentalidades dos "consumidores". A Alfa (e qualquer outra marca) são tudo aquilo que construíram desde o início, são toda a história que fizeram. Não é possível apagar ou esquecer as fases, boas ou más, que as marcas passam. E a imagem da marca é soma de tudo o que está para trás. Por exemplo, nas corridas da Boavista houve um desfile de Alfa Romeo e a marca é também tudo aquilo que por lá se viu. Por cada "Alfiat" que existe, há quatro ou cinco Alfa Romeo inesquecíveis. E isso ninguém consegue apagar.
O problema é que quando chega a hora de passar o cheque eu não me vejo a comprar um carro por aquilo que o seu antepassado era. É aquele carro que estou a comprar que quero que seja bom. O grupo Fiat tem-se esquecido muito disto.

O problema é que quando chega a hora de passar o cheque eu não me vejo a comprar um carro por aquilo que o seu antepassado era. É aquele carro que estou a comprar que quero que seja bom. O grupo Fiat tem-se esquecido muito disto.
O problema é que algumas pessoas não passam o cheque devido ao que os antepassados eram, apesar do actual ser um bom produto. Este é que é o problema e é o que tem que ser bem trabalhado pelo departamento de marketing (o qual sim, tem sido muito esquecido pelo grupo Fiat). É que isto do ser bom também passa muito por convencer as pessoas disso (mais até do que propriamente pela qualidade intrínseca do produto).

Uma boa evolução para o 4C era montarem o novo motor de Formula 1!!!!

Com a Jaguar a tirar mais de 500cv dum 4 cilindros 1.6, já devemos ter estado mais longe de ter motores derivados da F1 em carros de estrada.

Talvez o Alpine venha com um V6 1.6 baseado no motor Renault de F1.

O problema é que algumas pessoas não passam o cheque devido ao que os antepassados eram, apesar do actual ser um bom produto. Este é que é o problema

Eu não concordo com essa estupidificação dos consumidores.

Em que é que os produtos alfa actuais à venda no mercado se destacam da sua concorrência directa? Aí tens a tua razão pela qual a alfa não vende mais, não é intelectualmente honesto justificar falta de vendas com estigmas do passado.

Tens marcas coreanas que se afirmaram apesar da péssima reputação, bastou fazer um bom produto.

Back