Alfa romeo 159 ti 170 cv

Se tens essa possibilidade avança e não terás um simples meio de transporte..

Terás um carro do qual te orgulharás quando o vires num parque de estacionamento no meio dos comuns mortais.
Terás um carro que te porá um sorriso na face sempre que o conduzires e que te causará saudade quando não estiveres com ele.
Terás um ALFA!!

Ui, isto tocou-me aqui..

Terás a 8º maravilha do mundo [:D]

Bem, eu tenho um 159 150cv e sem me preocupar com o tipo de condução (por norma, infelizmente, não "sei" andar devagar) faço sempre na casa dos 9/9,5l. Com auto-estrada, cidade e estradas secundárias. O meu trajecto diário assim o permite. Com tudo isto fico surpreendido com consumos na casa dos 7l...Mas penso que tudo é possível. o meu minimo foi um consumo de 8l/100 e a conduzir muito nas calmas...mas isto foi apenas um vez!

fogo, eu se fizesse os consumos da maior parte das pessoas que postaram bem que não ganhava prá gasosa, ou então não podia fazer 3000kms por mês!

ah, a minha média subiu, está agora em 5.4l. valores reais? mais 0.2.

já agora, apresentem aí um esquema de como fazem as contas para calcular as médias. nunca percebi isso muito bem.

fogo, eu se fizesse os consumos da maior parte das pessoas que postaram bem que não ganhava prá gasosa, ou então não podia fazer 3000kms por mês!

ah, a minha média subiu, está agora em 5.4l. valores reais? mais 0.2.

já agora, apresentem aí um esquema de como fazem as contas para calcular as médias. nunca percebi isso muito bem.

LOL

Que carro tens "nuno"? (é que as 159 gastam bem xD)

Eu as minhas médias é:

-Encher o depósito (1º passo) (reset ao CB)
-Andar até entrar na reserva (2º passo)
-Encher outra vez (3º passo)
-Litros que meto quando encho no 3º passo / centenas de kilometros feitos (comparar com CB)
etc
etc
...continuar o ciclo xD

LOL

Que carro tens "nuno"? (é que as 159 gastam bem xD)

Eu as minhas médias é:

-Encher o depósito (1º passo) (reset ao CB)
-Litros que meto quando encho no 3º passo / centenas de kilometros feitos (comparar com CB)
etc
etc
...continuar o ciclo xD

Se ele ainda não tiver mudado, o carro é o Seat Leon FR 1.9 TDI de 150cv

Por acaso o CB nos alfas até costuma ser bastante certo, nunca variando normalmente mais de 0,2litros. Quer por defeito quer por excesso!
Tens que ir acertar isso! [;)]

Engraçado. O meu erra e também não é por pouco.
Na ida para o trabalho (faço o mesmo caminho que o Cadito) obtenho consistentemente valores de 3.6L/100KM. À vinda, costumo andar pelos 4.0L/100KM.
Feitas as contas com lápis e papel - atesto até à rolha todas as semanas - obtenho médias na casa dos 5.0L/100KM.

Já em AE de pedal ao fundo... UPA UPA! :sh)

não fazes nada, que eu ando por muitos sítios (se bem que amanhã de manhã vou lá pra cima novamente). [:D]

o meu ando devagar e ligeirinho poucas vezes. eu faço reset geral a cada 5000kms, ou seja a cada menos de 2 meses. os kms faço reset sempre que meto gasolina, ou seja, a cada 2/3/4 dias, em média.

queria é que me explicassem como é que fazem as contas.

e sotor, sim, eu sei que as 159 com o 1.9jtd gastam cerca de 7lt, mas para mim tem que gastar 6 ou menos, senão torna-se inconcebív€l. [;)]

so verifikei duas vezes, mas parecece-me bastante preciso.

Não ando nos picas...mas todas as semanas, pelo menos 2 ou 3 vezes puxo umas 3ª 4ª 5ª e 6ª até 160/180...senão ainda fica com carvao! :)

(se calhar vou deixar de poder fazer isto...vao-me por portagem na A4 =/)

O meu Punto 1.3 M-jet de 70cv faz nas minhas mãos, com andamento normal, 4.5 a 5.0. Isto são nacionais a 90/100, AE a 110/120. Se andar a abrir(vulgo AEs a 150/160) a média sobe pros 6.

Ou não andas com as revisões em dia no teu Gpunto, ou não sabes usar esse motor.

Quanto a consumos..vocês devem fazer todos AEs sempre acima dos 140 só pode. Os 147s cá de casa(1.9 m-jet de 140 e 150) andavam sp com o CB nos 7.5 a 8. Porquê? Porque faziam maioritáriamente AE ali em cima dos 150/160, para mais e não para menos.

O actual A3 2.0TDI de 170cv(CR) faz os mesmos consumos com o mesmo andamento.

Claramente há muita malta q não sabe conduzir turbodieseis...ou então anda sempre a abrasar em AE.

Já agora...consumos:
147 1.9 de 150cv: 8.0/4.7/5.9
159 1.9 150cv: 8.1/4.8/6.0
A3 2.0TDI 170cv: 6.9/4.2/5.2 l/100km
Punto 1.3 JTD: 5.6/3.9/4.5 l/100km
GPunto 1.3JTD90 : 5.9/3.9/4.6 l/100km

É curioso que o combinado do meu Punto bata certo com o que eu faço..
Que o combinado dos 147s bata +/- certo com os consumos que fazia quando os conduzia...

No entanto depois há malta que não baixam dos 7.5 e que não baixa dos 5.5 num Gpunto JTD. Os consumos anunciados reportam-se a velocidades legais...não a velocidades a abrir :)

Já agora...consumos:
147 1.9 de 150cv: 8.0/4.7/5.9
159 1.9 150cv: 8.1/4.8/6.0
A3 2.0TDI 170cv: 6.9/4.2/5.2 l/100km
Punto 1.3 JTD: 5.6/3.9/4.5 l/100km
GPunto 1.3JTD90 : 5.9/3.9/4.6 l/100km

a 3ª média é a média combinada?

vá lá, alguém que sabe fazer médias porreiras e nada dessas escandaleiras de 7 e 7,5 e 8lt aos 100!!! apr:)

O meu Punto 1.3 M-jet de 70cv faz nas minhas mãos, com andamento normal, 4.5 a 5.0. Isto são nacionais a 90/100, AE a 110/120. Se andar a abrir(vulgo AEs a 150/160) a média sobe pros 6.

Ou não andas com as revisões em dia no teu Gpunto, ou não sabes usar esse motor.
Eu com o meu 90cv tambem faço sem andar a pastelar medias na casa dos 5.5.
Se andar com cuidadinho faço menos ainda como tem acontecido[;)].A ultima contagem em 100km's foi de 4.9.

a 3ª média é a média combinada?

vá lá, alguém que sabe fazer médias porreiras e nada dessas escandaleiras de 7 e 7,5 e 8lt aos 100!!! apr:)

Eu estou com uma média de 8,3 no meu 159, ao fim de 1300kms. Estes 1300 têm de tudo: bastante cidade, bastantes percursos secundários de fraco piso (em que não passo de 4ª), AE a velocidades elevadas e outras a 120km/h. Enfim, tem de tudo, mas muitos kms sem ser "delicado" com o pé direito.

Eu tenho uma 159ti 2.0jtdm de 170cv, comprada no final de Janeiro deste ano, que já conta com 15.000km, estando a fazer uma média de 7.4l/100km. Realmente ela faz cerca de 4,5l a 5,5l/100km, mas é preciso ser em plano, não ultrapassar os 90km/h e muita gentileza no acelarador. Ela faz estes consumos num trajecto diário de 50km entre Coimbra e Santa Comba Dão, ou seja IP3, maioritariamente a subir na ida e contrário na vinda, com um ritmo entre os 100 a 150km/h. Faz pouca cidade, cerca de 10 a 15% do percurso total.
Continuo bastante contente com a compra, não existem ruídos parasitas, é confortável, apesar da taragem mais desportiva da suspensão e os pneus de baixo perfil (235/40r19), o motor responde com muita força desde baixo, mas a sexta é muito longa, tirando alguma força para este se aproximar com facilidade da velocidade máxima, mas só perceptível depois dos 190/200km/h. Direcção excelente, com óptima leitura/percepção de estrada, muito estável a alta velocidade em curvas de autoestrada tipo A3 para Braga, boa bagageira, maior que série 3 da BMW, conforme pode verificar com um amigo onde este não conseguiu levar a mesma bagagem toda coberta que trazia na Alfa. Decididamente uma excelente compra!

Attachments

• 200220101373-1.JPG
    200220101373-1.JPG
    52.2 KB · Views: 0
  • 200220101374-2.JPG
    200220101374-2.JPG
    65.1 KB · Views: 0
  • 200220101376-3.JPG
    200220101376-3.JPG
    80.7 KB · Views: 0
Eu estou com uma média de 8,3 no meu 159, ao fim de 1300kms. Estes 1300 têm de tudo: bastante cidade, bastantes percursos secundários de fraco piso (em que não passo de 4ª), AE a velocidades elevadas e outras a 120km/h. Enfim, tem de tudo, mas muitos kms sem ser "delicado" com o pé direito.

A minha pergunta é se farás uma condução dita "inteligente".

Por inteligente, sem qualquer ofensa, assumo:
- Não ganhar velocidade a fundo
- Tentar manter a posição mínima do acelerador para a velocidade de manter
- Passar as mudanças maioritarimaente antes das 2000rpm(conheço bem esse motor...dá perfeitamente)
- Andar sempre na relação mais alta possível sem cair abaixo das 1400rpm
- Deixar o motor desenvolver com o pedal quieto, em vez de pisar para compensar a falta de força de pois levantar quando se tem força a mais.

Quando nos habituamos a esta condução, não só se fazem as mesmas velocidades que numa mais agressiva, como sobretudo se poupa muitos litros. Cada vez que vejo o meu pai no A3 a passar mudanças as 2500 e as vezes 3000rpm quando nem sequer vai prego a fundo....enfim.

elrond... consumos de 5.5 a 6.5 no GP sport é o normal...por mais que andes devagar nao baixas muito mais que isso... so mesmo em estradas planas..

sao 1250 kg com jante 17...

conducao normal e sempre certa...erro no cb quase nulo

conducao com oscilacoes....erro no cb

A minha pergunta é se farás uma condução dita "inteligente".

Por inteligente, sem qualquer ofensa, assumo:
- Não ganhar velocidade a fundo
- Tentar manter a posição mínima do acelerador para a velocidade de manter
- Passar as mudanças maioritarimaente antes das 2000rpm(conheço bem esse motor...dá perfeitamente)
- Andar sempre na relação mais alta possível sem cair abaixo das 1400rpm
- Deixar o motor desenvolver com o pedal quieto, em vez de pisar para compensar a falta de força de pois levantar quando se tem força a mais.

Quando nos habituamos a esta condução, não só se fazem as mesmas velocidades que numa mais agressiva, como sobretudo se poupa muitos litros. Cada vez que vejo o meu pai no A3 a passar mudanças as 2500 e as vezes 3000rpm quando nem sequer vai prego a fundo....enfim.

Inteligente? O que é isso? [:D] Sim, por vezes, senão a média seria superior (há uns 300kms atrás estava nos 8.6). Aliás, pela descrição que deixei dá para ver que não será uma condução "para o consumo".

Na maior parte dos casos faço uma condução emotiva!

Back