Alfa 4c

Não me levem a mal, eu não sou do género de pessoa que acha que existem carros melhores e carros piores. Para mim existem tipos de carros diferentes e cada um procura adaptar-se a um género de mercado.
E maior prova de que os Lotus/Alfa são pouco adequados .....são as vendas.

A Lotus faz carros de baixa produção, sempre o fez. A Alfa ainda nem vende o carro e já é pouco adequado... porque vende pouco? [:D] Aliás, venderá sempre pouco, isso é propositado. Há um tecto máximo de 3500 carros por ano. Até por constrangimentos a nível de produção de chassis de carbono. Depois o lucro em cada carro será baixo, a forma manual como tudo é produzido e montado custa muito dinheiro.

O carro vai servir sobretudo para dar de novo visibilidade à marca nos E.U.A. De modo a introduzir com sucesso o 6c/giulia em 2014 e o SUV e o Spider em 2015. Não tem de maneira alguma objectivo de concorrer em vendas com quem quer que seja. Muito menos com o Cayman que vende às toneladas e se encontra em cada esquina.

P.S. essa sua ideia de que um carro para 'enquadrar-se' tem de ser prático é falaciosa. Nesse sentido que enquadramento têm carros como o Huyra, o LaFerrari, o Agera? Ficaria muito melhor servido numa relação de praticabilidade e usabilidade com um Bugatti Veyron ou até mesmo com um qualquer 911. Depois era só comprar um formula 3000 ou um formula Renault para as brincadeiras nas pistas. Porquê sair com o meu Huyra se tenho na garagem um 911 e na pista um carro formula? Não se enquadra...

A beleza destes carros está precisamente nessa falta de enquadramento. No gosto pelo gosto, no não ter medo de fazer cedências.

Um 4C ou um Elise serão sempre carros de nicho. Racionalmente são difíceis de justificar. Um Cayman faz 95% do que eles fazem em condução desportiva, e é muitíssimo melhor em todos os restantes parâmetros de avaliação. Por isso é que vende muito mais. Qual é que eu escolhia? O Lotus, obviamente. As melhores escolhas na vida são sempre irracionais. E felizmente ainda há marcas que apostam na irracionalidade, por isso há que tirar o chapéu à Alfa por ter levado este projecto até ao fim.

P.S. essa sua ideia de que um carro para 'enquadrar-se' tem de ser prático é falaciosa. Nesse sentido que enquadramento têm carros como o Huyra, o LaFerrari, o Agera?

É um mercado muito diferente do Alfa 4C e do lotus.
Esses são objectos de luxo! O Alfa e o Lotus são brinquedos. Não dá para comparar!

Não é uma questão de gostar ou não de conduzir! Não gostar de conduzir um carro destes durante 1000km consecutivos não significa não gostar de conduzir. Não gosto nesse, mas gosto noutros.
Se eu não gostasse de conduzir, não teria feito esta - e outras - viagem de 1000km em cada sentido quando ficava mais barato, rápido e confortável ir de avião. Fui pelo puro prazer de conduzir.

Muitas vezes vejo aqui no fórum pessoas afirmarem que estes carros é só para quem gosta de "condução pura", bla bla bla ......e que os outros são para quem gosta de outras coisas que não são "condução pura".
Não é correcto!!

O Lotus tem boas performances em pista....Mas alguém aqui tem uma pista para andar todos os dia?!
Se é para ir lá uma vez por mês, porquê ficar com um "monstro" desses, quando existem máquinas melhores e mais baratas para andar em pista?
Afinal onde é que o Lotus/Alfa enquadra-se bem??

Expresso,

Eu não disse que quem não gosta desses carros ou prefere outros não gosta de conduzir. O que eu disse é que alguém que não goste mesmo de conduzir nunca o faria nesses carros.

Agora permite-me também dizer uma coisa: O nível de comunicação entre o condutor e o carro num Exige é muito superior a num Cayman. E não tens que acreditar em mim... tens a imprensa especializada toda a dizer isso mesmo. Acabaste por não dizer se chegaste a conduzir um Lotus (e se sim, qual em concreto, e o que não gostaste em concreto nele).

Quiseste um carro para o dia-a-dia que fosse desportivo e prático e te oferecesse um grau de compromisso que se adequou mais aquilo que querias. Escolheste o Cayman. Eu, nessa gama, e para manter a questão do "prático", tinha escolhido um 1M. 4 lugares, um motorzão à maneira e umas linhas mais musculadas que o Cayman. Sim, deve ser mais pesado, mas em termos de praticabilidade e porque, como dizes bem, não se anda em pista todos os dias, a diferença no peso não se notaria. É apenas um referencial diferente.

Outra coisa... o Lotus não serve só para pista. Se nunca conduziste um carro que pesa 800 e tal kgs numa estrada de montanha, em modo time-attack, não sabes o que estás a perder. Ainda por cima, com os A048 (pneus), aquilo agarra que nem uma mosca no tecto. Consegues fazer curvas a velocidades impensáveis num carro com maior massa e sem uns pneus tipo Countach com borracha actualizada. É indescritível... E depois tens o ritual... os cintos de 4 pontos (o elise que conduzi tinha, o exige não), a altura do carro ao solo, e a figura de urso que fazes ao entrar e sair... tudo isso contribui para a experiência.

Deixo-te um conselho... não vás experimentar o Exige (o laranjinha está à venda no porto), porque deixas lá o cayman, trazes o lotus e compras uma citadino confortável para o dia-a-dia[:D].

Um 4C ou um Elise serão sempre carros de nicho. Racionalmente são difíceis de justificar. Um Cayman faz 95% do que eles fazem em condução desportiva, e é muitíssimo melhor em todos os restantes parâmetros de avaliação. Por isso é que vende muito mais. Qual é que eu escolhia? O Lotus, obviamente. As melhores escolhas na vida são sempre irracionais. E felizmente ainda há marcas que apostam na irracionalidade, por isso há que tirar o chapéu à Alfa por ter levado este projecto até ao fim.

Eu também escolhia muita coisa diferente, se não tivesse de pensar no dinheiro que elas custam e ponderar o lado racional das coisas.
Se fosse milionário, provavelmente comprava muitas de forma irracional. Como não sou, quando compro algo, tenho de pensar muito bem nos propósitos e neste caso, o Cayman serve para muitos mais propósitos do que o Lotus/Alfa sem com isso perder quase nada em pista (em muitas até é mais rápido).

Se fosse fosse milionário, comprava um Ferrari e não um Alfa 4C.....[;)]

Eu também escolhia muita coisa diferente, se não tivesse de pensar no dinheiro que elas custam e ponderar o lado racional das coisas.
Se fosse milionário, provavelmente comprava muitas de forma irracional. Como não sou, quando compro algo, tenho de pensar muito bem nos propósitos e neste caso, o Cayman serve para muitos mais propósitos do que o Lotus/Alfa sem com isso perder quase nada em pista (em muitas até é mais rápido).

Se fosse fosse milionário, comprava um Ferrari e não um Alfa 4C.....[;)]

Também acho que o Cayman é melhor compra, e seria a minha recomendação caso alguém me viesse pedir a opinião sobre uma escolha entre esses modelos. O que não invalida que eu fosse sempre para o Lotus. Manias [:D]

Expresso,

Eu não disse que quem não gosta desses carros ou prefere outros não gosta de conduzir. O que eu disse é que alguém que não goste mesmo de conduzir nunca o faria nesses carros.

Agora permite-me também dizer uma coisa: O nível de comunicação entre o condutor e o carro num Exige é muito superior a num Cayman. E não tens que acreditar em mim... tens a imprensa especializada toda a dizer isso mesmo. Acabaste por não dizer se chegaste a conduzir um Lotus (e se sim, qual em concreto, e o que não gostaste em concreto nele).

Quiseste um carro para o dia-a-dia que fosse desportivo e prático e te oferecesse um grau de compromisso que se adequou mais aquilo que querias. Escolheste o Cayman. Eu, nessa gama, e para manter a questão do "prático", tinha escolhido um 1M. 4 lugares, um motorzão à maneira e umas linhas mais musculadas que o Cayman. Sim, deve ser mais pesado, mas em termos de praticabilidade e porque, como dizes bem, não se anda em pista todos os dias, a diferença no peso não se notaria. É apenas um referencial diferente.

Outra coisa... o Lotus não serve só para pista. Se nunca conduziste um carro que pesa 800 e tal kgs numa estrada de montanha, em modo time-attack, não sabes o que estás a perder. Ainda por cima, com os A048 (pneus), aquilo agarra que nem uma mosca no tecto. Consegues fazer curvas a velocidades impensáveis num carro com maior massa e sem uns pneus tipo Countach com borracha actualizada. É indescritível... E depois tens o ritual... os cintos de 4 pontos (o elise que conduzi tinha, o exige não), a altura do carro ao solo, e a figura de urso que fazes ao entrar e sair... tudo isso contribui para a experiência.

Deixo-te um conselho... não vás experimentar o Exige (o laranjinha está à venda no porto), porque deixas lá o cayman, trazes o lotus e compras uma citadino confortável para o dia-a-dia[:D].

Não disseste, é verdade! Mas como vejo tantas vezes isto aqui no fórum.....já fico escaldado, desculpa!

O 1M é feio (minha opinião) e eu não consigo conviver com isso [:D]. Prefiro um M3 usado.

Nunca conduzi um de 800kg, mas já tive um de 540kg com slick e essas coisas todas [;)]

Nah.....não trocava! Quero continuar a papar muitos Km e o exige é muito doloroso para isso! Se tivesse €€ para trocar agora de carro, ia buscar o novo cayman, ou R8 usado ....ou um GTR

Obs: não, nunca experimentei nenhum Lotus porque não gosto de andar em carros emprestados. Todos os carros que já tive, comprei-os sem nunca ter experimentado! Os que experimente, não comprei [:D]

Também acho que o Cayman é melhor compra, e seria a minha recomendação caso alguém me viesse pedir a opinião sobre uma escolha entre esses modelos. O que não invalida que eu fosse sempre para o Lotus. Manias [:D]

Só dizes isso porque não estás a pensar em gastar o $$$ .....se tiveres de tirar os euros da carteira, já pensas doutra maneira, acredita [:D]

Quando tinha o meu Civic Type R, em 2004, tb achava que o Lotus era um carro de sonho e não compreendia o porquê de tanta gente gastar dinheiros em Porches, M3, etc etc quando havia um Lotus desses no mercado.
Depois comecei a trabalhar e a dar mais valor ao dinheiro e ....o Lotus deixou de ser uma boa opção [:D]

A BOLD, "pode fechar".

A sublinhado, obviamente, não fosse o teu nick "Lotus" [:p] [;)]

As melhores escolhas na vida são sempre irracionais. E felizmente ainda há marcas que apostam na irracionalidade, por isso há que tirar o chapéu à Alfa por ter levado este projecto até ao fim.

Concordo inteiramente.

A irracionalidade é o que move a paixão dos aficionados por automóveis. Uns somos mais uns somos menos.

Somos comandados pelo coração, a razão pouco entra em equação.

Se todos nós fossemos totalmente racionais andávamos todos de Clios e Fiestas e nem fazia sentido carros como estes existirem.

É esta diferença, irreverência, algo diferente e estimulante, novo, excitante.. que carros como o 4C e Lotus (e outros exemplos) nos podem transmitir em detrimento de um mais racional Cayman.

Há mercado para estes carros.

Há também que ter em conta que é sempre subjectivo.
Depende dos nossos gostos, percepções, ideais, expectativas.

Daí concordar que estes carros, são de facto, um nicho.

Deixo-te um conselho... não vás experimentar o Exige (o laranjinha está à venda no porto), porque deixas lá o cayman, trazes o lotus e compras uma citadino confortável para o dia-a-dia
[:D].

Estás a falar com alguém que teve um carro que tanto do ponto de vista da rapidez como do ponto de vista de ser uma experiência directa e crua de condução ainda está um bom patamar acima dos Lotus Exige e Elise [;)]

Somos comandados pelo coração, a razão pouco entra em equação.

Se todos nós fossemos totalmente racionais andávamos todos de Clios e Fiestas e nem fazia sentido carros como estes existirem.

É esta diferença, irreverência, algo diferente e estimulante, novo, excitante.. que carros como o 4C e Lotus (e outros exemplos) nos podem transmitir em detrimento de um mais racional Cayman.

Há mercado para estes carros.

Há também que ter em conta que é sempre subjectivo.
Depende dos nossos gostos, percepções, ideais, expectativas.

Daí concordar que estes carros, são de facto, um nicho.

Escrever isto é muito giro, fica bem. Bonito é realmente fazer.

Para mim, um Lotus continua longe dum carro de corridas.
Nas estradas de montanha, não posso, nem encontro adversários para disputar travagens lado a lado.

Conheço uns quantos pilotos e nenhum tem um Lotus ....vários tem Mercedes , bmw etc. Sera que estes tb não são apaixonados pela condução ?!?

Se realmente querem falar da paixão de pilotar, então vamos falar de maquinas a serio [:D]
Vamos falar da irracionalidade da competição......onde o Lotus vale zero .

O Cayman S esta na m/opinião, em pista e fora dela acima de um Lotus, seja Évora ou Exige.

A última versão do S (com pdk) fez recentemente um tempo de 1.59,40 no Estoril o que é mesmo muito bom.

Se alguém quer ter um carro raw orientado para pista então que arranje um Ariel Atom, KTM X Bow ou um Caterham R500 (não confundir: no conceito deste tipo de carros, não cabe o Lotus nem o S).

Expresso, se estás tão seguro e safisteito com a tua compra, porque a estás a defender tão acerrimamente?

Da forma que estás a colocar a questão até parece que não há quem possa legitimamente querer um 4C ou um Lotus...

Parabéns pela bela e fabulosa máquina que tens, mas... há mais vida para além das tuas opções e das condicionantes que te levaram a ela!

o que eu mais gosto no lotus é quando as peças se perdem em andamento[:D]

mas isto é um aparte neste tópico

Última edição:
Estás a falar com alguém que teve um carro que tanto do ponto de vista da rapidez como do ponto de vista de ser uma experiência directa e crua de condução ainda está um bom patamar acima dos Lotus Exige e Elise [;)]

Desculpa v7... perdi-me.

Estás a falar de quê em concreto? Do kart?

Indo por esse prisma de % de conforto vs eficácia, eu comprava um BMW M135i...

Se calhar 99% do fórum nem conseguia explorar o Bm em condições, para quê um Cayman S?
Só tem 2 lugares, é desconfortável comparado com o Bimmer, enfim é um brinquedo...

Ou seja...

Mas se calhar um Golf GTI faz o mesmo que um M135i... [:D][:D]

Enfim...

Voltar
Superior