Alfa 4c

Estou a falar de um Radical [;)]

O Expresso se não me engano teve um Radical e corria com ele.

Não tinha ideia.

mas no quote que fiz, estava a falar em estradas de montanha, não em circuito.

Curioso porque eu tenho uma visão completamente diferente de uma boa parte das pessoas aqui. Não considero o Lotus um carro feito para as pistas. Para mim, o Lotus é um carro para as estradas secundárias, para o blatt de fim de semana nas nossas estradas favoritas. É um carro feito exclusivamente para o prazer de conduzir (muito) rápido em estrada. Nem dá para ser um poser porque fazes uma figurinha a entrar e sair que nem te digo nada... Então eu que tenho 1.90m... vocês conseguem imaginar o conturcionismo para entrar no Exige...

A comunicação entre o carro e condutor é absolutamente brutal, sente-se o contorno da estrada ao milimetro, uma coisa que não consegui sentir em mais carro nenhum.

O Elise/Exige é um bocado daqueles carros que ocupa a terra de ninguém. É demasiado duro, apertado e despido para um carro de estrada, mas tem tralha a mais para um carro de pista [:D]

Acaba por servir como um carro para andar ao ataque em estradas de montanha, com tudo o que isso tem de bom e de mau (multas pesadíssimas para quem for apanhado e o risco constante de ter um acidente gravíssimo, porque não andamos só nós na estrada e nas montanhas não há uns metros de gravilha e uns pneus para amparar quando a curva corre mal).

Carros como o Boxster tentam ser bem mais user-friendly numa utilização normal em estrada, sem comprometer muito a veia desportiva.

Precisamente por ter um mercado-alvo muito estreito é que a Lotus estava a ir à falência e agora estão a tentar crescer noutra direcção (muito mais nas linhas do Boxster).

Ainda cheguei a andar nesse lotus amarelo como "pendura".

Parecia um carro de competição em várias coisas, era brutal.

Não me pareceu nada adequado para uma utilização "convencional" utilitária.

O Elise/Exige é um bocado daqueles carros que ocupa a terra de ninguém. É demasiado duro, apertado e despido para um carro de estrada, mas tem tralha a mais para um carro de pista [:D]

Acaba por servir como um carro para andar ao ataque em estradas de montanha, com tudo o que isso tem de bom e de mau (multas pesadíssimas para quem for apanhado e o risco constante de ter um acidente gravíssimo, porque não andamos só nós na estrada e nas montanhas não há uns metros de gravilha e uns pneus para amparar quando a curva corre mal).

Carros como o Boxster tentam ser bem mais user-friendly numa utilização normal em estrada, sem comprometer muito a veia desportiva.

Precisamente por ter um mercado-alvo muito estreito é que a Lotus estava a ir à falência e agora estão a tentar crescer noutra direcção (muito mais nas linhas do Boxster).

Exacto. Na sua grande maioria, as pessoas que podem comprar um lotus não são apreciadoras do conturcionismo. São mais adeptas do relax. Depois tinhas um conjunto de problemas de fiabilidade e quem tem dinheiro não quer ter chatices.

O Bahar veio trazer uma visão diferente. Quis apelar a um público diferente, mudando o produto para isso. O Evora foi um primeiro passo e, apesar de bonito, falta-lhe DNA Lotus. Depois quis lançar vários outros modelos, para atacar o mercado Porsche e Ferrari. Com a saída dele, tudo voltou à estaca zero. Da sua herança ficou o novo Exige S e o Exige versão cabrio. Um focado e outro de aceitação mais abrangente.

O novo S está absolutamente brutal. Quem nao leu a review da EVO, que o colocava na arena com 911 GT3 RS 4.0, BMW M3 GTS e o Mercedes C Coupé AMG, leia, porque põem muita concorrência em sentido. Não... não é melhor que o GT3 RS, nem que o GTS, mas a review coloca-o muito perto deles e isso, num carro que custa metade, é um factor muito importante.

Lotus Exige S vs Mercedes C63 Black vs BMW M3 GTS vs Porsche 911 GT3 RS 4.0 vs Nissan GT-R Track Pack at the Nurburgring

E o primeiro hands-on do Monkey
https://www.youtube.com/watch?v=Y_X-cyhk63I

Alfa Romeo 4C tuned by Pogea Racing | evo

The first tuned Alfa Romeo 4C has appeared. Pogea Racing has revealed its plans to tweak the mid-engine, rear-drive Italian sports car before it has even launched.

Grabbing the headlines are rather stocky power and torque increases, the 1.7-litre four-cylinder turbo engine’s standard 237bhp and 258lb ft outputs rising to around 410bhp and 332lb ft, which should be enough to shove the 4C’s performance firmly into supercar territory.

The extra power – a rise of over 72 per cent – comes courtesy of a new turbocharger and exhaust system (the latter boasting a ‘throaty sound’, we’re told), with a new, tubular exhaust manifold. Fuel and cooling supply methods are improved while the engine management is retuned. There will also be sportier KW suspension.

car_photo_575488_25.jpg

car_photo_575485_25.jpg

Exactamente !!

Tenho muito mais a dizer sobre este assunto.....mas como não quero massacrar ninguém com textos longos e como a estas horas do dia tenho de concentrar-me mais no trabalho....volto mais logo [:D]

E como já foi dito, os Lotus e certamente o 4C vão vender sempre pouco, porque são feitos em números mais baixos.

Estar a comparar um Alfa de 65/67K€ com um Cayman S de 86/87K€...
Faz sentido?
20K€ já são trocos?

Eu não acredito que eles são feitos em números baixos porque a Marca simplesmente não quer vender mais.
Há sempre uma razão económica, directa ou indirecta, para não produzirem mais carros. Da mesma forma como se faz 1000 lotus exige num ano, pode-se fazer 2000 exige em 6 meses desde que haja clientela para isso. Pode-se perfeitamente quadruplicar a produção sem alterar os procedimentos, controlos de qualidade, margens, etc etc.

Acho eu .....
Mas como não sou engenheiro industrial, nem gestor ....posso estar profundamente errado!!

O problema é que na parte irracional também pode levar... ter um símbolo da Porsche na chave e um motor boxster nas costas, faz o sonho muitos apreciadores de carros, como nós. E esse lado, apesar de ser um lado irracional e emocional, também vende carros (uns em função de outros, claro está).

É isto que algumas pessoas não compreendem.

Para ser emocionante não é preciso ser cru como é um Lotus.

Até a minha carrinha Ford Ranger, que é o maior trambolho na estrada, consegue ser emocionante quando quero brincar com ela.

Quando se gosta de conduzir, não é preciso ir com o rabinho a raspar no asfalto! Isso tb é emocionante e não é à toa que comprei um Kart, mas não é a única maneira de sentir o prazer da condução nos limites.

E o que me custa ver nestes tópicos dos lotus / Alfa 4C, e´o atestado de "desapaixonado" pela condução que passam a quem não compra um desses carros ....

pelo que leio aqui da maioria dos comentarios, ninguem queria um 4c, porque é feio, porque é despido, porque tem radio aftermarkt... A maioria 99,9% dos que comentam nem ponderam sequer comprar um carro de 40000€ quanto mais de 70000€! E depois vem dizer que quem defende está a falar com o € dos outros, é exactamente o que estão a fazer tambem mas o oposto!
Voces queriam, mas dado a 20 ou 30.000€ tipo Peugeot RCZ... O carro está aí, e muito provavelmente vai vender todas as unidades que a Alfa colocar no mercado... Felizmente a Alfa ainda tem uma gigante legião de fas e ao contrario do que dizem, não são só os que compram Alfas a 1000€ porque não tem dinheiro para mais! Voces estam a analisar os pintelhos todos, porque o porsche é mais composto e tal... Já vos ocorreu que se calhar 90% das vendas do 4C será para alfistas que compram o Alfa porque é Alfa e porque simplesmente os outros não lhes dizem nada?! Até podem ser mais fofinhos, abichanados ou confortaveis, mas eles querem mesmo é um Alfa hardcore á antiga... Por isso nem ponderam outra opção... E sim, ainda há muita gente endinheirada que louva Alfa Romeos!
b4v.jpg
4hyn.jpg

Eu não acredito que eles são feitos em números baixos porque a Marca simplesmente não quer vender mais.
Há sempre uma razão económica, directa ou indirecta, para não produzirem mais carros. Da mesma forma como se faz 1000 lotus exige num ano, pode-se fazer 2000 exige em 6 meses desde que haja clientela para isso. Pode-se perfeitamente quadruplicar a produção sem alterar os procedimentos, controlos de qualidade, margens, etc etc.

Acho eu .....
Mas como não sou engenheiro industrial, nem gestor ....posso estar profundamente errado!!

No caso do 4C é complicadissimo tal acontecer.
O processo de fabrico do monocoque carbono é totalmente à mão e são necessárias autoclaves caríssimas para o efeito.
Era necessário contratar muita mão de obra, comprar mais autoclaves e turnos dia e noite.

Possível?
Talvez.
Economicamente vantajoso?
Duvido.

No caso do 4C é complicadissimo tal acontecer.
O processo de fabrico do monocoque carbono é totalmente à mão e são necessárias autoclaves caríssimas para o efeito.
Era necessário contratar muita mão de obra, comprar mais autoclaves e turnos dia e noite.

Possível?
Talvez.
Economicamente vantajoso?
Duvido.

Ok, mas se 1 autoclave +1 pessoa fazem um monocoque e no final sobre x de lucro, qual é o problema de ter 2 autoclaves e 2 pessoas para fazer 2 monocoques e ter 2x de lucro ?

Não percebo nada disto, mas pelo que vi num documentário sobre a Mclaren, eles até construíram novas instalações para aumentar a produção ......

e os gt3 e gt3 rs?
O GT3 penso que ainda escapa como carro de estrada. O GT3 RS é um pouco como o Elise/Exige, apenas num segmento superior. Tal como por exemplo um Zonda R (este mesmo lá no topo). São carros muito focados, despidos, desconfortáveis etc o que compromete muito a sua utilização em estrada. Por outro lado em pista continuam a ter muita banha comparados com um carro de corrida.

É um pouco como aquelas colheres com dentes de garfo. Na teoria parecia boa ideia, na prática nem servem como colher nem como garfo [:D]

Última edição:
Ok, mas se 1 autoclave +1 pessoa fazem um monocoque e no final sobre x de lucro, qual é o problema de ter 2 autoclaves e 2 pessoas para fazer 2 monocoques e ter 2x de lucro ?

Não percebo nada disto, mas pelo que vi num documentário sobre a Mclaren, eles até construíram novas instalações para aumentar a produção ......

Pela mesma razão que 200 cvs chegam para chegares aos 240 km/h, mas para chegares aos 480 não te chegam 400 cvs...[:D]

Porque as coisas não são lineares.

A alfa, segundo percebi, vai usar parte da fábrica da maserati para construir o 4C. Se multiplicarem por 2 ou por 3 os recursos, vão ter um problema de espaço. Vão precisar de um novo espaço, e consequentemente, de um lay-out inicial de dinheiro, que pode colocar em causa a viabilidade do projecto.

Depois, alguns recursos são muito caros... os autoclaves sim, também, mas os artesãos que conseguem fazer um chassis em carbono não andam para aí aos pontapés. São bons e muito caros de contratar, e são raros. Não estamos a falar em linhas de produção à japonesa, com tudo feito e é só montar. Estamos a falar em fazer um chassis à mão. Conseguem-se garantir artesãos destes em quantidade e qualidade para suportar um novo autoclave? Duvido.

Mas agora, "picando um bocadinho", se a Porsche lucra com cada cayman vendido, porque não aumentam eles a produção em 10x (dinheiro para isso têm)?

E quem fala em cayman, fala em F12 berlinettas, em daewoo matiz, em Lotus Exiges...

Mas alguém acredita que quem pode fazer dinheiro não o faz?

O GT3 penso que ainda escapa como carro de estrada. O GT3 RS é um pouco como o Elise/Exige, apenas num segmento superior. Tal como por exemplo um Zonda R (este mesmo lá no topo). São carros muito focados, despidos, desconfortáveis etc o que compromete muito a sua utilização em estrada. Por outro lado em pista continuam a ter muita banha comparados com um carro de corrida.

É um pouco como aquelas colheres com dentes de garfo. Na teoria parecia boa ideia, na prática nem servem como colher nem como garfo [:D]

olha que o zonda r é um carro de corrida, aliás, é o equivalente ao gt3 rsr

Mas agora, "picando um bocadinho", se a Porsche lucra com cada cayman vendido, porque não aumentam eles a produção em 10x (dinheiro para isso têm)?

porque depois começavam a aparecer folgas em painéis, no interior, etc

Última edição:
Pela mesma razão que 200 cvs chegam para chegares aos 240 km/h, mas para chegares aos 480 não te chegam 400 cvs...[:D]

Porque as coisas não são lineares.

A alfa, segundo percebi, vai usar parte da fábrica da maserati para construir o 4C. Se multiplicarem por 2 ou por 3 os recursos, vão ter um problema de espaço. Vão precisar de um novo espaço, e consequentemente, de um lay-out inicial de dinheiro, que pode colocar em causa a viabilidade do projecto.

Depois, alguns recursos são muito caros... os autoclaves sim, também, mas os artesãos que conseguem fazer um chassis em carbono não andam para aí aos pontapés. São bons e muito caros de contratar, e são raros. Não estamos a falar em linhas de produção à japonesa, com tudo feito e é só montar. Estamos a falar em fazer um chassis à mão. Conseguem-se garantir artesãos destes em quantidade e qualidade para suportar um novo autoclave? Duvido.

E quem fala em cayman, fala em F12 berlinettas, em daewoo matiz, em Lotus Exiges...

Mas alguém acredita que quem pode fazer dinheiro não o faz?

É claro que as coisas não são tão lineares, coloquei a um nível básico apenas para exemplificar.

Mas estamos a chegar onde eu quero: afinal a Alfa/Lotus só não faz mais carros destes porque existem limitações, não é uma pura opção de fazer um produto em poucas quantidades para que os seus clientes possam ter o privilégio de ter um produto exclusivo!!

Da maneira como algumas pessoas falam da baixa produção destes carros, até parece que a Alfa quer fazer deles os príncipes da estrada só por simpatia aos seus fãs.
E nisso eu não acredito.....

E o mesmo aplica-se às outras marcas.

Voltar
Superior