Ora bem, eu teoricamente devia estar a fazer uma de duas coisa, ou a dormir, ou a estudar, e dou por mim a ler este topico de uma ponta a outra [8)]

Bem, até tenho medo de entrar nesta discussão.
Nem sei bem por onde começar.
A Alfa Romeo é a minha marca favorita. Considero-me um Alfista.
Considero-me fanatico, não em sobrevalorizar uma AR, ou desvalorizar carro de outra marca, mas quando posso tenciono comprar não consigo resistir a procurar um AR que cumpra os requisitos.
Posto isto, e deixando claro que não sinto nenhuma necessidade nem obrigação em ser imparcial... ca vão os meus bitaites [:I]
Tenta-se comparar duas marcas, isso apesar de possivel, nunca trará consenso. Nem é necessario que traga.
Um dos principais problemas, é a definição de criterios, e só isso daria para muitas paginas.
Desde o historial de todos os carros de cada uma das marcas, historial na competição, imagem de marca, a actualidade, a historia "global" de cada uma das marcas, and so on.
Uns valorizam mais uns aspectos, outros valorizam outros (ai o meu portugues[xx(]).
Primeiro vou tentar ir a alguns factos...
Historial de competição, a vantagem da Alfa romeo é clara. Isto é um FACTO.
Gama actual das marcas, a BMW tem vantagem na globalidade (poderá haver um ou outro caso muito pontual, que não seja assim)(isto analisando as coisas racionalemnte).
No que toca a historia de cada uma das marcas, tambem julgo que seja mais ou menos consensual que a Alfa Romeo leva vantagem (isto não é um facto

)
Inovações tecnologicas, julgo que andarão muito proximas. A Alfa Romeo tem duas ou tres coisas realmente importantes, assim como a BMW.
Na BMW realço o eixo semi-rigido em RWD.
Quanto ao carros de cada marca e analizando a globalidade de todos os carros produzidos até hoje, mais uma vez sou da opinião que a Alfa Romeo tem vantagem, basta ver o valor dos Alfa Romeo classicos, e a qualidade dos mesmos. (isto deriva tambem muito pelo facto de a Alfa Romeo ser uma marca mais antiga)
Agora falando de automoveis!!

Por vezes, parece-me que muita gente se esquece, que os Alfa Romeo que ja não se vendem novos, não deixam de ser Alfa Romeo's por isso

[:0][}

]
Os Giulia Sprint GTA, os SZ, os TZ, os 33 Stradalle, os GTV6, os 1750 e 2000GTV, as Giuliettas,o 8C 2900B, os 2000, e os 1900, o 6C 1750 and so on, continuam a ser Alfa Romeo's!!!
E da mesma forma que hoje é dificil encontrar um Alfa Romeo que seja globalmente melhor que um BMW até finais da decada de 70 (e alguns modelos da decada de 80), era dificil o contrario.
Actualmente as duas marcas (e gosto muito da BMW) deixam-me algo... parece que lhes falta algo. Sinais dos tempos obviamente. Mas que não consigo ver com alguma desilusão.
A BMW faz hoje excelentes carros sem duvida.
A Alfa Romeo faz bons carros.
É um generalização perigos, e em todas as generalizações ha imprecisões.
Mas a maior diferença é um : Imagem.
Aí reside a maior diferença entre as duas marcas, hoje.
Quanto a carros, modelos especificos não vou comentar algumas coisas que li, porque acho que não iria trazer nada novo.
Alguem referiu, que os "alfistas" julgam que os seus carros são perfeitos. Nada mais errado!
O meu carro (146) tem muitos defeitos! Muitos mesmo.
É dificil fazer manobras com ele devido a direcção, tem uma montagem de interiores que considero insuficiente para um Alfa Romeo, o mesmo para a rigidez do chassis, bem e podia continuar aqui a maçar-vos com o que me desagrada no 146. (acresceto que os 1.4, e os Boxer no 146 não andam o suficiente para aquilo que andam... e não andam mal

).
Mas a verdade, é que o carro satisfaz-me completamente.
Bem sei que para muita gente o meu carro seria uma tremenda desilusão, mas não sei como explicar eu gosto. [:I]
Bem par aagora ja chega, se me apetecer ainda mando mais umas postas.
Para responder a questão inicial do topico :
Qual a melhor marca, Alfa Romeo ou BMW ?
A minha resposta é nenhuma. É impossivel definir uma marca como melhor.
Ha carros da Alfa Romeo muito melhores que alguns BMW, da mesma forma que ha BMW muito melhores que alguns Alfa Romeo.
OT: Este topico até correu bem, embora sem a quantidade de informação postada desde a ultima vez que houve uma coisa destas.
EDIT: Eu gosto da BMW não pelos "n" turbos que tem um diesel, não por ter os mlehores motores disesl, ou por ter carros com 500cv... and so on.
Eu gosto da BMW sobretudo pelos carro que fizeram entre 1980 e 1994~1995.
Obviamente ha excepções.
O meu BMW favorito são o M3 E30, e o Z3 MCoupé.
O meu Alfa Romeo favorito é o SZ. (entre outros

)