Alfa 4c

O processo de lançamento e início de comercialização do 4c nos EUA tem sido absolutamente esquizofrénico.

Numa primeira fase (ainda em curso) apenas os LE estão disponíveis. Estão a ser vendidos à medida que chegam aos stands (entregas a um ritmo muito lento), ao preço que os stands quiserem (ou conseguirem) e na cor que calhar. Na California e em Miami já foram vendidos vários exemplares 20k dls a 40k dls acima do preço de tabela!

Há quem tenha ido comprar o carro a um estado que não o seu para conseguir o preço de tabela. Por outro lado, há estados em que os carros ficam algumas semanas à espera de comprador.

Os 500 LE destinados ao mercado americano ainda não foram todos entregues e ao que parece as encomendas de SE só serão possíveis após todos os LE se encontrarem vendidos (o que neste caso significa entregues).

Houve uma altura em que os stands conseguiam fazer encomendas de SE (configuráveis), mas de repente, sem aviso prévio e sem explicação, a Alfa fechou as encomendas e ainda não as reabriu.

Inicialmente só apareciam no stand (a Alfa só enviava) exemplares vermelhos (vermelho alfa ou vermelho 8c), mas nas últimas semanas começaram a aparecer os brancos.

Os primeiros exemplares entregues já foram chamados ao stand para corrigir alguns pontos.

Em face disto, é difícil dizer se as vendas estão a correr bem, pois apesar de todos os exemplares disponíveis se venderem rapidamente, na verdade ainda nem 500 se venderam.

Obviamente vão vender-se todos, a produção mundial é muito limitada, há 2 anos falavam em 3500 exemplares se não estou em erro, não sei se ainda será o número correcto....................

Ainda existem muitas encomendas que nem sequer foram entregues......
O que está a acontecer é que a produção não está a ter resposta para as encomendas......
O que também era expectável para as caracteristicas do carro.......Chassi em fibra de carbono, falou-se em tempos de 50 carros fabricados por mês......

Última edição:
Explica porquê, estou curioso.

Porque vais pagar mais por um carro que oferece menos.
Um 4C é feito para ser uma máquina de precisão, além de ter uma forte componente estética: transformá-lo em Cabrio implica sempre alguma adulteração, mesmo que o Cabrio continue a ser melhor do que quase tudo o que existe na praça.

Quando se investe num carro que não é objecto de racionalidade, custa-me a aceitar o compromisso, só para levar com um bocado de sol na tola.

É válido para o 4C como para boa parte dos automóveis (mais irracionais) que existem e que têm uma versão aberta de uma fechada.

Ser Cabrio não tem como vantagem apenas "apanhar sol" (aliás a ideia dos cabrios nunca é andar ao sol), torna a condução mais pura e interessante, repara que boa parte dos carros verdadeiramente "racing" são cabrios, vide F1, Radicais, F50, CGT, etc.

No fundo um cabrio exponencia sensações o que me parece combinar bem com o género de carro que é o 4C

Ser Cabrio não tem como vantagem apenas "apanhar sol" (aliás a ideia dos cabrios nunca é andar ao sol), torna a condução mais pura e interessante, repara que boa parte dos carros verdadeiramente "racing" são cabrios, vide F1, Radicais, F50, CGT, etc.

No fundo um cabrio exponencia sensações o que me parece combinar bem com o género de carro que é o 4C

Não me consegues converter[:p]
Um cabrio será, obrigatoriamente, mais pesado, com consequência na eficácia.
Percebo perfeitamente os encantos de um cabrio, que um carro fechado não consegue oferecer, mas tudo o resto é melhor com um carro com carroçaria integral.
Quando se trata de tirar o máximo partido de um produto, fechado é o caminho certo.

Basta ver que quando existe uma versão fechada e aberta de um mesmo automóvel, esta última nunca consegue estar ao nível da primeira. E isso é um facto.

A menos que se seja um apaixonado por conduzir ao ar livre (pacífico; é um prazer como qualquer outro) um investimento num carro aberto, quando existe um fechado, faz-me sempre confusão (em carros realmente especiais, obviamente).

Porque vais pagar mais por um carro que oferece menos.
Um 4C é feito para ser uma máquina de precisão, além de ter uma forte componente estética: transformá-lo em Cabrio implica sempre alguma adulteração, mesmo que o Cabrio continue a ser melhor do que quase tudo o que existe na praça.

Quando se investe num carro que não é objecto de racionalidade, custa-me a aceitar o compromisso, só para levar com um bocado de sol na tola.

É válido para o 4C como para boa parte dos automóveis (mais irracionais) que existem e que têm uma versão aberta de uma fechada.

Este carro não é um Cabrio, é um Spider. Em termos de concepção, são distintos. Teoricamente, um spider terá sempre mais rigidez estrutural que um cabrio.

Se o mercado pede, porque não oferecer também uma versão de cabelos ao vento? Porque tu não gostas? A possibilidade de escolha é boa para todos.

Pagar mais por algo que oferece menos? A título de exemplo, oferece uma sonoridade mais presente, teoricamente será um ponto positivo. Quanto ao que perderá em rigidez estrutural, acredito que menos de 5% dos condutores tenham capacidade para descobrirem as diferenças.

Este carro não é um Cabrio, é um Spider. Em termos de concepção, são distintos. Teoricamente, um spider terá sempre mais rigidez estrutural que um cabrio.

Se o mercado pede, porque não oferecer também uma versão de cabelos ao vento? Porque tu não gostas? A possibilidade de escolha é boa para todos.

Pagar mais por algo que oferece menos? A título de exemplo, oferece uma sonoridade mais presente, teoricamente será um ponto positivo. Quanto ao que perderá em rigidez estrutural, acredito que menos de 5% dos condutores tenham capacidade para descobrirem as diferenças.

Convém esclarecer que eu não estou, em absoluto, contra spiders, ou roasters ou cabrios ou aquilo que eles oferecem. Gosto deles como qualquer outra pessoa.
Só me estou a referir aos automóveis que têm versões abertas de versões fechadas, nada mais. Não estou à espera que o mercado e os gostos se orientem pelas minhas opiniões.

Convém esclarecer que eu não estou, em absoluto, contra spiders, ou roasters ou cabrios ou aquilo que eles oferecem. Gosto deles como qualquer outra pessoa.
Só me estou a referir aos automóveis que têm versões abertas de versões fechadas, nada mais. Não estou à espera que o mercado e os gostos se orientem pelas minhas opiniões.

Eu percebi após ler a tua resposta ao V7. É curioso que através das palavras dos outros, imaginamos entoações por parte de quem escreveu deturpadas da realidade. E muitas das quezílias começam por esse mesmo motivo. A grande maioria desses posts, se fossem proferidos cara a cara, não dariam azo a discussão nenhuma. É uma das desvantagens da comunicação por teclado [;)]

Eu percebi após ler a tua resposta ao V7. É curioso que através das palavras dos outros, imaginamos entoações por parte de quem escreveu deturpadas da realidade. E muitas das quezílias começam por esse mesmo motivo. A grande maioria desses posts, se fossem proferidos cara a cara, não dariam azo a discussão nenhuma. É uma das desvantagens da comunicação por teclado [;)]

É pacífico[;)] Acontece-me o mesmo várias vezes..

4C by Pogea Racing

17030731027_520d76f4e0_o.jpg

16617826423_55e69bc488_o.jpg

17242396271_38ccfb9933_b.jpg

17055191128_a7caf19698_b.jpg

17059235330_7652d65944_o.jpg

Não me consegues converter[:p]
Um cabrio será, obrigatoriamente, mais pesado, com consequência na eficácia.
Percebo perfeitamente os encantos de um cabrio, que um carro fechado não consegue oferecer, mas tudo o resto é melhor com um carro com carroçaria integral.
Quando se trata de tirar o máximo partido de um produto, fechado é o caminho certo.

Basta ver que quando existe uma versão fechada e aberta de um mesmo automóvel, esta última nunca consegue estar ao nível da primeira. E isso é um facto.

A menos que se seja um apaixonado por conduzir ao ar livre (pacífico; é um prazer como qualquer outro) um investimento num carro aberto, quando existe um fechado, faz-me sempre confusão (em carros realmente especiais, obviamente).

O que confere rigidez num carro é o esqueleto (chassis) e não a roupa que o veste (carroçaria).

Convém não esquecer que este carro ao possuir chassis em carbono do tipo "bathtub" pouco ou nada perde a nível de rigidez por ser aberto como é possível visualizar pela imagem.
2015-alfa-romeo-4c-chassis.jpg

Para mim nem faz sentido este carro ter sido lançado na versão fechada, deveriam ser todos Spyder com um tejadilho amovível.

O que confere rigidez num carro é o esqueleto (chassis) e não a roupa que o veste (carroçaria).

Convém não esquecer que este carro ao possuir chassis em carbono do tipo "bathtub" pouco ou nada perde a nível de rigidez por ser aberto como é possível visualizar pela imagem.

Para mim nem faz sentido este carro ter sido lançado na versão fechada, deveriam ser todos Spyder com um tejadilho amovível.

Estás parcialmente correto: o 4C Spider não só teve de ser reforçado como diversos componentes tiveram de ser alterados (aligeirados) para diminuir a diferença de peso para o Coupé. Ainda assim são mais 50kg.
Ou seja: tens a mesma potência, mais peso (com um centro de gravidade provavelmente mais 'baixo' que no coupé, é verdade) e, seguramente, diferenças na rigidez torsional.
Ainda não encontrei o valor oficial para o Spider, pelo que reservo comentários finais para quando o encontrar (vou ver se o pessoal da AR me responde).

Voltar
Superior