Alfa Romeo

Ainda vi algumas Cromas novas sem ser de serviço / já matriculadas.

Lá está, o carro era "feio" porque custava 50.000.
Se custasse 30.000 era "lindo".

Amigo, o carro é feio, mesmo. Ainda ontem vi uma Croma e pensei que coisinha sem sal! Impacto visual 0!

Essa carrinha não vendeu porque alem de ter um preço desajustado à expectativa, nunca houve uma clara intenção de a enquadrar num segmento e parece que caiu do céu.
Diria que é um carro pouco publicitado e que a esmagadora maioria nem sequer sabe da sua existência, muitos ao ouvirem falar em Croma pensam que é a dos anos 90.

Se tivessem criado um rumo mais concreto com um tejadilho mais baixo e uma berlina acompanhar, com alguma publicidade e um preço a rondar os 25/35 mil euros poderia ter tido mais sucesso, podia ter algumas partes estranhas e demasiado descaídas como a frente ou outras que lhe roubavam elegância como o tejadilho demasiado alto a meio, mas no geral a sua base podia ter dado um produto com mais sucesso já que os seus extremos até eram agradáveis.

Acho que há carrinhas mais estranhas e mais adequadas a serem classificadas como "feias" do que esta e venderam imensamente mais.

Fiat-Croma_2005_800x600_wallpaper_18.jpg

Fiat-Croma_2005_800x600_wallpaper_09.jpg

2008

Fiat-Croma_2008_800x600_wallpaper_03.jpg

Attachments

• Fiat-Croma_2008_photo_03.jpg
    Fiat-Croma_2008_photo_03.jpg
    93.1 KB · Views: 0
Last edited:
O Croma tem um visual muito discutivel.... do meu ponto de vista nao é dos piores, mas de bonito nao tem nada.... [:D]

Entretanto aqui por estas bandas, vao se vendo alguns, é sinal que ainda vendeu qualquer coisa....

Fiz uma pesquisa pelo site do costume aqui do burgo e encontrei varios, muito recentes e a preços bem convidativos nao fosse realmente a estetica [;)]

Por mais engraçado que pareça, o mais caro que encontrei a venda é novo, com motor 1.9 JTD 150cv e custa cerca de 25 mil € ( 30 mil CHF )[;)]

A imagem de marca falida por parte da Fiat nestes anos também não ajudou nada, é que quanto mais subimos nos segmentos mais os preconceitos, a imagem e o historial começa a ter peso.

Existe uma certa descriminação de modelos e marcas a partir de certos níveis de preço, não é fora do comum ouvir dizer que nunca comprariam marca X a 40/50 mil euros...nem sequer olham ao produto apenas olham à marca e ao que acham que vale e não ao que o que têm à frente realmente pode valer.
Nem sequer estão interessados em saber o que estão a pagar porque dão como adquirido e privilegiam valores que em nada têm haver com o facto de tudo ter um custo/beneficio associado e que fazer boas coisas custam a todos e não só a alguns.

Encontrei agora uma 2.4 JTD com kit estetico MSDesign e a filha da mae da carrinha muda de cara [;)] um bom bocado melhor [;)]

O Croma sofreu de 3 problemas graves que assola a maioria das marcas de insucesso:
Gastam imenso no desenvolvimento de um produto e quando por pouco mais criariam mais carroçarias do modelo, simplesmente não o fazem não explorando as potencialidades do produto e o investimento efetuado.

O carro não tem uma imagem marcante, aliás, os Fiat sofrem desse mal, especialmente nas frentes pouco inspiradas, a começar pela grelha, e interiores incaracterísticos (tivesse eu hipótese de mexer ali em algumas coisas).

Por último - o marketing. Exemplo simples é a panóplia de vídeos e imagens de estúdio, outdoors, e técnicas, além de publicidade com imagem forte que vendem bem o produto, e que falta à Fiat e e outras marcas do grupo.

Mas é que é mesmo isso, não entendo como gente que trabalha diariamente e conhece a industria deixa que se façam erros destes e por mais que uma vez.

Quantos CEO e responsáveis de grandes grupos nunca estiveram ou foram amantes dos rumos da industria antes e ocupam os cargos superiores nos grandes grupos?
Por exemplo sei que os últimos dois CEOs da PSA (neste caso há um problema de liderança ao mesmo tempo porque quem manda muito é a família Peugeot) nunca tinham estado na industria automóvel e podendo ser bons gestores dificilmente ganham a paixão e a sensibilidade necessárias em pouco tempo que lhes permitiam ter decisões mais adequadas. Um amante atento da industria automóvel sabe que certos lançamentos correm um grandes risco de saírem furados e sabe, por já ter visto muitos exemplos, que certas estratégias não vão resultar em nada.

Last edited:
Se não foi dito o Croma (que é baseado no Opel Signum) teve ainda estas questões:

- Não era nem uma Berlina nem uma Carrinha;
- Não era nem do segmento D nem do E, ficava a meio, quer em tamanho, quer em preços.

Mas podem ter a certeza que a principal causa de vender pouco é ter ao lado no stand a 159 mais barata (para mecânica equivalente).

De 200cv já apareceram no SV, portanto foram vendidas, e 170 idem.
A 2.4jtdm 200cv não foi vendida cá, a não ser que tenha sido encomenda especial, ou então, se existir alguma é importada.
2.0 170cv não saiu em lado nenhum, não encontro qualquer referencia à utilização desse motor na Croma, no mobile.de mesmo os modelos de 2011 são 1.9 150cv.

A 2.4jtdm 200cv não foi vendida cá, a não ser que tenha sido encomenda especial, ou então, se existir alguma é importada.
2.0 170cv não saiu em lado nenhum, não encontro qualquer referencia à utilização desse motor na Croma, no mobile.de mesmo os modelos de 2011 são 1.9 150cv.

Parece que alguém mais concorda com os dados da AH!

Sei que me vão crucificar mas acho que a alfa devia lançar uma versão do giulietta, com o motor 1.3,j. Ganhava uma competitividade o carro....

Sei que me vão crucificar mas acho que a alfa devia lançar uma versão do giulietta, com o motor 1.3,j. Ganhava uma competitividade o carro....
Devia era ter tido desde o inicio o 1.6jtdm 120cv, como o Bravo, agora o 1.3 nunca, é um motor para segmento B no máximo.

Devia era ter tido desde o inicio o 1.6jtdm 120cv, como o Bravo, agora o 1.3 nunca, é um motor para segmento B no máximo.

Eu acho que não. Já o experimentei no astra e pareceu-me suficiente para o dia-a-dia e em autoestrada anda muitíssimo bem. Não vejo porque não. Não envolveria mais desenvolvimento pois é so aplicar o motor e aumentaria em grande número as vendas visto o giulietta ser um modelo bem composto.

Eu acho que não. Já o experimentei no astra e pareceu-me suficiente para o dia-a-dia e em autoestrada anda muitíssimo bem. Não vejo porque não. Não envolveria mais desenvolvimento pois é so aplicar o motor e aumentaria em grande número as vendas visto o giulietta ser um modelo bem composto.

Hum... 1.3 no Giulietta? Concordo com o Dio.

O 1.6 já fica ali no limite discutível para um Alfa Romeo.

Mas eu sou mais purista e exigente claro.

O 1.3 que saiu no Momo Design com 105, ou até com mais "carga" até podia dar umas prestações idênticas ao 1.6, mas não sei não.

A plataforma foi a Epsilon I da GM Euro (Opel) e fez os seguintes modelos, segundo wikipedia:

Não conheço bem o Croma, mas aquilo é mais Opel do que FIAT no que ao carro em geral diz respeito.
(Claro que Opel e FIAT usam os mesmos motores)

Dai, outra razão para não vender: ser pouco "latino" como se esperaria de um Carro Italiano.

Como aumentaria as vendas?
Não iria ser o 1.3 Mjet a dar o boost comercial ao Giulietta. E nem sequer é motor adequado. O 1.3 não é motor agradável de usar (e já experimentei desde o primeiro de 70cv até ao actual de 95cv). Para quê diluir ainda mais a imagem de marca?

De momento, o que melhor serviria ao Giulietta era mais uma ou duas carroçarias (carrinha e um coupe sucessor para o interessante GT), e a porra de um hot hatch, para dar algum "elan" à gama.
Marca do cuore sportivo, de vitórias imensas ao longo das décadas, e nem um hot-hatch decente é capaz de pôr na rua. Inadmissivel.
O hot-hatch pelo menos traria visibilidade acrescida e gratuita para a gama.
Basta haver um comparativo de versões apimentadas e lá está um Megane sempre presente. E até se traduz em vendas... até em sitios sagrados como o Nurburgring...

[/LIST]
[/LIST]

Não conheço bem o Croma, mas aquilo é mais Opel do que FIAT no que ao carro em geral diz respeito.
(Claro que Opel e FIAT usam os mesmos motores)

Dai, outra razão para não vender: ser pouco "latino" como se esperaria de um Carro Italiano.
Eu acho que no croma faltou capacidade á fiat para fazer mais. A base é boa, os motores tão bons, design só não fez melhor porque não quis, faltou-lhe também inovação.

Back