Alfa Romeo

Sou de 97 e prefiro todos os dias um erro da Alfa com 40 anos que um VAGão a gasoil atual mas tambem não tirei nenhum mestrado!

Não sei se é tão linear assim, pois a actual gama, retirando o Giulietta, não se compra nada em novo por menos de 40.000€, o que não deve estar ao alcance de todos os jovens nascidos pós 1997.

Não é suposto estar ao alcance de todos os jovens. É suposto estar ao alcance dos jovens que se enquadram no público-alvo socioeconómico da marca.
Quando mencionei a data de nascimento dos que acabam agora a licenciatura ou o mestrado foi precisamente para colocar na mensagem a persona do jovem que acaba agora os seus estudos superiores e ao longo dos próximos anos vai começar uma carreira que lhe permite auferir um salário que o vai levar a ponderar comprar um 116D, um A180d ou um Leon.
E porquê falar nestes jovens? Porque estes jovens dentro de 10 anos, já nos seus trintas vão progredir nas suas carreiras, a família vai crescer e por essa altura vão trocar os seus segmento C por uma station wagon ou SUV de segmento D. São os que têm o potencial de se enquadrarem numa categoria de rendimentos que os coloca como o público-alvo da BMW, da Mercedes, da Tesla... e da Alfa Romeo!
Pensem bem na publicidade dos carros das várias marcas e vejam quem são os actores escolhidos para aparecer ao volante, não é por acaso que aparecem jovens de 20/30 ao volante, é esse o público-alvo que as marcas como a Alfa procuram atingir hoje não só para cativar uma venda agora como para procurar fidelizá-lo quando trocar de carro a seguir.

Acho que o problema hoje é que os "putos" valorizam mais o ecrã XL de um Tesla, as suas actualizações OTA e a capacidade de humilhar qualquer carro num picanço entre semáforos sem um tubo de escape à vista.
A Alfa Romeo não está nem de perto alinhada com o "zeitgeist".

A Alfa Romeo não está nem de perto alinhada com o "zeitgeist".

Sem dúvida. E as melhores pessoas para explicarem isso aos Alfistas da velha guarda é fazer o seguinte exercício com os vossos filhos adolescentes ou jovem adultos:
- Escolham do YouTube o anúncio publicitário da Alfa Romeo que gostarem mais e mostrem-lhes o anúncio.
- A seguir mostrem-lhe, por exemplo, este anúncio da Mercedes.
- Peçam aos vossos filhos para vos explicarem o que sentiram a ver um anúncio e outro e qual querem ver pela segunda vez

Sem fazer a mínima ideia qual anúncio da Alfa escolheram mostrar aos vossos filhos, não tenho grandes dúvidas qual deles vai ser o escolhido...

A desculpa dos anos 80 já não cola mais.
Os jovens que tiram a carta hoje com 18 anos nasceram em 2002. Os que terminam hoje a licenciatura nasceram em 1999 e os que terminam hoje um mestrado nasceram em 1997. Estes jovens entre os 18 e os 28 anos não eram nascidos na altura do Alfa Sud e do Alfa 33. Não fazem ideia nem querem saber da fama da marca nessa época. Se a juventude de hoje não ambiciona comprar um Alfa mas gasta o que tem e o que não tem a comprar um Seat ou um BMW, ou se sonham com um Tesla ou outra coisa qualquer é porque a Alfa fez algo de errado nos últimos 20 anos, não é pelos erros que cometeram há 40 anos atrás...

Estás completamente errado, os mitos urbanos que a Alfa Romeo não tem fiabilidade perduram, a conversa de café baseada em nada, continua.

Vou-te dar um exemplo, a minha prima tem 30 anos queria comprar um Alfa Romeo, é medica no Hospital Sta Maria, todas as colegas arrasaram a Alfa e aconselharam a não comprar, telefonou para o meu Pai que vive a 200 kms se podia comprar um Alfa Romeo ou se aquilo era um cancro de problemas como diziam, o meu Pai definiu assim "a Alfa é um Fiat em traje de gala" que não teria problemas de fiabilidade de maior, fui eu e o meu Pai ao stand fazer o negocio do veiculo, queriam impingir a gasóleo, tinham para entrega e nós só queríamos a gasolina com o equipamento Plus, lá tratamos de tudo e enviamos a proposta com os descontos por mail, depois de algumas conversas e meditação, 15 dias depois comprou o Alfa Romeo.
Como vês a opinião de pessoas mais velhas conta, para o bem e para o mal, e os mitos urbanos arrasam a imagem comercial das Marcas.

O problema é que *SE* o Alfa Romeo comprado novo tiver problemas aos 100.000km, é "eu não te disse que isso avariava"?
E *QUANDO* a carripana alemã com 2.000km avaria, é "isso é azar"...

Vocês sobrestimam a importância do factor fiabilidade na opção de compra da esmagadora maioria dos veículos.
Se isso fosse um deal breaker só se vendiam carros japoneses e no entanto quantas marcas japonesas não têm sérias dificuldades em vender em volume na Europa apesar de uma reputação de fiabilidade imaculada.
O problema vai muito para além da reputação de fiabilidade, os millennials têm comportamentos de consumo diferentes da geração que os precede, e a nova geração Z também difere dos millennials.

As empresas têm de se ajustar aquilo que os move, as marcas tradicionais que os nossos pais compravam e que eram consideradas uma referência de qualidade não dizem rigorosamente nada às novas gerações (por isso é que mais depressa compram uns auscultadores da Beats ou da Xiaomi que um equivalente da Sony ou da Panasonic), quem não souber ajustar o seu posicionamento fica para trás. A Tesla adoptou uma posição de mercado radicalmente diferente do que existia (vendas online em vez de concessionário físico, updates over-the-air, fart app e videojogos no carro, etc.), as restantes marcas têm de responder rápido ou deixam de ser relevantes.

Last edited:
Marketing, esta geração actual vive da imagem dos produtos.

Existem muitos exemplos disso, a nível Internacional, nacional, é só escolher.

A Opel agora que é de um Grupo Francês comandado por um CEO Português, faz publicidade que é um produto Alemão.[;)]

Sem dúvida. E as melhores pessoas para explicarem isso aos Alfistas da velha guarda é fazer o seguinte exercício com os vossos filhos adolescentes ou jovem adultos:
- Escolham do YouTube o anúncio publicitário da Alfa Romeo que gostarem mais e mostrem-lhes o anúncio.
- A seguir mostrem-lhe, por exemplo, este anúncio da Mercedes.
- Peçam aos vossos filhos para vos explicarem o que sentiram a ver um anúncio e outro e qual querem ver pela segunda vez

Sem fazer a mínima ideia qual anúncio da Alfa escolheram mostrar aos vossos filhos, não tenho grandes dúvidas qual deles vai ser o escolhido...

Já estive com um EQC e está muito bem conseguido.

CWoman14.jpg

Aquela matrícula é quê, Isrealita?:confused:

Back