Alfa Romeo

comparado com a 916 e a 998 a 999 foi, efectivamente (e admitido entre dentes pela Ducati) um flop comercial (e de imagem...)....
muita gente não digeriu aquela genial estética (que o diga a Multistrada do Treblanche) e esqueceu que por baixo estava uma moto fantástica, apesar de tudo ainda aquém de algumas (poucas) SBK japonesas a nível da eficácia e motor(os 2 cilindros da Ducati, ainda que 'equipados' com o famoso controlo desmodrómico das válvulas e etc., viram-se gregos para rivalizar com os 4 cilindros japoneses.....
mas lá que se fartou de ganhar títulos, fartou[:D]

ainda assim é a minha máquina preferida e hei-de ter uma nem que tenha que 'roubar'..
ld

Ok. Acredito que a 999 não teve o mesmo impacto que a 916, porque essa tornou-se num ícone, já a 996 e 998 foram evoluções da 916; acho que na 998 já foi introduzido o motor "testa curta". A nível comercial não sei, mas em Portugal é mais que certinho. Não é por isso que a considero um flop. A Ducati "vive" dos resultados das corridas e aí a 999 cumpriu a missão perfeitamente, quase no pleno.
A nível de design[br:)][br:)][br:)][br:)][br:)] .

Dizes que a Ducati viu-se negra para rivalizar com os japoneses, julgo que estas a ser irónico. É bem mais ao contrário, eles é que se vêm negros e gregos, até conseguíram com que aja apenas uma marca de pneus a competir e tudo.
E vais ver na próxima temporada com a 1098[br:)][br:)], como sabes as regras foram alteradas para que a 1098 possa competir e os japunas tudo fizeram para que isso não acontecesse, mas não estão definitivas. Está previsto que as regras sejam alteradas, ou seja já estou a ver os japunas a protestar para alterarem as regras caso a Ducati comece a ganhar com demasiada "facilidade" .
Ainda este ano a "extinta" 999, com a equipa técnica de sbk a meio gás (os outros foram ajudar para o motogp) deu que fazer aos japunas, se o Bayliss não tivesse tido o acidente não sei se no fim do campeonato a coisa não tinha sido diferente.

Já agora a melhor corrida de sbk, para mim, deste ano. De colar ao sofá e com um final[br:)]. Assen 2007 2ª manga:
http://www.youtube.com/watch?v=2C68ssrlibQ

Este Alfa 147, realmente com um motor a diesel [:vm)], mas o mercado está assim e a Alfa como qualquer outra marca, tem de seguir a linha senão tá...

E se a Ducati em colaboração com a Alfa criassem um motor com o sistema de válvulas desmodrómico?

Isso sim era uma edição especial.

A 999 é sem duvida uma excelente mota, mas tinha o problema da 916 (e respectivas sequelas) que não só era excelente mas era genial. A 999 partia com um handicap brutal. Parece-me que com a 1098 a coisa vai lá.
O motor testastretta foi intruduzido de facto na 998.
O que eu aprecio na Ducati foi a capacidade de irem buscar um motor que tinha uns bons anos e tornarem-no competitivo, e simultaneamente não alinharem com o paradigma do momento, que era (e é) 4 em linha com dupla trave em alumínio. Qual quê? Vamos fazer um V2 (ou L2 como eles dizem) com um quadro tipo ferrinhos soldados. Esta atitude dá frutos, e recordo-me que a Triumph tem limpado o sebo aos japoneses nas supersport como seu 3 em linha.

Voltando ao Alfa, um motor com um distribuição desmo (podia ser um L4) já justificava um símbolo Ducati.

Duvido que isso, se sair, venha para cá. A Ducati, como qualquer marca de motas não japonesa, pouca expressão tem no nosso país.

Deve ser coisa só para os principais mercados da Alfa na Europa (Itália, Alemanha, talvez o RU também...).

Eu já conduzi todos, assim manda a obrigação todos os dias, ou (dever)menos o C8, até o zágato já conduzi.[:blush:]

Pois, não conduziste o C8, porque esse é Citro! [:)]

Quando dizes todos é a partir de quando? Anos 90, 80?

Os que conduzi (por ordem de cm3):

145 1.4TS
(brecagem não existe neste carro, suspensões que sentem caganitas de rato no asfalto, ângulo de ataque frontal quase nulo, resumindo, com apenas mais 20cvs e era perfeito para ser bastante eficaz em pista com um carro do dia-à-dia);

33 1.5IE
(bastante requintado para a altura, gostei de tudo!);

147 1.6TS
(Tem os cvs que faltam ao 1.4 e tem o mesmo peso!);

156 1.6TS
(a berlina fwd mais divertida de conduzir de sempre, era mais lento que o 1.4 em pista, mas a emoção era outra!);

75 2.5 V6
(de origem não é carro para andar muito depressa, mas com pequenas afinações, ui, ui...).

Só conduzi o 147 1.9, deixo aqui um copy/paste do meu DB:

"Hoje deixei o Leon na oficina para resolver os problemas que já referi anteriormente, foi-me entregue um Alfa 147, carro de gaja eu sei.[:D] Mas é nada menos que o 1.9 JTD-M 16V com 150 cv. [br:)] É um motor infernal comparado com o 1.9 TDI com um binário de 305nm ás 2000 rpm e uns anunciados 8,8s dos 0 aos 100 km/h.

Sendo este um concorrecto directo do Leon parece-me interessante um pequeno comparativo:

-Os interiores do 157 contém materiais francamente superiores aos do Leon, boa arrumação, apoio de braço, apenas a consola central é extremamente pobre (e ainda falam da nossa) mesmo tendo em conta que esta versão vem com A/C manual.

-Direcção bastante precisa, no entanto é estupidamente pesada em cidade e estupidamente leve em velocidades elevadas, necessita de mão firme a partir dos 140/150 kmh.

-Conforto qb, suspensão rija mas não tanto como a do Leon. Bons bancos com bom apoio lombar.

-Caixa muito curta (6 velocidades), manete de design desportivo e algo retro.

-Travagem potente, na minha opinião melhor que a do Leon.

-Boa posição de condução como se requer num pseudo-desportivo, falha no entanto na fraca ergonomia, as funções do CC estão numa posição demasiado baixa por detrás do volante, manete dos piscas demasiado alta e distante do volante, o rádio não tem reostato para rodar, é sempre chato depender de botões de pressão para subir ou baixar o volume. Em ergonomia o Leon bate o 147 aos pontos.

-O motor não é sequer comparável lol este JTD é simplesmente de outro campeonato.

-Comportamento irrepreensível, não pude no entanto testá-lo a fundo. A este nível parece jogar no mesmo campeonato do Leon, mas necessitava de mais tempo (e curvas) com o carro para ter uma opinião mais concreta.

Falta dizer que este 147 está com 15000 e tal kms, é de 03/07 e vem com pneus Bridgestone Turanza 205/55R16."

33 1.5 IE
75 2.0 TS
156 1.6 TS
GT 1.9 JTD
159 1.9 JTD SW

O que gostei mais de conduzir foi o 75..mas não sei porque...talvez o barulho do motor...talvez os interiores...há....e andava buéeeeeeeee!!

Eu Conduzo diariamente uma SW de 2004, 1.9Jtd Multijet, e como a maioria... sem palavras.

conduzi uma vez por 100mts, um SZ, e garanto-vos.... sem comentários!

Boas,

o único Alfa que conduzi já foi há uns anitos. Foi um GTV de 1974, duplo carburador de duplo corpo, nao sei mais specs. Máquina potente de "volante de pau", pena os estofos de veludo em maus estado (quase podres).

Carro magnifico a "puxar", potente.

Era de um tio que acerca de 2 anos o vendeu.

Cumprimentos,

Eu conduzo o meu alfa 147 1.6 ácerca de 3 meses e tenho um amigo que gostou tanto desta marca que comprou uma 156sw 1.9jtdm e ja andei nela ( anda que se farta)...

Voltar
Superior