Alfa Romeo

Na altura era bonito mas também diga-se que o 156 envelheceu um bocadito mal, pelo menos a versão pré-facelift.

(...)

Sai um ban aqui para a mesa do canto, sff [:D][:D][:D][;)]

Para mim é só o carro (e carrinha) mais bonito da época e continua a ser um dos meus preferidos de sempre.

Na altura era bonito mas também diga-se que o 156 envelheceu um bocadito mal, pelo menos a versão pré-facelift.

A minha tia é que envelheceu mal!

Opah, eu sou suspeito por ter um 156 cor Rosso. Mas já andava atrás de um precisamente pela contrariedade da tua opinião. Ainda hoje é um carro actual.

Gostos não se discutem, mas acho que é a opinião geral.

tumblr_ny2n7uUa8z1qac8k0o1_1280.jpg

Sai um ban aqui para a mesa do canto, sff [:D][:D][:D][;)]

Para mim é só o carro (e carrinha) mais bonito da época e continua a ser um dos meus preferidos de sempre.

Eu acho o 159 superior. Tanto em carro como (sobretudo) em carrinha.. especialmente na versão Ti.

Feio não, mas desproporcional, objectivamente, sim![:p]

Rosmano my bad não estava atento.

crash..."objetivamente" é adjetivo para a monotonia de alguns construtores alemães que quando um designer deles inova (bangle) cai-lhe a velha guarda toda em cima.

Se os "gordos" são desproporcionais não vejo os proprietários a queixarem-se disso...faz um rewind e vê lá a oferta dos outros em 2005 que é a data do projeto...não está assim tão mal!

O Brera ainda hoje é um dos carros mais frescos e diferentes dos ultimos anos! Para mim é do mais cativante que existe...

Rosmano my bad não estava atento.

crash..."objetivamente" é adjetivo para a monotonia de alguns construtores alemães que quando um designer deles inova (bangle) cai-lhe a velha guarda toda em cima.

Se os "gordos" são desproporcionais não vejo os proprietários a queixarem-se disso...faz um rewind e vê lá a oferta dos outros em 2005 que é a data do projeto...não está assim tão mal!

Sou um enorme fã do Bangle, dado a procura constante dele em abalar os pilares do convencional.
A administração se achasse que ele estava a estragar, não o teria mantido por lá durante 17 anos, e acho que só o caminho escolhido para o projecto Mega City que originaria o i3 e i8 é que o levou a arrumar tralha e sair.
Quem caiu em cima dele foram os BMW-fanatics, e não a velha-guarda. Acho que foi o primeiro designer automóvel a receber ameaças de morte. Ainda falam dos muçulmanos e caricaturas...

Quanto ao Brera, repetindo-me...
Se analisarmos o carro às partes é excelente. O binómio óticas/grelha é muito bom. O volume traseiro é invulgar, mas casa muito bem também com as óticas horizontais graças à terminação do óculo traseiro em V. As superfícies depuradas e ininterruptas têm a minha aprovação.
É quando encaixas as partes todas numa base em que motor e tracção é tudo à frente, é que percebes o quão inadequado são aqueles volumes e aquele design. O capot é curto e o eixo dianteiro demasiado recuado. Por necessidades práticas a porta também teve de encurtar, obrigando ao vidrinho atrás desta. As overhangs são demasiado grandes... etc.
É um carro para ser apreciado apenas nas vistas de 3/4 frente ou traseira. Tal como um Scirocco, que quando se vê de perfil... ui...[:D]

O problema, como já disse, foi termos conhecido um Brera concept assente numa base de motor frontal longitudinal e tracção traseira, o que ajuda imenso a originar o conjunto de proporções correctas.
O concept era mais curto, largo e baixo e tinha distÂncia entre-eixos maior, e claro, como qualquer concept, rodas de dimensões generosas.

[TABLE="class: data-table, width: 500, align: center"]
[TR="bgcolor: #e2e7ed"]
[TD="class: data-table-title"][/TD]
[TD="class: data-table-title"]BRERA CONCEPT[/TD]
[TD="class: data-table-title"]BRERA PRODUCTION[/TD]
[TD="class: data-table-title"]DIFFERENCE[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]No. of seats[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]2[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]2+2[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]+2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Wheelbase[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]2595 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]2525 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]-70 mm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Width[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]1894 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]1830 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]-64 mm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Length[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]4388 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]4413 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]+25 mm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Height[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]1289 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]1372 mm[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]+83 mm[/TD]
[/TR]
[TR="bgcolor: #e2e7ed"]
[TD="class: data-table-title, colspan: 4"]TECHNICAL FEATURES[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Engine layout[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]front longitudinal[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]front transverse[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]–[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Transmission[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]rear wheel drive[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]front wheel drive[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]–
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: data-table-header, bgcolor: #efede5"]Wheels[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]Pax System 245-690R520A /Pax System 285-690R520A
[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]215/55 R16 – 225/50R17 – 235/45R18[/TD]
[TD="bgcolor: #ffffff"]–[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

A minha solução para o Brera passaria por algo semelhante ao 8C. Ir buscar a plataforma do Maserati 4200 e aplicar-lhe a carroçaria do Brera por cima.
Seria a arquitectura correcta, e permitiria conservar de forma mais fiel as proporções que são essenciais na apreciação do Brera concept.
Claro que do ponto de vista financeiro/industrial, a coisa nunca daria certo (adaptações necessárias aos motores de 4 e 6 cilindros para o posicionar norte-sul e partilha de hardware onerosa, para outro tipo de preços), mas prontos... pode-se sonhar.[:D]

Objectivamente, proporções é por onde devem começar todos os bons desenhos. É fulcral.
E podes usar a tua própria percepção para as conseguir, regras assentes em tratados elaborados em tempos idos, ou em regras básicas solidificadas nas muitas tentativas e erros da indústria automóvel para chegar a um resultado convincente.
A monotonia estética nunca vem da componente objectiva do desenho, mas de outras variáveis mais subjectivas. Tentar agradar a todos, não ferindo sensibilidades. Apostar no expectável.

Quando os elementos do Brera são aplicados ao 159, gerou uma criatura muito mais equilibrada. O maior comprimento e distância entre eixos, além dos 3 volumes, contribuiram para um maior equilibrio entre as partes e o todo.
Mas o Brera não é o primeiro nem será o último a sofrer dos males de haver um concept que pouco ou nada tem a ver com a realidade produtiva a ser transferido para uma base desadequada.

O Brera ainda hoje é um dos carros mais frescos e diferentes dos ultimos anos! Para mim é do mais cativante que existe...

Concordo. É lindo. Só é pena o interior ser muito parecido ao do 159. Gostava de ter visto algo diferente.

Feio não, mas desproporcional, objectivamente, sim![:p]

Curioso que em 2006 o Jeremy Clarkson dizia que o Brera era o automóvel mais bonito que o dinheiro podia comprar.
O carro é lindo,lindo, lindo. Mais um Alfa que nos faz sentir completamente diferentes.[;)]

Eu gosto do Brera por ser diferente, um verdadeiro hatchback desportivo que depois foi seguido pelo Scirocco e pelo Volvo C30. Acho que o maior problema foi a falta de ideias da marca para mantê-lo atraente: versões mais desportivas, séries especiais... Parece que só o lançaram e o esqueceram.

Eu gosto do Brera por ser diferente, um verdadeiro hatchback desportivo que depois foi seguido pelo Scirocco e pelo Volvo C30. Acho que o maior problema foi a falta de ideias da marca para mantê-lo atraente: versões mais desportivas, séries especiais... Parece que só o lançaram e o esqueceram.

Em Inglaterra ainda teve o Brera S, e não foi só lançar e esquecer em meados de 2007 o motor teve melhorias com novos injetores, outro turbo e um pequeno acréscimo de potência, isto no mais difundido 2.4jtd.... e a nível de interiores mudaram os bancos dianteiros e o grafismo da instrumentação, mas sim foi pouco mais.

Curioso que em 2006 o Jeremy Clarkson dizia que o Brera era o automóvel mais bonito que o dinheiro podia comprar.
O carro é lindo,lindo, lindo. Mais um Alfa que nos faz sentir completamente diferentes.[;)]

As tais citações do JK sobre o Brera:
http://www.jeremyclarkson.co.uk/jc-top-gear-quotes/

Em beleza efetivamente compara-o à Angelina Jolie...
"(On the Alfa Romeo Brera) Think of it as Angelina Jolie. You've heard she's mad and eats nothing but wallpaper paste. But you would, wouldn't you?"
E à Cameron Diaz...
(On the Brera again, talking about a version with a slow 0-60mph time and a big price tag) It's like Cameron Diaz. You know she's a vegetarian, you know she's a commited eco-mentalist... would you say no? That car is like Cameron Diaz, with wheels.
Traduzindo à letra percebo porque o golf6680 pediu a citação do JK.....

Back