Alfa 4c

65564e7a523c6b010d22864e2ebc0e06.jpg

cfbf388ed0639d8fee3f23608cd8f962.jpg

ad0fa7071e4598e469561dfda5d6d795.jpg

f01f95dcb37606bc341d0c462cba891c.jpg

4e800cc1a9e92c3a5d18375586c83bb9.jpg

10984de762e7737955e289a4a77ca42c.jpg

9b9a20d672002a63aebcd2819de0e65a.jpg

e040ebaff7b90e1ef8659ea00882fe9b.jpg

A AutoBild é a congénere da AutoHoje correcto? [:)]

Mantenimiento: 8 3 6 ?? :eek:

Precio: 2 1 10 ?

O AC do Lotus é extra e custa 2.033€... ok.

Vamos comentar este teste do 4C frente a adversários mais modestos ? ou também é uma injustiça ? não são concorrentes, etc. ?

Sobre o item dinâmica o que vos parece ?

Parece-me que hoje em dia o item drift é absolutamente preponderante na escolha de um desportivo. As casas de pneus aplaudem o critério. [:D]

Têm aspectos comparáveis, sim.
Não conheço muito bem a Lotus, mas tenho ideia que nesta comparação seja o Elise S o mais extreme e o GT86 o mais user friendly, sendo que o 4C fica algures no meio, mas a tender para o Elise. Não sei o peso do Elise, mas acredito que não seja muito diferente do 4C, já o GT86 é mais pesado, portanto já tem por aqui uma desvantagem, olhando para o powertrain, novamente a perder o GT86, visto que é o menos potente e na outra extremidade está o 4C. Mas são motores diferentes, transmitem sensações diferentes! Equipado com um 2.0 atmosférico de 200 CV (GT86) e um peso superior a 1200 kg, é o que tem a mais baixa relação peso/potencia, mas pelo conheço dos três certamente será o mais agradável para uma utilização diária, claro que depois em pista, vai andar a ver os faróis traseiros (redondos) do Elise e 4C, ambos com motor 1.8 turbo (1.75 para o Alfa se quiserem ser específicos) com 220 CV e 240 CV, respectivamente. E visto que não é só CV que interessa, no capitulo de binário, os dois turbo levam vantagem também, obviamente, sendo que o 4C atinge um valor deveras superior, 350 Nm entre as 2200 e 4250 rpm, já o Elise apresenta apenas 250 Nm às 4600 rpm e o GT 86, 205 Nm às 6600 rpm.

Olhando só para estes dados, podemos tirar já algumas conclusões, mas há factores como o preço (com o dinheiro do 4C compro dois GT 86) e o facto de o GT 86 ter assentos traseiros, etc etc.

Dinamicamente, olhando só para a teoria, Elise e 4C equivalentes e GT 86 uns níveis abaixo, o que é normal, visto que não é tão track car como os outros dois, tem mais peso, uma afinação de suspensão menos rígida, entre outros.

Portanto, para mim fico com 4C para quando quiser ir destruir uma pista (e provocar uns acidentes no caminho para lá) e com o GT 86 para ir ali ao cinema com os amigos..sempre de lado nas curvas!

[:p]

PS: E esqueci-me de outro factor, caixa manual no Elise e GT 86 vs Dupla embraigem no 4C. Sensações vs Eficácia?

Última edição:
Não concordo com a avaliação no preço.
1 ponto para o 4C? Mas eles estão malucos? O carro tem um excelente preço, não o podem avaliar apenas no contexto dos restantes, tudo bem que um GT86 ofereça mais sorrisos/€ mas são coisas diferentes não comparáveis, é injusto.
E avaliar o som de escape? really? :rolleyes:

Quanto à dinâmica vai ao encontro das outras publicações, o Elise continua a ser rei e senhor na área, quase 20 anos depois!
O peso do 4C com o carbono e paineis XPTO não era para ser mais reduzido? Quase 100kg de diferença para o Lotus.

Lotus é Lotus, mas já que os comparam, o Lotus é ligeiramente mais pequeno. Já tive oportunidade de ver ao vivo o 4C e o Lotus e este último parece mesmo um brinquedo. Esse factor aliado ao reduzido peso torna-o exímio na manobrabilidade.

Eu divertir-me-ia bastante mais com o dinamismo do Alfa, particularmente por causa das características do motor e da caixa.

Lotus é Lotus, mas já que os comparam, o Lotus é ligeiramente mais pequeno. Já tive oportunidade de ver ao vivo o 4C e o Lotus e este último parece mesmo um brinquedo. Esse factor aliado ao reduzido peso torna-o exímio na manobrabilidade.

Eu divertir-me-ia bastante mais com o dinamismo do Alfa, particularmente por causa das características do motor e da caixa.

Apesar de tudo, neste tipo de circuitos a eficácia do 4C está à vista tendo o melhor tempo e, como referem no artigo, no meio está a virtude [;)]

Acho que com uns pequenos updates e afinações com acréscimo de potência o carro vai extrair mais daquele belo chassis [kiss]

cumps

Eu pessoalmente comprava o 4c sem pensar 2x, mas dizeres cheio de certezas que te divertias mais com o dinamismo do Alfa (que supostamente é inferior ao Lotus nesse campo) sem teres conduzido os 2 é um erro na minha opinião.

Eu pessoalmente comprava o 4c sem pensar 2x, mas dizeres cheio de certezas que te divertias mais com o dinamismo do Alfa (que supostamente é inferior ao Lotus nesse campo) sem teres conduzido os 2 é um erro na minha opinião.

Refiro-me a aspectos como os valores e faixa de binário máximos num motor a gasolina que pode ir às 6.500rpm. O 4C é exímio neste campo. As recuperações falam por si. Já alguém reparou nos tempos das recuperações? O 4C é mais rápido cerca de 3s. 3 segundos em carros deste gabarito é uma eternidade...

Evidentemente que o divertimento num Lotus tem que ser top, mas provavelmente exigiria uma condução muito picada e sempre em rotações elevadas. No caso do 4C isso também pode acontecer, mas a acção super pujante do turbo logo às 2.000rpm permite obter divertimento sem grandes excessos. Era aí que eu queria chegar.

Onde é que o Alfa (3 pontos) é tão caro de manter face ao Lotus (8 pontos)?? :sh)

Creio que isso não está explicado.

Mas o que me dizem a isto ?

Los modelos italianos prefieren impactar visualmente que com datos reales. Por ejemplo nos ha sorpreendido que la dirección, aun no llevando servo, sea tan imprecisa, o que el comportamiento, teniendo un reparto de pesos de 39/61, sea empecinadamente subvirador.

Há conhecimento de plano de manutenção do 4C e politica de preço final praticado no mercado espanhol?, a pergunta é extensível à Lotus e Toyota com modelo no comparativo.

Voltar
Superior