Alfa Romeo

Precisamente por ter dois produtos tão distintos nesse aspecto em casa, é que discordo por completo desse tipo de afirmação.

As minhas sensações ao volante são diferentes das tuas e as tuas do gtabarth e as dele de outro qualquer e se alguém tira mais sensações e prazer de condução de um diesel do que otto, quem sou eu para dizer o contrário.

Isto é tudo tão diferente que para alguns chega que faça fumo, outros que faça barulho, outros ainda que encoste o ponteiro, outros que tenha um aileron matias... por isso eu acho que o prazer de conduzir é tão pessoal como a roupa que vestimos.

True !

No meu caso o que aprecio mais nesse aspecto até está intimamente ligado à segurança: uma energica e pronta resposta do motor para sair de situações dificeis ou para fazer ultrapassagens com menor risco.

Tirando isso tb gosto de sentir a dita patada à saida das curvas numa bela estrada de montanha naqueles dias que apetece mais brincar. ( sempre com atenção à segurança, claro está )

E isto só se consegue com o famoso efeito turbo caso não disponhamos de uma fortuna para gastar num 8C, por exp. [:D]

Última edição:
O que é mais engraçado é que toda a literatura que para aqui vai é por causa de um lapso em relação á cilindrada ( 1.3 em vez de 1.6 ) [:D]

As minhas sensações ao volante são diferentes das tuas e as tuas do gtabarth e as dele de outro qualquer e se alguém tira mais sensações e prazer de condução de um diesel do que otto, quem sou eu para dizer o contrário.

Isto é tudo tão diferente que para alguns chega que faça fumo, outros que faça barulho, outros ainda que encoste o ponteiro, outros que tenha um aileron matias... por isso eu acho que o prazer de conduzir é tão pessoal como a roupa que vestimos.

O prazer de condução não é tão variável e pessoal assim Dio.
Sabes bem que "ninguém" tem mais prazer com um Alfa FWD actual com motor Diesel do que com um Transaxle Otto mais antigo mesmo com potências semelhantes.

O prazer de condução não é tão variável e pessoal assim Dio.
Sabes bem que "ninguém" tem mais prazer com um Alfa FWD actual com motor Diesel do que com um Transaxle Otto mais antigo mesmo com potências semelhantes.
Lá estás tu a ir para os extremos... [:D]

Ainda assim, aposto que há por ai alguém que não acha piada nenhuma à condução de um 75 e diverte-se imenso só com as recuperações de um Diesel e a competência do seu chassis.

Eu não sou esquisito, se for para me divertir ao volante, até o faço com o 1.3 jtd 75cv! [:p]

Precisamente por ter dois produtos tão distintos nesse aspecto em casa, é que discordo por completo desse tipo de afirmação.

Eu respeito a tua opinião, mas não concordo minimamente.

O prazer de condução é quase como que universal.
É um conjunto de ingredientes específico que englobam sonoridades e boas sensações mecanicas, deixando de lado a rapidez, o fumo e a velocidade máxima.

Isso é apenas para impressionar quando não se tem mais nada por onde pegar.

De caminho conduzir é quase como fazer tricot: quem o faz gosta, mas não se passa nada.

Foi precisamente por teres os carros que tens que dei o teu exemplo.
Aliás, na hora da verdade é que se vêm as coisas já que nos track day's nunca optaste pelos 5 cilindros ao invés do Boxer 4.

Por alguma razão há-de ser.
É a tal universalidade do prazer de condução.

Foi precisamente por teres os carros que tens que dei o teu exemplo.
Aliás, na hora da verdade é que se vêm as coisas já que nos track day's nunca optaste pelos 5 cilindros ao invés do Boxer 4.

Por alguma razão há-de ser.
É a tal universalidade do prazer de condução.
Pois... mais uma vez, estas completamente equivocado, mas adiante...

[;)]

Se estou, gostava de entender as tuas razões.
Acho que o "adiante" pouco ou nada me faz perceber a tua opinião.
Não só sabes a forma como tiro prazer ao conduzir, como sabes as razões das minhas opções e queres que te explique?? :confused:

Mas é muito fácil de entenderes, nem preciso de mais nada, costeias apenas os pneus de 18" e ficas logo a saber que estas errado.

Não só sabes a forma como tiro prazer ao conduzir, como sabes as razões das minhas opções e queres que te explique?? :confused:

Mas é muito fácil de entenderes, nem preciso de mais nada, costeias apenas os pneus de 18" e ficas logo a saber que estas errado.

Estás equivocado.
Não sei as tuas razões para fazeres a tua escolha, daí que te questionei por simples curiosidade.

De qualquer forma já não me interessa.

Adiante.

Lá estás tu a ir para os extremos... [:D]

Ainda assim, aposto que há por ai alguém que não acha piada nenhuma à condução de um 75 e diverte-se imenso só com as recuperações de um Diesel e a competência do seu chassis.

Eu não sou esquisito, se for para me divertir ao volante, até o faço com o 1.3 jtd 75cv! [:p]

O 75, concretamente o 1.8 ie foi o popó onde basicamente aprendi a conduzir, ou seja o do meu pai e aquilo era de facto tão divertido como perigoso, especialmente se levavamos com piso escorregadio, mas para quem gosta de adrenalina era o carro certo [:cool:][:D]

Deixar escorregar a traseira numa estrada de montanha e sentir aquilo a empurrar na saida da curva a agarrar a traseira era muito muito engraçado, não fosse pq um dia de chuva apanhei um susto do catano.

O motor 1.8 ie parecia um bocado curto até às 4000 mas a partir de aí sentia-se que o tinhamos com redia curta e o sound, apesar de ser um 4C, era qq coisa [br:)].

Melhor foi quando me deixaram conduzir um 3.0 AMERICA do pai de uma amiga, a sensação era a de ter um turbo desde as 1000 até as 6000 nonstop e a sinfonia que vinha do capô ainda a retenho na memoria[:cool:].
Em fim, ja não se fazem carrinhos assim para o mainstream.

Depois comprei eu o meu 1º carro, um 33 1.7 ie que já não tinha nada a ver mas era agil qb e tinha aquele som exotico dos boxer. Ao contrario do panorama geral na altura, não me deu nenhum problema serio, se bem que quase nunca fazia cidade na altura.

De qq forma e como diz o dio, diversões há muitas e as sensações que dá o 1.6 JTDm em modo D faz-me lembrar as que sentia no PUNTO GT que tive a seguir ao 33 mas claro, como o PUNTO pesava menos tinha um feeling mais solto.

Em fim, tbm há quem goste de musica classica e rock&roll

Última edição:
Há quem tenha prazer a conduzir em ritmo de passeio talvez num cabrio junto ao mar. É relativo. Mas quando se fala inequivocamente em condução desportiva e nesse tipo de prazer, então concordo que os critérios são mais universais. E aí há factores como o barulho, o peso dos comandos, a rigidez da suspensão e do chassis e todo um conjunto de aspectos que transcende as prestações e que entram na equação.

Eu já conduzi muitos carros, alguns bastante bons, e nunca nenhum me deu a pica do meu 33 QV :)
Poucos aqui te devem entender tão bem como eu... [:D]

Mas lá está, sou eu, é o meu prazer de condução, conheço muitos que tiram mais prazer de um 75, outros que não trocam o 156 por nada... tenho até um grande amigo meu que prefere mil vezes levar o Mito 1.6 jtdm dele para a pista, que é o carro de dia-a-dia dele, com todos os custos que dai advém, em vez de ter um outro qualquer para o efeito, porque é assim que se sente melhor em pista... quem sou eu para o contrariar!

Por acaso, um dos carrinhos cuja condução me deixou saudades foi um SMART CABRIO otto 61 cv. que tive há já uns anitos como 2º carro na fase monovolume-bebés

Aquilo é assim como uma especie de kart-monovolume que dá uma pica do caraças em circuito urbano. O som é giro e ouvimo-lo lá atrás, como num FERRARI [:cool:][:D], somos empurrados em vez de puxados... e depois, é o verdadeiro rei das rotundas, nenhum carro me deu mais pica a fazer rotundas, pena era aquela caixa que demorava anos a passar :sh) mas prontos, um gajo habituava-se e tal.

Ah! ja me esquecia, tudo isto de capota aberta ...belos tempos, até ja andei a ver se encontrava um brinquedo destes como usado, just for fun. apr:) mas é um capricho que nos dias que correm não convem ter.

Última edição:
Voltar
Superior