Alfa 4c

Estás a comparar com o Scura? [:D]

Tens noção que um Scura destrói um 4C ao pequeno almoço? Olha lá bem para o carro... Aquilo é uma máquina de pista

Aquilo azul que está na mala é um reservatório de circulação de óleo, não é um amplificador

Um Elise/Exige (NA) pesa 920/30kg dependendo da configuração, um 4C para pesar o que pesa só mesmo com a estrutura de carbono, e sabendo de antemão o valor do monocoque achas que compensa para a Lotus, uma pequena empresa fabricar carros com uma estrutura dessas?

Estás a comparar com o Scura? [:D]

Tens noção que um Scura destrói um 4C ao pequeno almoço? Olha lá bem para o carro... Aquilo é uma máquina de pista

Aquilo azul que está na mala é um reservatório de circulação de óleo, não é um amplificador

Um Elise/Exige (NA) pesa 920/30kg dependendo da configuração, um 4C para pesar o que pesa só mesmo com a estrutura de carbono, e sabendo de antemão o valor do monocoque achas que compensa para a Lotus, uma pequena empresa fabricar carros com uma estrutura dessas?

Não sei se destroi ou não, nunca vi os dois em pista... podes provar isso que dizes? (não estou a duvidar, estou curioso mesmo)
O alfa 4C fez o ring em 8:04, por exemplo.

e depois ainda há o exige gt3, não é?

o que é certo é que nenhum é tão leve como o 4C.

Não sei se destroi ou não, nunca vi os dois em pista... podes provar isso que dizes? (não estou a duvidar, estou curioso mesmo)
O alfa 4C fez o ring em 8:04, por exemplo.

e depois ainda há o exige gt3, não é?

o que é certo é que nenhum é tão leve como o 4C.

De relembrar que a versão americana pesa 1118 Kg (curb weight), o que não interessa muito para aqui.

Numa coisa concordo com o Respect, neste caso a Lotus devia aprender com a Alfa na questão do peso.
A questão no monocoque em carbono é quase uma não questão, não devem faltar empresas independentes que construíssem monocoques em carbono para a Lotus... Podia ser uma boa parceria. Por ser pequena (a Lotus) é que tem de inovar para crescer.

Mas o Big tem razão, o Scura aniquila o 4C em track!

Numa coisa concordo com o Respect, neste caso a Lotus devia aprender com a Alfa na questão do peso.
A questão no monocoque em carbono é quase uma não questão, não devem faltar empresas independentes que construíssem monocoques em carbono para a Lotus... Podia ser uma boa parceria. Por ser pequena (a Lotus) é que tem de inovar para crescer.

provas?
não estou a duvidar que o faça. gostava é de ver essas afirmações sustentadas com algo.

Mas a Lotus tem um volume de produção muito baixo. Não podem utilizar materiais caros como fibra de carbono e fazer carbon tubs e afins.
O lema é carro leve, simples, interior despido, bom dinamicamente e barato.

A Lotus anda neste momento a estudar formas de reduzir peso aos seus carros sem ter de mudar o monocoque. O "problema" actual das velocidades máximas e do downforce deve-se mais à motorização e à aerodinâmica actual e do baixo peso e dimensão do carro do que propriamente do monocoque ou do chassis. A Lotus tem pouca produção e isso aumenta custos de algumas coisas, o carbono (ainda) é caro de reparar e trabalhar para uma empresa como a Lotus, os Elise/Exige são carros fáceis de trabalhar e muito simples de mecânica e assim se quer que fiquem. A vantagem da Alfa de vender carros mainstream e de poder ir buscar peças a outras viaturas da própria marca (como o motor), traz-lhes benefícios financeiros de redução de custos que a Lotus não tem.

Além disso, eu prefiro que haja várias companhias a fazer coisas de formas diferentes e com diferentes soluções, a Lotus está muito bem como está em termos de tecnologia, não precisa de monocoques de carbono nem ia vender mais por isso.

Depende da pista, se forem pistas de grande extensão com muitas rectas como Nurburgring se calhar não.

mas o 4C é do mesmo preço e tem a monocoque.
será que a diferença de vendas do 4C para o exige é assim tanta que já compense ter uma monocoque?

A Alfa pode ir buscar lucro nos outros modelos.

Vendas no mercado europeu:

Lotus:

Ano / Unidades / Market share
[TABLE="class: model-table, align: center"]
[TR]
[TD]2011
[/TD]
[TD="align: right"]800[/TD]
[TD="align: right"]0,01%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2012[/TD]
[TD="align: right"]420[/TD]
[TD="align: right"]0,00%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2013[/TD]
[TD="align: right"]607[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2014[/TD]
[TD="align: right"]637[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2015[/TD]
[TD="align: right"]828[/TD]
[TD="align: right"]0,01%[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Alfa Romeo:

[TABLE="class: model-table, align: center"]
[TR]
[TD]2011[/TD]
[TD="align: right"]131.385[/TD]
[TD="align: right"]0,95%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2012[/TD]
[TD="align: right"]90.145[/TD]
[TD="align: right"]0,72%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2013[/TD]
[TD="align: right"]64.285[/TD]
[TD="align: right"]0,52%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2014[/TD]
[TD="align: right"]58.976[/TD]
[TD="align: right"]0,46%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2015[/TD]
[TD="align: right"]56.688[/TD]
[TD="align: right"]0,40%[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Diferença abismal.

O 4C aburguesou-se no auto-rádio...não percebes nada disto Respect [;)]

Não é que não possas fazer isso num Lotus [:D] [:cool:] :

DSC00218.JPG

Olha, até parece bem enquadrado (era preciso outra foto mais afastada).

Sim, quem costuma fazer isso costuma enquadrar estas coisas bem, embora eu não ache muito lógico usar um aftermarket tão grande (GPS ou rádio double-din) num Elise/Exige.
Aliás, eu se fosse à Lotus substituía o rádio por um amplificadorzito com suporte para smartphone e o smartphone que fisses essas coisas, só aí despachavas uns 0.5-0.7 kgs [:D]

Voltar
Superior