Alfa Romeo

12038161_936574269752366_6125994453331703516_n.jpg

o mesmo assunto?! quantas vezes será noticia? há algumas páginas atrás já foi referido que só teríamos a Júlia lá para o meio do ano

Dramático no mínimo. A resposta dos alemães será implacável! Estão a dar tempo a mais.

Soube de fonte segura que o Andrea Bocelli não para de perguntar pelo Giulia.!!!!!! Diz ele que não o consegue ver em lado nenhum![:)][:)][:)]

Last edited:
Eu tambem, mas existem supostos PetrolHead aqui do forum que dizem que é um mono feio e que não vale um chavo...
https://www.youtube.com/watch?v=fG9GejDjdkQ
Nunca haverá algo no mundo 100% consensual, desiste Jedi [:D]. Tenho a certeza que por ex o Jaguar E (e mesmo sendo um dos melhores designs de sempre para Enzo Ferrari) não é lindíssimo aos olhos de todos. Eu resolvia problemas destes dando uso à guilhotina, mas acho que não me iam deixar [:D][:)]

Last edited:
Propostas para o sucessor do 159, já existem à muitos anos.
Todas elas baseadas em arquitecturas de tudo à frente. E que foram rejeitadas, por não serem as adequadas para o que se pretendia da Alfa Romeo.

E nessa altura, já estávamos em plena crise.
Planos foram cancelados, substituições de modelos adiadas, como o Panda e Giulietta, que apareceram 18-24 meses após o originalmente previsto, e basicamente, o objectivo foi estancar hemorragias.
Em 5 anos, o mercado europeu passou a vender menos 4 milhões de unidades ao ano. E para vender, assistiu-se a uma guerra de preços visceral que matou os construtores não-premium, onde os ganhos por unidade vendida, em alguns modelos, eram próximos de zero (e o mais certo é alguns terem vendido com prejuizo só para manter linhas de produção a laborar)

Sem contar que a Fiat absorve a Chrysler...

Os planos para o Giulia, e mais especificamente, para a plataforma que lhe iria dar base, só começaram a ser discutidos em 2012, e só a meio de 2013 foi confirmado o desenvolvimento de uma nova plataforma RWD que iria servir tanto a Alfa, como uma série de modelos do lado americano da FCA.

Ou seja, fazendo as contas, estamos a falar de quase 3 anos de desenvolvimento até agora. Mas nem todo esse desenvolvimento deve ter sido para o Giulia.
Acredito que parte desse tempo tenha sido dedicado a decisões relativamente à plataforma, pois terá de ser modular e flexível para abarcar diversos segmentos, motorizações e tipologias.
Considerando isso, quanto sobrou para o desenvolvimento efectivo do Giulia?

As apostas do Marchionne, a meu ver, no geral, exceptuando algumas, foram as correctas. Apostou nas "cash-cows" certas, ou seja, Jeep e Ram (ainda que seja discutível a opção de a separar da Dodge). É graças a elas que a FCA tem conseguido lucrar, e, mesmo assim, o grupo continua a debater-se com falta de capital para investir na renovação e lançamento de modelos.

O empurrar prazos para a frente já começa a ser uma triste tradição no grupo, mas mais vale lançar mais tarde algo correctamente desenvolvido que algo sub-desenvolvido que seja totalmente massacrado nos media e afaste potenciais clientes.

A nível de comunicação poderiam efectuar algumas alterações no discurso.
Como, por exemplo, não expôr publicamente datas concretas de lançamento de novos produtos, excepto quando já houvesse certezas absolutas. Talvez permitisse uma melhor gestão das expectativas.
Ou então, anunciar datas mais distantes... Se tivessem dito desde logo, que só durante 2016 veríamos um Giulia disponível para venda, não haveria necessidade de andar a mandar agora estes recados.

O que tem safo a FCA tem sido os EUA de facto. A Jeep e RAM mas também a Dodge mantiveram o grupo á tona.
Na Europa a Fiat só se aguentou porque teve um pequeno modelo chamado 500 que é imune á crise. E mesmo este já precisa de ser substituído porque já tem 8 anos no mercado. Mas nem o 500 impediu que a marca tivesse prejuízos constantes no mercado europeu. Só neste último trimestre é que a Fiat voltou aos lucros na Europa graças ao 500X e á Jeep.
A Fiat manteve-se á tona graças ao Brasil e América Latina...

O irónico é que o grupo chama-se Fiat Chrysler Automobiles mas a gama da Chrysler está limitada ao 200, 300 e Town and Country e a Fiat também tem uma gama reduzida e limitada ao segmento A e B. E mesmo no segmento B o Punto já passou completamente a validade e só se safam graças ao 500X.

E se estão exasperados com estes adiamentos convém lembrar que o grupo FCA é o mais endividado dos grandes grupos e com menos capital para investir em novos modelos. Porque julgam que ainda andam a usar variações de uma plataforma desenvolvida em 2002 e que é produzida desde 2005 (small-wide)?

Last edited:
Nunca haverá algo no mundo 100% consensual, desiste Jedi [:D]. Tenho a certeza que por ex o Jaguar E (e mesmo sendo um dos melhores designs de sempre para Enzo Ferrari) não é lindíssimo aos olhos de todos. Eu resolvia problemas destes dando uso à guilhotina, mas acho que não me iam deixar [:D][:)]

Sim, é verdade... Mas existem coisas mais consensuais que outras!
Há-de existir quem ache o Aztec bonito, mas 99% das pessoas o acham um aborto... [:D]

Mas por ser Alfa-Romeo tem que ser o mais bonito?

Sinceramente, acho que o 156 era mais bonito (especialmente se compararmos o contexto da época)

O Giulia ainda não vi ao vivo, mas acho o novo Mondeo um Sedan igualmente interessante em termos de design. Parece um mini Aston Martin [:cool:]

Sinceramente, acho que o 156 era mais bonito (especialmente se compararmos o contexto da época)

O Giulia ainda não vi ao vivo, mas acho o novo Mondeo um Sedan igualmente interessante em termos de design. Parece um mini Aston Martin [:cool:]

Nunca disse que era o mais bonito... Existem Alfas mal-conseguidos. O que acaba por ser um crime porque um designer desenhar um Alfa feio tem que ser mesmo mau.

Sim, um Aston esticado para cima, alto e estreito...
http://images.car.bauercdn.com/pagefiles/12438/fordmondeovignale1.jpg
Nao compares as proporções entre um e outro.
Alias, hoje em dia existem carros com pormenores fabulosos, desenhos bonitos etc mas o grande mal da maioria é ter as proporções correctas. Assim de rrpente o Mercedes Classe A é um deles,.

Se aplicar um filtro de ar cónico num alfa 156 1.6ts 120 cv dará algum ganho de rendimento ? E é possível fazer uma repro sem o carro ter turbo ?

Se aplicar um filtro de ar cónico num alfa 156 1.6ts 120 cv dará algum ganho de rendimento ? E é possível fazer uma repro sem o carro ter turbo ?
Dá-lhe bom óleo e manutenção adequada. Para um 1.6 já anda e ronca muito bem.

Boa noite pessoal.
Gostaria de saber se alguem me sabe ajudar, é o seguinte o meu carro e uma alfa romeuv156 sportwagon e em baixas não responde ao que eu pretendo engasga sera a EGR?

Back