Alfa Romeo

Esse Active roll control, parece uma grande inovação técnica.

Quanto ao pequeno restyling ao 159, penso que era 1 carro ainda com muito para explorar antes do seu fim, mas claramente a Alfa tá a apostar forte no marketing e apenas vem confirmar as palavras do director da alfa que nos próximos 3 anos iríamos ver mais modelos novos da Alfa que nos últimos 10 (espero é que venham com tracção traseira [:cool:])

No mínimo podemos contar com um 169 com um posicionamento superior e inédito em toda a indústria! Vai ser uma utomóvel verdadeiramente marcante, sem qualquer dúvida!

Mas haverá alguém que pense isso?

Por certos comentários que se vão vendo, dá a ideia que sim. Do tipo, ganhos em baixas, em médias e em altas? Nada mais errado. O que ganha em altas, perde em baixas ou médias, e vice versa. Não há milagres, mas há quem pense que uma reprogramação é um [;)]

Por certos comentários que se vão vendo, dá a ideia que sim. Do tipo, ganhos em baixas, em médias e em altas? Nada mais errado. O que ganha em altas, perde em baixas ou médias, e vice versa. Não há milagres, mas há quem pense que uma reprogramação é um [;)]
Há sempre hipotese de melhorar um mapa que pode não ser o ideal quando lançado.
E dou o meu exemplo como prova disso...

Alfa 159 sw 2.4JTDm de 2006, que tinha obvias dificuldades em baixas (até +- 1800rpm), mas com médias e altas muito boas.
A quando da revisão dos 30.000km, informaram-me que existia uma actualização de centralina para aquele motor, com algumas melhorias, perguntaram se queria fazer... Claro que sim! [kiss]

Resultado: Baixas magnificas, disponivel quase desde o relanti, posso circular a menos de 1500rpm sem problemas, e as médias e altas estão lá na mesma, aparecem de forma menos bruta, mas estão lá.

Não faço a minima ideia de como está o binario e potencia, mas já varias pessoas me disseram que tem o mesmo mapa do actual 200cv e 400mn @ 1500rpm. [;)]

A minha interrogação foi em relação ao comentário que dizia "...pense que aquilo faz o efeiro de um turbo ou um compressor...".

Ora, é evidente que não faz. Mas um bom trabalho de programação consegue bons ganhos (para um atmosférico, atenção!) em toda a gama de rotações. É precisamente isso que foi feito no meu. É que além do maior binário desde as mais baixas rotações essa curva mantêm-se mais elevada até lá acima, onde o pequeno acrescimo de potência também se faz notar, sobretudo pela maior celeridade em rodar do meio para cima do conta rotações até às 7500rpm. Ou seja, um bom trabalho faz-se notar em toda a gama de rotações, sem picos, sem "poços".

Mas... não é como reprogramar um turbinado. E nem de longe nem de perto um atmosférico fica parecido. Vocês entendem. [;)]

22jd5.jpg

Tive ontem oportunidade de estar ao lado de um 1750 Berlina que está para restauro!
Belíssimo carro.
Fiquei apaixonado com o carro.
Era, sem tirar nem pôr, um destes:
800px-Alfa-Romeo_2000-Berlina.JPG

Voltar
Superior