Alfa Romeo

14756938782_1053b13364_b.jpg
 
thumb


Depois das críticas inicias a Alfa Romeo tem sabido evoluir (bem) o Mito. Esta versão Quadrifoglio Verde com as baquets Sabelt e suspensão dinâmica é um bom exemplo disso.


"O Quadrifoglio Verde, símbolo dos Alfa Romeo de competição no seu início e depois das versões mais desportivas, completa em 2013 meio século de existência. Por isso, e antes do anunciado restyling no final do corrente ano, a Alfa Romeo resolveu preparar uma versão especial.

Não chega a ser uma série especial assumida, é mais um demonstrador de algum equipamento extra que pode fazer toda a diferença: as bacquets Sabelt e a suspensão dinâmica com os amortecedores inteligentes.

Boa base
Que a plataforma sob a qual é feito o Alfa Romeo Mito permite fazer bons desportivos é hoje um dado adquirido (basta ter conduzido o Fiat Punto Abarth e aquele que é a atual referência dinâmica dos pequenos desportivos, o Opel Corsa OPC Nürburgring), mas os primeiros Quadrifoglio vinham com uma definição de amortecimento demasiado branda, a qual não conseguiu controlar as transferências de peso e os movimentos de carroçaria com o rigor desejado.

Basta fazer meia dúzia de curvas com a suspensão dinâmica para ver que esta elimina o problema, permitindo ao chassis brilhar como deve; os amortecedores variam a lei de amortecimento em função da condução praticada e do estado dos pisos. É claro que se sacrifica alguma suavidade de rolamento, mas todo o carro fica mais direto, preciso e reativo, com o apoio (e rigidez que, diga-se, não é do agrado de todos) das bacquets Sabelt a permitir ao condutor sentir o carro de forma mais íntima, no que os retoques dados à assistência elétrica da direção também ajudam.

Assim, as únicas limitações que permanecem são um salto demasiado importante entre o N e D (em N o acelerador é inerte, deixando o modo Dynamic como a única opção de condução) e uma eletrónica que não permite nem sequer desligar o controlo de tração, quanto mais o de estabilidade, o que prejudica os valores de aceleração do Mito: o controlo limita a potência do motor em primeira e segunda. Superada esta hesitação inicial, os 170 cv do 1.4 turbo multiair resultam num andamento equivalente ao do 208 GTI de 200 cv, o que faz sentido pois os motores debitam os mesmos 280 Nm de binário máximo.

Só fica a faltar a questão do preço. Uma unidade igual à fotografada (com alguns extras) fica por 31 725 euros e, no mínimo, um Mito Quadrifoglio com as bacquets Sabelt e a suspensão dinâmica (os tais extras que fazem a diferença) tem um preço de tabela de 29 350 euros, o que é algo elevado relativamente aos 24 000 euros do Fiesta RS Performance ou os 24 950 euros do Peugeot 208 GTI, ambos mais potentes, mais rápidos e com um ESP que se desliga a 100%, mas, também é verdade, sem a estética do Mito. Por outro lado, na atual conjetura não acredito que não consiga negociar um desconto, afinal há prazeres que têm de ser conquistados."Em Alfa Romeo Mito Quadrifoglio Verde
 
O fantástico Bialbero numa "embalagem" spider fantástica.

Um carro intemporal, uma "espada" que desfila nas ruas e estradas.
Ainda hoje vi dois e são realmente um regalo.
 
cq5dam.web.1280.1280.jpeg

Museo Alfa Romeo Anche il ministro Franceschini conferma: sarà riaperto

"A poche ore dal nostro annuncio sul futuro del Museo Alfa Romeo arriva la prima, importante conferma. Il ministro dei Beni Culturali, Dario Franceschini, rispondendo a una richiesta del sindaco di Arese, Michela Palestra, in merito al destino della collezione Alfa Romeo ha dichiarato: “Sono lieto di poter anticipare a lei e agli altri sottoscrittori dell’appello per la riapertura del Museo che i più recenti sviluppi, grazie al convergente impegno del ministero e del gruppo Fiat, mirante all’apertura del cantiere nel prossimo autunno, inducono a confidare che l’obiettivo sarà raggiunto nei tempi voluti”. La lettera, spedita in realtà il 23 luglio, ma resa nota solamente oggi, è stata inviata per conoscenza anche all’amministratore delegato della Fiat, Sergio Marchionne, e alla direzione dei Beni Culturali della Lombardia.

Il sollievo del Comune. Grande la soddisfazione da parte dell’amministrazione di Arese. L'iniziativa dei mesi scorsi, attraverso una serie d’incontri con tutti gli interlocutori, a partire da Fiat, ha certamente contribuito a quello che si paventa come un risultato storico per la nostra città e per il Paese”, ha commentato l'assessore alla Cultura di Arese,Giuseppe Augurusa. “La riapertura del Museo contribuirà, inoltre, a sviluppare quell'indotto di attività e lavoro che sta alla base delle nostre linee programmatiche per la riqualificazione dell'area ex Alfa Romeo, approvata nei Consigli comunali di Arese e Lainate l'inverno scorso”.Em Museo Alfa Romeo - Anche Il Ministro Franceschini Conferma: Sarà Riaperto - Quattroruote
apr:)
 
RCS-S-E04150-BIS2_590-490.jpg


RCS-S-E04150-BIS3_590-490.jpg

I cento anni di Alfa Romeo
1969. Prototipo di Alfa Romeo Carabo realizzato in esemplare unico dalla Carrozzeria Bertone (Alinari)
[br:)]
 
Back
Top