Alfa Romeo

Nunca deves ter conduzido um 164...

eu tinha um 164 V6 TB: o comportamento é esquisito, muito estável a altas velocidades (máx: 240km/h), mas imprevisivel em curvas apertadas...
os consumos.. eu fazia entre os 14 e os 25....
electronica sem fiabilidade nenhuma....
borrachas e tubos de qualidade miseravel... logo, é um balurdio parafazer a manutenção dakilo
os travoes nao travam, abrandam só.....

agora, omelhor: o motor, o ruido do motor, a estetica, sobretudo o interior... ainda me lembro quando o meu pai me foi mostrar o carro... akilo é espectacular por dentro... e espaçoso....
as acelerações

e o motor, e p motor...

vendemos o carro aos 180000kms porke ja nao fazia 100kms sem precisar de ir a oficina... estava tudo lixado...

Lê c atenção, concordo que podia ter sido mais explicito, mas a maioria percebeu q o q se refere ao 164 só começa quando digo: "Qto ao 164..."

Qto aos travões, que pelos vistos é a única parte da qual discordas, tenho aqui dois ensaios q os apontam como uma das mais valias.

pensei que só houvesse o 2.5

Houve o 2.5 e o 1.9, embora nunca tenha visto um 155 2.5 sem ser importado e no 164 acho q nca vi nenhum, apenas conheço esse motor do lancia dedra que sempre quis ter e do qual sempre ouvi dizer q era um dos melhores negócios da altura value for money.

Bom, terei todo o prazer em te mostrar comprovativos dos respectivos veículos, em pormenor, se um dia quiseres dar-me o prazer de vir a minha casa.
Quanto às matriculas, não sei com quem estás habituado a lidar, mas eu não tenho o costume de inventar carros que não tive.
Será facil perceber, que tanto no VA-xx-xx de 90 como no JT-xx-xx de 86, as letras são no inicio e não no fim. Foi simples engano, devido à constante troca das letras, que dantes eram no inicio, depois passaram para o fim e agora estão no meio. Compreensivel engano, pois já lá vão 20 anos desde a data que comprei o primeiro Sprint Veloce.
Sobre importados, os carros que comprei eram todos novos, não usados e muito menos importados.
Quanto à Alfa, no inicio dos anos 80, quando aparece o Sprint Veloce, não havia nenhum motor 1.3 com maior potencia que o da Alfa ou mesmo equivalente. Os Alfa davam alguns problemas, principalmente electricos, mas eram potentes, com boas performances e bonitos. Hoje os Alfas perdem nas performances, no comportamento e mesmo na estética não têm o mesmo dominio. Se dantes os problemas de fiabilidade eram compensados por outras vantagens, hoje essas vantagens não existem e a qualidade tambem não ganhou terreno face à concorrência.
O Sprint Veloce foi quanto a mim um dos carros mais bonitos da Alfa. Gosto da estética dos Alfas, mas dos que foram criados até meados de 80. Talvez volte a comprar um Alfa, se encontrar um Sprint Veloce usado em bom estado.
Recordo do cantar do motor boxer, que desafinava com frequência ( carburadores ) quando se circulava demasiado em cidade. Bastava levá-lo para a auto-estrada e fazer uns kms que ele ia ao sitio. Bem, isto era a história que se contava na altura, que os carburadores se afinavam automáticamente em trajectos mais rápidos. Nunca acreditei muito nesta história, mas a verdade é que funcionava.
Dei-me ao trabalho de mandar fazer um suporte para as colunas traseiras. O Sprint Veloce não tinha chapeleira, mas sim uma espécie de capa, que servia para tapar a mala. Por baixo dessa capa, junto aos bancos, mandei fazer e colocar um suporte, para nele encaixar as colunas pioneer de 100w, que nessa altura comprei para o carro. Bons tempos...[:cool:]

Resumindo meus caros, temos de ser realistas e deixar-nos de fanatismos. A Alfa hoje é uma sombra do passado, tendo inclusive perdido muita da identidade com a exagerada colagem à Fiat, nomeadamente com o uso de componentes mecânicos comuns e não só.

Por outro lado, há que reconhecer o mérito a quem o tem. Se a Mercedes ou a BMW têm fama de marcas fiaveis e de qualidade, não é por acaso, é graças a anos e anos de provas dadas, com muitos modelos de reconhecida qualidade, bem construidos e fiáveis. É graças a isto que os compradores reconhecem estas marcas como marcas de qualidade e não porque alguem um dia se lembrou de inventar que os Mercedes ou os BMW são bons carros.
Infelizmente e por muito que custe a alguns fanáticos da Alfa, esta ainda não conseguiu alcançar este patamar de qualidade e muito menos colher o reconhecimento dos consumidores, como uma marca de reconhecida qualidade. Não conseguiu por um motivo simples, porque não constroi carros que se destaquem pela qualidade de construção.

Perante estes factos, custa-me a perceber como se pode querer colocar no mesmo patamar de qualidade, a Alfa Romeo junto da Mercedes ou BMW.
Para juntar a isto, ainda leio "alarvidades" como " comprar Mercedes e BMW é só para se armarem, porque em qualidade são iguais aos Alfas".
Será brincadeira, inveja ou pura ignorância?
Eu vou mais por uma 4ª hipotese, que alguem me segredou: deixa-os lá ter dinheiro, que a dor de côto passa e depois só compram Mercedes ou BMW.

quase que me convencias. (not) [:)]

Se a Mercedes ou a BMW têm fama de marcas fiaveis e de qualidade, não é por acaso, é graças a anos e anos de provas dadas, com muitos modelos de reconhecida qualidade, bem construidos e fiáveis.
hum hum...

http://findarticles.com/p/articles/mi_m3165/is_1999_April/ai_54620832

resumindo, falam falam falam, mas não dizem nada.

Last edited:
Cada um compra o que quer! !

Cada um compra o que quer! !

Nao consigo entender o porque destas picardias... Pk se critica ainda o passado??!!! Ja pensaram que se alguem ainda compra esses carros, o sprint veloce, o 33, e pk movem algo neles.. Mas enfim..
Para mim so faz sentido falar dos alfas actualmente.. E aí..Cada UM FAZ O QUE QUIZER...
Eu actualmente tenho um 147.. Portanto quando comprei poderia ter comprado p.e um VW Golf, mas so quem experimenta os dois consegue perceber a razao da escolha.. enfim...
Tenho tido felizmente oportunidade de experimentar muita coisa.. Este fim de semana conduzi um 320d E90 em pista.. TEnhu um alfa, mas a minha opiniao e a seguinte: EXCELENTE! Gostei..
Porque raio quem tem Germanicos nao consegue elogiar um alfa.. Eh pah.. Nao entendo.. Mas quem sou eu.. lol..

Alfa Romeo 147 Sportwagon nesta altura?

http://www.infomotori.com/a_4_IT_19849_1.html
art_19849_2_01.jpg

Já uma vez escrevi isto "aqui", e falando neste caso do q ao 164 interessa:

Para mim os carros são como as mulheres, e tbem aí há dois extremos, há "aquelas" q são girinhas, tem um corpo decente, sabem cozinhar, sabem limpar, n chateiam muito, são educadas, são boas mães, etc
E dps há aquelas, q cozinham mal, lavar a roupa só na 5àsec, q gastam dinheiro cmo se caisse das árvores, mas q têm uma pequena vantagem, são BOAS COMÓ MILHO, são daquelas em q cda vez q olhamos pra elas nos lembramos de procriar, são aquelas em q qdo entramos num restaurante c elas tdos os homens da sala (e algumas lésbicas) ficam c uma inveja q até se coçam, são aquelas q qdo as levamos À festa da empresa até os directores pensam q se este gajo tem uma mulher destas é pq tem alguma csa de especial, é aquela gaja q qdo tamos na praia os teenagers no chapéu ao lado olham cmo se tivessem a guardar a imagem pa qdo chegarem À casa de banho mais próxima, no fundo...
A primeira é um carro como um avensis, a 2ª é um alfa GT ou afins...

É mesmo isto sem tirar nem pôr. Esta comparação das mulheres
está excepcional. Muito bom texto mesmo [:D] [;)]

Acho que nao é por ser melhor porque nao o é, um Mondeo nao acredito que seja melhor que um Laguna ou que um Accord. No maximo esta ao nivel destes. O Mondeo em cmportamento é bom, mas o Lguna tambem é e alem disso é mais confortavel e tem melhor oferta de motores. O Mondeo vende bem pela raza que um user j afirmou aí, a sede da Ford é na Alemanha.

Não me referi a ser melhor que a Laguna ou Accord, mas que entendia pq se vendia bem em mercados onde não há o estigma das marcas nobres e as "fatelas". Se tens um produto equivalente a outro e mais barato, pq não optar por esse? E estamos cheios de exemplos em Portugal onde isso não acontece...
Continuo a frisar que a condução do Mondeo é mais interessante que a do Laguna e digo-te que em situações mais "esforçadas" o Laguna vale-se mto mais do ESP do que a Mondeo, o que atesta do bom comportamento e chassis da mesma. Em relação a conforto, estamos de acordo.
Em relação a motores, tirando o 175CV DCI, nenhum dos outros é superior aos da Ford. E posso mesmo assegurar-te que o de 155CV da Ford só perde praticamente em ruido e emissões em relação ao DCI, o que, sendo mais antigo, atesta bem da sua qualidade. Foi pena não ter vingado em Portugal pq é um excelente motor.

Isso dos mercados privilegiarem pq é feito lá tb é relativo: não vejo supremacia do Eos nem da Galaxy/Sharan cá em Portugal, nem me parece que alguem vá pensar "compro esta pq é feita aqui"

Alfa 164 v6 turbo

Alfa 164 v6 turbo

Tou a pensar adquirir um...alguem me pode dar informaçoes deste carro?motor, performances,fiabilidade, etc...potenciais problemas, e como nos tempos que correm tambem algumas dicas sobre as versoes a gasoleo deste modelo...

Se o 164 em sim já é raro, as versões diesel são ainda mais.
Usam um motor 2.5 fabricado pela VM de 115cv acho...

Quanto ao 2.0 V6 Turbo é um bom motor, sendo o mesmo motor que equipa o GTV que saiu em 1997.

Há um user no forum que tem um GTV com esse motor, talvez te possa esclarecer melhor, mas pelo que tenho lido, a fiabilidade do motor é muito boa, performances ainda melhor com consumos a condizer. [:D]
Claro que deves tomar os devidos cuidados, já que é o tipo de carro que tanto pode estar Novo se estiver em mão conhecedoras, como "podre" se estiver noutras mãos. [;)]

PS: Sei onde esta um novo à venda.... [:blush:]

cumps,
[dio]

Não querendo ser desmancha prazeres penso que o 164 é dos Alfa à antiga (no mau sentido): bastante problemáticos e pouco fiáveis.

Conheci 2 pessoas que tiveram esse carro, ambas venderam passado 1 ano (e compraram novo)

Back