Alfa Romeo

Que confusão, o Ciferri coloca os modelos um segmento acima do que serão, não tem lógica nenhuma.
Um Alfa Romeo para competir com o A8? Já existe, é o Quattroporte. O 'Giulia' para competir com o Série 5? Não..
Alias, é claro pelas fotos do carro de testes do 'Giulia' que as medidas 'são' de segmento D, enfim, a lógica disso para mim é zero.

Last edited:
Jfire, eu sou da decada de 80 e adoro a Alfa Romeo e os Italianos em particular (Ferrari/Maserati).
Honestamente o grupo VW nunca me fascinou,contudo admito que tem excelentes automóveis, mas para mim um pouco “sem alma” coisa que eu aprecio bastante nos automóveis…

Gosto do mundo automóvel em geral e todas as marcas tem os seus + e -, contudo no meu coração ainda está a AR, apesar de neste momento não ter nenhum… (saudades….)

Após grande esforço, apenas me recordo de um amigo que gosta de Alfa.
A minha namorada adora, irmã...mas tudo por influência minha. Aliás, a minha namorada insiste na compra de um Brera.
Mas mais dramático é se me cingir à baliza patente da frase, o período da adolescência. Aí é ZERO. Só apoiantes de TDi´s... e quando saiu o Golf IV 150cv? o famoso tdi todo vermelho? Bem, era idolatrado como se fosse o Ferrari dos subúrbios.

O grande problema é que a Alfa continua a viver da capitalização do passado, e para voltar a ser idolatrada terá de ter carros para além de belos, prestacionalmente excecionais de forma a que não se possa ficar indiferente aos mesmos, quer seja em pista, rally, têm de ser superiores aos demais.

BwryLnRCcAE_x56.png:large

Eu pensava que ele era baseado no equivalente ao FNM 2150. Mas pesquisei e vi que ele também se baseia no Alfa 1900. No fim é tudo o mesmo carro, com algumas evoluções

Murilo e MadDragon. O 2300 foi evolução do 2000-2150, que foi evolução do 1900. Entretanto o projeto 2300 Brasileiro tinha algumas particularidades e modernizações. A decisão da continuidade de produção da plataforma 102, se deu pela inviabilidade comercial se fosse escolhido um projeto mais moderno. A fabrica Alfa Romeo do Brasil-FNM contava somente com a linha de um modelo e com baixíssimo numero de produção. O resto da fabrica era voltado para caminhões. Seria este projeto ou o cancelamento da produção de automóveis no Brasil da marca Alfa Romeo. Entretanto o projeto 2300 foi totalmente desenvolvido na Itália, sendo testado em Balocco e amplamente testado no Brasil, ja que o inicio da produção foi atrasado. A carroceria era nova, com estudo de deformação em acidentes, contando com barra de direção bi-partida, freios a disco nas 4 rodas, moduladores de pressão para freio traseiro, e pioneiro em itens de segurança como cintos de 3 pontos, travas de segurança para crianças em portas traseiras, lanternas tricolores, tanque de combustível de 100 litros em tempos de crise do petróleo, quando postos de abastecimento fechavam nas noites e em fins de semana. O motor era o bloco de ferro 102 alargado para 2300 cm3, mas com uso de camisas molhadas moveis. As bronzinas de mancal e virabrequim eram mais largas. O cabeçote de alumínio teve modernizações na vedação e assentamento de válvulas. As molas, pratos, retentores eram da serie 105, junto com esticadores e reguladores de tensão da corrente dos comandos. Bomba de água modernizada e mais eficiente, bomba de óleo com maior vazão. Continuou um motor razoável, sem grande potencia e dinâmica. Mas com um ótimo torque (longo curso de 95mm, com pistões de 88mm, que o deixou imbatível em viagens longas, podendo manter altas velocidades (acima de 160 km-h) sem problemas de sobreaquecimento e perda de pressão do óleo. A elasticidade foi compensada com o uso do mesmo cambio da serie 105 configuração Giulia Super 2000. Com o lançamento da 2300 ti e uso de 2 carburadores Solex C40 duplos, houve aumento em torno de 10 cv e muita elasticidade. Alguns preparadores na Alemanha conseguiram tirar deste motor em torno de 165hp DIN líquidos, com aumento de compressão, balanceamento de peças internas, melhora de comando, admissão e exaustão. Houve uma configuração a álcool, porém a compressão de 10,6:1 era baixa para etanol. Hoje temos gasolina de melhor qualidade e octanagem, que possibilitou usar estes motores de mais alta compressão com petróleo, com poucas mudanças no ponto de ignição, ótima elasticidade e desempenho sem o risco de pré-ignição. Muitos restauradores usam estes motores para ganhar potencia em veículos serie MilleNove, 102 (Sprint, Roadster). O Busso vinha sendo desenvolvido desde o fim dos 60. E houve protótipo 2300 com V6 Busso, já que os motores não seriam inicialmente produzidos no Brasil. Os 3 primeiros anos de produção do 2300 praticamente todo o acabamento e cambio e motores vinham da matriz italiana. Mas de novo a crise do petróleo cancelou essa possibilidade, inclusive com o adiamento da produção do motor ate o fim dos 70 na Italia. Adoraria ver este motor 2300 configurado para 6 em linha (baseado no 106 2600). Volume final de 3465 cm3.

LuisMiguelC;1disse 6725 said:
Um familiar médio que saiu em Setembro ou Outubro de 1997, há 17 anos! Quem diria?

E verdade, todos os dias penso o mesmo [;)], este é um modelo marcante na Alfaromeo por diversos fatores, um deles é certamente a inspiradíssima estética, nao havera muitos exemplos na industria automovel que se possam gabar do mesmo.

Hoje desloquei-me mais o meu irmão ao Estoril para o evento "Dia Alfa Romeo".
2h30 muito bem passadas, onde deu para ver finalmente (em grande acção) o fabuloso Alfa Romeo 4C.

CIMG1203_zps073af932.jpg

CIMG1212_zps21626b0a.jpg

CIMG1229_zpsad29d7af.jpg

CIMG1220_zpsa92f0c06.jpg

Ainda mal tínhamos saído do carro e já os 4C se faziam ouvir no autódromo do Estoril.
Passagens sempre muito rápidas e curvas limpas (quando iam os pilotos ao volante), um regalo de se ver e ouvir.
Já na zona das boxes... o carro é mesmo estilo "mini Ferrari", muito baixo e largo e com uma nota de escape excelente, que disfarça muito bem o facto do motor ser apenas um 4 cilindros.
Havia um branco, um vermelho e um cinza. Não sei a que horas começaram os test drives, mas de manhã já tinha havido e até ás 20h não iam parar os 4C´s!

Para além dos 4C´s haviam 2 Mitos e muitos Giullietas.

CIMG1246_zps7043f8a8.jpg

A mim calhou-me uma volta à pendura num Giullieta 2.0mjet 175cv cx auto, mais duas ao volante com as dicas de um piloto da Fórmula Ford (que agora não me lembro o nome), muito porreiro e com dicas muito úteis sobre trajectórias e pontos de travagem.
Ainda tentei um dos Giullieta 1.8TBI mas já não deu!

Lá arrancamos com ele ao volante e bom (!!!) demorei umas 3 ou 4 curvas para me adaptar à condução do gajo! Achei sempre que íamos demasiado rápido na abordagem às curvas, mas depois era... LIMPINHO!
Deu logo para a ver a treta da cx auto, com 2 ou 3 hesitações (reduz/não reduz), um motor com uma sonoridade menos interessante que o AR 147mjet Q2 e com uma estranha compostura qualquer que fosse o "abuso".
Lá trocamos e siga para as minhas duas voltinhas. Usar só o pé direito para acelerar e travar, apesar de não ser novo para mim... é uma bullshit!
Sempre acompanhado pelas notas do (agora) co piloto, foram interessantes as voltinhas. Em muitas curvas o Giu revelou o natural understeer de um gajo inexperiente como eu, mas o carro perdoa tudo, a electrónica é permissiva e actua apenas um nadinha cedo demais quando queremos fazer uma "acrobacia".
O motor é rápido, mas aquela caixa auto para uso em pista é para esquecer! À saída das curvas mais lentas parece que nunca vamos tão rápido quanto deveríamos ir e as tais hesitações do "reduz/não reduz" revelam-se frequentes.
Os bancos melhoraram comparando com a versão anterior, até a posição de condução me parece melhor.
Lá no fundo gostei das duas voltinhas (quase as mesmas que dei no PGT há uns 6 anos atrás :mrgreen: ) e com alguém experiente é muito fácil sabermos até onde podemos ir com um carro e "estrada" que não conhecemos.

CIMG1278_zps773cad7f.jpg

Last edited:
O evento teve uma afluência enorme. Para além dos test drives em pista, também havia uma espécie de slalom feito com pinos, zonas molhadas e pontos de travagem onde os Giu´s e Mitos mostravam a sua compostura aos abusos dos pilotos.
Nas boxes havia comes e bebes, música, gajas e muita gente. Nos vários parques estavam relíquias muito interessantes e em clara maioria os italianos da serpente:

CIMG1268_zps2132d352.jpg

CIMG1261_zps9dc5e509.jpg

CIMG1260_zps8206da2d.jpg

CIMG1266_zps5c4e0ab1.jpg

CIMG1200_zps29f7d3d9.jpg

CIMG1224_zps474e9065.jpg

CIMG1273_zps13937414.jpg

CIMG1270_zps3b3bab90.jpg

CIMG1277_zps69428326.jpg

CIMG1290_zps9b7de9d3.jpg

O Duetto é estupidamente belo e sedutor.
Só não o queria iniezione mas podia vir com essa cor AR224 Verde Maçã.[:cool:]
A cor parece assentar-lhe muito bem.

Adoro o Serie 1. [br:)]
É daqueles carros que gostava de ter. Quem sabe, um dia... (sonhar não custa, não é?) [:D]

Back