Alfa Romeo Giulia 2015

o A5 de bonito tem pouco.

http%3A%2F%2Fmashable.com%2Fwp-content%2Fgallery%2Fstar-wars-memes%2Finternet-memes-hate-leads-to-anger.jpg

Eu também gosto, embora tenha pouco de desportivo...
Eu também gosto, e quando saiu tinha um aspecto algo agressivo e bem bonito, esta imagem, na minha opinião, foi apagada pelas constantes fotocópias que vieram daqueles lados.

Ainda hoje o carro tem umas linhas bem bonitas, que depois desaguam numa frente e numa traseira mais que banais...

Pegando por exemplo no caso da BMW além das suas qualidades, é impressionante a sua agressividade comercial, que vai desde descontos acima de 30% para frotas, valores quase imbatíveis nos rentings graças aos bons valores de retoma, a anúncios constantes em meios como imprensa, televisão, rádio, outdoors e outro mobiliário urbano, etc., acções de relações publicas que permitem contacto das pessoas com a sua gama, constante actualização dos modelos e pacotes de equipamento, cada vez mais modelos, etc., etc.

É uma marca premium que vende mais do que muitos generalistas, portanto exclusividade=0, mas a verdade é que mesmo com problemas como o do N47 com muita amplitude ou modelos desinchavidos como o Serie 2 Grand Tourer consegue manter a sua forte imagem de qualidade e continua a ser uma marca muito ambicionada.

Isto é fruto de muito, muito trabalho e muitos anos de bons produtos

Concordo que é trabalho de muitos anos. A reputação premium é algo que leva certamente muito tempo a estabelecer e a BMW alcançou-o.
Mas não são precisos 50 anos para tal.

Quanto á agressividade comercial, acho que a BMW não quer fazer esses descontos super agressivos. Fá-lo porque neste momento a Mercedes oferece um produto que tem sido um sucesso que é o classe C e que veio retirar os holofotes do Série 3 que deixou de ser "a" referência do segmento.

Apenas acho que para a Alfa se estabelecer como marca premium, não precisa atingir os níveis de vendas da BMW/Mercedes/Audi. Estão a dar os primeiros passos de forma correcta, lançando um Giulia QV que é super exclusivo, apaixonante e com uma mãozinha da Ferrari, cortam com o passado de forma clara, não oferecem motorizações menos nobres, o facto de agora estarem colocados á Maserati e não á Fiat, etc, etc.
Nem a Jaguar ou a Volvo ambicionam a ter os mesmos números de venda dos alemães a médio prazo. Estas marcas têm é que apresentar produtos de qualidade, melhorar o serviço pós-venda e assistência técnica, etc, etc.
Se Lexus e Acuras fazem isso, a Alfa também consegue se houver paciência (que é algo que falta no grupo FCA).

Em Portugal a reputação nunca será igual ás três alemãs mas isso tem mais a ver com as características de Portugal do que com aquilo que a marca fará.
E quanto á exclusividade, acho que um Alfa pós-Giulia será tão exclusivo quanto um BMW ou Mercedes ou Audi. Ou talvez mais porque não estão a descer para os segmentos C e B como os alemães nem a oferecer motorizações de 3 cilindros. Os alemães podem dar-se a esse luxo porque já estão estabelecidos mas isso diminui a exclusividade dessas marcas.

Walter da Silva na Alfa=O maior génio de sempre.
Walter da Silva na Aude=O empregado de secretaria que só tira fotocópias. apr:)
O Chris Bangle também tem a sua dose de esquizofrenia. E mesmo os grandes nomes ligados a essa área têm os seus quês. Há génios com momentos maus e há "coisinhos" que têm verdadeiras epifanias.

Walter da Silva na Alfa=O maior génio de sempre.
Walter da Silva na Aude=O empregado de secretaria que só tira fotocópias. apr:)

A liberdade está longe de ser a mesma... Mas sim, resumiste bem, embora eu ache os Audi bonitos... Não se distinguem é uns dos outros.

Sent from my iPhone using Tapatalk

O Brera é um tiro ao lado. :sh)

Sim, foi um tiro ao lado...era bonitinho mas de resto é para esquecer.

o A5 de bonito tem pouco. É um A4 com umas coisitas diferentes. Foi carro que nunca me fez virar o pescoço, nem quando saiu...

Para ti claramente já que quando foi apresentado fez "virar o pescoço" a muita gente, incluindo fãs BMW que preferiam o A5 ao seu amado Serie 3 Coupe.

A liberdade está longe de ser a mesma... Mas sim, resumiste bem, embora eu ache os Audi bonitos... Não se distinguem é uns dos outros.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Ele estava a ser irónico (acho eu). O A5 é elegante, tem as proporções correctas no meu entender. Acho que é uma boa interpretação do "conservadorismo alemão".

Apesar de pessoalmente preferir a era imediatamente pré-Walter na Audi, foi ele que cimentou a identidade Audi, com o surgimento de elementos visuais fortes (concorde-se ou não com eles), e cada vez maior rigor visual.
Como em tudo existem estratégias. Na Audi decidiram prescindir da identidade por modelo e focar na identidade da marca.
Não tem nada de mal, mas acho que foram longe demais. Repetição exaustiva dos temas, sem grande variação, independentemente das carroçarias.

Isso não torna os carros mais feios.
Quanto muito podem dizer que eram todos cópias uns dos outros, falta de imaginação ou variedade, ou que a procura de um estilo mais rigoroso e rapidamente identificado com a marca, os tornaram visualmente mais aborrecidos. Agora chamar-lhes feios? Um A5 feio? A sério?

Critico algumas opções tomadas pela marca, mas ele ficou na Audi apenas 5 anos - mesmo nesta altura ele supervisionava Audi, Seat e Lamborghini -, e a partir de 2007, começou a supervisionar todo o império VW.

Basta olhar para o novo Q7 (e que levou restyling antes mesmo de ser lançado) ou o novo Q2 (tentativa de introduzir novos temas, mas falha na execução) e perceber que andam algo perdidos.
E o novo A4 não é feio. Mesmo quando colocado ao lado do Giulia, que aposta em curvas mais sensuais. O problema é ser igual ao anterior. Já está visualmente datado, é um desenho mais discreto e aborrecido.
E além disso, eles conhecem os clientes deles.

Os concepts Prologue do Lichte mostram um futuro mais interessante, ainda que, como é normal na Audi, é uma questão de evolução e não revolução.
E esperemos que a Alfa também evolua para algo menos genérico.

Voltar
Superior