Alfa 4c

Ou seja, temos uma berlinetta, com 200 e tal cvs, e que em termos de peso anda bem abaixo
dos 1000Kgs...

E o pessoal anda preocupado com botões e forros? [:D]

A mim preocupa-me mais, se a direcção é competente, como está afinado em termos de suspensão, se o motor tem lag...

O 4 cilindros assenta que nem uma luva, num carro com este peso, 6 cilindros seria um erro crasso, peso
a mais e complexidade extra.

Diria mais, se fosse um 2.0L NA com 220/240cv, com um volante de motor com "pouca inércia" seria ouro sobre azul...

Tem algum jeito uma alça para fechar a porta?[:D]
salon__2013__Salon_International_de_l-Automobile_Gen-ve_2013__Alfa_Romeo_4C__Alfa_4C67_960_logo-LBA.jpg

A Alfa é mesmo forreta![:p]

PS - essa história do volante do motor ser demasiado pesado não me convence. Não faz sentido terem-no feito neste carro, ainda por cima a rotação demora imenso tempo a cair, mesmo para um volante motor pesado.

PS - essa história do volante do motor ser demasiado pesado não me convence. Não faz sentido terem-no feito neste carro, ainda por cima a rotação demora imenso tempo a cair, mesmo para um volante motor pesado.

Estava a falar genericamente...

Um NA, tem sempre outro tipo de resposta que um turbinado, é mais imediato...
Mesmo que tivesse marginalmente menos potência, preferia um 2.0L NA com menos 20cvs a este 1.75Tbi, embora
compreenda o peso da cilindrada 1750 no universo Alfista.

És capaz de ter azar...

Azar ? isto foi um bocadinho infantil, não ? :sh)

Eu espero e desejo que o carro seja o melhor possível. Agora espero que isto não seja só um altar e que possa ser um local de discussão de critica, de troca de impressões, etc.

Já agora se me dissesses que o chassi era desenvolvido pela lotus, isso seria, em minha opinião, excelentes noticias, a maserati apesar de fazer excelentes GTs também não tem feito carros com este género de posicionamento nos últimos tempos. [;)]

Eu formulei mal a minha pergunta. Tinha em mente carros desportivos.

Em carros "normais" habitualmente os Alfas safam-se bem, embora tenhas exagerado um bocadiiiiiinnnho na tua resposta [:D]

P.S.: Os Alfas Brera, Spider, Mito, são referenciais ? :confused:
Bem... Antes de mais, resta saber o que entendes por dinâmica.
Quanto a mim, dinâmica, refere-se apenas ao comportamento do chassis e suspensões. Não me refiro a motores quando falo de dinâmica.
Nesta perspectiva, o MiTo é referencial Pelo que li, no seu segmento, a maior parte das publicações dizem que é apenas batido pelo Mini. Não todas. Mas admito que seja a maior parte. Ainda assim, situa-se no topo do segmento.
O Spider, sinceramente, nunca li nada.
Mas, se tiver um comportamento semelhante ao Brera (ou ao 159, o chassis é o mesmo), continua a alinhar pelo topo do segmento. O peso mata o carro mas é em prestações puras, não em comportamento dinâmico. Aliás, uma preparadora inglesa qualquer - não me lembro qual - fez uma versão do Brera com menos peso, só FWD e o resultado final foi muito bom, o que vem atestar a competência do chassis.
E se continuares por aí fora, nos últimos 10 anos, só tens carros sempre no topo de cada um dos segmentos nesta matéria - 156, GT, 147...
Acho que a minha resposta até foi contida.

Mesmo que tivesse marginalmente menos potência, preferia um 2.0L NA com menos 20cvs a este 1.75Tbi, embora
compreenda o peso da cilindrada 1750 no universo Alfista.

Eu sei que estavas a falar no geral, eu também.[;)]

Eu também preferia um motor NA no 4C, mas não estou a ver nenhum digno que a casa ofereça neste momento para este carro.

A questão da misticidade do 1750 é verdadeira, mas o número 2000 também faz parte da história da Alfa.[;)]

1300, 1600, 1750 e 2000 são os 4 números míticos.

Azar ? isto foi um bocadinho infantil, não ? :sh)

Eu espero e desejo que o carro seja o melhor possível. Agora espero que isto não seja só um altar e que possa ser um local de discussão de critica, de troca de impressões, etc.

Já agora se me dissesses que o chassi era desenvolvido pela lotus, isso seria, em minha opinião, excelentes noticias, a maserati apesar de fazer excelentes GTs também não tem feito carros com este género de posicionamento nos últimos tempos. [;)]

Maserati e Ferrari trabalham a maior parte do tempo juntas.
Na realidade não existe nenhum Maserati nestes moldes há imenso tempo, no entanto o know how existe porque a Ferrari está sempre de mão dada.[;)]

O Grupo FIAT é muito ligado entre si, aliás, como já deves ter reparado.
Não existem apenas partilhas de componentes mas também desenvolvimento dos mesmos.

Tem algum jeito uma alça para fechar a porta?[:D]
salon__2013__Salon_International_de_l-Automobile_Gen-ve_2013__Alfa_Romeo_4C__Alfa_4C67_960_logo-LBA.jpg

A Alfa é mesmo forreta![:p]

Quando a Porsche o fez ninguém reclamou!

cf61feb2.jpg

Podiam sempre ter metido meio V8 Ferrari [:cool:]

Mas a Fiat nunca iria em aventuras destas quando o TBI já estava pronto e terá emissões e consumos inferiores.

Ou seja, temos uma berlinetta, com 200 e tal cvs, e que em termos de peso anda bem abaixo
dos 1000Kgs...

E o pessoal anda preocupado com botões e forros? [:D]

A mim preocupa-me mais, se a direcção é competente, como está afinado em termos de suspensão, se o motor tem lag...

O 4 cilindros assenta que nem uma luva, num carro com este peso, 6 cilindros seria um erro crasso, peso
a mais e complexidade extra.

Diria mais, se fosse um 2.0L NA com 220/240cv, com um volante de motor com "pouca inércia" seria ouro sobre azul...

Não é bem preocupação. Eu diria que há mínimos. E muitos exemplos que relatei é uma questão de desatenção e não de custo superior. Por muito que um Elise seja o mais comparável a este 4C, não consigo conceber que um interior de um Alfa Romeo possa descer a esse patamar.

Fui o único que até gostou do pormenor da alça? :sh)

Acho que fica bem num interior "light" como se quer neste carro, e parece-me pensado e desenhado para estar ali e não tem um aspecto de barato ou de "desenrasque" como no Porsche.

Acho que fica bem num interior "light" como se quer neste carro, e parece-me pensado e desenhado para estar ali e não tem um aspecto de barato ou de "desenrasque" como no Porsche.
gosto bastante da solução da Alfa.
A solução da Porsche não é por ser barata (o preço do GT2...), mas para dar um look de competição e raw

compreenda o peso da cilindrada 1750 no universo Alfista
.

Um 2,0 NA seria interessante, mas muito Japon Style.

Preferia um pequeno V6 de 2,4 litros (Como o do Dino ou do Stratus original) que nos dias de hoje poderia ter os mesmos 240 cv com facilidade.

Os carros italianos têm historicamente muitas mecânicas nobres e acho que o casamento de uma (do género da que refiro em cima) com tudo o que este carro trás de novo, nomeadamente o ser de carbono, seria perfeito.

Claro que podia penalizar mais 20 ou 30 kg !? mas creio que se justificaria.

A solução da Porsche não é por ser barata (o preço do GT2...), mas para dar um look de competição e raw

Este tipo de pega na porche já foi utilizado em modelos antigos mais racings (não estou seguro se no 2,7 RS) isso e prescidirem do simbolo no capo e meterem apenas um autocolante para pouparem peso. [;)]

P.S.: Eu também gosto da solução do Alfa

Também gosto, parece ser um toque de qualidade até, uma alça em pele, tem um óptimo acabamento e com suportes em alumínio próprios. Quem lê certos comentários dá a parecer que está ali um cordel.

Numa porta forrada a pele e alcântara, com uma coluna, vidro eléctrico e airbag? [:D]

Essa heterogeneidade em que alguns fabricantes insistem nas versões mais desportivas nunca me convenceu. Destoa completamente o conjunto e por si só traz uma poupança de peso completamente insignificante. Se querem uma versão aligeirada que reduzam um pouco por todo o lado, que vão certamente tirar muito mais quilos no total do que removendo peças isoladas, e o conjunto vai continuar com um aspecto de "produto acabado", mesmo que de uma qualidade inferior.

A panca do símbolo em autocolante então é hilariante, de certeza que se fosse desmontar o carro à procura encontrava dezenas ou centenas de tampinhas inúteis por todo o lado tão ou mais pesadas.

Última edição:
Desde que saíram as fotos oficiais do carro que ando a fazer um esforço para tentar gostar dele, até porque este seria aquele tipo de carro que poderia dar certo e salvar a honra do convento (vulgo Alfa Romeo). No entanto, a Alfa Romeo volta a errar no produto final e em saber o que faz vender carros. Este carro era daqueles que tinha tudo para dar certo em termos desportivos, desde a potência, peso, tracção, posição do motor etc. Mas a Alfa Romeo optou por negligenciar outras componentes que um comprador de um carro destes preços aprecia (sim, porque este 4C vai ter um preço muito superior ao valor que ele transparece). A marca tem de aprender a deixar de fazer carros para os "alfistas" (ou qualquer apaixonado que idolatra a marca e compra os seus produtos sejam superiores face à concorrência ou não) e passar a fazer carros para aquelas pessoas que utilizam não só o coração mas também a cabeça para fazer as suas escolhas racionais.
Nas páginas anteriores comentava-se que a Porsche deveria ter mais modelos deste género em vez de apostar no Cayenne e no Panamera, no entanto esta visão e decisão de um ponto de vista financeiro seria catastrófica. Os modelos familiares da Porsche representam muito mais de 50% das vendas da Porsche hoje em dia e é graças a eles que a marca consegue ter capacidade para reinvestir e criar "maravilhas" como o boxster e 911 e respectivos modelos mais apimentados (spyder, GT3 etc.) Só para terem uma ideia o 911/boxster/cayman vendem tanto num ano como o panamera. Por sua vez o Cayenne vende o dobro do panamera. [:D] Escusado será ainda dizer que a maior margem de lucro por modelo pertence também aos familiares. Já lá vai o tempo em que o boxster salvou a marca da ruína.
Portanto, continuem com o pensamento de que as marcas "especiais" tem somente de fazer modelos desportivos com tecnologia e materiais de ponta para agradar ao fans, produções super limitadas, e depois queixem-se que daqui a 10 anos a marca já não existe. Sim, porque a Alfa Romeo só não foi ainda fazer companhia à Rover porque tem um grande grupo que a vai segurando, visto as suas vendas serem miseráveis para uma marca generalista.

Passando ao 4C... Em termos de concepção aparenta ser efectivamente um carro magnifico. Das informações que li, das fotos e videos que vi, efectivamente estamos perante um carro que pretende ser mais hardcore, perante um carro que pretende rivalizar com a única marca com uma filosofia sem rivais... A Lotus. É claro que o marketing ao sugerir modelos como o Audi TTS já está a falhar, pois percebe-se claramente que eles querem tirar o lugar aos audi, bmw, porsche, etc. mas com um produto que nada tem a ver com os clientes que estas marcas alcançam. Fico na dúvida sobre os verdadeiros objectivos que a Alfa Romeo queria alcançar.
Em termos exteriores prefiro o concept em todos os aspectos. Os faróis frontais são a cereja no topo do bolo (pela negativa), não percebo o que passou pela cabeça da marca para lançar algo daquele género. É simplesmente horrível e não combina em nada com o estilo do carro. Nem vou comentar os espelhos retrovisores porque já seria um preciosismo (ou não).[:D]
Acho ainda curioso que os utilizadores que dizem que o série 1 F20 é um carro feio (acusando precisamente os faróis e farolins como factor principal) e que o Série 3 E90 tinha uma traseira horrível (também pelos faróis) acham este 4C maravilhoso e que os faróis é um pormenor mínimo, que não é relevante e que o que interessa é a dinâmica entre outros. Pois bem, estes bmw's também tem outros atributos superiores à concorrência e mesmo assim lêem-se certos comentários a denegrir de tal forma que não há explicação.
Relativamente ao interior, não consigo perceber o que é "aquilo". Então um carro que vem com um preço altíssimo traz uns interiores ao nível dos restantes segmentos B's do grupo? Desde o volante, saídas de ventilação, consola central... Tudo bem que a marca usou e abusou do carbono, mas escusava de ir à reciclagem buscar os materiais do interior. Salva-se a pega das portas em pele com pregas em alumínio que é o único pormenor digno de "luxo" e requinte, com bom aspecto. Ainda assim encontra-se junto a um puxador em plástico para abrir a porta, se bem estou a ver. No mínimo estranho.
Concluindo, parece-me que o facto de anunciarem um número de previsões de vendas baixo é porque a marca está ciente que o carro vai alcançar somente o público apaixonado pela marca e muito "purista" (em todos os sentidos) e ainda porque desta forma se as vendas forem ligeiramente superiores já é possível dizer que o modelo "superou as vendas" e "melhor que qualquer previsão", entre outros. É tudo uma questão de perspectiva.

Última edição:
Voltar
Superior