Alfa 4c

Iuri, olha, depois de ver este tópico e a critica da TG, estão todos a caminho da praia...

575288_10153257175640103_17958270_n.jpg
 
Mas a questão da altitude prende-se com os niveis de oxigénio - ar rarefeito ou não - e não propriamente sobre as pressões.
Um motor perde rendimento primordialmente por causa da quantidade de oxigénio existente no ar.

O que estás a dizer não faz sentido nenhum. A composição relativa do ar existente não muda, só a densidade do mesmo.
 
O que estás a dizer não faz sentido nenhum. A composição relativa do ar existente não muda, só a densidade do mesmo.

A quantidade de oxigénio presente no mesmo volume de ar é diferente, precisamente devido à alteração da densidade do ar.
Se tem menos oxigénio, a queima será pior, logo terá menos rendimento.
Mas, como já disseram anteriormente, afecta mais carros NA do que turbo comprimidos.
 
A quantidade de oxigénio presente no mesmo volume de ar é diferente, precisamente devido à alteração da densidade do ar.
Se tem menos oxigénio, a queima será pior, logo terá menos rendimento.
Mas, como já disseram anteriormente, afecta mais carros NA do que turbo comprimidos.

Ninguém disse o contrário. O Corsa1200Sport falou em composição relativa.
 
Ontem vi o 5th gear, onde estavam a comparar o novo m6 e um 911 ( não sei o modelo:sh), apenas que tem menos 157cv que o m6).
A falta de resposta do acelerador também foi criticada, pois também existe lag devida ao facto de ser turbo. E este é um v8, não um 4 cilindros em linha!
Também sofriam os 2 de sub viragem, tal como o 4c, que foi criticado por causa de um video.
Ora se o m6, m5, m4, m3, m... podem ter lag e são máquinas demoniacas e espetaculares, porque razão o 4c é diferente?
De notar que o m5 foi testado no top gear e o facto de ter turbo lag não impediu-os de adorar o carro.
 
Ninguém disse o contrário. O Corsa1200Sport falou em composição relativa.
O mad também não falou em composição relativa, mas sim no nivel de oxigénio, que por acaso é mais baixo para o mesmo volume ( que é o que interessa, ou não?).
Mas claro que isto está relacionado com a densidade do ar.
 
AL Volante

PREGI
> Guida. Chi vuole sentirsi pilota anche guidando su strada, difficilmente potrà trovare di meglio. E in pista avrà di che divertirsi.
> Linea. Dal vivo, la 4C rende ancor meglio che in fotografia: ha un grande fascino, e sprizza aggressività da ogni parte la si guardi.
> Prestazioni. Impossibile chiedere di più a una “1800”, oltretutto venduta a un prezzo non esagerato.

DIFETTI
> Praticità. Nell’abitacolo c’è spazio per i documenti e poco più. E il baule è proprio piccolino.
> Sterzo sullo sconnesso. Se la strada non è un biliardo, la vettura tende a “seguire” le imperfezioni dell’asfalto.
> Visibilità posteriore. Il lunotto è come se non ci fosse; fare a meno dell’optional dei sensori è un vero azzardo.

Primo contatto Alfa Romeo 4C base
 
Ontem vi o 5th gear, onde estavam a comparar o novo m6 e um 911 ( não sei o modelo:sh), apenas que tem menos 157cv que o m6).
A falta de resposta do acelerador também foi criticada, pois também existe lag devida ao facto de ser turbo. E este é um v8, não um 4 cilindros em linha!
Também sofriam os 2 de sub viragem, tal como o 4c, que foi criticado por causa de um video.
Ora se o m6, m5, m4, m3, m... podem ter lag e são máquinas demoniacas e espetaculares, porque razão o 4c é diferente?
De notar que o m5 foi testado no top gear e o facto de ter turbo lag não impediu-os de adorar o carro.

Sub ou sobre ?
 
O que é que isto (isso) tem a ver com o 4c? :confused:

Alguma coisa têm de certeza [:D]


Por outro lado, subestima-se facilmente produtos de outras marcas que andam há décadas à volta deste tema. Não quer dizer que seja impossível batê-las mas calma..

Era interessante mostrares quem aqui do fórum e onde (o que escreveram) a nível de subestimar "outras marcas que andam há décadas à volta deste tema".
Eu não tenho conhecimento que alguém ande em tópicos de carros tipo Porsches e Lotus a subestimar os mesmos, nem sequer a dizer mal desses carros.
A única critica que conheço a várias pessoas em relação à Porsche é andar a fazer "Jipes" em vez de desportivos pequenos e leves, especialidade inicial da mesma.

Se há quem subestime algo és tu, neste tópico por exemplo, numa constante cruzada de bota a baixo permanente.

A tua preocupação em bater / ou ser batido (nem se sabe o quê) é demonstrativa de uma postura pouco saudável e mesquinha.

As pessoas que conheço pessoalmente que apreciam Alfas, que por "aqui param" todas elas gostam também de Lotus e de Porsches, assim como BMW's.
Aliás algumas têm precisamente um Alfa e um BMW na garagem. É comum.
Desconheço (não negando) que subestimem!
 
Estou a assistir aqui a muitas analises precipitadas.... Da parte dos alfistas e dos haters. O carro nao será o supra-sumo do automóvel mas nunca será um falhanço. Interessa-me sim saber, para aquela faixa de preço e para o tipo de carro que é, se é o melhor ou perto disso...

Ainda há os que nem são uma coisa nem outra [;)] isto não é preto e branco.
 
O que estás a dizer não faz sentido nenhum. A composição relativa do ar existente não muda, só a densidade do mesmo.

Mas o que é que não faz sentido?

Explicando novamente, a grandes altitudes o ar torna-se rarefeito, o que significa no caso do ar que este se torna menos denso e com menos concentração dos gases/matéria que o compõe de entre os quais aquele abençoado oxigénio que além de nos permitir a respiração, permite também a ignição de combustível.

Palavra de honra que não estou a perceber a tua dúvida.

A pressão diminui com as altitudes...daí que como já foi dito um motor turbo consiga contrariar melhor este efeito que um motor atmosférico mas, o mais importante que é a concentração de oxigénio por volume de ar, tanto um como o outro sofrem as mesmas perdas químicas/mecanicas.
 
Fernando, não condenes o carro com essa facilidade.
Vamos a alguns pontos que referes:

Sobre os Bancos, não encontrei nenhuma queixa.
Estou mais do que curioso é... até que ponto tem espaço para pessoas acima da média.
Volante: não ser redondinho também não é da minha preferência, no entanto vários carros têm trazido assim.
Resta ver / sentir a pega.
Sobre a direcção em si... até agora não li nada de negativo, pelo contrário.
Tablier: discutível sim.
Eu por exemplo preferia menor e sem quase nada.
Outros preferiam de luxo.
Faróis e retrovisores: polémicos e bastante comentados, principalmente os faróis.
Não os aprecio, mas não me incomodam.
Motor excitante - Fail => Hum. Não o diria com essa facilidade. Depende muito da espectativa e da pessoa em si.
Registo sonoro de respeito - Fail => Para um turbinado, pelo que ouvi até agora (sem ser ao vivo claro) não me parece um Fail.
Dá para ouvir que não é tão bonito como o som de um Subaru (Turbo), mas fail, não me parece.
Interior de inspiração retro - Fail => O interior de retro tem pouco sim. Quem procurava isso não encontra.
Mostradores ao nível de relojoeiro - Fail => Sim, os mostradores desse nível, que apreciamos, não existem.
Existe um curioso display com "tudo". Há quem ache até demais, há quem tenha gostado.
Eu tradicionalmente sou apreciador de vários instrumentos, mas não vou considerar fail por ser um display daquele género.
Considerarei fail se ao usar o carro o display se revelar uma porcaria em leituras, confusões, identificação de relações de caixa, etc.
Numerosos pequenos detalhes de bom gosto - Fail => Julgo que o carro terá os seus detalhes de bom gosto. E vários.
Basta o exemplo da alça da porta.
Opção caixa manual - Fail => Concordo que deveria ter a hipótese de caixa manual. Mas não acho um "fail de fracasso", mas um "fail de falha".
Não é da minha intenção condenar o carro, alias, este carro ficará muito longe de qualquer tribunal uma vez que ele tem muito do que manda a lei dos verdadeiros desportivos. [;)]

O que refiro são apenas aspectos tradicionalmente muito fortes nos Alfa Romeo, mesmo alguns familiares e que não se revelam em plenitude num desportivo deste calibre ao contrário do que seria de esperar.
Eles fizeram o mais dificil e aqueles aspectos que apenas requerem tempo e algum dinheiro ficou esquecido.
Mas volto a referir, o lançamento de um carro destes é já de aplaudir, gostava que a Alfa fosse desenvolvendo este produto durante os próximos anos é que potencial não lhe falta. [br:)]
 
Bruno,

em Altitude (eu só noto acima 1500m) o ar é menos denso.

Todos os motores perdem potência, mas em principio os NA perdem mais do que os Turbinados, que aproveitam gases de escape, mas estes não deixam de perder também.

Estando com menos menos massa de ar, o ideal será o combustível aumentar; e os carros que ainda são carburados até o fazem.
Os carros de injecção fazem o ajuste de mistura até um certo ponto, mas sem a capacidade dos velhinhos carburados.

Como a injecção lê nos sensores de O2 de escape para elaborar a correcta mistura e proporção ar-gasolina, vai aumentar a gasolina quando o turbo sopra.


Se tiveres um turbo grande / forte em Pressão num carro com injecção (quase sempre. Muito raros os carburados turbo, mas tens o R5 por exemplo), o mesmo sistema de injecção pode não ser capaz de debitar gota suficiente, quer pela centralina / mapa o limitar, ou então pelos injectores e mesmo a bomba eléctrica de gasolina não serem capazes de tal débito.

Acontecem fenómenos destes com carros a GPL, cujos injectores não debitam o suficiente.
Normalmente alguns carros acontece andarem perfeitamente bem até por exemplo ás 5000, mas depois comutam para gasolina porque o débito de GPL não chega.
Ás vezes fazem isso para gastar menos GPL em condução normal que "nunca" atinge x rotações.

Outra situação que presenciei recentemente foi um carro com swap de um motor mais forte, mas manteve inicialmente a bomba de gasolina do motor inicial.
Ora o carro com mais cilindrada, injectores, borboleta, ali pelas 4000, engonhava.
Meteu bomba para aquele motor e puxa até ao corte nas 7000.
Mas estamos a falar de uma bomba de 1,2 bar e outra de 3 bar!!!
 
Terás que lhes perdoar, aos primeiros (eu me confesso), pela paixão, por vezes cega e incondicional por uma marca como se uma mulher se tratasse, aos segundos, pela necessidade da critica resultante da dor de cotovelo... amem

Uma coisa é gostarmos de algo e desprezarmos os seus aspectos negativos, outra é entrar em negação [:D]

Vamos aguardar e dissecar outros reviews que vão aparecendo, pelo menos os que sejam mais interessantes. Não deixa de ser interessante que no teste da Top Gear se tenha focado vários aspectos de que já se tinha falado aqui. [;)]

Eu acho interessante que a plataforma seja sã e que permita um bom comportamento, grande capacidade de mudar de direcção e elevado grip, só não fiquei muito elucidado sobre o facto de se o carro é dócil e previsível nos limites ou se é difícil de controlar.

Uma coisa que me impressiona francamente é a capacidade que a Alfa Romeo tem de por as pessoas a falar, funciona como um imã. Tenho um amigo que esteve até ontem no Salão Automóvel de Frankfurt, por razões profissionais, trabalha na Delphi e publicou algumas fotografias tiradas lá e 2 delas tinham o 4C, isto com um tipo insuspeito, pragmático com os carros e que conduz um BMW X3 [:cool:]
 
Back
Top