reckoner00
New member
[h=1]Alfa Romeo Giulia, il meglio della presentazione al Museo di Arese[/h]
Voltando à terra, alguém tem ideia de que tipo de motorizações diesel poderá ter este modelo de entrada na gama e para quando poderão estar disponíveis em Portugal ?
Muitos falam sobre influencias da Audi e da BMW sobre este novo Alfa Giulia, porém é importante lembrar que o legado estético das duas marcas germânicas tem influencias italianas.
Vejamos a BMW:
O 2002, foi modelo que marcou a viragem da BMW e fundou as bases para estética de todas as posteriores berlinas fabricadas pela marca Bavara. O autor das linhas do 2002 foi Giovanni Michelotti. Michelloti tem em seu curriculum ao menos uma dezena de Ferrari antes de conceber modelos para a BMW.
Ja nos anos 80 a BMW trouxe Ercole Spada para comandar seu departamento de estilo. E sob seu comando surgiram os E-32 e E-34. Nos anos 60 Spada desenhou os Alfa SZ, TZ e Z.
Agora a Audi:
O Audi 80 foi desenhado por Giugiaro e suas linhas influenciram tudo que o a marca fez nos anos seguintes até o TT romper com tudo. Giugiaro desenhou o Alfa Giulia GT nos anos 60.
Quando, após o apogeu do primeiro TT, a Audi decidiu renovar o paradigma estético de sua gama a marca trouxe Valter de Silva para o comando. Antes de ir para a Audi de Silva havia desenhado os Afa 146, 146 e 156, e havia dado início à "Alfalização" da Seat.
Observamos que nos últimos 50 anos os rumos da estética dos modelos da BMW e da Audi tiveram influencia definitiva do design italiano, mas de profissionais que tiveram passagem importante pela Alfa Romeo.
Desta forma não concordo que a Alfa está a copiar os germânicos. Ela está, com o Giulia, a reinterpretar o conceito Gran Turismo que surgiru com o design italiano dos anos 50 e 60 e que nesta época estive presente em praticamente todas as marcas italianas eque teve a Alfa Romeo como uma precursora. Estes paradigmas, ainda neste período originário, influenciaram, além das marcas gemânicas, tambémas marcas britânicas, vide Aston Martin e AC.
Ocorre que após este período romantico os germânicos foram muito competentes para trazer o melhores alfaiates para vestirem os excelentes conjuntos mecânicos projectaram. E eles estvam na Italia. Enquanto isto a industria automobilistica italiana passava por um lento declínio tecnico das marcas de prestigio paralelo a hegemonia da FIAT com único fabricante italiano que conseguiu se adaptar era dos fabricantes globais.
Mas a sério? O Scudetto da alfa é o sua identidade, nao o símbolo como disseram, o símbolo é o logo, a grelha ou scudeto é a identidade alfa e já o é á mais de 100 anos. A Audi desenvolveu esta "identidade" á dez anos, que é a sua grelha enorme, querem ver que tem mais imagem que a Alfa?! Se pegares num Q3, A4, A3 etc e tirares a grelha toda tambem passa bem por Skoda, VW etc... Um carro nao se pode desmontar e dizer que sem isso parece não sei o quê! Uma Giu sem scudetto tambem podia ser um Kia ou um mercedes, dependa da grelha que lá meterem.A identidade visual é o conjunto de pormenores únicos e inconfundíveis que identificam logo um carro como sendo de uma marca X.
Podes tirar as argolas, cromados e leds de qualquer Audi que eu olho para eles e digo-te com toda a certeza, aquilo é um Audi.
Falaste na Ferrari. podes meter um Ferrari qualquer à frente e as suas linhas arrojadas são inconfundíveis para qualquer apreciador de carros.
Já este Giulia, apesar de não ser um carro feio, como o respectrequired disse, falta-lhe precisamente isso, o charme, o carisma, a identidade visual de modelos anteriores, onde só de olhar dizes com toda a certeza, aquilo só pode ser um Alfa.
Metes-me este Giulia à frente sem o scudetto e sem os símbolos da Alfa e eu acho que mais depressa te iria dizer que era um BMW ou outro carro qualquer, do que te dizia que aquilo é um Alfa.
Capisce?
Talvel o 3.0 do Ghibli estará como opcional...Acredito que terá o 1.6 m-jet para a entrada de gama, e depois o 2.0 m-jet para quem quer algo melhor.
Por acaso estou curioso para saber se vão ter um diesel ainda melhor ou se o topo de gama será mesmo o 2.0.
Para veres como isto é, ja juraram a pés juntos que o interior era 100% bmw, outros dizem que é Mazda, tu dizes que é Audi... Ele é Alfa e esta habituado a ser tudo que o povo quer quando critica, mas mesmo assim não consegue ser isso tudo... Decidam-se!Como carro, é bonito, disso não há duvidas
Mas acho que existem muitos elementos "inspirados" noutras marcas, exemplo: farolins do Kia Optima, lateral BMW, interior "audi", etc...
O 159 acho mais ALFA, mais original
Já mete o m3 no bolso e ainda nem saiu!
Que é que a tua bola de cristal nos pode adiantar mais? Euromilhoes?
acredito que terá o 1.6 m-jet para a entrada de gama, e depois o 2.0 m-jet para quem quer algo melhor.
Por acaso estou curioso para saber se vão ter um diesel ainda melhor ou se o topo de gama será mesmo o 2.0.
Essa conversa de manter a identidade confesso que não percebo.
Então a Alfa era obrigada a lançar em 2015 um carro com aspecto dos anos 80 só para "manter a identidade"?
A evolução é sempre boa e é normal as marcas mudarem de anos a anos a sua linguagem de design.
Se houve alguma coisa que os consecutivos falhanços da Alfa nos últimos anos mostraram é que precisavam de mudar e muito.
Por isso estou completamente de acordo com este começar do 0 no Giulia. Se tudo correr bem nasce uma nova identidade para a Alfa, uma que felizmente não inclui Fiats disfarçados.
A única coisa que é preciso o pessoal ter em atenção antes de começar os festejos é que isto:
![]()
Não tem nada a ver com isto:
![]()
Eu quero ver primeiro os modelos de base do Giulia antes de "aprovar" definitivamente o desenho.
É que qualquer marca consegue que um carro de 100 000 euros e com 500 cv tenha bom aspecto e bom comportamento.
Conseguir oferecer algo equilibrado por 40 000 euros que mantenha-se diferente é que será o desafio.
Conseguir ser uma ameaça séria ao M3 prova que a Alfa está de volta. Mas para ser um sucesso vai ter que dominar é o 320d.
O Giulia QV é a pedrada no charco que a Alfa precisava para o mundo olhar para ela. Por isso estão de parabéns.
Mas agora que estamos atentos têm que conseguir manter o nível nas versões normais.
Senão isto tudo não passa de mais um momento 8C. Um carro bom para os coleccionadores da Alfa no meio de uma gama de carros maus.