Alfa Romeo Giulia 2015

Muitos falam sobre influencias da Audi e da BMW sobre este novo Alfa Giulia, porém é importante lembrar que o legado estético das duas marcas germânicas tem influencias italianas.

Vejamos a BMW:

O 2002, foi modelo que marcou a viragem da BMW e fundou as bases para estética de todas as posteriores berlinas fabricadas pela marca Bavara. O autor das linhas do 2002 foi Giovanni Michelotti. Michelloti tem em seu curriculum ao menos uma dezena de Ferrari antes de conceber modelos para a BMW.

Ja nos anos 80 a BMW trouxe Ercole Spada para comandar seu departamento de estilo. E sob seu comando surgiram os E-32 e E-34. Nos anos 60 Spada desenhou os Alfa SZ, TZ e Z.

Agora a Audi:

O Audi 80 foi desenhado por Giugiaro e suas linhas influenciram tudo que o a marca fez nos anos seguintes até o TT romper com tudo. Giugiaro desenhou o Alfa Giulia GT nos anos 60.

Quando, após o apogeu do primeiro TT, a Audi decidiu renovar o paradigma estético de sua gama a marca trouxe Valter de Silva para o comando. Antes de ir para a Audi de Silva havia desenhado os Afa 146, 146 e 156, e havia dado início à "Alfalização" da Seat.

Observamos que nos últimos 50 anos os rumos da estética dos modelos da BMW e da Audi tiveram influencia definitiva do design italiano, mas de profissionais que tiveram passagem importante pela Alfa Romeo.

Desta forma não concordo que a Alfa está a copiar os germânicos. Ela está, com o Giulia, a reinterpretar o conceito Gran Turismo que surgiru com o design italiano dos anos 50 e 60 e que nesta época estive presente em praticamente todas as marcas italianas eque teve a Alfa Romeo como uma precursora. Estes paradigmas, ainda neste período originário, influenciaram, além das marcas gemânicas, tambémas marcas britânicas, vide Aston Martin e AC.

Ocorre que após este período romantico os germânicos foram muito competentes para trazer o melhores alfaiates para vestirem os excelentes conjuntos mecânicos projectaram. E eles estvam na Italia. Enquanto isto a industria automobilistica italiana passava por um lento declínio tecnico das marcas de prestigio paralelo a hegemonia da FIAT com único fabricante italiano que conseguiu se adaptar era dos fabricantes globais.

Last edited:
Aguardo com expectativa por saber que outros motores terá.

Por uma questão de volume será que vai haver 1,6 a diesel e 1,4 a gasolina ? espero que seja marcadamente dinâmico e utilize motores com carácter, o 156 1,6 não andava muito, mas cantava bem.

Voltando à terra, alguém tem ideia de que tipo de motorizações diesel poderá ter este modelo de entrada na gama e para quando poderão estar disponíveis em Portugal ?

Voltando à terra, alguém tem ideia de que tipo de motorizações diesel poderá ter este modelo de entrada na gama e para quando poderão estar disponíveis em Portugal ?

Acredito que terá o 1.6 m-jet para a entrada de gama, e depois o 2.0 m-jet para quem quer algo melhor.

Por acaso estou curioso para saber se vão ter um diesel ainda melhor ou se o topo de gama será mesmo o 2.0.

Muitos falam sobre influencias da Audi e da BMW sobre este novo Alfa Giulia, porém é importante lembrar que o legado estético das duas marcas germânicas tem influencias italianas.

Vejamos a BMW:

O 2002, foi modelo que marcou a viragem da BMW e fundou as bases para estética de todas as posteriores berlinas fabricadas pela marca Bavara. O autor das linhas do 2002 foi Giovanni Michelotti. Michelloti tem em seu curriculum ao menos uma dezena de Ferrari antes de conceber modelos para a BMW.

Ja nos anos 80 a BMW trouxe Ercole Spada para comandar seu departamento de estilo. E sob seu comando surgiram os E-32 e E-34. Nos anos 60 Spada desenhou os Alfa SZ, TZ e Z.

Agora a Audi:

O Audi 80 foi desenhado por Giugiaro e suas linhas influenciram tudo que o a marca fez nos anos seguintes até o TT romper com tudo. Giugiaro desenhou o Alfa Giulia GT nos anos 60.

Quando, após o apogeu do primeiro TT, a Audi decidiu renovar o paradigma estético de sua gama a marca trouxe Valter de Silva para o comando. Antes de ir para a Audi de Silva havia desenhado os Afa 146, 146 e 156, e havia dado início à "Alfalização" da Seat.

Observamos que nos últimos 50 anos os rumos da estética dos modelos da BMW e da Audi tiveram influencia definitiva do design italiano, mas de profissionais que tiveram passagem importante pela Alfa Romeo.

Desta forma não concordo que a Alfa está a copiar os germânicos. Ela está, com o Giulia, a reinterpretar o conceito Gran Turismo que surgiru com o design italiano dos anos 50 e 60 e que nesta época estive presente em praticamente todas as marcas italianas eque teve a Alfa Romeo como uma precursora. Estes paradigmas, ainda neste período originário, influenciaram, além das marcas gemânicas, tambémas marcas britânicas, vide Aston Martin e AC.

Ocorre que após este período romantico os germânicos foram muito competentes para trazer o melhores alfaiates para vestirem os excelentes conjuntos mecânicos projectaram. E eles estvam na Italia. Enquanto isto a industria automobilistica italiana passava por um lento declínio tecnico das marcas de prestigio paralelo a hegemonia da FIAT com único fabricante italiano que conseguiu se adaptar era dos fabricantes globais.

Exacto, e ninguém aqui nega isso [;)]

Não é por acaso que a VW tem o Walter de Silva como chefe de design e tem a Italdesign nas suas fileiras.

Last edited:
A identidade visual é o conjunto de pormenores únicos e inconfundíveis que identificam logo um carro como sendo de uma marca X.

Podes tirar as argolas, cromados e leds de qualquer Audi que eu olho para eles e digo-te com toda a certeza, aquilo é um Audi.

Falaste na Ferrari. podes meter um Ferrari qualquer à frente e as suas linhas arrojadas são inconfundíveis para qualquer apreciador de carros.

Já este Giulia, apesar de não ser um carro feio, como o respectrequired disse, falta-lhe precisamente isso, o charme, o carisma, a identidade visual de modelos anteriores, onde só de olhar dizes com toda a certeza, aquilo só pode ser um Alfa.

Metes-me este Giulia à frente sem o scudetto e sem os símbolos da Alfa e eu acho que mais depressa te iria dizer que era um BMW ou outro carro qualquer, do que te dizia que aquilo é um Alfa.

Capisce?
Mas a sério? O Scudetto da alfa é o sua identidade, nao o símbolo como disseram, o símbolo é o logo, a grelha ou scudeto é a identidade alfa e já o é á mais de 100 anos. A Audi desenvolveu esta "identidade" á dez anos, que é a sua grelha enorme, querem ver que tem mais imagem que a Alfa?! Se pegares num Q3, A4, A3 etc e tirares a grelha toda tambem passa bem por Skoda, VW etc... Um carro nao se pode desmontar e dizer que sem isso parece não sei o quê! Uma Giu sem scudetto tambem podia ser um Kia ou um mercedes, dependa da grelha que lá meterem.
Depois, sendo o carro FR ja se sabia que a arquitectura seria um pouco diferente do custume da Alfa pois não se fazem carros FR com o aspecto de FF.
Mas ja que se esta a falar de Audi, colocar este carro ao lado de um A4 é fazer o A4 parecer uma carroçinha, é que o aspecto deste mata completamente a maioria.
Assim como fez o 156, o 159... Etc, nesse ponto é um optimo e fiel herdeiro.

Acredito que terá o 1.6 m-jet para a entrada de gama, e depois o 2.0 m-jet para quem quer algo melhor.

Por acaso estou curioso para saber se vão ter um diesel ainda melhor ou se o topo de gama será mesmo o 2.0.
Talvel o 3.0 do Ghibli estará como opcional...
Existe tambem o novo motor do grupo 2.2 multijet

Como carro, é bonito, disso não há duvidas

Mas acho que existem muitos elementos "inspirados" noutras marcas, exemplo: farolins do Kia Optima, lateral BMW, interior "audi", etc...

O 159 acho mais ALFA, mais original
Para veres como isto é, ja juraram a pés juntos que o interior era 100% bmw, outros dizem que é Mazda, tu dizes que é Audi... Ele é Alfa e esta habituado a ser tudo que o povo quer quando critica, mas mesmo assim não consegue ser isso tudo... Decidam-se!

Essa conversa de manter a identidade confesso que não percebo.
Então a Alfa era obrigada a lançar em 2015 um carro com aspecto dos anos 80 só para "manter a identidade"?
A evolução é sempre boa e é normal as marcas mudarem de anos a anos a sua linguagem de design.
Se houve alguma coisa que os consecutivos falhanços da Alfa nos últimos anos mostraram é que precisavam de mudar e muito.
Por isso estou completamente de acordo com este começar do 0 no Giulia. Se tudo correr bem nasce uma nova identidade para a Alfa, uma que felizmente não inclui Fiats disfarçados.

A única coisa que é preciso o pessoal ter em atenção antes de começar os festejos é que isto:
BMW-M3-Limousine-729x486-8bb74f91d7a46597.jpg

Não tem nada a ver com isto:
car_photo_532723.jpg

Eu quero ver primeiro os modelos de base do Giulia antes de "aprovar" definitivamente o desenho.
É que qualquer marca consegue que um carro de 100 000 euros e com 500 cv tenha bom aspecto e bom comportamento.
Conseguir oferecer algo equilibrado por 40 000 euros que mantenha-se diferente é que será o desafio.

Conseguir ser uma ameaça séria ao M3 prova que a Alfa está de volta. Mas para ser um sucesso vai ter que dominar é o 320d.
O Giulia QV é a pedrada no charco que a Alfa precisava para o mundo olhar para ela. Por isso estão de parabéns.
Mas agora que estamos atentos têm que conseguir manter o nível nas versões normais.
Senão isto tudo não passa de mais um momento 8C. Um carro bom para os coleccionadores da Alfa no meio de uma gama de carros maus.

Last edited:
No vídeo da apresentação, quando o carro entra, fica-se com uma ideia completamente diferente do carro. Apesar de não ser a revolução de que muita gente estava a espera, está muito bonito mesmo.

Não percebo quem diz que perdeu identidade.
A Alfa aquando de cada substituição de geração desta gama sempre alterou bastante a estética.
Parece-me até que o único elemento comum é mesmo o "scudetto".

alfa_romeo_75front_side_view.jpg

Alfa-Romeo-155.jpg

alfa-romeo_156_2002_wallpapers_5.jpg

Alfa-Romeo-159-Ti-2007%E2%80%93hdwallpapers1.jpg

Bem, acho que nestas coisas só mesmo ao vivo é que se tem a certeza do que se gosta, no entanto há coisas de que não gosto para já, os espaços demasiado abertos da grelha, exagerados, esta versão será talvez um pouco agressiva demais daí esperar que as versões 'normais' sejam mais elegantes.
O interior desilude, claramente uma colagem à BMW quando podiam e deviam ter feito melhor.

Em termos de desenho vai buscar muito ao 156, quase que se podia dizer que é uma evolução do mesmo, o que mantém o MO do grupo, mudar a imagem sempre que se lança um carro, continua a falta de coerência e evolução no design.
Pode ser que agora consigam manter uma linha, algo que é favorável ao mercado.

Mecanicamente nada a assinalar, tudo parece apontar para uma maquina fantástica, aparentemente sem rival directo.

Essa conversa de manter a identidade confesso que não percebo.
Então a Alfa era obrigada a lançar em 2015 um carro com aspecto dos anos 80 só para "manter a identidade"?
A evolução é sempre boa e é normal as marcas mudarem de anos a anos a sua linguagem de design.
Se houve alguma coisa que os consecutivos falhanços da Alfa nos últimos anos mostraram é que precisavam de mudar e muito.
Por isso estou completamente de acordo com este começar do 0 no Giulia. Se tudo correr bem nasce uma nova identidade para a Alfa, uma que felizmente não inclui Fiats disfarçados.

A única coisa que é preciso o pessoal ter em atenção antes de começar os festejos é que isto:
BMW-M3-Limousine-729x486-8bb74f91d7a46597.jpg

Não tem nada a ver com isto:
car_photo_532723.jpg

Eu quero ver primeiro os modelos de base do Giulia antes de "aprovar" definitivamente o desenho.
É que qualquer marca consegue que um carro de 100 000 euros e com 500 cv tenha bom aspecto e bom comportamento.
Conseguir oferecer algo equilibrado por 40 000 euros que mantenha-se diferente é que será o desafio.

Conseguir ser uma ameaça séria ao M3 prova que a Alfa está de volta. Mas para ser um sucesso vai ter que dominar é o 320d.
O Giulia QV é a pedrada no charco que a Alfa precisava para o mundo olhar para ela. Por isso estão de parabéns.
Mas agora que estamos atentos têm que conseguir manter o nível nas versões normais.
Senão isto tudo não passa de mais um momento 8C. Um carro bom para os coleccionadores da Alfa no meio de uma gama de carros maus.

É precisamente isto que penso!

Ainda estou a ver aquela frente nas versões "normais" a parecer a frente dum BMW Série 1.

:(

Back