Alfa 4c

Atenção é que o sistema não é proprietário do grupo PSA mas sim da Magneti Marelli ;)

Ah! Isso explica tudo...

Por sua vez a MM pretence ao grupo FIAT...

Estava a achar muito estranho os italianos meterem uma peça francesa...

A mim, isso passa-me ao lado, porque se abrirem essa tal peça (turnkey solution, como são chamados) da Magneti, vão ver componentes de marcas do género Realtek, NXP (Philips), Samsung, AU Optronics, Analog Devices, Texas Instruments, Atmel, etc. etc. etc. que por sua vez, utilizam máquinas feitas pelo grupo Mitsubishi (Nikon), Canon, Carl Zeiss, ASML, blá blá blá, para as fazer.

Conclusão: vem tudo mais ou menos do mesmo sítio...

Última edição:
É mais um daqueles projectos que já deram mil e uma voltas
A Dallara fornece o know-how, o esqueleto do concept provém deles, fala-se num track-car para a Dallara, e um Abarth e Alfa Romeo para estrada.
A Dallara sai de cena, Fiat desenvolve tudo sozinha (reformulando o que já tinha sido alcançado pela Dallara) e pelo caminho o Abarth perde-se.
Entra a Maserati em cena, com hipotético GranSport para ficar como o desportivo da marca, trocando o 4cilindros por V6 ou V8.

Verdade seja dita, acho que esta base poderia alimentar uma série de criaturas.
A Abarth poderia desenvolver um track-car como estava destinado para a Dallara, e criar campeonato mono-marca ou mesmo preparar uma criatura para a categoria GT4 (o que implicaria um carro de estrada). Sempre permitiria reforçar esta marca, garantir presença nas pistas, gerar algum buzz em circuito, criar um business case mais sólido para a existência da Abarth, do que apenas dar vitamina extra aos 500. Poderia tornar-se em algo semelhante a uma Caterham italiana, com a benesse de estar integrada num grande construtor.
Faz falta ver os italianos regressar ao mundo das competições (e não apenas F1) e entre campeonatos de turismos, GT's e rallyes, a Abarth poderia ser o centro de competição do grupo.

Concordo com o que vão fazer com a Maserati. Poderemos ter criatura a custar quase o dobro do 4C, com margens de rentabilidade bem apetitosas e é excelente para reforçar o portfolio da marca, a puxar pelos genes desportivos do tridente, mas sem "espetar" o tridente na bunda do cavalinno.
Apontar baterias a criaturas como o r8 ou o 911 Turbo está perfeitamente ao alcance da Maserati.

No caso da Alfa, acho medida excelente. Pode não garantir a sustentabilidade da marca, ou as vendas desejadas, mas será peça fundamental para dar visibilidade e crescente credibilidade à construção de uma marca global como o Marchionne pretende.
A meu ver, já deviam ter pensado nisto mais cedo.
Já quando lançaram o 8C, achei uma oportunidade perdida. Como tinha dito na altura, em vez de um 8C, bastaria um "6C", mas sem ser super-limitado e exclusivo, um verdadeiro carro de produçao (mesmo que à mesma baseado no 4200GT), e capaz de morder os calcanhares a propostas mais estabelecidas.
O 8C nasceu em 2007. Se em vez dele, tivesse vindo o tal "6C", talvez não houvesse a necessidade de criar este 4C e todo o guito de investimento pudesse ter sido usado para o desenvolvimento de modelos de volume, e não chegássemos à realidade actual de ver a Alfa resumida a 2 carros...

E acho que ainda daria espaço para outras criaturas hipotéticas (e com menor probabilidade acontecer pelos mais variados motivos):
- um sucessor espiritual do X1/9. Tem a arquitectura certa. Basicamente imaginar um 4C mais modesto: carroçaria em fibra de vidro, rodas mais modestas (15, 16), o motor 1.4 Turbo em várias setups, uma simples caixa manual, e um evocativo arco de segurança e poderia situar-se como chamariz para a Fiat. Mas tendo actualmente a lógica Panda e sobretudo 500, de dificil encaixe.
- Um animal de Rallye para a Lancia. Não queria entrar no mundo retro e recriar o Stratos. Apesar de que, com motor atrás das costas, a tentaçao seria grande. Mas eles têm uma base excelente, facilmente adaptável a uma série de usos, e seria interessante voltar a ver um mid-engine lutar pelo primeiro lugar num campeonato cheio de "utilitários". Seria uma criatura à mesma compacta, com curta distância entre-eixos, e bastaria baixar cilindrada de 1.75 para 1.6. Adaptar tracção total também não me parece um desafio herculeano, dado a adaptabilidade da base. Deveria fazer maravilhas pela visibilidade da Lancia, mas, claro, obrigaria a uma estratégia completamente nova para a marca. No entanto, com a visibilidade adquirida, talvez fosse mais fácil seguir o novo caminho delineado

Faço um "Dino" com essa base, e um motor V6, e um exterior mais "Ferrari", e essa m_rda rentabiliza mais [:cool:]

Mais barato que o 4C (badge FIAT) é que não valerá a pena...

Este motor não é o do Giulietta.
Está relacionado com este, mas recorre a uma série de ingredientes novos. Um deles, bem grande, é a passagem para um bloco em aluminio, que permitiu reduzir o peso do motor em 20kg.

e 240cv para um 1.75, rivalizando com uma série de motores 2 litros turbo no mercado, parece-me excelente valor.
Segundo os rumores, o 4C terá versão "Stradale" com 270cv.
E os 300 anunciados, quando o motor foi apresentado, não eram referentes ao 4C, mas sim ao potencial do motor em si.
Ou seja, existe ainda espaço para evoluir.

Eles anunciam menos de 4kg/cv para o 4C, o que significa um peso a rondar os 950kg, caso os 240cv se confirmem.
Vamos pôr isto em perspectiva: é uma relação peso potência melhor que um Cayman S com PDK.

Seriam mesmo necessários 300cv para andar depressinha?

Desconhecia que não era o mesmo motor, obrigado pelo esclarecimento.

Expliquei-me mal, não acho que sejam necessários 300 cv num automóvel com menos de 1.000 kgs. Contudo, sou da opinião que o 4C merece uma mecânica de excepção e, conhecendo como conheço o motor do actual Giulietta QV, tinha dúvidas que se adequasse ao 4C. Vamos ver se será o caso desse novo 1750 Tbi.

Ficam definitivamente tiradas as dúvidas para quem afirmava que as imagens que coloquei eram photoshop.
Site oficial: Geneva 2013: discover 4C the first compact supercar by Alfa Romeo
Já falta pouco.[:cool:] 5 de março (3ª feira) 10h30, hora portuguesa.
TgLNvew.jpg
lxa5tiH.jpg
7GkiH4h.jpg
ymX4CEj.jpg
3I68GE9.jpg
nvknoCs.jpg
9LiEw12.jpg

Ficam definitivamente tiradas as dúvidas para quem afirmava que as imagens que coloquei eram photoshop.
Site oficial: Geneva 2013: discover 4C the first compact supercar by Alfa Romeo
Já falta pouco.[:cool:] 5 de março (3ª feira) 10h30, hora portuguesa.

Acho que isso na altura tinha ficado estabelecido... Embora tenham uma grande dose de photoshop e sejam absolutamente manhosas, são estas as imagens oficiais e são novas... De qq forma este site já está online desde pelo menos dia 12, foi oficialmente apresentado com o PR.

Cá para mim continuo a reservar uma opinião para dia 5 e para depois apreciar as fotografias reais, não as imagens produzidas.

Problema é que o actual Boxster é mesmo muitoooo bom ( e é cabrio) !! A alfa se quer ter algum argumento terá de fazer um carro sublime.

Problema é que o actual Boxster é mesmo muitoooo bom ( e é cabrio) !! A alfa se quer ter algum argumento terá de fazer um carro sublime.

Verdade.
A Alfa terá de fazer um carro brutal!

As característica estão lá todas. As especificações são excelentes... Falta complementá-las na estrada!!

Mas não vai ser fácil! Até porque o que não faltam são haters por esse mundo fora, que por cada pintelho mal conseguido vão bater que nem ceguinhos!! Pormenores que são apenas isso, serão aspectos determinantes!!

Uma coisa já não lhe tiram, é muitoooo mais bonito que qualquer Boxster... E acredito que ao vivo, será arrebatador!!

Mas, "la belleza non basta!!" [;)]

Não sejas do contra. Este é um carro de bandeira da marca, exclusivo e só para lovers. Não entra em nenhum mercado competitivo. (respostas que me deram umas páginas atrás...dos do costume)

Pessoalmente acho o novo Boxster lindissimo ...

http://s1.aecdn.com/images/news/gallery/geneva-2012-porsche-boxster-live-photos_1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-vX-rqyLgp...y-Vw/s1600/01-2013-porsche-boxster-geneva.jpg

Entao nessa cor fica demais.

O Alfa é esperar para ver ...

Para já vejo um grande problema difícil de eliminar de muitas cabeças ... "um 4 cilindos 1.8" vs os 6 cilindros 2.7 da Porsche .

Mas tambem tou certo que a diferença de preços será considerável , uns 10K pelo menos.

No entanto os Lotus padecem do mesmo "mal" (motores pequenos) ... e sao muito apreciados ... daí a necessidade de ser tão bom dinamicamente.

Última edição:
Voltar
Superior