Alfa 4c

9XoEl3N.jpg

A EVO puxar a brasa à sardinha da Lotus? Lol, a revista com mais Porsche lovers a fazer críticas que se conhece. Além disso, eles costumam dar ênfase à condução. Basta veres no último ECOTY 2015 o quão estranhas são as reações ao Lotus, pareceram-me críticas normais ao carro e nenhum a puxar a brasa, apenas a salientar o que o carro tem realmente de excelente. Podes também ir ver as do Elise que eles fizeram e veres que são reviews honestas, não custam dizer mil uma maravilhas, vale o que vale.

Com mais 155 Kg neste aposto que, pelo menos, as afinações que tiveram que fazer na direcção foram algumas mas pelo feedback da review, não me parece que tenha alterado muito o tal feeling que os Europeus criticaram.
Concordo plenamente contigo. Quando falei no puxar a brasa à sardinha, foi na comparação com o 4C e não no geral pois é sabido a tendência da evo para os lados de Estugarda (talvez seja por isso que o dtv tanto gosta deles [:D]).
Acho que é quase consensual que os Lotus tem um comportamento muito bom, só tenho dúvidas que na comparação Elise/Exige vs 4C as diferenças sejam tão grandes como eles fazem parecer. Acho que para dizer bem de um não é preciso dizer mal do outro.
Já conduzi um 4C Coupé e tive um 4C Spider durante um fim-de-semana e apesar de ter adorado o carro, percebi o quanto pode ser cansativo para a maioria das pessoas.
Infelizmente ainda não tive oportunidade de conduzir um Lotus para poder ter uma boa base de comparação.

Não tens nada idêntico mas em ingles/frances/espanhol/italiano/portugues?

Infelizmente não, mas mesmo não percebendo patavina do que dizem dá para observar a diferença de comportamento entre o Lotus e o 4C, sendo que o 4C é melhor em todos os testes. No teste em molhado então é uma diferença abismal. Ainda gostava era de ver o Porsche "camião" neste teste e ver o resultado... [;)]

Infelizmente não, mas mesmo não percebendo patavina do que dizem dá para observar a diferença de comportamento entre o Lotus e o 4C, sendo que o 4C é melhor em todos os testes. No teste em molhado então é uma diferença abismal. Ainda gostava era de ver o Porsche "camião" neste teste e ver o resultado... [;)]

Por isso é que um Lotus moderno, embora carros relativamente fáceis e perdoáveis (em seco), não são carros que se domem de um dia para o outro, principalmente nas mãos de alguém que cometa a imprudência de fazer o que se fez nesse teste em molhado, basta veres o video em cima que mostrei do V6 Cup de origem numa pista molhada para perceberes que guiando o carro como deve ser guiado, dificilmente tens uma surpresa daquelas, mais ainda precisas do "kit de unhas" sabendo que não vais ter grandes ajudas num Lotus (sei do que falo, não falo por falar).

Ainda assim, tenho de dar a mão à palmatória à Alfa, mau era se 20 anos depois e com poucas evoluções no chassis do Elise/Exige ou na forma da Lotus fazer as coisas (a tradicional), a tecnologia usada no 4C não ajudasse a produzir um carro seguríssimo e eficaz.
Era bom também perceber que ajudas estavam ligadas e como essas ajudas permitiram que o Lotus descrevesse uma trajectória daquelas em molhado (nada contra o 4C, just saying) [;)]

Concordo plenamente contigo. Quando falei no puxar a brasa à sardinha, foi na comparação com o 4C e não no geral pois é sabido a tendência da evo para os lados de Estugarda (talvez seja por isso que o dtv tanto gosta deles [:D]).
Acho que é quase consensual que os Lotus tem um comportamento muito bom, só tenho dúvidas que na comparação Elise/Exige vs 4C as diferenças sejam tão grandes como eles fazem parecer. Acho que para dizer bem de um não é preciso dizer mal do outro.
Já conduzi um 4C Coupé e tive um 4C Spider durante um fim-de-semana e apesar de ter adorado o carro, percebi o quanto pode ser cansativo para a maioria das pessoas.
Infelizmente ainda não tive oportunidade de conduzir um Lotus para poder ter uma boa base de comparação.

Não nos esqueçamos que os Lotus jogam em casa.
Isto é, são décadas a afinar aqueles chassis para trabalhar nas B-Roads inglesas.
Costumam ter afinações mais complacentes, capazes de digerir de forma eficaz todas as irregularidades maradas do asfalto inglês. Permite melhor motricidade e progressividade nas reacções. A magia Lotus costuma ser essa complacência combinada com excelente controlo dos movimentos da carroçaria. Casamento difícil de obter.

Já que se fala na EVO, basta ver o teste ao MX-5, que revela um carro capaz de digerir bem tudo o que o asfalto inglês tem para dar, mas acaba por ser prejudicial quando entramos em modo ataque, pois o chassis não segura a carroçaria. É demasiado soft.

Segundo se diz, se um chassis é excelente nas B-Roads inglesas, deverá ser excelente em todo o lado.
Talvez o segredo da excelente performance do Giulia Q nos testes ingleses.

Já tinha postado esse teste...só mesmo para mostrar o quanto "mau" é o 4c face ao todo poderoso Lotus..Nesse teste mostra tudo e realmente vê-se que o 4C é melhor em quase tudo[;)]

Quanto aos comentários do dtv já referi anteriormente é anti alfa e gosta de "picar" o pessoal. Qualquer pessoa imparcial consegue ver em diversos testes que á coisas boa no 4c além da estética.

Eu percebo e concordo integralmente contigo. Mas há críticas que vão além do emocional e preferência pessoal.

Se a caixa é má, é má. Não se trata de preferires mais curta ou mais longa, mais leve ou mais dura. Se não faz o seu trabalho e é muito errática no seu funcionamento (como a do 4C é), a caixa é objetivamente má. Pode haver quem prefira uma caixa má a uma caixa boa? Pode. Há malucos pra tudo. Mas duvido que qualquer pessoa que tenha um 4C e tivesse hipótese de caixa ser trocada pela do porsche boxster ou a do Honda S2000, não aceitasse na hora.

O mesmo pra direção. O mesmo para o impreciso comportamento em piso que não seja asfalto perfeito de pista. Pode-se amar o carro, comprá-lo na mesma e adorar tê-lo. Não porque se adora ou "prefere" uma má caixa, uma má direção, mas porque gostamos do resto do carro e aceitamos na mesma os seus defeitos. Agora se a condução for a prioridade e a sua qualidade, o Lotus Exige será a primeira escolha. O Boxster a escolha do excepcional comportamento com versatilidade maior que o Lotus e o 4C? Para quem adora a marca e adora a sua estética. E são razões válidas para a compra como outras quaisquer. Agora não me digam "há quem prefira assim". Há quem "tolere" o 4C ser assim, é diferente.

Já tive um contacto com o 4c e dizer que a caixa é mã é mesmo porque não sabes do que falas. Pode não ser a melhor caixa do momento, pode não ser perfeita mas não compromete nem mancha a perfomance do 4c. Conduzi em modo auto e as passagens foram rápidas de longe não desilude!!
Existem vários artigos jornalisticos que não falam mal da caixa e até a elogiam, classificando-a como rápida...queres que te mostre??

Já tinha postado esse teste...só mesmo para mostrar o quanto "mau" é o 4c face ao todo poderoso Lotus..Nesse teste mostra tudo e realmente vê-se que o 4C é melhor em quase tudo[;)]

Quanto aos comentários do dtv já referi anteriormente é anti alfa e gosta de "picar" o pessoal. Qualquer pessoa imparcial consegue ver em diversos testes que á coisas boa no 4c além da estética.

Eu não sou anti-alfa, pelo contrário. Não concordo é com o histerismo do 4C ser o melhor carro à face da terra. Que não é.

Mas é isso. O mesmo fanatismo que me é apontado, é tanto ou maior do vosso lado nas críticas que fazem à evo, à porsche ou a todos que dizem algo menos bom do 4C, etc, etc, etc.

Mas ok, boa discussão, que eu desisto.

Eu não sou anti-alfa, pelo contrário. Não concordo é com o histerismo do 4C ser o melhor carro à face da terra. Que não é.

Mas é isso. O mesmo fanatismo que me é apontado, é tanto ou maior do vosso lado nas críticas que fazem à evo, à porsche ou a todos que dizem algo menos bom do 4C, etc, etc, etc.

Mas ok, boa discussão, que eu desisto.

Mas diz só uma coisa e porquê só a Evo é que é valida? as outras que falam bem o melhor do carro não são? Fanatismo é aquilo que mostras baseando-te apenas quase exclusivamente na EVO que falou mal (mas que apesar de tudo escolheu o 4c entre os 10 melhores desportivos da altura).

Alfa 4c

OrDoS, desculpa, sei que desconhecias, mas és um fanático!!!

O que gera esta discussão toda é algo tão simples como: O ZOOL comprou o carro que QUIS, com o dinheiro DELE, carro esse que cumpre todas as premissas que ELE definiu, para fazer dele o que ELE quiser e gostar!! E para isso não precisou da opinião ou validação de OUTROS.

O ZOOL não disse que comprou "o melhor". Comprou o que quis! independentemente do que proclamam os "Adventistas de 7º dia da EVO". Comprou e está-se completamente a C#G@R para o que os gajos da EVO (e seus acólitos) dizem, pq isso não passa da opinião deles!! do gosto deles!! E a opinião deles vale o que cada um quiser.
Se um qq gajo da EVO gostar de se sentar no colo de adultos do sexo masculino, imagino a loucura que vai ser para alguns qd descobrirem e tiverem a validação necessária.....

O que me "irrita" é dizerem sem sombra de dúvida "isto é mau" sem sequer se terem sentado... ou que é "o melhor" sem sequer terem visto ao vivo qualquer um dos modelos que falam...

Mas pronto, como já escreveram acima, é por estas e por outras que quase não se vêm DB de jeito por aqui, e o fórum é cada vez mais vazio de conteúdo (útil para obter informação - mto graças ao Rockoner e a alguns "estarolas" que se mantém e que são compêndios de informação - mas péssimo na partilha de experiências pessoais). Quem pode comprar o que quer e quer partilhar a experiência, vai para outros cantos.

Valorizar APENAS as reviews da EVO (até generalizo, da imprensa inglesa), apenas mostra ignorância! É não conhecer o país, as estradas, e até as especificidades quer de afinações, quer de engenharia que obrigam a adaptação LHD para RHD.
É muito difícil encontrar as típicas B-Roads inglesas no resto do Mundo. No que toca a condução, são mais semelhantes às nossas estradas qq estradas francesas, espanholas, norte-americanas ou até sul-africanas ou australianas que uma B-Road inglesa!

Eh pá.. Sem comentários a isto. Ainda bem que a ti, "ver um carro ao vivo" e "sentar-se num" é o que te dá a opinião sobre um carro. A mim e a muitos, é mesmo a parte da condução. A Evo é apenas uma entre milhentas revistas. Mas também não deves conhecer muitas.

PS: também é por faltas de educação e de respeito que muitos optam por não fazer DB neste fórum nem partilhar detalhes dos carros desportivos que possuem. Pensa nisso.

Last edited:
Alfa 4c

Mas diz só uma coisa e porquê só a Evo é que é valida? as outras que falam bem o melhor do carro não são? Fanatismo é aquilo que mostras baseando-te apenas quase exclusivamente na EVO que falou mal (mas que apesar de tudo escolheu o 4c entre os 10 melhores desportivos da altura).

Claro que não. Mas ao contrário do que aqui se diz, nenhuma disse que o 4C era o melhor carro. O site da Evo é linear e fácil de consultar e ir buscar links. Por isso coloquei alguns de lá. Como podia ser de qualquer outra revista.

Mas eu daqui em diante só digo "no FAH o 4C foi votado o melhor carro jamais criado".

Last edited:
O 4c está longe de ser perfeito e não é o melhor carro de se conduzir no dia a dia mas uma coisa é certa as sensações de condução que proporciona estão ao nivel de carros que custam o dobro ou o triplo do preço (talvez o Lotus sejam o único que proporcione sensações semelhantes). È indescritível!!

Claro que não. Mas ao contrário do que aqui se diz, nenhuma disse que o 4C era o melhor carro. O site da Evo é linear e fácil de consultar e ir buscar links. Por isso coloquei alguns de lá. Como podia ser de qualquer outra revista.

Mas eu daqui em diante só digo "no FAH o 4C foi votado o melhor carro jamais criado".

Eu gosto muito de Alfas mas o Alfa 4C é um carro incompreendido, nem todas as opiniões são unânimes. E nunca será comparável a um Porsche porque foram criados para finalidades diferentes. Se pudesse teria os 2. O Porsche para o dia a dia e o Alfa para a loucura naqueles dias em que apetece conduzir de faca afiada nos dentes.[;)]

Quanto ás revistas é como tudo, as tuas opiniões são validas como as de todos os outros, tu gostas das Evo e eu posso gostar de outra que tem uma opinião diferente e depois em que é que ficamos?? Quem tem mais razão?? Mas devias fazer um test drive (como eu fiz) para tirar ilações e compreenderes de facto um pouco da essência do 4C[;)]

[:D] Uma comédia o comportamento do Lotus em molhado
Em praticamente todos os testes o 4C é melhor pontuado do que o Lotus, e não é testes da treta baseados no "eu acho"... São testes com medições.

É muito simples:

O 4C está a usar Pirelli P Zero.
O Lotus está com Pirelli P Zero Corsa. Têm mais aderência em piso seco mas são piores em piso molhado.

P Zero
pzero_performace_sport_en-gb.jpg

P Zero Corsa
pzero_corsa_performace_supercar_en-gb.jpg

Repara nas diferenças de Wet Handling, Straight Hydroplaning, Lateral Hydroplaning

Isso já é obsessão. Alguém aqui disse que o 4C é o melhor?

Não nos esqueçamos que os Lotus jogam em casa.
Isto é, são décadas a afinar aqueles chassis para trabalhar nas B-Roads inglesas.
Costumam ter afinações mais complacentes, capazes de digerir de forma eficaz todas as irregularidades maradas do asfalto inglês. Permite melhor motricidade e progressividade nas reacções. A magia Lotus costuma ser essa complacência combinada com excelente controlo dos movimentos da carroçaria. Casamento difícil de obter.

Já que se fala na EVO, basta ver o teste ao MX-5, que revela um carro capaz de digerir bem tudo o que o asfalto inglês tem para dar, mas acaba por ser prejudicial quando entramos em modo ataque, pois o chassis não segura a carroçaria. É demasiado soft.

Segundo se diz, se um chassis é excelente nas B-Roads inglesas, deverá ser excelente em todo o lado.
Talvez o segredo da excelente performance do Giulia Q nos testes ingleses.
Ok. Não tinha pensado nisso.
Essa é uma boa explicação.

Eh pá.. Sem comentários a isto. Ainda bem que a ti, "ver um carro ao vivo" e "sentar-se num" é o que te dá a opinião sobre um carro. A mim e a muitos, é mesmo a parte da condução. A Evo é apenas uma entre milhentas revistas. Mas também não deves conhecer muitas.

PS: também é por faltas de educação e de respeito que muitos optam por não fazer DB neste fórum nem partilhar detalhes dos carros desportivos que possuem. Pensa nisso.

Eu julgava que era de fácil compreensão que, se não te sentaste num, se nunca sequer viste um... então muito menos conduziste um... mas já vi que não. Quanto à educação... tb é preciso dar para receber. Antes de apontar o dedo aos outros, convém olhar 1o para nós. Pensa nisso.

É muito simples:

O Lotus está com Pirelli P Zero Corsa. Têm mais aderência em piso seco mas são piores em piso molhado.

P Zero

P Zero Corsa

Repara nas diferenças de Wet Handling, Straight Hydroplaning, Lateral Hydroplaning

Isso é parte da razão. Os Corsa são piores em piso molhado mas o Lotus tem menos ajudas e menos intrusivas, normalmente convém estares a conduzir com atenção, são perdoáveis q.b. mas é se cometeres erros pouco graves (como fazeres trajectórias estúpidas em molhado [:D] ). A Lotus até dá a opção de fazer upgrade para os P Zero Trofeo que ainda são piores em molhado.

Estes carros são usados muito pouco à chuva e mesmo usando-os à chuva os donos não costumam abusar muito. A título de exemplo, um Elise dos anteriores tem um comportamento completamente diferente em molhado com uns R888 ou uns Yoko AD07, enquanto com estes últimos em bom estado se pode conduzir à chuva (torrencial até) de uma forma normal, os R888 fazem deles autênticas bailarinas aquáticas [:D]

É muito simples:

P Zero

P Zero Corsa

Sim claro... Então tem pneus superiores ao 4C em seco? Então explica porque nos testes em seco também foi pior que o 4c...
E ja agora, onde arranjaste essa info? Percebes japonês? Ahahah
O DTV é mesmo uma comédia... Quando ficou sem argumentos armou-se em adulto e disse: Desisto desta discussão parva.... Priceless! Ahahah

Back