Alfa Romeo

Há muita gente que não sabe o que diz e deixa uma imagem cá distorcida da realidade.
Claro que o 1.9 JTDm 150cv é lento... mais lento até que o 318d de 122cv, do que o A4 1.9TDI de 115cv e até mais lento do que o Passat 1.9TDI 105cv....

Tive fora uns dias... mas já deu para ver que tá tudo na mesma... [:D]

cumps,
[dio]

Já conduzi um 2.0 tdi de 140cv de um passat e diariamente o 1.9 jtd 150cv do meu 159. Simplesmente o tdi não é superior.
Mas concordas que a imagem que passa neste fórum é que o 1.9jtdm é um nojo?!

1º falas em agradabilidade, depois que é não é superior...afinal...ou falamos de uma caracteristica ou falamos do todo...

Eu gosto mais de conduzir o tdi 140...se ele dá menos 5km/h de ponta que o teu não sei...

Um 147 1.9 JTD 140cv é mais rápido que um A3 140cv. O de 150cv ainda mais rápido é, por isso o 159 não pode ser assim tão lento.

Claro que o 1.9 JTDm 150cv é lento... mais lento até que o 318d de 122cv, do que o A4 1.9TDI de 115cv e até mais lento do que o Passat 1.9TDI 105cv....

Tive fora uns dias... mas já deu para ver que tá tudo na mesma... [:D]

cumps,
[dio]

Nahh...basta um Leon TDi 150...pode ser?Ou tou a subir a fasquia...?

Olha como saem da toca...[:)] Meu caro, o motor 2.4 de 5 cilindros não fez menos de 9 litros em cidade, faças o esforço que fizeres dito por quem os tem. Se é um motor maior, se tem 5 cilindros não tenho a culpa, é concorrente de um 20d sem qualquer dúvida e este passar dos 7 litros na mesma situação é complicado.

Como é que podes falar de consumos em cidade como se fosse uma ciência exacta ?

Se for andar na cidade a qualquer hora no trânsito é uma coisa, se for a ir casa emprego cas em fila é outra e se for andar a meio da manhã ou a meio da tarde é outra.

Os 9 lts não me parecem muito e de certeza que é fácil um 20d passar dos 7 litros.

1º falas em agradabilidade, depois que é não é superior...afinal...ou falamos de uma caracteristica ou falamos do todo...

Eu gosto mais de conduzir o tdi 140...se ele dá menos 5km/h de ponta que o teu não sei...
Apesar de nunca ter falado em agradabilidade, estava-me a referir a superior no geral, o que inclui também esse aspecto que tu introduziste...

Um 147 1.9 JTD 140cv é mais rápido que um A3 140cv. O de 150cv ainda mais rápido é, por isso o 159 não pode ser assim tão lento.

O 159 é um carro pesado e esse motor 1.9 não é conhecido pela sua disponibilidade em baixas rotações.

Provavelmente a combinação resulta num carro que não dá a sensação de andar muito [;)]

O 2.0 tdi de 140 cv é mais redondo que o seu antecessor 1.9 de 130 cv e que o seu sucessor 2.0 de 170.

É ainda um motor um bocado ruidoso embora menos que o 1.9.

No geral acho um motor agradável de utilizar.

Acredito que montado num carro com o mesmo peso com o motor 1.9 JTDM pareça mais rápido. [;)]

Aliás devo dizer que tenho um A3 SB 140 cv e já test-drivei um 159 2.4 JTDM e em muitas circunstâncias o Alfa apesar dos 200 cv não parece mais rápido, apesar de no competo geral ser.

Isto deve-se à combinação do seguinte:

- Consideravel diferença de pesos
- Maior disponibilidade do 2.0 tdi a baixas rotações e discarga de binário mais brusca
- Escalonamento mais curto da cx do A3 (faz 53km/h em 6ª por cada 1.000 rpm e o 159 faz 58)

P.S.: Gostei muito do Alfa Romeo, belo carro

NÃO PODE!!!!!!!!!!!

Um Leon 150cv e 1300kg é mais rapido que um 159 150cv e 1550kg???

Só se tiver xispe e repro!!!

cumps,
[dio]
Como sei que tens uma 159 2.4jtd, devo dizer-te que estive hoje na quadrifólio e que estava lá exposta uma 159 Q4 210cv... Um mimo!

Como sei que tens uma 159 2.4jtd, devo dizer-te que estive hoje na quadrifólio e que estava lá exposta uma 159 Q4 210cv... Um mimo!
Obrigadinho..... :( [br:)]

É o preço a pagar por a ter há um ano... mas os 200cv chegam para mim, mesmo sendo muitissimo mais fracos que os 177 e mesmo os 163 do Serie 3.

Engraçado que nos testes que tenho feito, não se nota nada...

cumps,
[dio]

É o preço a pagar por a ter há um ano... mas os 200cv chegam para mim, mesmo sendo muitissimo mais fracos que os 177 e mesmo os 163 do Serie 3.

cumps,
[dio]
Deixa lá, eu preferi rechear o meu 159 caracol de 150 carcaças de extras há ano e meio atrás...

cumps,
[dio]

e não tem havido problemas ? revisões já fizeste ? e viagens grandes ?

cumps,
[dio]

Será q o Brera do teste estava parado?
humm, se calhar até estava pelos numeros das medições...não parece mexer mt...

PS:joke

Estou enganado ou tu nunca conduziste um 147 nem um 159 ?

Não estás enganado, por isso está lá um PS q diz joke!
Quanto aos numeros são o q são, são medições de quem testou estas duas viaturas.

Last edited:
Não estás enganado, por isso está lá um PS q diz joke!
Quanto aos numeros são o q são, são medições de quem testou nestas duas viaturas.

Sim ! sim ! mas porque será que eu advinhei que tu nunca tinhas conduzido um Alfa destes ? [;)]

Olha que os BMW são excelentes, mas os outros também não andam todos a dormir [:cool:]

Sim ! sim ! mas porque será que eu advinhei que tu nunca tinhas conduzido um Alfa destes ? [;)]

Olha que os BMW são excelentes, mas os outros também não andam todos a dormir [:cool:]

Será q percebes se eu por umas letritas pequenas em branco e dizer q nunca reparei nisso na estrada? (2.4 » ao 20 D)
Yep eu ainda não reparei q as marcas cada vez estão a apostar mais na evolução dos seus motores...
Enfim eu sei q ando por cá há pouco tempo mas esse comentário...:confused: (ultimo parágrafo)

Deixa lá, eu preferi rechear o meu 159 caracol de 150 carcaças de extras há ano e meio atrás...
Eu preferi a 2.4 com os extras issenciais para mim, coisa pouca... [;)]

e não tem havido problemas ? revisões já fizeste ? e viagens grandes ?

Tem agora 27.500km, tem exactamente um ano. Fez o check-up dos 10.000km, vai agora quando chegar aos 30.000.
Fiz desde 5ª feira +- 1500km, ir e vir com 5 pessoas, 4 adultos e a filhota de 3 anos, mala até à rolha (afinal a mala que fez perder um comparativo até é bem jeitosa), é um prazer fazer cantar aqueles 200 cavalinhos!!! [br:)]

Sem duvida que em baixas (até +-1700rpm) é um motor lento, requer alguma habituação... mas a partir dai, as recuperações são optimas, seja qual for a mudança, em contra partida, respira com um à vontade dificil de encontrar na concorrencia até perto das 5000rpm, sem perder o folego!!! [:p]

cumps,
[dio]

Back