Alfa 4c

Companheiros

Se o Stratus foi feito com peças que a haviam na prateleira, porque não o pode o 4c?

Já sei; o Stratus não prestava...

Mas os gajos da Alfa são parvos: tivessem equipado os 4c (dos testes) com pneus 185.55.14 que já ninguém se queixava da "falta" de motor.

Para os haters; se não é do cu, é das calças...

Um abraço "sub-motorizado"

ny12xx

Companheiros

Se o Stratus foi feito com peças que a haviam na prateleira, porque não o pode o 4c?

Mas os gajos da Alfa são parvos: tivessem equipado os 4c (dos testes) com pneus 185.55.14 que já ninguém se queixava da "falta" de motor.

ny12xx

É Stratos mas deixa lá..

E isso de ser feito com o que havia na prateleira... [:D] Desculpa lá mas estás a leste. A única coisa que havia na prateleira era um V6 Ferrari mas pronto.

Oh Silver, o barato numa perspectiva de nem sequer ter.

Os Lotus usam pele e alumínio, e o 4C também.

Eu ainda ontem e mesmo antes de conhecermos o 4C escrevi várias vezes que por mim seria muito mais despido, muito mais dentro do que faz a Lotus: interiores sem "nada".
Ainda ontem falei do Speedster também.

Gostava de encontrar opiniões mais próximas das minhas em imprensa / testes, a referirem por exemplo: "para que tem o 4C isto" (aquele tablier todo e não mais cortado / despido) e não se os botões da ventilação são semelhantes / iguais aos que traziam os Puntos, Seicentos, dos anos 90, ou se o plástico da consola é limpo e duro e não coberto a rubber touch. Esse tipo de coisas.
As ultimas coisas a ver num carrinho destes.
Aliás, vendam um "sem nada" e era esse que escolhia. Nem radio queria.

E se a Alfa fizesse um interior do género deste?
Um tacómetro daquele tamanho à nossa frente, uma decoração metálica e alguns mostradores ao meio ficava um mimo.
E para quem quisesse, rádio na parte inferior da consola, escondido.[:cool:]

Alfa-3.jpg

Essa da altitude está mal contada. Sendo turbo o motor devia ser bem menos afectado a nivel de performance do que um motor atmosferico. (pois o turbo continua a fazer os mesmos BAR de pressao especificados).

Era exactamente isto que vinha dizer.

Claro que afectados todos são mas um motor atmosférico tem mais "falta de ar".

Companheiros

ny12xx

Também há os que só pelas fotografias do concept já garantiam que o carro era o máximo. Ainda antes de ser testado.

Eu até que tenho vindo a apreciar este modelo contudo é com alguma pena com que vejo que este carro falha em aspectos tradicionalmente "fáceis" e pouco preocupantes para Arese.

Os Alfas tiveram um periodo mais negro em que se superavam em aspectos menos cruciais para um automóvel comum mas que contribuiram para que o carro chegasse aos minimos do que faria de um alfa, um alfa, mesmo tratando-se de familiares.

Ora neste caso acontece muito do inverso.

Chassis em carbono - Check
Motor central - Check
Suspensões evoluídas - Check
Painéis da carroçaria numa mistela entre inox e mais não sei o que é (mas é high end) - Check [:D]

Elementos tradicionalmente fortes nos Alfa:

Motor excitante - Fail
Registo sonoro de respeito - Fail
Interior de inspiração retro - Fail
Mostradores ao nível de relojoeiro - Fail
Numerosos pequenos detalhes de bom gosto - Fail
Opção caixa manual - Fail

É uma pena que um carro com o potencial para ser universalmente admirado e desejado acabe por deixar um amargo de boca por coisas como o volante, tablier, bancos, faróis etc que só se explicam apenas e só pela falta de dinheiro. Sinceramente acredito que era possível fazer bem melhor nestes aspectos.

Eu gostava de ver esta equipa com a chance de fazer o carro que querem com menos limitações. Faróis olhos de aranha para poupar não sei quantos, e ainda virem de peito inchado dizer que foi uma solução apenas e só com vista a poupar um cobres... Mais valia terem ficado caladinhos.

Não vou estar numa de ingrato quando o nascimentos de um carro destes nos tempos modernos é por si só um feito... mas fico um tanto zangado porque desta vez estavam tão perto de fazer um ícone...

Era exactamente isto que vinha dizer.

Claro que afectados todos são mas um motor atmosférico tem mais "falta de ar".

Em Portugal há poucas estradas onde se ande em altitude mesmo.
Eu sinceramente julgo só se notar / só notei perda clara de potência acima dos 1.500 metros, portanto, praticamente na Estrada da Serra da Estrela no maciço central.
Os motores NA geralmente perdem mais % de rendimento do que os Turbinados.
Chega em alguns carros a ter que se "baixar uma" em relação a declives semelhantes sem tanta altitude.

Acima de 2000 metros não tenho experiência de condução.

Continuamos com a onda do sub-motorizado, o chassis só pode ser assim algo tipo lapa, agarradinho à estrada, digno de um fórmula, se estivéssemos a falar de alguns atmosféricos com 200cv rwd, aí não haveria submororização, ou será que esses são excelentes viaturas, mas de passeio? do género de apreciar a paisagem e tal

Motor excitante - Fail

É uma pena que um carro com o potencial para ser universalmente admirado e desejado acabe por deixar um amargo de boca por coisas como o volante, tablier, bancos, faróis etc

Fernando, não condenes o carro com essa facilidade.

Vamos a alguns pontos que referes:

Sobre os Bancos, não encontrei nenhuma queixa.
Estou mais do que curioso é... até que ponto tem espaço para pessoas acima da média.

Volante: não ser redondinho também não é da minha preferência, no entanto vários carros têm trazido assim.
Resta ver / sentir a pega.
Sobre a direcção em si... até agora não li nada de negativo, pelo contrário.

Tablier: discutível sim.
Eu por exemplo preferia menor e sem quase nada.
Outros preferiam de luxo.

Faróis e retrovisores: polémicos e bastante comentados, principalmente os faróis.
Não os aprecio, mas não me incomodam.

Motor excitante - Fail => Hum. Não o diria com essa facilidade. Depende muito da espectativa e da pessoa em si.

Registo sonoro de respeito - Fail => Para um turbinado, pelo que ouvi até agora (sem ser ao vivo claro) não me parece um Fail.
Dá para ouvir que não é tão bonito como o som de um Subaru (Turbo), mas fail, não me parece.

Interior de inspiração retro - Fail => O interior de retro tem pouco sim. Quem procurava isso não encontra.

Mostradores ao nível de relojoeiro - Fail => Sim, os mostradores desse nível, que apreciamos, não existem.
Existe um curioso display com "tudo". Há quem ache até demais, há quem tenha gostado.
Eu tradicionalmente sou apreciador de vários instrumentos, mas não vou considerar fail por ser um display daquele género.
Considerarei fail se ao usar o carro o display se revelar uma porcaria em leituras, confusões, identificação de relações de caixa, etc.

Numerosos pequenos detalhes de bom gosto - Fail => Julgo que o carro terá os seus detalhes de bom gosto. E vários.
Basta o exemplo da alça da porta.

Opção caixa manual - Fail => Concordo que deveria ter a hipótese de caixa manual. Mas não acho um "fail de fracasso", mas um "fail de falha".

Eu até que tenho vindo a apreciar este modelo contudo é com alguma pena com que vejo que este carro falha em aspectos tradicionalmente "fáceis" e pouco preocupantes para Arese.

Os Alfas tiveram um periodo mais negro em que se superavam em aspectos menos cruciais para um automóvel comum mas que contribuiram para que o carro chegasse aos minimos do que faria de um alfa, um alfa, mesmo tratando-se de familiares.

Ora neste caso acontece muito do inverso.

Chassis em carbono - Check
Motor central - Check
Suspensões evoluídas - Check
Painéis da carroçaria numa mistela entre inox e mais não sei o que é (mas é high end) - Check [:D]

Elementos tradicionalmente fortes nos Alfa:

Motor excitante - Fail

É uma pena que um carro com o potencial para ser universalmente admirado e desejado acabe por deixar um amargo de boca por coisas como o volante, tablier, bancos, faróis etc que só se explicam apenas e só pela falta de dinheiro. Sinceramente acredito que era possível fazer bem melhor nestes aspectos.

Ao ler o artigo foi exactamente isto que pensei mas explicaste muito melhor do que eu conseguiria.

A verdade é que isto é só um artigo, sem grande detalhe e do Top Gear... vamos esperar por mais opiniões. Mas não há dúvidas que na opinião deles este carro morreu na praia.

Mas lá está, eu sempre disse aqui. É muito mau princípio quando se geram expectativas desmedidas porque depois a exigência é enorme e é preciso engolir algumas coisas. Por outro lado, subestima-se facilmente produtos de outras marcas que andam há décadas à volta deste tema. Não quer dizer que seja impossível batê-las mas calma..

Ao ler o artigo foi exactamente isto que pensei mas explicaste muito melhor do que eu conseguiria.

A verdade é que isto é só um artigo, sem grande detalhe e do Top Gear... vamos esperar por mais opiniões. Mas não há dúvidas que na opinião deles este carro morreu na praia

Morreu na Praia?
Isso dito assim soa a: "risca", "lixo", "não presta", "esquece".

Eu não domino o Inglês exactamente como Português, mas acho que ainda vou entendendo.
O artigo que termina assim, em conclusão, como pode ser um "morrer na praia"?

We sooooo want to love the Alfa Romeo 4C. And up to a point we do. It will be bought and enjoyed by people who get huge pleasure from simply looking at it, which is fine by us. Nor is it all mouth and no trousers, because it backs up its beauty with some great technology. It also goes like hell, and handles beautifully. It has a philosophical beauty, too, which we approve of. But that same thinking means the 4C has to endure some compromises, mainly in the powertrain department. We’d happily trade some of the weight saving and CO2 numbers for a normally aspirated V6 – Alfa’s good at those – and an old school manual gearbox. Alfa Romeo could call it the 6C, and we reckon that really would get the nether regions fizzing. What do you think?

A última frase mesmo, é uma pergunta sobre o que acham do carro com um V6 NA maior / eventual caixa manual?

Quem sempre andou aqui no fórum interessado no Alfa 4C está farto de saber que se debateu a questão da motorização para o carro, como muitos chegaram a debater.
É uma questão que sempre foi colocada por cá. Turbinado mais pequeno ou NA maior.

Aliás, quando alguns colocam o 4C como concorrente de Porsches actuais, isso não é correcto, pois os Porsches são 6C. Seria de um Alfa 6C como é lógico e não um 4C que nem 2 litros tem.
O 4C pode é efectivamente ter prestações medidas semelhantes a Porsches maiores, porque tendo um motor mais pequeno, também é mais pequeno e muito mais leve, em parte por ser um carro com Carbono.

Pode competir em termos de clientes de veículos desportivos, mas não será daqueles casos que andem indecisos entre eles, pois os carros são bem específicos.

Acima de tudo o carro, o 4C parece-me uma proposta, um veículo que se decidiu fazer. Não me parece que tenham sequer procurado inspiração ou semelhança com algo existente.
Arranca evidentemente com ponto definidos que o colocam filosoficamente perto ou não de outros desportivos:
- motor central,
- RWD (muitos anos sem Alfas RWD),
- 2 lugares.

Depois tem o ponto de o fazerem em Carbono.
E outros, depois mais mutáveis, como o emprego de motor 4C 1750, com raízes e tradição histórica.

Estou a assistir aqui a muitas analises precipitadas.... Da parte dos alfistas e dos haters. O carro nao será o supra-sumo do automóvel mas nunca será um falhanço. Interessa-me sim saber, para aquela faixa de preço e para o tipo de carro que é, se é o melhor ou perto disso...

Concordo com tudo e isso e não vejo em que medida o que disse antes esteja em contradição com o que acabas de dizer. Não estou a falar de grandes eventos de marketing, em que o objectivo está muito para além de simplesmente facultar a um potencial cliente que experimente o carro. Eu estou a falar de teste drive efectuado antes de uma compra e como condição sine quo non dessa compra (em novo). E não estou a falar de tablets nem smartphones, mas sim de carros de segmentos ou com características específicas, nos quais, digo eu com base na vivência que tenho, o teste drive não é decisivo e imprescindível, antes pelo contrário. Já dei o exemplo dos supercarros e das grandes berlinas. Mas o mesmo acontece em versões mais exclusivas de carros e marcas mais vulgares (dá uma volta pelos diários de bordo aqui do fórum). Não sei se esse será o caso do 4c, mas o facto de a versão de lançamento ter esgotado sem que nenhum dos compradores (COMPRADORES e não potenciais compradores, nota) tenha experimentado o carro, já nos poderá dar algumas luzes. Dito isto, espero que a Alfa disponibilize 4c para teste drive e que faça muitos "eventos xpto" para capitalizar a imagem da marca (como fez em 2003 com os GTA's no Estoril). Desculpem mas não consigo fazer parágrafos.
Whilst the all new Alfa Romeo 4C officially goes on sale in the UK in October, due to an exceptionally high demand and limited product availability, prospective buyers are invited to register their interest now for deliveries in late 2014. In total, worldwide production for the Alfa Romeo 4C is limited to just 3,500 units per year
Afinal não são só os 500 da LE, mas sim pelo menos 3500 da produção anual. Parece que a minha visão sobre a essencialidade dos teste drive em carros de segmentos específicos afinal não é assim tão retorcida.

Estou a assistir aqui a muitas analises precipitadas.... Da parte dos alfistas e dos haters. O carro nao será o supra-sumo do automóvel mas nunca será um falhanço. Interessa-me sim saber, para aquela faixa de preço e para o tipo de carro que é, se é o melhor ou perto disso...

Vê a caixa de comentários do artigo da TG no site deles. [:D]

Ora bem, quanto à tua questão de faixa de preço, não dá grande trabalho, pois só existe um carro comparável: Elise S 1.8 220cv.
Andam supostamente ambos entre 50.000 e 60.000 €.

Não muito comparável:
Audi TT 272cv 60.000 €
M 135i 320cv 56.000 €

Abaixo tens propostas alternativas mas pouco comparáveis:
Toyota GT86 2.0 200cv 40.000 / 42.000 €

RCZ (até é FWD mas pronto) 1.6 200cv 34.000 €

Porsches: começam nos 67.000 os 2.7 275cv e 87.000 os 3.4 325cv.

TT 2.5 340cv começa nos 82.000

Lotus Exige S (V6 345cv) nos 78.000

,,,

se há mais não me ocorrem.

Terás que lhes perdoar, aos primeiros (eu me confesso), pela paixão, por vezes cega e incondicional por uma marca como se uma mulher se tratasse, aos segundos, pela necessidade da critica resultante da dor de cotovelo... amem

We sooooo want to love the Alfa Romeo 4C. And up to a point we do. It will be bought and enjoyed by people who get huge pleasure from simply looking at it, which is fine by us. Nor is it all mouth and no trousers, because it backs up its beauty with some great technology. It also goes like hell, and handles beautifully. It has a philosophical beauty, too, which we approve of. But that same thinking means the 4C has to endure some compromises, mainly in the powertrain department. We’d happily trade some of the weight saving and CO2 numbers for a normally aspirated V6 – Alfa’s good at those – and an old school manual gearbox. Alfa Romeo could call it the 6C, and we reckon that really would get the nether regions fizzing. What do you think?

Pegando apenas neste final de texto, e como já tinha ficado com a impressão antes (e a tinha expressado) acima de tudo o que moveu a TG contra o Alfa 4c, ou seja, os pontos fracos que eles acharam, não são para mim mais do que uma grande dose de preconceito...

Porque um carro destes merece um 6C
Porque um Turbo é demenos (filosoficamente falando) para um carro destes
Porque um purista gosta é de "as meter"
acima de tudo porque se deve perceber muito bem que o chassis aguenta(ria) muito mais e um gajo fica assim um bocado "meh".

Olhando para isto de uma forma realista, é uma pena que o carro não seja assim (v6 manual, etc), mas não será por isso que não será bom... só fica aquém (muito?) do que poderia ser.

Pode ser que percebam isso e com o sucesso do modelo façam o tal 6C

Voltar
Superior