Alfa Romeo Giulia 2015

Já tinha visto "noutro canal".[;)]

Os Alfetta e todos os que lhe derivam são o meu esteriótipo de berlina, mas isso tu já sabes.[:cool:]

Está nos meus planos vir a adquirir uma Alfetta daqui a uns tempos.

PS - onde a viste?

Eu sei, por isso vim aqui deixar-te a babar! [:p]

Localização assim em público... pá costuma estar em Ramalde. [:p]

É isso mesmo que tenho vindo a dizer.
O problema é que para conseguir isto é preciso investimento que os italianos não estão dispostos a fazer. Por isto penso seriamente se a Alfa não estaria melhor sob a alça de alemães como de vez em quando vem à baila...

Não podem querer fazer carros referenciais a reaproveitar chassis e motores de Fiats, feitos geralmente para ser das propostas mais generalistas e económicas do segmento. Se os italianos querem a Alfa em alta têm que ganhar tomates e abrir os cordões à bolsa.

Como penso que até já disse a BMW provavelmente gasta mais dinheiro a desenvolver uma geração do S3 do que a Fiat com toda a Alfa Romeo.

A realidade é que é possível fazer algo realmente bom e diferente sem contudo perder a clientela que a Alfa Romeo tem vindo a angariar, daí o exemplo que dei da BMW.
Não dou o exemplo da BMW por serem bem ou mal construídos.
Estou-me a focar exclusivamente na relação homem/máquina

Entendo. Eu não pretendo dizer para Alfa ficar por aqui, é preciso dar aquele condimento que todos estão a espera. Na minha opinião, era determinante que, em vez de dar os dois passos de uma vez, dar um atrás do outro.

Em relação a uma gama mais "soft" como o SRLA refere, penso que seria bom, mas não a melhor ideia. O melhor é fazer ecoar o "Cuore Sportivo" como algo geneticamente enraizado em qualquer Alfa Romeo, isto cria uma aura que tem repercusão nas vendas, ninguem que não se interesse pela dinamica, vai ficar atrapalhado na sua condução por este "excesso" de qualidades. Basta ver como A BMW atrai clientes, mesmo que os donos do S1 não saibam que o carro é tracção traseira e andem a travar nas curvas, mas a aura da BMW tem boa parte do seu fundamento na vertente dinamica, na tal interação homen/maquina.

Se os BMW fossem mais soft, com algumas versões dinamicas, o cliente que anda a travar nas curvas, possivelmente teria comprado outro carro. Assim não ligue a dinâmica.

Entendo. Eu não pretendo dizer para Alfa ficar por aqui, é preciso dar aquele condimento que todos estão a espera. Na minha opinião, era determinante que, em vez de dar os dois passos de uma vez, dar um atrás do outro.

Em relação a uma gama mais "soft" como o SRLA refere, penso que seria bom, mas não a melhor ideia. O melhor é fazer ecoar o "Cuore Sportivo" como algo geneticamente enraizado em qualquer Alfa Romeo, isto cria uma aura que tem repercusão nas vendas, ninguem que não se interesse pela dinamica, vai ficar atrapalhado na sua condução por este "excesso" de qualidades. Basta ver como A BMW atrai clientes, mesmo que os donos do S1 não saibam que o carro é tracção traseira e andem a travar nas curvas, mas a aura da BMW tem boa parte do seu fundamento na vertente dinamica, na tal interação homen/maquina.

Se os BMW fossem mais soft, com algumas versões dinamicas, o cliente que anda a travar nas curvas, possivelmente teria comprado outro carro. Assim não ligue a dinâmica.
Atenção que eu disse que as versões base podiam ser mais soft, mas ainda assim mais espevitadas que a média.

Não precisam é de ser obrigatoriamente um 75. É que o cuore é muito engraçado para andar ao ataque e havendo unhas para ele mas já conheci quem o tivesse conduzido e dito que ficou com medo do carro, e nunca comprariam algo como aquilo para ir trabalhar e levar os putos à escola.

O 166 vendeu muito mal.

Ainda há pouco tempo li que por exemplo no UK não há nem 2000 em circulação.

Ainda há alguns, mesmo no UK.
E custa-me entender a palavra flop, porque o carro é muito interessante.
E é muito bonito, mesmo! Então o 1ª série "farol pequeno"!

Flop só porque vendeu "pouco"?

Lembro-me de adorarem o carro no Top Gear, também.

E mesmo considerando que "não vale nada" usado, com as continhas bem feitas olha que se calhar descobres que outros carros perderam mais dinheiro.

Flop não quer dizer que não era bom. Só quer mesmo dizer que foi um falhanço comercial.

Penso que sobretudo pelos motivos que referi e não por culpa do carro em si.

Atenção que eu disse que as versões base podiam ser mais soft, mas ainda assim mais espevitadas que a média.

Não precisam é de ser obrigatoriamente um 75. É que o cuore é muito engraçado para andar ao ataque e havendo unhas para ele mas já conheci quem o tivesse conduzido e dito que ficou com medo do carro, e nunca comprariam algo como aquilo para ir trabalhar e levar os putos à escola.

O 75 não me parece bom exemplo, algo se passava com essa unidade.
QUem conhece o 75 sabe que apesar de divertido, conseguia ser ao mesmo tempo civilizado.
Tem um bom pisar de estrada aquando de original e, com amortecedores e molas decentes, fica com um pisar actual.

Ao 75 pode-se-lhe chamar de tudo menos um automóvel que não consiga cumprir a função real de locomover alguém.

Não cheguei a conduzir nenhum.

Mas com quem falei dizia que bastava o piso ficar um pouco molhado que o carro ficava com uma traseira muito viva. Ás vezes à saída de uma rotunda sem qualquer intenção lá começava a fugir e deu para uns sustos.

Nisto está muito longe dos RWD actuais, que têm mesmo que ser provocados para soltar a traseira.

Mas com quem falei dizia que bastava o piso ficar um pouco molhado que o carro ficava com uma traseira muito viva. Ás vezes à saída de uma rotunda sem qualquer intenção lá começava a fugir e deu para uns sustos.

Nisto está muito longe dos RWD actuais, que têm mesmo que ser provocados para soltar a traseira.

Em molhado qualquer um sai, ainda para mais um RWD como o 75 ou qualquer BMW e Mercedes da época.

Estamos a falar de automóveis mais leves e com uma área de aderência nos pneus significativamente menor, já para não falar na afinação que era feita na época comparativamente com os nossos dias.

É que antigamente era RWD e ponto final.
Hoje os RWD têm uma afinação mais permissiva e subviradora.
A traseira só sai quando muito provocada.

Eu conduzi um e não me pareceu nada disso.

Agora é preciso ter em conta que há 20/30 anos a quantidade de borracha utilizada era completamente diferente e não havia/era comum nem ABS quanto mais ESP.

Dos vários ARs em que andei, o mais intrinsecamente desportivo foi um Giulia 1600 GTA e a seguir o 156 GTA, ambos com motores absolutamente fantásticos. [br:)]

Neste momento há uma coisa que é certa, quem não tem uma posição forte nos mercado BRIC + EUA não se safa, como estamos a ver.
Está tudo a ficar à rasca com o mercado europeu a cair menos as marcas alemãs que se posicionaram em força naqueles mercados.

Neste sentido, a FIAT está a tentar com o 500 e com as mixelaneas com a CHRYSLER/FIAT/LANCIA entrar em alguns destes mercados mas a ALFA está a ficar para tras nesse sentido e a definhar no mercado europeu e quanto mais demorarem a entrar nesses mercados com modelos apelativos e concorrenciais, mais dificil será safar a ALFA.

Neste contexto, o menos mau que lhe podia acontecer é ser vendida ao gr. VW que com certeza lhe dará bom proveito em mercados onde tem dimensão e ja se sente confortavel.

E repito, não que seja apologista desta absorção mas parece que é mesmo a unica solução uma vez que o Sr. Marchionne não sabe bem o que fazer com a ALFA como se vê com os sempre adiados e eventuais GIULIA/outros.

Última edição:
Acham mesmo que a FIAT iria vender alguma vez uma marca como a Alfa, ainda por cima aos alemães? Ou que o próprio povo Italiano permitiria isso? Lol

Acham mesmo que a FIAT iria vender alguma vez uma marca como a Alfa, ainda por cima aos alemães? Ou que o próprio povo Italiano permitiria isso? Lol
A Fiat na altura nem sequer queria a Alfa, tudo tem um preço e o povo não manda (e duvido que a generalidade da população sequer quisesse saber).

Vender ao grupo VW?? Seria o melhor?? Daqui a pouco todas as marcas pertencem aos alemães, seria bonito isso seria...
Sendo a Alfa umas das minhas marcas favoritas, eu acredito que tudo vai correr bem desta vez!

Neste momento há uma coisa que é certa, quem não tem uma posição forte nos mercado BRIC + EUA não se safa, como estamos a ver.
Está tudo a ficar à rasca com o mercado europeu a cair menos as marcas alemãs que se posicionaram em força naqueles mercados.

Neste sentido, a FIAT está a tentar com o 500 e com as mixelaneas com a CHRYSLER/FIAT/LANCIA entrar em alguns destes mercados mas a ALFA está a ficar para tras nesse sentido e a definhar no mercado europeu e quanto mais demorarem a entrar nesses mercados com modelos apelativos e concorrenciais, mais dificil será safar a ALFA.

Neste contexto, o menos mau que lhe podia acontecer é ser vendida ao gr. VW que com certeza lhe dará bom proveito em mercados onde tem dimensão e ja se sente confortavel.

E repito, não que seja apologista desta absorção mas parece que é mesmo a unica solução uma vez que o Sr. Marchionne não sabe bem o que fazer com a ALFA como se vê com os sempre adiados e eventuais GIULIA/outros.

Vender aos alemães não... ja a VW tentou ao Marchionne para vender a Alfa, mas ele respondeu bem, para eles pensarem na Seat...

Bom mercado para a Alfa é USA. Sempre servirá como janela para os outros mercados de interesse. Um bom trabalho de marca, boa publicidade, a apetência por motores a gasolina de maior dimensão são mais-valias.

Levar o 500 para todos os mercados, onde não venha a ter números significativos, sempre servirá como carro de imagem. E vai somando vendas.

Não se pode fazer tudo de uma vez, mas há marcas no grupo com valor.

A Fiat na altura nem sequer queria a Alfa, tudo tem um preço e o povo não manda (e duvido que a generalidade da população sequer quisesse saber).

Apesar de como alfista que sou, achar que seria uma grande heresia vender aos alemães, penso que o povo italiano só se lembraria que existe a Alfa Romeo, caso significasse perda de postos de trabalho para o lado italiano.

E também não sei para que raio eles querem mais uma marca de sangue latino, já tem lá a Seat, se não conseguem vender o "auto emoción" para quê se virarem para o "cuore sportivo".

Apesar de como alfista que sou, achar que seria uma grande heresia vender aos alemães, penso que o povo italiano só se lembraria que existe a Alfa Romeo, caso significasse perda de postos de trabalho para o lado italiano.

E também não sei para que raio eles querem mais uma marca de sangue latino, já tem lá a Seat, se não conseguem vender o "auto emoción" para quê se virarem para o "cuore sportivo".

vas comparar auto-emoción com cuore sportivo...?

Se o auto-emoción podia dar certo, podia, mas acho que a VW tem mais jeito monomarca...

Voltar
Superior