Alfa Romeo

Com carbs, 105cv, com IE e cat., 98cv.

Mas prefiro de longe a versão de carburadores: tem as árvores de cames mais agressivas de todas e touches mecânicas, e aquilo não sobe de rotação... trepa, mesmo [:D]
Os 1.5 Ti tinham cames mais agressivas que os 1.5 "normais" .

Nos 145 103cv.
Nos 33 98cv.

No 145/6 os motores boxer eram o 1.4 de 90cv e 1.6 de 103cv, que tinham correspondência com o 1.3 e o 1.5 dos 33.
Na 3ª série do 33, o 1.3 deu origem a uma nova denominação, a 1.4 que equipava o 33 Imola (mas que continuava a ser o mesmo motor do 1.3).
Já o 1.5, não sei se seria o mesmo bloco a equipar o 145/6, uma vez que a cilindrada do 1.5 era de 1497cc, salvo erro.

Cheira-me é que possa ser uma mistura de blocos e êmbolos dum 1.5 com um 1.7, ou algo do estilo.

No 145/6 os motores boxer eram o 1.4 de 90cv e 1.6 de 103cv, que tinham correspondência com o 1.3 e o 1.5 dos 33.
Na 3ª série do 33, o 1.3 deu origem a uma nova denominação, a 1.4 que equipava o 33 Imola (mas que continuava a ser o mesmo motor do 1.3).
Já o 1.5, não sei se seria o mesmo bloco a equipar o 145/6, uma vez que a cilindrada do 1.5 era de 1497cc, salvo erro.
Tens razão, no 145 o 1.5 passou a 1.6. (aumento do curso se não me engano.

Mas o melhor motor para mim continua a ser o 1.7 de 8 válvulas.
Ao contrário do 16v, que é mais explosivo em altas, o de 8 válvulas é mais linear e parece mais cheio em baixas.
Aliás, um 1.7 QV até acompanha bem um 16v se arrancarem ambos, vamos supor, em 5ª a cerca de 80 ou 90 Km/h. E isto até aos 200, sensivelmente, sem perder.

Tens razão, no 145 o 1.5 passou a 1.6. (aumento do curso se não me engano.
Nope.

Atrevo-me a dizer que o bloco é o mesmo.

Podes permutar á vontade o bloco e as cabeças com um 33 IE.

A injecção/ignição é que levou upgrade nos 14x Boxer por causa das normais ambientais.

Mas o melhor motor para mim continua a ser o 1.7 de 8 válvulas.
Ao contrário do 16v, que é mais explosivo em altas, o de 8 válvulas é mais linear e parece mais cheio em baixas.
Aliás, um 1.7 QV até acompanha bem um 16v se arrancarem ambos, vamos supor, em 5ª a cerca de 80 ou 90 Km/h. E isto até aos 200, sensivelmente, sem perder.
Cheguei a fazer um "arranque", apartir dos 20kms/h em segunda os dois, lado a lado com um S16QV, e até aos 70/80 foi taco-a-taco.

Apartir dai o 16v entra no seu mundo glorioso das "pós 4000 RPMs"!! [kiss]

Cheguei a fazer um "arranque", apartir dos 20kms/h em segunda os dois, lado a lado com um S16QV, e até aos 70/80 foi taco-a-taco.

Apartir dai o 16v entra no seu mundo glorioso das "pós 4000 RPMs"!! [kiss]

Eu nunca pude fazer muitos comparativos (a bem da ciência [:D] ), mas esse eu gostava de ter feito [;)]

Aquele 1.7 8v é qualquer coisa.

E não havia uma forma de simples de mudar as cilindradas dos boxer mudando apenas as bielas e/ou os êmbolos de uns para outros? Ou a cambota, ou lá o que era?
Tipo... saía dali um 1.6 ou um 1.9, já não sei onde li isso.

Boxer 16v sem dúvida.
Se houver falta deste, pondero os Ti's, mas assim vou ter que procurar outros modelos.
Ainda não li o tópico todo, mas começo por responder a esta.
O 33 1.7 16V é injecção e da Serie 3, não há a carburadores, embora já tenha ouvido falar que dá para o transformar. [:D]

Na serie 2 o topo de gama é o 1.7 QV 8v de 117cv a carburadores (sei onde esta um à venda) [:cool:]

Sei tb de um serie 3 1.3 a carburadores, em excelente estado, que anda que se desunha... se quizeres o contacto, apita! EDIT: Que por acaso é o mesmo que o baiones falou... compra segura!

cumps,
[dio]

Last edited:
Isso bem feito era um 16v com 2 carburadores de 45, umas árvores de cames muito cruzadas, taxa de compressão aumentada e condutas polidas.
Com uma boa admissão dinâmica e uma linha de escape "free flow" era menino para se mandar para o patamar dos 180 ou 190cv.

Se a isso juntássemos uma cura de emagrecimento no volante do motor, bielas, válvulas, etc... quase de certeza que aflorava aí os 200cv.
Para 1000Kg de carro, não está nada mal.

Também já vi por aí fotos dum sistema biturbo, um turbo por cabeça.
Fica qualquer coisa de assombroso. Mesmo com o acerto da taxa de compressão para acomodar a sobrealimentação do turbo, os valores referidos são acima dos 220cv.

Bem feito, bem feito... é isto! [;)] [br:)] [br:)] [br:)]

RacePa13.jpg

2.0 L Kit for boxer engs
includes forged pistons,steel h sec rods and steel crank
Cyl block needs some mods for this kit
Block not included

E depois com isto.... oh mãe!!!!!
RacePa14.jpg

16v full race ex manifold fits around large baffled sumps
(We are seeing 260 bhp at 9000 rpms with this manifold) on 2.0 boxers

http://www.ahmotorsports.co.uk/RaceParts.htm#16vBox

Tenho uma encomenda pendente para quando sair o euromilhoes... [:D] [:D]

cumps,
[dio]

Dio isso já são alterações profundas com componentes "não originais", por assim dizer. Nesses casos há ganhos consideráveis a obter, tudo depende da carteira [;)]

Pessoalmente, sou de opinião de que "there's no replacement for displacement", mas não queria aumentar muito a cilindrada dum 1.8, e esse kit refere que a sua montagem implica alterações ao bloco.

Eu optava por trabalhar os componentes originais de forma a tornar as suas medidas exactas e fazê-los o mais leves possível, e só usar peças "after market" na admissão e escape.

Bom, ou então perdia a cabeça e metia-lhe tudo "racing spec" do bom e do melhor. E nunca optaria pelo recurso à sobrealimentação. Não senhor, sempre atmosférico [br:)]

Com alterações não tão profundas já vi um 1.5 de 105cv a passar os 180cv, portanto com trabalho à séria não me espanta ver um 16v a roçar os 300cv.

Dio isso já são alterações profundas com componentes "não originais", por assim dizer. Nesses casos há ganhos consideráveis a obter, tudo depende da carteira [;)]

Pessoalmente, sou de opinião de que "there's no replacement for displacement", mas não queria aumentar muito a cilindrada dum 1.8, e esse kit refere que a sua montagem implica alterações ao bloco.

Eu optava por trabalhar os componentes originais de forma a tornar as suas medidas exactas e fazê-los o mais leves possível, e só usar peças "after market" na admissão e escape.

Bom, ou então perdia a cabeça e metia-lhe tudo "racing spec" do bom e do melhor. E nunca optaria pelo recurso à sobrealimentação. Não senhor, sempre atmosférico [br:)]

Com alterações não tão profundas já vi um 1.5 de 105cv a passar os 180cv, portanto com trabalho à séria não me espanta ver um 16v a roçar os 300cv.
Somos dois nessa onda!

Um 33 com uns 160 cv a urrar rpm's a cima deve ser fenomenal!

O meu pai teve um 33 1.5 Ti de 1988 e a minha mãe teve um 33 1.3 S de 1990 (ou 91 não me lembro bem).

Depois, um amigo meu teve um 33 1.5 i.e. .

Qualquer um deles deu problemas, mas nenhum deu problemas grandes. Eram mais frequentemente problemas de electrónica do que outra coisa.

Em termos de condução, não haja dúvida que é um motor que dá gozo, mas a caixa de velocidades é do pior...

Consumos em cidade sempre na casa dos 10 litros, mas em AE estes valores baixavam significativamente... ...mesmo a andar bem.

É um carro que deixa algumas saudades.

Back