Alfa 4c

Não se compra porque há poucos modelos novos.
Por outro lado HOJE não se pode lançar um carro (os Italianos não podem) que dê prejuízo.

Se a Peugeot tem talvez o melhor segmento B do mercado, a verdade é que parece que o têm que vender ali na zona em que não ganham nem perdem.
No passado o FIAT Stilo ainda foi pior, tinham que perder dinheiro no carro.
Isso de fazer um segmento C que era um D "cortado", cheio de equipamentos, mesmo nas versões mais básicas, era "pago" em PESO (e o que isso acarreta) e em custos. Depois o carro era sempre caro e mesmo assim vendido abaixo do preço que deveria.
O 147 em parte tinha semelhanças, mas só começava no 1.6 TS, se bem que quando aparece era um produto bem definido e houve quem pagasse por ele.

O Renault Laguna é outro caso.

É uma questão de disponibilidade. Nos anos 60, isso não eram propriamente carros de série, para as massas.
O 33 Stradale é rarissimo, idem para o TZ2. E eram modelos de competição ou derivados destes.
A Honda colocou ao alcance dos comuns mortais motores NA com 100cv/l ou mais.
Mas também nos anos 60, a Honda já disponibilizava motores com perto de 100cv/l, os S600 e S800, com cilindradas diminutas, é certo, mas capazes de 8000rpm ou mais. Com motores derivados dos que a marca usava nas suas motas, não seria de esperar outra coisa.[:D]
O cerne da questão é a tecnologia para ter a tal potencia especifica, colocada em carros de estrada feitos para fazer muitos km (não para carros de corrida feitos para um GP, o Type 33 de competição tinha o dobro da potencia do 33 stradalle de estrada) por isso é de louvar 115cv NA por litro em 1960

Alfa 4C: o desportivo mais falado no fórum...
E curiosamente o carro que quase ninguém comprou ou vai comprar.

Porque será?!

Ferrari, Lamborghini e Aston Martin também ninguém tem, mas existem N tópicos sobre eles.
Parece-me perfeitamente normal discutir carros exóticos num forum como este.

Ferrari, Lamborghini e Aston Martin também ninguém tem, mas existem N tópicos sobre eles.
Parece-me perfeitamente normal discutir carros exóticos num forum como este.

Este modelo deve ter tantas ou mais páginas que o tópico completo da Lambo ou da a Aston...
No entanto, é muito mais barato do que qualquer modelo da Ferrari, Lambo e Aston!

Supostamente é um carro muito desejado e "acessível".
Mas ninguém compra!?!

Há qualquer coisa que está a falhar ....

Este modelo deve ter tantas ou mais páginas que o tópico completo da Lambo ou da a Aston...
No entanto, é muito mais barato do que qualquer modelo da Ferrari, Lambo e Aston!

Mas ninguém compra!?!

Eu não compro porque não tenho dinheiro, como provavelmente 99% dos que aqui comentam.
O 1% que pode comprar é 1% que tem N escolhas para fazer.
Houvessem 50% compradores e seriam 50% a escolher as N hipóteses.
A probabilidade de um dos 50% trazer um 4C para o forum seria maior.

Mais a mais, o 4C é discutido por vários motivos e mais alguns de entre os quais o facto de ser um pequeno supercarro, célula em carbono e talvez mais importante o primeiro Alfa Romeo 100% desportivo nos últimos anos.

Portanto não vejo o celeuma nem tão pouco o que anda a falhar.

Mas ninguém compra!?!

Isto! O tópico tem muitas paginas porque é um alfa. Tal como o julieta tem montes de paginas. Basta ver o numero de fanaticos por essa marquita de veiculos.

Eu não compro porque não tenho dinheiro, como provavelmente 99% dos que aqui comentam.
O 1% que pode comprar é 1% que tem N escolhas para fazer.
Houvessem 50% compradores e seriam 50% a escolher as N hipóteses.
A probabilidade de um dos 50% trazer um 4C para o forum seria maior.

Mais a mais, o 4C é discutido por vários motivos e mais alguns de entre os quais o facto de ser um pequeno supercarro, célula em carbono e talvez mais importante o primeiro Alfa Romeo 100% desportivo nos últimos anos.

Portanto não vejo o celeuma nem tão pouco o que anda a falhar.

Estou só a picar um pouco.....porque é um paradoxo a popularidade e tudo o que se diz do carro vs vendas!
Ou será que como produto (independentemente das performances, exotismo, etc) não é assim tão fantástico?

Há desportivos igualmente caros (ou até mais caros), menos falados e que vendem mais.
Portanto, a questão do €€ não me parece ser a principal razão....

Entretanto....vou vender o meu pequeno desportivo porque cada vez há menos estradas por onde andar com eles.
E a competência das oficinas é cada vez pior, pelo que usa-los em pista só dá dores de cabeça!!

Infelizmente, parece-me que o Alfa nasceu no planeta errado....

Estou só a picar um pouco.....porque é um paradoxo a popularidade e tudo o que se diz do carro vs vendas!
Ou será que como produto (independentemente das performances, exotismo, etc) não é assim tão fantástico?

Há desportivos igualmente caros (ou até mais caros), menos falados e que vendem mais.

Entretanto....vou vender o meu pequeno desportivo porque cada vez há menos estradas por onde andar com eles.
E a competência das oficinas é cada vez pior, pelo que usa-los em pista só dá dores de cabeça!!

o Boxster/ Cayman que a AR elegeu como concorrente, e que na prática não é.
é mais caro e vende (bastante) mais

Incomodava só falar bem, como se não bastasse agora parece que deveria haver limite de páginas para a coisa... não está mal visto. [:D]

Mas ninguém compra!?!

Pois, é simples... Falham os €
Alem disso, para quem disse que vende mal(não sei de onde tiraram essa ideia, é só mais uma para a coleção das ideias inventadas para denegrir) experimentem ir encomendar um, e veem a data de entrega... a produção de quase 2 anos está vendida... Mas sim vende mal, se compararem com um punto ou corsa...

Last edited:
Alem disso, para quem disse que vende mal(não sei de onde tiraram essa ideia, é só mais uma para a coleção das ideias inventadas para denegrir) experimentem ir encomendar um, e veem a data de entrega... a produção de quase 2 anos está vendida... Mas sim vende mal, se compararem com um punto ou corsa...

Concluo pelo que afirmas que, apesar de vender mal, vendem tudo o que produzem... [:D]

o Boxster/ Cayman que a AR elegeu como concorrente, e que na prática não é.
é mais caro e vende (bastante) mais

Eu não sei se a Alfa Romeo elegeu o Cayman como concorrente ou não mas facilmente se entende porque é que o Cayman é mais vendido e o maior dos argumentos é que é um daily car e o 4C não.

Eu não sei se o 4C é fantástico pelas minhas mãos porque nunca conduzi nenhum, mas todos comparativos apontam-no como sendo excelente embora com pontos a melhorar.
Há de facto desportivos igualmente caros ou mais mas que não têm as concessões que o conceito do 4C implica.

Ora pois, o facto de ninguém o ter cá no brugo nada significa.
Não anda nada a falhar, até ver.
Que assim continue.

Falta de Euros não me parece....até porque aparentemente as outras marcas continuam a conseguir vender bem!

Quanto aos números. Quantas unidades em 2 anos? E nesse mesmo período, quantos desportivos serão vendidos pela Aston, BMW, Ferrari, Mercedes, Porsche, etc?
Fazer 10 e vender 10 não é a mesma coisa que fazer 50 e vender 50

Por último: quantos 4C estão encomendados aqui para o fórum? [:D]

Eu ainda nunca vi nenhum, com muita pena minha.

Mas em compensação há uns dias, em férias, cruzava-me diáriamente com um 8C imaculado.

Este fórum pelas suas características nunca foi muito apetecível para donos de carros "diferentes" ou um pouco mais caros. Os que os têm não o revelam.

Penso que o seu carácter mais generalista e uma moderação com pouca apetência por criar tópicos atractivos explicam isso. No fundo há muita discussão mas poucos "metem as mãos na massa" [:D]

Falta de Euros não me parece....até porque aparentemente as outras marcas continuam a conseguir vender bem!

Quanto aos números. Quantas unidades em 2 anos? E nesse mesmo período, quantos desportivos serão vendidos pela Aston, BMW, Ferrari, Mercedes, Porsche, etc?
Fazer 10 e vender 10 não é a mesma coisa que fazer 50 e vender 50

Não estás a perceber.

Que interessam as unidades?
A produção do LaFferrari está toda vendida... são apenas 499 unidades.
A produção de 2 anos está vendida e isso é o que importa.
Já foi muito discutido que o 4C tem produção muito limitada pelo conceito da célula em carbono. Estão, logisticamente, impossibilitados de fabricar mais unidades em X tempo a nã oser que aumentem a mão de obra especializada - estamos a falar de "artesãos" e não de trabalhadores que tudo pode mfazer e da compra de mais autoclaves.
Poderá significar que a procura até é superior ao esperado, é uma suposição válida parece-me.

Este fórum pelas suas características nunca foi muito apetecível para donos de carros "diferentes" ou um pouco mais caros. Os que os têm não o revelam.

Penso que o seu carácter mais generalista e uma moderação com pouca apetência por criar tópicos atractivos explicam isso. No fundo há muita discussão mas poucos "metem as mãos na massa" [:D]

E estás à espera de quê?
Mete tu as mãos na massa, compra uma das máquinas exóticas que já aqui foram faladas.[;)]

Não o fazes?
Provavelmente terás outras prioridades na tua vida de momento correcto?
Pois, provavelmente também será isso que acontece aos poucos que podem comprar e falta de possibilidades aos outros mais que apenas podem sonhar.[;)]

Back