Posso dar pancada nas duas marcas?
Vamos começar pela BMW...
A BMW meus senhores não é aquela coisa maravilhosa e perfeita que muitos estão a apregoar.
Os seus carros a nível de ligação homem/máquina também têm sofrido retrocessos,tal como em qualquer outra marca automóvel...
Depois os BMW têm realmente o factor FUN,mas tal não significa que sejam sempre os mais eficazes,mas apesar disso são realmente o mais versátil que se pode encontrar no mercado na relação entre um daily driver e um carro divertido de conduzir quando a situação permite na maioria dos segmentos(S1,S3,S5 e ate mesmo um S7)
Depois e citando o Taveirada a " pole position", a "referência",pois bem tal não é verdade para todos os segmentos em que a BMW apresenta propostas...
Oferta BMW Referência no mercado
Z4 Cabrio -> Porsche Boxster
Z4 Coupe -> Porsche Cayman
Série 6 -> Mercedes CL/Porsche 911
X5 -> Porsche Cayenne
Conseguem encontrar algum padrão?
Pois é...
E a Porsche n difere muito em filosofia da BMW nestes segmentos(excluindo claro o emprego de motorizações Diesel nos SUV),tendo neste momento uma vantagem em relação à BMW a nível de handling e eficácia dos seus carros.
Depois e ao contrário do que já li neste tópico,considerar o Z8 um bom BMW(reparem que nem falo de desportivo) é puro exagero.
O BMW Z8 é um carro com um handling considerado sofrível,n sendo um carro com o equilíbrio presente habitualmente nos produtos da marca.
A título de curiosidade fiquem a saber que o BMW Z8 n vinha equipado de fábrica com LSD,nem existia como opcional(É algo que muitos donos têm tratado de "emendar" no after-market). O BMW M5 E39(uma berlina) era melhor em todos os aspectos segundo os críticos...
Com isto também quero chamar a atenção para o facto de que nem todos os carros que a BMW lançou/lança são excepcionais ou referências.
A BMW tem uma história também ela riquíssima e mesmo nos anos 70 em que a Alfa vivia ainda os seus tempos de glória,muita gente se esquece que a BMW também tinha lendas a dis****r nas pistas o seu prestígio,falo claro dos míticos CSL,descendentes da linha 3000 CS.
Para rematar no campo da BMW ,apenas queria dizer que não vejo necessidade de um super-carro na BMW,pois acho que a imagem da marca está muito bem entregue à linha "M".
Siga para a Alfa Romeo...
Uma marca com a qual em bom da verdade tive pouco contacto enquanto condutor tendo apenas conduzido um 33,um GT e um 147 pós-restyling...
De qualquer forma é uma marca que cada vez respeito e admiro mais à medida que vou remexendo no passado,sim estou mesmo a falar dos RWDs fantásticos produzidos até ao início dos anos 90...
O RWD em bom da verdade duvido que volte à gama acessível da Alfa Romeo,pois como todos sabemos as plataformas no seio do Grupo Fiat têm tb que servir à marca FIAT e Lancia.
A Alfa Romeo tem desenvolvido bons FWDs dentro do mercado,mas ao contrário do que muitos apregoam aqui,penso que a orientação que estão a tomar pretendem agradar a pessoas que priveligiem em 1º lugar aspectos como o conforto e equipamento (penso ser claro este ponto nos novos modelos como o 159),mas que apesar disso conservem qualidades dinâmicas evidentes. Os Alfistas têm que compreender que a Alfa Romeo tem que produzir modelos que procurem satisfazer directamente as necessidades dos consumidores,sendo que a realidade do mercado não é estática...
Aliás se analisarmos as coisas a "frio" facilmente concluímos que a dinâmica é um aspecto que não é prioritário na escolha de 90% dos consumidores dentro dos segmentos para os quais a Alfa apresenta opções.
Agora que a Alfa por vezes apresenta falhas incompreensíveis lá isso é verdade...
O 147 pós-restyling com que tive contacto foi para mim uma desilusão nos aspectos em que mais expectativas tinha uma vez que se tratava de um Alfa Romeo (Cuore Sportivo)...
A Direcção era sem dúvida directa,mas sem feeling,e atenção que quem vos escreve é um Volvo driver...

O Comportamento estava longe de ser exemplar ficando-se pelo "safe understeer"...
A travagem insuficiente...
E a posição de condução era esquesita...
Ok o 33 também n era muito melhor,mas deixava um sorriso.

O 147 pareceu um carro muito mais orientado para o conforto,sendo muito acolhedor e tendo materiais agradáveis(mas por vezes pequenas falhas de montagem).
Espero que a Alfa pense no futuro em acrescentar na sua gama modelos especializados tal como o 8C de forma a elevar a sua imagem e a satisfazer a procura por parte de Alfistas e claro outros "Petrolheads". É importante para o mundo automóvel que a Alfa volte a produzir carros "únicos".