Alfa Romeo

Quando falam do 1.3 convém clarificar que versão estão a falar ora vejamos existiu versões de 70, 75, 85, 90, 95 e 105cv e todas têm formas de uso diferentes.

O problema deste motor no que toca a deficiência no equilíbrio e distribuição de força à roda está na versão de 90 cavalos com caixa de 6 velocidades, por 2 razões uma delas é o aparecimento tardio de força e a outra é uma caixa longa demais que em vez de atenuar a falta de força ainda a dilata.

Depois veio a versão de 95 com a caixa de 5v igual à do de 75cv, este de 95 mudou quase de 8-80 a prestação em cidade porque não só a força aparece mais cedo como a caixa é mais curta em todas as relações. Com este motor/caixa é possível ter um equilíbrio de uso e entradas em rotundas em 3ª a baixa velocidade sem engasgar e com resposta suficiente, isto no de 90 com caixa de 6 é impossivel porque a rotação está muito baixa e o motor não tem forma de subir rotações.

Para um modelo de entrada o 1.3 de 95cv com uma caixa de 6 com as 5 primeiras iguais às caixa de 5v serve para um segmento C mas o que está aqui em causa não é um veiculo para frotas ou para empresas de entregas e veículos comerciais que andam quase sempre sem grande peso.

Num Alfa não faz sentido versões de baixas performances porque não é isso que a marca quer passar e só iria originar uma imagem contraria, eles erraram sim em não ter mais versões de inicio como 1.6 120 ou 2.0 140 que diria que deviam ser as versões mais vendidas a particulares.

Apesar do habito e da perícia a lidar com o de 90cv e caixa de 6v possa atenuar as deficiências o facto é que isso obriga a uma condução menos descontraída onde em determinadas situações é preciso fazer jogos de caixa e embraiagem.

Nos motores atmosféricos isso não acontece porque são mais progressivos e têm caixas imensamente curtas que tapam a falta de força, nestes motores isso não dá para fazer porque não são lineares e tanto estão a debitar pouco binário como passados 200rpm já estão a debitar o dobro, não há forma de compensar isto com a caixa.

A 2.4jtdm 200cv não foi vendida cá, a não ser que tenha sido encomenda especial, ou então, se existir alguma é importada.
2.0 170cv não saiu em lado nenhum, não encontro qualquer referencia à utilização desse motor na Croma, no mobile.de mesmo os modelos de 2011 são 1.9 150cv.

Parece que alguém mais concorda com os dados da AH!

Mais um que não encontra referência quanto ao uso do 2.0.

Que saiba e versões a diesel, só fui usado o:

- 1.9 JTDM 8v e 120cv

- 1.9 JTDM 16v e 150cv

- 2.4 JTDM 20v e 200cv

Já agora: Prezzo e scheda tecnica Fiat Croma 2.4 Multijet 20V Automatica Must (05/2010>>) - Listino auto usate - Automoto.it

Se não foi dito o Croma (que é baseado no Opel Signum) teve ainda estas questões:

- Não era nem uma Berlina nem uma Carrinha;
- Não era nem do segmento D nem do E, ficava a meio, quer em tamanho, quer em preços.

Mas podem ter a certeza que a principal causa de vender pouco é ter ao lado no stand a 159 mais barata (para mecânica equivalente).

Por ironia ou não, para além das viaturas partilharem a mesma base, acabaram por partilhar o mesmo "sucesso" comercial.

De facto, tanto uma como outra, tiveram esses problemas que apontas e a dita alternativa mais apelativa, de Alfa 159 e Opel Vectra.

Last edited:
Acho estes argumentos uma piada.

Que um tipo se pode habituar à lentidão é um facto.
Agora desculpar a lentidão com o não saber conduzir é ridiculo.

Tal como já disseram, no Gpunto é relativamente lento, quanto mais no Astra.

Boas!

Raciocínio errado. A versão do GP 90 cvs nada tem a ver com a do Punto Evo de 95cvs e, por sua vez, com Corsa e Astra de 95cvs. Eu já tive um Evo de 95cvs e o meu irmão tem um Línea de 90cvs (q, ainda assim, é melhor que o GP 90cvs no aspecto em apreço), e acreditem que a diferença é colossal, não tem nada a ver... Experimentem e depois falem!! [;)]

Acho estes argumentos uma piada.

Que um tipo se pode habituar à lentidão é um facto.
Agora desculpar a lentidão com o não saber conduzir é ridiculo.

Tal como já disseram, no Gpunto é relativamente lento, quanto mais no Astra.

Lento???
Vejam as acelerações e recuperações de um Punto Evo de 95cvs ou um Polo 1.6tdi de 90cvs... Prestações idênticas, pesos semelhantes...cilindrada bem menor (q não afecta as tais prestações).

Automotor

Ah, o Punto está com jante 17´´ e pneu 205, logo mais atrito...

Boas!

Raciocínio errado. A versão do GP 90 cvs nada tem a ver com a do Punto Evo de 95cvs e, por sua vez, com Corsa e Astra de 95cvs. Eu já tive um Evo de 95cvs e o meu irmão tem um Línea de 90cvs (q, ainda assim, é melhor que o GP 90cvs no aspecto em apreço), e acreditem que a diferença é colossal, não tem nada a ver... Experimentem e depois falem!! [;)]

Lento???
Vejam as acelerações e recuperações de um Punto Evo de 95cvs ou um Polo 1.6tdi de 90cvs... Prestações idênticas, pesos semelhantes...cilindrada bem menor (q não afecta as tais prestações).

Automotor

Ah, o Punto está com jante 17´´ e pneu 205, logo mais atrito...

Mas qual raciocinio errado?
Estou a falar do de 90cv.
É lento, ponto.

Um Toyota Auris, mesma potência, menos binário, mesmo peso :

Acceleration 0 to 100 km/h (0 to 62 mph) : 12.0 s

Conclusões ?

Um Toyota Auris, mesma potência, menos binário, mesmo peso :

Acceleration 0 to 100 km/h (0 to 62 mph) : 12.0 s

Conclusões ?

É redundante...

É sabido que o de 90cv era lento, mas existe quem insista que andava bem.

Andar razoavelemente bem andava o de 95cv.

Por acaso não acho que o de 90cv andasse mal acima das 2000rpm, antes pelo contrário. O problema é que até essa rotação o motor simplesmente não existia.

O 1.3 90cv é inexistente abaixo das 2000 rpm é verdade. Quando entra o turbo é qdo temos carro. Os 0-100 km/h 13.7s só se arrancar sem ser com a rotação acima das 2000 rpm. Acho esse valor exagerado.

Nunca andei no EVO a gasóleo (95cv), à excepção do 1.4 a GPL, e não me parece que os 5cv de diferença no andamento façam diferença por aí além. A diferença estará a meu ver no "disfarce" do fosso antes do turbo. Em andamento será ela por ela.

Last edited:
O 1.3 90cv é inexistente abaixo das 2000 rpm é verdade. Quando entra o turbo é qdo temos carro. Os 0-100 km/h 13.7s só se arrancar sem ser com a rotação acima das 2000 rpm. Acho esse valor exagerado.

Supomos que o método seja o mesmo para ambos "né"...

Deviam ter substituido o 1.3 pelo 1.6 de 90/110cv. Quiseram ir buscar uns trocos ao imposto de circulação, e depois está a malta a investir em repros para disfarçar os trocos de poupança no selo e a sacrificar o material...

Back