Alfa Romeo

Já fiz uma viagem com ela de 2400Km´s e as performances são muitissimo boas.
Até punha aqui as velocidades cruzeiro que se conseguem fazer confortavelmente e a vel. máxima que atinge (no indicador, que pode não ter nada a ver com a realidade - não conheço o margem de erros nos Alfa's mas não deve ser menos de 10Km/h ou 15Km/h) mas depois caem-me os moralistas cumpridores absolutos do código todos em cima a chamar-me selvagem, assasino, papão de criancinhas, que devia ser atropelado por um tractor, etc...
Velocidade maxima pouco ou nada diz acerca do potencial de um motor. A rapidez com que chega à velocidade maxima é mais importante... na minha perspectiva.

Quanto a perguntas acerca de users banidos ou não, peço que usem o reports e as PM's, senão isto fica uma salgalhada!

Velocidade maxima pouco ou nada diz acerca do potencial de um motor. A rapidez com que chega à velocidade maxima é mais importante... na minha perspectiva.

Tendo em conta que a velocidade máxima em PT é de 120km/h e que a tolerancia vai até aos 130, então também neste caso o 159 é o mais rápido a chegar à velocidade máxima. [:cool:]

Era o que mais faltava se não estivesse bom!! Com 10 meses e 8.000Km's! Eheheh!
Mas por acaso, este ultimo depósito foi o mais comilão...por norma costuma andar à volta dos 9/9,5l!

abasteces-te num supermercado? [:D]

10.5 para um circuito de pára-arranca, continuo a não considerar muito.

o 159 1.9 mjet 150cv nos ensaios anda nos 8.8/9.3 em cidade, e médias gerais de 7,9 a 8,2.

ficamos que anda menos e tem mais potencia e cilindrada![:D]

resumindo mais um grande carro da alfa
Então? Sempre já conduziste alguma ou ainda falta tirar a carta?

Se não tens carta posso te dar uma boleia na minha, depois só te falta arranjar alguem com uma 320d. [;)]

cumps,
[dio]

Então? Sempre já conduziste alguma ou ainda falta tirar a carta?

Se não tens carta posso te dar uma boleia na minha, depois só te falta arranjar alguem com uma 320d. [;)]

cumps,
[dio]
quando vamos dar uma volta?[;)]
assim fico mt mais esclarecido.

podes pôr o link do tópico?

quanto ás caixas do 1.9 mjet, as referencia delas são M88 (120cv) e M92 (150cv).

Se encontar posto aqui, essas acho eu ke são as velhas caixas de origem Fiat , as novas/renovadas feitas pela powertrain Fiat/GM(opel) , acho ke tem um nome do tipo M32, M34, M40.

Não se cruzam

Não se cruzam

O Alfa é excepcional e tem duvido um desenvolvimento notavel. A construção evoluiu muito e neste momento não vejo diferenças entre um Alfa e um Alemão.
O bmw e os Alfas andam lado a lado mas não se cruzam . Quero com isto dizer que os conceitos podem parecer próximos mas o espirito é outro. O mesmo se aplica ao Passat, que acho muito cinzento.
Não penses mais , já que podes e gostas assume pois a coisa é boa .
Sou Hondista mas sei reconhecer que há outras coisas boas .

Se encontar posto aqui, essas acho eu ke são as velhas caixas de origem Fiat , as novas/renovadas feitas pela powertrain Fiat/GM(opel) , acho ke tem um nome do tipo M32, M34, M40.

isso há para aí qualquer coisa que não bate certo. a M32 por exemplo, foi desenvolvida logo no inicio do projecto do 159 e foi desenvolvida/projectada pela Elasis, o Centro de Excelencia da Fiat, que era/é parte integrante de uma Powertrain mas apenas da Fiat, a Fiat Powertrain Technologies. a M32 equipa o 1.9 JTS, 2.2 JTS e 1.9 mjet. e por exemplo, a designação da caixa do 2.4mjet é F40, usada também no 3.2 V6.
e agora que falo no 1.9 jts, não me admiro muito seja ele o causador do possivel lapso. é que o 1.9 jts tem 160cv.

Last edited:
isso há para aí qualquer coisa que não bate certo. a M32 por exemplo, foi desenvolvida logo no inicio do projecto do 159 e foi desenvolvida/projectada pela Elasis, o Centro de Excelencia da Fiat, que era/é parte integrante de uma Powertrain mas apenas da Fiat, a Fiat Powertrain Technologies. a M32 equipa o 1.9 JTS, 2.2 JTS e 1.9 mjet. e por exemplo, a designação da caixa do 2.4mjet por exemplo é F40, usada também no 3.2 V6.
Huh... a FPT surgiu em 2005, mesmo ano em que foi lançado o 159. Vês alguma coisa que não bate certo?

por isso é que pos era/é, porque não tinha referencia temporal.
Mas se não havia nenhuma Powertrain "só da Fiat" na altura em que a caixa foi desenvolvida, não vale a pena referenciar sob que alçada a Elasis está hoje em dia. Nessa altura ela trabalhava certamente com a Fiat-GM Powertrain, daí que caixas e outras coisas dessa altura ainda hoje pertençam aos 2 grupos.

BTW, sabes alguma coisa relativamente ao tal incremento de potência/binário no 1.9 mjet referido pelo Ferrarino ?

Last edited:
Mas se não havia nenhuma Powertrain "só da Fiat" na altura em que a caixa foi desenvolvida, não vale a pena referenciar sob que alçada a Elasis está hoje em dia. Nessa altura ela trabalhava certamente com a Fiat-GM Powertrain, daí que caixas e outras coisas dessa altura ainda hoje pertençam aos 2 grupos.

pois, se calhar, mas nao encontrei nenhuma referencia a que a Elasis estivesse integrada na Powertrain Fiat/GM, só pesquisando...

Edit:
...segundo apurei, realmente a Elasis esteve integrada na Powertrain da Fiat/GM.

Last edited:
Eu acho que esse motor infelizmente já não vai ter nenhum upgrade de relevo. Pela mesma razão que não tem tido nos últimos tempos, apesar de ter estado eminente várias vezes: como a GM também ganhou propriedade sobre ele, qualquer upgrade que a Fiat lhe faça, seria muito fácil para a GM reproduzir.

Daí que esteja a ser desenvolvido um mais moderno 2.0, mas na minha opinião é pena porque é sempre um risco fazer a sucessão de um bloco tão robusto como 1.910cm3 que equipou tantos carros de tantas marcas... avé a ele [:cool:]

Back