Alfa Romeo

citação:Originalmente colocada por bug

citação:Originalmente colocada por 3com
Já não te disseram que não tem nada a ver com sensação ?

Ou é mais fácil de controlar ou é pior, onde está a dificuldade de perceber isto ? [:0]

Vocês e as sensações:D

ENtao vamos la ver.
Poem me a mim e a ti num lago gelado e fazem-nos uma serie de testes de conducao sobre diversas situacoes. No global, eu, no meu FWD safei me melhor que tu no teu RWD. Temos exactamente a mesma capaciade de conducao.
Qual tem mais handling?

Para mim, em certas ocasioes, controlo melhor um fwd que um rwd, para ti, controlas sp melhor o rwd. Onde ficamos?
Olha belo exemplo.
Numa pista de testes na Laponia onde testam sobretudo sistemas de chassis, ( suspensão, travagem, ABS, etc..) o teste em FWD's sem ESP resulta sempre em saidas de frente contra o morro...
O RWD, que até era um furgão, apesar de alargar a trajectória sempre conseguia curvar!

Olhem...
E gajas, não há?Gajas boas? Daquelas assim mesmo boas... ouvi dizer que era em ermesinde...:D
Sempre a falar do mesmo assunto...
Além do mais...Este tópico era ALfa vs BMW, não RWD vs FWD!!![8]

Olha belo exemplo.
Numa pista de testes na Laponia onde testam sobretudo sistemas de chassis, ( suspensão, travagem, ABS, etc..) o teste em FWD's sem ESP resulta sempre em saidas de frente contra o morro...
O RWD, que até era um furgão, apesar de alargar a trajectória sempre conseguia curvar!
pronto, lá está, um exemplo.
3com, eu nao quero provar que os fwd sao melhores, eu quero perceber como é q os rwd sao melhores em qq situação, daí nao me limitar a olhar para os eixos, mas sim tento imaginar variadas situações.
Agora esclareceste-me uma, tas a ver como se chega lá?!

citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

Olhem...
E gajas, não há?Gajas boas? Daquelas assim mesmo boas... ouvi dizer que era em ermesinde...:D
Sempre a falar do mesmo assunto...
Além do mais...Este tópico era ALfa vs BMW, não RWD vs FWD!!![8]

Tens toda a razão.
Vamos lá voltar à alfa :)
A minha mae há 3 dias espetou um :( segundo ela, o carro fugiu lhe sem mais nem menos, bateu com a traseira e fez piao batendo nos rails do outro lado :(
Eu ja lhe perguntei x coisas para ver se percebia o que tinha acontecido, mas ela ganartiu me que foi sem + nem - e eu conheco-a e sei que ela anda devagar e conduz suficientemente bem para nao cometer assim nenhum erro crasso.

Posso vos pedir que vejam este video e que me digam se isto consegue mostrar algo sobre como avaliar o handling?
e se sim, concordam que o AWD tem melhor handling?
abraços
http://www.autoclips.net/video/3963

Os AWD como melhor handling são na maioria RWD nativos que transferem potência para o eixo da frente para auxiliar nas perdas de motricidade. ( tipo Skyline )

Não deixa de ser curioso mas sempre que é necessário mais tracção e controlo, o sistem da honda coloca mais potência no eixo traseiro!
Provavelmente os engenheiros da Honda também só fazem asneirada...
citação:For Honda Legend equipped with SH-AWD, it normally runs with 70% torque distributed to the front wheels. Under acceleration and braking, up to 70% may be sent to the rear axle</u> to generate more traction. During cornering, to reduce understeer, more torque will be distributed to the outside rear wheel</u>. At extreme cases, the outside rear wheel can take 70% of the engine output, while the inside rear wheel 0% and the front wheels get the remaining 30%. When braking into corners, to correct the tendency of oversteer, more torque will be distributed to the inside rear wheel</u>, taking advantage of the engine braking to reduce oversteer.

Olha belo exemplo.
pronto, lá está, um exemplo.
3com, eu nao quero provar que os fwd sao melhores, eu quero perceber como é q os rwd sao melhores em qq situação, daí nao me limitar a olhar para os eixos, mas sim tento imaginar variadas situações.
Agora esclareceste-me uma, tas a ver como se chega lá?!
Mas isto está mais que explicado.... basta leres as primeiras páginas[xx(]
Se querem continuar a repetir sempre a mesma coisa, força!

citação:Originalmente colocada por Draivin

Então todas aquelas marcas que utilizam FWD na concepção automóvel de hoje, são burras?

Respondi por pm ;)

E digo o mesmo para ti 3com, acho que deveriamos abordar mais ser alfa vs bmw do que tracção. Por isso mais vale parar por aqui e quem quiser que crie um topico

Então todas aquelas marcas que utilizam FWD na concepção automóvel de hoje, são burras?
Um conceito interessante que já tardava...:D:D:D

Fazem-no essencialmente por 2 razões:

1- Custos de produção

2- Maximização do espaço interior.

O que tem uma coisa a ver com a outra?

Um sistema FWD é mais barato, mais leve e ocupa menos espaço.

E as suas vantagens esgotam-se por aí.

citação:Originalmente colocada por Lukin

O que tem uma coisa a ver com a outra?

Um sistema FWD é mais barato, mais leve e ocupa menos espaço.

E as suas vantagens esgotam-se por aí.

Assim como as vantagens dos RWD para um utilizador NORMAL, exitem, mas nao sao por aí além :)

Assim como as vantagens dos RWD para um utilizador NORMAL, exitem, mas nao sao por aí além :)

Se para ti "NORMAL" é quem não sabe conduzir, até concordo contigo!:D:D:D

citação:Originalmente colocada por Hurricane

Um conceito interessante que já tardava...:D:D:D

Fazem-no essencialmente por 2 razões:

1- Custos de produção

2- Maximização do espaço interior.

Nem mais[8D]

...
Aprende a ler![|)]
Já é a segunda vez que tenho que escrever o mesmo:
não estou a falar de eficacia, falo de handling/controlo

Custa muito ler antes de comentar [?]
[v]

3com, eu, falando por mim, já troquei handling por eficacia, mas por uma razão, de que serve o handling sem eficácia? Para que serve um carro com mt handling se a UNICA coisa que fazes com ele é divertires-te, mas quando precisas de eficácia para o que quer que seja, nao a tens?
Ok, serve para diversão. Mas comprar um carro para se divertir... ou é para o levar aos TD, ou nao acho boa ideia andar a divertir nas estradas.

Percebe uma coisa, Handling é segurança activa
Um carro que é fácil de controlar em todas as situações, não prega partidas a nenhum condutor!

PS: Isso do handling= diversão, isso já é deduções vossas [|)]

Ha..., a sério? Então isso não é uma contradição? Se Handling é segurança activa, um carro que não provoque partidas ao condutor ou um que provoque menos partidas é melhor em handling, logo e visto que é muito mais facil de controlar e prever as reacções de um Fwd, e como até tu já admitiste a eficacia do Fwd estas com isto a afirmar o contrario do que tens defendido.[xx(]

Para um utilizador normal, o FWD ou RWD são exactamente iguais.

Aqui no fórum é que todos têm a mania que são racers e mais não sei o quê.

Logo, toca de falar do tópico que até estava a andar bem.

A BMW está bem e recomenda-se, a Alfa está no bom caminho!

citação:3com
AH Membro Platinium

Noddylandia

18284 Posts
Colocado - 09/12/2006 : 00:55:01
--------------------------------------------------------------------------------

citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por v7

2.0 sportup - de acordo, mas convém não esquecer que os carros que fazem sonhar, como são normalmente bastante potentes são RWD e talvez daí esta ideia generalizada que a mesma é uma grande mais valia.

Eu como já me despistei com um RWD (tendo inclusivamente batido noutros carros) concordo que seja bom para "brincar" mas é em minha opinião mais complexo de conduzir e menos intuitivo de controlar, ou seja menos seguro.

Se tivesses aprendido a conduzir ( falo mesmo de conduzir ) RWD's, hoje não estavas a dizer isso...

Se calhar estás-te a esticar um bocadinho !!

Eu aprendi a conduzir num RWD (datsun 1200) que era o carro em que eu andei nos 1os 5 anos de carta e sem falsas modéstias julgo que não o conduzia mal. Só que eu conduzia muitas vezes depressa e algumas vezes ultrapassava os limites.

O acidente que mencionei foi a descer a rua de Campolide, que era em empedrado e com uma chuvinha miudinha. Até reagi razoavelmente mas não consegui evitar bater de traseira/lado no lancil do passeio e depois nuns carros estacionados do outro.

Não digo que num fwd não tivesse acontecido, mas com a experiência de 5 anos de rwd o que implicou uns largos milhares de km percorridos, com muita loucura e picanço à mistura e falo de um rwd que era uma verdadeira bailarina, ou seja muito giro de conduzir mas delicado de controlar, custa-me que venha para aqui um "gajo" que não me conhece de lado nenhum, dizer-me o que é que eu sei ou o que não sei [xx(]

Se calhar só se despista quem não sabe conduzir ?

citação:Maior handling presupoe maior controlo e interacção com o carro.
Então como explicar que na competição onde andam carros com os dois tipos de tracção e onde eles se verificam muito competitivos uns com os outros que quando é necessário um maior controlo, uma maior interacção com o carro, um melhor entendimento das reacções do carro como é à chuva, o Rwd nem perto se chega?

E que competição é essa ?

no WTCC já vimos que a BMW vai à frente.

Se passarmos para competições onde é necessário handling e tracção extrema, nem se ouve falar de FWD [}:)][:p]

-Campeão Europeu e Mundial de Rally ?
-Dakar ?
-TT ?

Volto a perguntar, onde estão os FWD não é necessário handling total ? [:p]

Que comparações[8)] e depois afirmaste ou respondes com arrogancia de quem sabe tudo[xx(]. TT?, Dakar? lollll

Essa competição é mesmo o WTCC, e eu dei um exemplo de uma corrida à chuva, em seco na qualificação o Rwd conseguiu o melhor tempo, depois na corrida e há chuva ficou a 15seg e com entrada por duas vezes do pace car. Há, ficou em quarto ou quinto.

A chuva torna o Rwd menos eficaz e controlavel? Onde esta esse muito superior controlo?

Queres mais exemplos de corridas há chuva do WTCC ou do ETCC? É que a primeira que encontrei tinha esses tempos, queres mais?

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Queres mais exemplos de corridas há chuva do WTCC ou do ETCC? É que a primeira que encontrei tinha esses tempos, queres mais?

Sabes que ao factor chuva, opõe-se em muito o factor condutor. Ainda me lembro de um tal Ayrton Senna da Silva numa tarde bastante chuvosa no Estoril ter dominado a prova. Conduzia (ou devo dizer, pilotava) um RWD (assim como os seus adversários). O carro nem era o mais competitivo. E no entanto, não deu hipóteses aos adversários. Só falta identificar a categoria da prova... ;)

3com, se um Rwd é sempre superior em handling então explica lá o resultado do teste em que um Fwd ficou em 2º como carro com melhor handling de sempre?

Há, já sei, porque alguém tem que dizer ao Colin Macrae e ao J.Clarkson para aprender a conduzir.

Tens resposta?

E porque é que no meio de tanto carro tão bom, apareçem dois Fwd e que por acaso ficam muito bem classificados?

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

3com, se um Rwd é sempre superior em handling então explica lá o resultado do teste em que um Fwd ficou em 2º como carro com melhor handling de sempre?

Há, já sei, porque alguém tem que dizer ao Colin Macrae e ao J.Clarkson para aprender a conduzir.

Tens resposta?

E porque é que no meio de tanto carro tão bom, apareçem dois Fwd e que por acaso ficam muito bem classificados?
O 106 tem logo 2 factores que o ajudam bastante:

1- Rodas nos extremos da carroçaria.

2- Peso ;)

Back