Alfa 4c

BTyUl9nIAAAvtYc.jpg
BTyNNOzCcAA5Ogq.jpg

Não tens que pedir desculpa.
Tens é que medir o que escreves antes de te saíres com uma destas: "Acho o 4C bastante feio..." [:D]
Se bem que depois tenhas já tentado amenizar um pouco o "bastante feio". [:D]

Estás no teu direito, mas pronto... não é assim das opiniões que vás encontrar muitos apoiantes (verdadeiros) dessa causa. 4C feio? :confused:

E não faças dos faróis o bode expiatório para riscar o 4C do mapa.

Tá na cara que o maior problema do carro para muitos não é esse.

Gosto sempre de hiperbolizar nos adjectivos quando estou nos tópicos dos carros italianos. Assim apanho sempre algumas reacções de ir às lágrimas (não é o teu caso).

Sugeres que muita gente diz mal do carro não pelos faróis, mas pelo badge Alfa. Mas a coisa funciona para os dois lados. Gostava de ver os alfistas, sempre preocupados com a beleza e a atenção aos detalhes estéticos dos carros, a comentar aqueles faróis num VW ou assim. Se hoje já têm aspecto rasco e transbordam azeite, daqui a uns anos é garantido que envelhecerão mal, e tirarão ao carro a sua intemporalidade, como tem um 8C.

Francamente, isto é um carro feio?

É que uma coisa é dizer que não se aprecia muito algo ou até passar pela indiferença.

Outra adjectivar pelo mais negativo usando a palavra feio.

E de fazer crescer a curiosidade de ver o que é que essas pessoas têm realmente na garagem. [:D]

Eu não adjectivei o 4C de feio/bonito, detecto algum interesse e virtudes assim como defeitos.
Mas não pude deixar de ler esta frase e ficar a pensar.

Que carro tens tu na garagem? Que pode o carro na garagem mudar a credibilidade de uma argumentação?

Isto partindo do principio que tanto o meu Lancia Y 1.2 como o teu Alfa 33 1.3 não têm valor nenhum.

Eu não adjectivei o 4C de feio/bonito, detecto algum interesse e virtudes assim como defeitos.
Mas não pude deixar de ler esta frase e ficar a pensar.

Que carro tens tu na garagem? Que pode o carro na garagem mudar a credibilidade de uma argumentação?

Isto partindo do principio que tanto o meu Lancia Y 1.2 como o teu Alfa 33 1.3 não têm valor nenhum.

Oh Fahrenheit...nunca ouviste aaquela expressão "gostava de ver o teu caixote do lixo" quando alguém diz mal de algo que é globalmente aceite como bom/bonito?

Ali foi o mesmo, mas estamos num forum de automóveis não é? Logo mudei "caixote do lixo" por "garagem"

Pensava que não tinha que explicar isto.[:cool:]

E se alguém levou a mal, sejas tu ou outra pessoa qualquer, nada posso fazer.

No mesmo local há dois anos, esteve o concept que deu vida a este 4C, por muito que aprecie o resultado final, o concept tinha mais presença (a começar logo pela menina que o acompanhava à data). É impossível fugir à questão dos faróis que eram parte essencial desse aparato visual.

Não percebo qual o problema da livre expressão. Se eu quiser dizer que o carro é feio, tu não tens nada que me desmentir como se uma verdade tua ganhasse equivalência a universal. Há até quem confunda isso com arrogância. Ainda bem que eu não sou desses.

Eu por exemplo não sou apreciador deste conceito de carro.

- Se formos a pensar num uso exclusivo em circuito, consigo imaginar alternativas mais interessantes.
- Como carro de dia a dia, parece-me muito incompleto e despido.
- Como carro para estrada de montanha talvez, mas ainda assim optaria pela concorrência.
- Exclusividade sim, mas dou muito mais valor a outros aspectos práticos.

No fundo no fundo este carro não é assim tão interessante e aliciante.

Aliado a aspectos negativos como:

- Não ter caixa manual
- Ter um interior bastante desorganizado e com aspecto fraco (op pessoal)
- Estética muito discutível sendo que para mim não é feio mas está muito longe de ser um carro bonito.
- O carro não tem classe nem requinte.
- A ver vamos, mas aposto que será extremamente desconfortável, baixa autonomia, pouco ergonómico para estar várias horas sentado etc...
- Não vai ser assim tão barato quanto isso.

Isto vai resultar numa posição de mercado duvidosa, extremamente exclusiva* e será apenas a bella aos olhos da meia dúzia de donos e indiferente à maioria dos que gastam dinheiro com carros.

Fico satisfeito no entanto que a alfa esteja a abandonar o conceito de carros balofos e muito mediocres quanto à perfomance (brera, spyder, gt...)

* Um pagani, ou um bugatti serem exclusivos é bom. Um carro de 50k não é bom
.

Uma opinião interessante !

Não que concorde com tudo, mas gosto de ler opiniões fundamentadas e que vão em sentido contrário da corrente.

Eu embora simpatiza com os Elise, Exige e agora com este 4C (reparem que não falei nos smart coupé e roadster [:cool:]), também não me vejo a comprar um.

Prefiro, até prova em contrário, carros mais sólidos e "compostos" como um Boxster, Z4, etc. e com motores mais encorpados e nobres (ainda que não andem mais) ou até os mais burgueses GTs, isto sem descurar os "tipicos desportivos" como 911s, etc.

No entanto estou a acompanhar com entusiasmo e curiosidade este novo lançamento da Alfa Romeo (também tenho imensa curiosidade sobre o sucessor do 166), porque simpatizo bastante com a marca e o que ela representa dentro dos automóveis.

Para mim há um aspecto fundamental em qualquer carro - a capacidade de viajar. Por mais radical, especifico e focado, acho importante poder-se pegar nele e dar um salto a Barcelona. Para mim este aspecto é crucial. Não que um 4 C ou Lotus Exige não o possa fazer, mas não deixam de me parecer m bocadinho "carrinhos da feira".

No fundo admiro o conceito, como acontece com as limusines, monovolumes, etc. mas nem tanto para ter.

Gostava de ver os alfistas, sempre preocupados com a beleza e a atenção aos detalhes estéticos dos carros, a comentar aqueles faróis num VW ou assim.
Sabes que isso é um preconceito tramado?
Já comprei dois Alfas e nunca foi pela estética de qualquer um deles. Aliás, o último, um GT, esteve quase para não ser comprado por causa da estética. É um bocadinho exuberante demais para mim...

Já comprei dois Alfas e nunca foi pela estética de qualquer um deles. Aliás, o último, um GT, esteve quase para não ser comprado por causa da estética. É um bocadinho exuberante demais para mim...

Sim, mas se o GT tivesse a estética do Golf, duvido que o tivesses comprado. Pode ser exuberante ou isto e aquilo, e não estar bem ao teu gosto, mas sabes sempre que é um modelo com preocupações e detalhes estéticos que não encontras frequentemente em marcas generalistas.

Os comandos da climatização é que são um apogeu de tecnologia....dos anos 90!

Companheiro

Já muito se falou por aqui sobre os retrovisores do 500 e outras canibalidades semelhantes.

Houve um carro (grupo FIAT) feito quase em exclusivo com peças canibalizadas a outros modelos que foi um sucesso em competição, e, na minha opinião, ainda hoje "É" dos mais lindos da história.

Que os faróis são de gosto discutível (eu não gosto), são; mas porque é que os controlos da climatização estão a ser chamados para aqui?

Para que é que o pessoal quer é um climatronicXPTO + ligação para o Ipod + acentos aquecidos + uma série de paneleirices sem qualquer função práctica na utilização de um carro com estas caractristicas?

Espero que o 4c seja um bom carro, independentemente de ter controlos e saídas da climatização do milénio passado.

Um abraço

ny12xx

Última edição:
Oh Fahrenheit...nunca ouviste aaquela expressão "gostava de ver o teu caixote do lixo" quando alguém diz mal de algo que é globalmente aceite como bom/bonito?

Ali foi o mesmo, mas estamos num forum de automóveis não é? Logo mudei "caixote do lixo" por "garagem"

Pensava que não tinha que explicar isto.[:cool:]

E se alguém levou a mal, sejas tu ou outra pessoa qualquer, nada posso fazer.

Ah ok, 1001 desculpas, realmente passou-me completamente ao lado esse trocadilho.

[:cool:] [:D]

Última edição:

Mas depois conduziste-o e foi a melhor coisa que fizeste na vida, não ?

Comigo aconteceu isso... foi dos melhores carros (para mim) que já conduzi. Para os que já estão de mão no ar, sim já conduzi alguns porsches e outras coisas parecidas, embora nenhum "top of the pops", daí tb achar que o GT enquanto experiência global de condução e de dia a dia com um automóvel foi para mim do melhor. Só pecou por curta... nunca se tem um Alfa GT tempo suficiente. :)

Sim, mas se o GT tivesse a estética do Golf, duvido que o tivesses comprado. Pode ser exuberante ou isto e aquilo, e não estar bem ao teu gosto, mas sabes sempre que é um modelo com preocupações e detalhes estéticos que não encontras frequentemente em marcas generalistas.
Olha... Não te conheço de lado nenhum e não sei se és daquelas pessoas que tem de ter sempre razão, independentemente do que lhe digam.
Por isso, por saber se és assim ou não, dou-te o benefício da dúvida e, de uma forma mais clara digo-te que, se o GT tivesse o mesmo design comum de um Golf, não teria a mesma hesitação.
Quando avalio um carro, olho para mecânica, performances, competências, preço, esse tipo de coisas (no caso do GT a estética funcionou precisamente ao contrário do que tu presumiste).
Ah! E não tenho preconceitos. Compro o melhor que houver (na minha opinião, claro está) com o dinheiro que tiver...

Mas depois conduziste-o e foi a melhor coisa que fizeste na vida, não ?

Comigo aconteceu isso... foi dos melhores carros (para mim) que já conduzi. Para os que já estão de mão no ar, sim já conduzi alguns porsches e outras coisas parecidas, embora nenhum "top of the pops", daí tb achar que o GT enquanto experiência global de condução e de dia a dia com um automóvel foi para mim do melhor. Só pecou por curta... nunca se tem um Alfa GT tempo suficiente. :)
Conduzi-o antes de o comprar.
Mas não foi isso que me fez decidir.
No papel, era simplesmente a melhor opção naquele sub-segmento. E, na prática, confirmou-se e superou algumas expectativas.

Sugeres que muita gente diz mal do carro não pelos faróis, mas pelo badge Alfa.

Eu não sugeri propriamente isso.
Pode ser um dos principais problemas sim.

A ti ocorreu-te logo esse, e estás certo em te lembrar disso. É evidente que uma marca como a Alfa Romeo desperta sempre ódios também e quem a odeia (não será o teu caso) nunca gostará (ou dirá que gosta) de nada que a Alfa lance. Em último recurso, se gostar mesmo, recorre a expedientes como os carburadores desafinarem ou equivalente. [:D]

Mas a mim até me ocorreu outro: preço.
Pode ser o carro de Carbono mais barato, mas é muito caro na prática.

E pessoalmente ainda estou com outro: será que o consigo guiar (espaço)?

Outros há que o vão querer e podem pagar, mas não o vão conseguir comprar.

Mas a coisa funciona para os dois lados. Gostava de ver os alfistas, sempre preocupados com a beleza e a atenção aos detalhes estéticos dos carros, a comentar aqueles faróis num VW ou assim.

Bem, olha que os Alfistas que conheço são bem exigentes.
Quando não vão à bola com um modelo não gostam dele mesmo e não compram.
Dizer mal dos carros que não gostam ou lhe são indiferentes, também não costumo ouvir / ler. É possível que sim, mas não costumo encontrar tal.

O exemplo da VW não será o melhor, pois se formos para o Golf por exemplo, o carro é sempre tão conservador (desde o IV) , é sempre tão "risco zero", é sempre lançado com a preocupação de não ter um pormenor que seja que se possa achar mau que é difícil alguém poder implicar com algo em particular.
Em geral também não, o que acontece a muitos é acharem banal, sem sal, esse tipo de coisas.
O JGTB tinha uma frase do género: "sabonete" com rodas ou algo do género.

Eu não sugeri propriamente isso.
Pode ser um dos principais problemas sim.

A ti ocorreu-te logo esse, e estás certo em te lembrar disso. É evidente que uma marca como a Alfa Romeo desperta sempre ódios também e quem a odeia (não será o teu caso) nunca gostará (ou dirá que gosta) de nada que a Alfa lance. Em último recurso, se gostar mesmo, recorre a expedientes como os carburadores desafinarem ou equivalente. [:D]

Mas a mim até me ocorreu outro: preço.
Pode ser o carro de Carbono mais barato, mas é muito caro na prática.

E pessoalmente ainda estou com outro: será que o consigo guiar (espaço)?

Outros há que o vão querer e podem pagar, mas não o vão conseguir comprar.

Bem, olha que os Alfistas que conheço são bem exigentes.
Quando não vão à bola com um modelo não gostam dele mesmo e não compram.
Dizer mal dos carros que não gostam ou lhe são indiferentes, também não costumo ouvir / ler. É possível que sim, mas não costumo encontrar tal.

O exemplo da VW não será o melhor, pois se formos para o Golf por exemplo, o carro é sempre tão conservador (desde o IV) , é sempre tão "risco zero", é sempre lançado com a preocupação de não ter um pormenor que seja que se possa achar mau que é difícil alguém poder implicar com algo em particular.
Em geral também não, o que acontece a muitos é acharem banal, sem sal, esse tipo de coisas.
O JGTB tinha uma frase do género: "sabonete" com rodas ou algo do género.

Estes faróis num golf teriam o mesmo efeito... mas sendo um sabonete com rodas creio que seriam ainda menos tolerados.
Ou então não e seriam vistos como a next big thing em faróis só pq eram os de um Golf. Nunca iremos saber, não se chega a arriscar o suficiente para isso na VW.

Estes faróis num golf teriam o mesmo efeito... mas sendo um sabonete com rodas creio que seriam ainda menos tolerados.
Ou então não e seriam vistos como a next big thing em faróis só pq eram os de um Golf. Nunca iremos saber, não se chega a arriscar o suficiente para isso na VW.

A coisa mais arriscada que vi foi o Scirocco.

E o resultado foi um carro bem bonito e interessante.
Mas apesar de até ser feito em Portugal, não sei porque raio o carro saiu muito pouco para o que merece. [s)]

A coisa mais arriscada que vi foi o Scirocco.

E o resultado foi um carro bem bonito e interessante.
Mas apesar de até ser feito em Portugal, não sei porque raio o carro saiu muito pouco para o que merece. [s)]

Não sei como foi lá fora, mas cá até é relativamente barato, talvez a falta de um TDI de entrada (no mínimo são 36k€) ou o facto de para muitos não ser muito conveniente como um primeiro carro (aqui quero dizer carro principal) pode ter afastado alguns potenciais clientes. Já sabemos que a gasolina, por mais que seja uma maravilha, vai sempre ficar com números muito baixos, muitas vezes reservados a pouco mais do que as matriculações de demo e/ou serviço. Às tantas são canibalizados pelo próprio Golf devido à versatilidade "familiar" e ao "elan" à volta do produto. O Scirocco é demasiado indulgente para um VW, será?

PS: Já viste o slogan do anúncio da Golf Variant: "O Golf das carrinhas" ? Eles até já gozam com o próprio estatuto...

Última edição:
Voltar
Superior