alimentação vegetariana

Essa do contra-natura eu não vou por aí... então para isso as mulheres não se deviam depilar... é contra-natura.

Eu só acho a alimentação vegetariana uma estupidez. Nem faz bem, nem faz mal, é apenas estúpido achar que é uma "alimentação superior".

Superior porquê? Porque não se comem animais? Até pode ser verdade, mas fazem ideia de quantos animais de pequeno tamanho são mortos em larga escala graças à colheita de trigo, por exemplo? Esses animais não têm hipóteses... estão ali no seu habitat natural a comer insectos e outras coisas, e pumba, lá vem uma máquina agrícola e ceifa-os todos.

Os vegetarianos "moralistas" esquecem-se desses pobres animais que morrem aos milhares todos os anos para que eles se possam alimentar.
Os vegetarianos nem sabem o mal q fazem, matam bicharada q eles nem sequer sabem q existem e depois vao vangloriar-se por nao comer animais [8b][8b][8b]. Façam o seguinte: comam MENOS gorduras e acucares e aí sim voces estao a fazer algo de util.

Não vi a reportagem na sic, mas li na visão desta semana a reportagem do mesmo jornalista sobre a sua aventura gastronómica. Quem tiver curiosidade em ler, posso dizer que está interessante.

Tudo com o que é de extremismos nunca pode ser bom..

A solução está no meio termo, ou seja um pouco de tudo! De carne, de peixe, de vegetais :)

Tudo com o que é de extremismos nunca pode ser bom..

A solução está no meio termo, ou seja um pouco de tudo! De carne, de peixe, de vegetais :)
É obvio !!!! Por alguma razao necessitam dos tais complementos [8b]. Mas agora é moda ser vegetariano, inclusivé eu ja pensei abrir um restaurante só pra vegetarianos, é o negocio mais rentavel q pode haver. Compra-se umas ervas quaisquer, uns fardos e uns molhos e voilá temos comida vegetariana [:)]

Last edited:
O que ele estava a fazer não era uma alimentação vegetariana, era uma alimentação VEGAN, por isso é que os valores estavam tão baixos, porque na alimentação VEGAN não se pode comer nada de origem animal, nem mesmo um simples ovo.

A diferença resume-se nisso mesmo: um vegetariano não corre tamanhos perigos porque acaba sempre por comer algumas coisas de origem animal que lhe mantêem os valores de ferro e outros normais. Agora, o VEGAN pode correr esse risco.

Achei mal que não tenham explicitado bem essa diferença na reportagem. Assim, passam a mensagem de que ser vegetariano é mau, quando na verdade não é assim: ser vegetariano é bom, ser vegan acarreta alguns riscos para a saude.

O Vegan CORRE esse risco. É uma ideologia estúpida e prejudicial para o próprio corpo! De resto concordo a 100%! Ah e mesmo alguns vegetarianos não estao livres de ter esses problemas, porque conheço um caso que toma suplementos e tudo mais que era necessário e mesmo assim estava a ficar anémico, e teve deixar de ser vegetariano! Depende muito de corpo para corpo!

Faz-me alguma confusão uma pessoa tornar-se vegetariana, e depois andar a tomar suplementos pq a sua própria comida não os fornece. Soa-me a artificial...

Atenção que o Vegan vai muito além de uma dieta alimentar. É todo um modo de vida em que as pessoas não consomem nem usam produtos de origem animal (roupas, calçado, etc.)

Só posso dizer que uma hora depois da reportagem fui deliciar-me com dois pratos de canja... [:p]

Não é vegetariano,é vegan. Vegetariano não precisa de suplementos
pois não, porque grande parte deles come peixe e uma catraifada de suplementos...

porque, obviamente, peixe não é carne.
não se matam peixinhos inocentes.
eles já estão mortos no mar, à espera de serem pescados...
nem ficam em agonia dentro do barco porque não conseguem respirar...etc..

como se vê, é completamente diferente...

ld

Ainda gostava de saber quantos de vocês eram capazes de trabalhar num matadouro diàriamente, e quantos de vocês se iam sentir bem psicologicamente se realmente soubessem o que se passa na "industria" da carne. Não sei como pode haver "industrias" a "produzir" seres vivos! Criam-se situações realmente deploraveis, lamentaveis e para mim inaceitaveis. Somos confrontados todos os dias com essa realidade, há quem tenha mais sensibilidade para isso.

Nem a proposito vinha este pequeno texto no JN de hoje..

Homens e animais

Por outras, palavras, Manuel, António, Pina

Os direitos dos animais são um desafio civilizacional como historicamente foi (é) a luta pelos direitos do homem. Do mesmo modo que os movimentos pelo abolicionismo esclavagista ou pelos direitos cívicos das mulheres, o respeito pelos animais confronta interesses económicos e preconceitos culturais que não são do género de coisa que muda numa geração ou duas. Os fundamentos filosóficos e religiosos dos direitos humanos remontam, no Ocidente, à filosofia grega, ao direito romano e à tradição judaico-cristã e a sua formulação jurídica às leis de Sólon e Péricles. A Magna Carta, o Édito de Nantes, o "Bill of Rights", a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela ONU em 1948, ou a Convenção Europeia dos Direitos Humanos de 1950 foram, no último milénio, etapas de um longo percurso que continua inacabado, sobretudo no campo dos direitos económicos e sociais. Ora, a Declaração Universal dos Direitos do Animal, proclamada pela UNESCO em 1978, só este ano completa três décadas. É certo que o "tempo" é hoje, sob pressão das opiniões públicas, muito mais rápido. Mas os primeiros e inseguros passos das revoluções culturais são sempre dados no interior da razão e do coração dos homens.

http://jn.sapo.pt/2008/01/14/ultima/homense_animais.html

Ainda gostava de saber quantos de vocês eram capazes de trabalhar num matadouro diàriamente, e quantos de vocês se iam sentir bem psicologicamente se realmente soubessem o que se passa na "industria" da carne. Não sei como pode haver "industrias" a "produzir" seres vivos! Criam-se situações realmente deploraveis, lamentaveis e para mim inaceitaveis. Somos confrontados todos os dias com essa realidade, há quem tenha mais sensibilidade para isso.

Nem a proposito vinha este pequeno texto no JN de hoje..

[/b]http://jn.sapo.pt/2008/01/14/ultima/homense_animais.html

Nem esse argumento serve...
O ser humano é um animal, com outro qualquer, e tirando a sua desenvolvida capacidade cognitiva, é igual a todos os outros no mundo natural, com exactamente as mesmas necessidades, entre as quais a alimentação, neste caso, especifica para cada grupo de seres vivos.

Se ainda vivêssemos num mundo não industrializado, teríamos, como animais, e para suprir as nossas necessidades alimentares, que caçar outros animais para assegurar a nossa sobrevivência, alem de evidentemente consumir outros alimentos complementares, não somos uma espécie carnívora...

Hoje em dia temos tecnologia para substituir esse papel, há processos e há pessoas que dia a dia nos substituem no papel de caçar e abater esses animais para alimentação.

Se és sensível, tens a opção de não trabalhar na área, de não ver o processo, ou de o realizares tu mesmo, mas não tens a escolha de poder abdicar desses produtos de um modo saudável, não te podes substituir á tua própria natureza..

Como disse atrás NENHUM argumento apresentado pelos vegetarianos pode ser considerado válido sob o ponto de vista nutricional.

Somos omnívoros e como tal NECESSITAMOS OBRIGATORIAMENTE de produtos de origem animal, nomeadamente carne.

Toda a tentativa de a eliminar da alimentação é nesse aspecto contra-natura, e portanto prejudicial á saude.

EDIT: deixo aqui um link para um tópico semelhante a este, abordado á pouco tempo aqui no forum, onde podes encontrar mais alguns argumentos contra o regime vegetariano.

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=45495&highlight=herb%EDvoros

Last edited:
Não sei como pode haver "industrias" a "produzir" seres vivos!
As plantas também são seres vivos.

Onde se coloca a fronteira dos seres vivos que se podem matar e os que não se devem matar?

É complicado...

Às custas destas modernices ja levei um valente estalo na cara.
Então não é que uma amiga minha que decidiu enveredar pelos caminhos da soja, que tanto apregoava ao "vegetarianismo" e que já era minha velha companheira desse tipo de discussões estava a comer um sande CHEIA de presunto!!!! Evidentemente eu peguei logo com ela na brincadeira e ela disse que era so de vez em quando e que estava a comer com muito sacrificio pois comida vegetariana é cara, e eu disse-lhe: "Olha podes dizer o que quiseres mas não é por isso que essa sande vai transformar a carne em alface.." E ela zás granda estalo, acompanhado por umas palavras "bonitas"!!! loooooool

Isto tudo pra dizer que não compreendo muito bem (mas aceito) as ideias vegetarianas! E sim ela costumava dizer que sou um hipócrita que não tem coragem pra matar um coelho, galinha, whatever, mas tenho coragem de come-los e saboreá-los! Nesse aspecto dava-lhe alguma razão mas nada substitui um bom bife, um bom salmão, etc!

Abraço

Nem esse argumento serve...
O ser humano é um animal, com outro qualquer, e tirando a sua desenvolvida capacidade cognitiva, é igual a todos os outros no mundo natural, com exactamente as mesmas necessidades, entre as quais a alimentação, neste caso, especifica para cada grupo de seres vivos.

Se ainda vivêssemos num mundo não industrializado, teríamos, como animais, e para suprir as nossas necessidades alimentares, que caçar outros animais para assegurar a nossa sobrevivência, alem de evidentemente consumir outros alimentos complementares, não somos uma espécie carnívora...

Hoje em dia temos tecnologia para substituir esse papel, há processos e há pessoas que dia a dia nos substituem no papel de caçar e abater esses animais para alimentação.

Se és sensível, tens a opção de não trabalhar na área, de não ver o processo, ou de o realizares tu mesmo, mas não tens a escolha de poder abdicar desses produtos de um modo saudável, não te podes substituir á tua própria natureza..

Isso tem um nome, hipocrisia! Se vivesses na Alemanha dos campos de concentração vivias feliz porque havia "pessoas e processos que tratam disso para que tu não te perturbes"? Não digo que a situação seja idêntica, pois é compreensivel a necessidade de alimentar a população, mas sinceramente continua a ser algo pouco humano, pouco natural e que nos começa a trazer problemas de saude. Nomeadamente a ingestação exagerada de carnes e consequentemente dos produtos que lhes são injectados.

Compreendo que precisemos de algumas coisas que a carne nos fornece, como proteinas e outras substâncias, mas há diversas maneiras de as substituir. Quanto menos conformidade houver em relação a estes assuntos mais investigação de soluções vai haver.

Como disse atrás NENHUM argumento apresentado pelos vegetarianos pode ser considerado válido sob o ponto de vista nutricional.

Somos omnívoros e como tal NECESSITAMOS OBRIGATORIAMENTE de produtos de origem animal, nomeadamente carne.

Toda a tentativa de a eliminar da alimentação é nesse aspecto contra-natura, e portanto prejudicial á saude.

EDIT: deixo aqui um link para um tópico semelhante a este, abordado á pouco tempo aqui no forum, onde podes encontrar mais alguns argumentos contra o regime vegetariano.

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=45495&highlight=herb%EDvoros

Para que é que são precisos argumentos cientificos válidos? Há argumentos cientificos válidos que dizem que comer macdonalds mata, e tanta gente come.

Se por ter uma alimentação vegetariana tes que ter mais cuidado com certos aspectos, ou tens que tomar um ou outro suplemento sintético, acho que é algo que as pessoas que fazem essa escolha conseguem viver bem.

Conheço muita gente com um alimentação vegetariana, que tambem comem ovos e leite, há bastantes anos e sem problemas de saude "anormais".

As plantas também são seres vivos.

Onde se coloca a fronteira dos seres vivos que se podem matar e os que não se devem matar?

É complicado...

Pois, para mim a fronteira devia estar mais longe. Os cães e os gatos tambem são e nós, na civilização mais ocidental, não os comemos. É tudo uma questão de necessidade e afinidade.

Isso tem um nome, hipocrisia! Se vivesses na Alemanha dos campos de concentração vivias feliz porque havia "pessoas e processos que tratam disso para que tu não te perturbes"? Não digo que a situação seja idêntica, pois é compreensivel a necessidade de alimentar a população, mas sinceramente continua a ser algo pouco humano, pouco natural e que nos começa a trazer problemas de saude. Nomeadamente a ingestação exagerada de carnes e consequentemente dos produtos que lhes são injectados.

Compreendo que precisemos de algumas coisas que a carne nos fornece, como proteinas e outras substâncias, mas há diversas maneiras de as substituir. Quanto menos conformidade houver em relação a estes assuntos mais investigação de soluções vai haver.

Para que é que são precisos argumentos cientificos válidos? Há argumentos cientificos válidos que dizem que comer macdonalds mata, e tanta gente come.

Se por ter uma alimentação vegetariana tes que ter mais cuidado com certos aspectos, ou tens que tomar um ou outro suplemento sintético, acho que é algo que as pessoas que fazem essa escolha conseguem viver bem.

Conheço muita gente com um alimentação vegetariana, que tambem comem ovos e leite, há bastantes anos e sem problemas de saude "anormais".

Pois, para mim a fronteira devia estar mais longe. Os cães e os gatos tambem são e nós, na civilização mais ocidental, não os comemos. É tudo uma questão de necessidade e afinidade.

-HIPOCRISIA!!????
Eu fui REALISTA!!!
Desculpa, mas se há hipócritas neste campo, são seguramente os vegetarianos que se abrigam em toda e qualquer desculpa, por mais descabida que seja, para fugir á REALIDADE que é a necessidade obrigatória de carne!!!
O exemplo que deixas sobre os campos de concentração é de tal modo de descabido e despropositado, que o vou considerar apenas como mais uma das fugas á realidade...

-Pouco natural????
Nada há de mais natural do que matar e morrer, comer ou ser comido.
No caso humano, o processo de obtenção de carne para alimentação é o mais humano que temos, face ás necessidades, seria pouco humano, seria estúpido prejudicar mo-nos apenas porque temos pena dos animais!!!

- Maneiras de substituir os nutrientes dos produtos animais???
Sim, claro, pegas nos nutrientes derivados dos animais, e transforma-los em agradáveis comprimidos, o mais afastados possível da fonte natural dos referidos ingredientes, os animais.
NENHUM produto não animal natural, substitui os produtos animais.

-Para que é que são precisos argumentos científicos válidos???
è preciso mesmo responder????[8b]:sh):eek::rolleyes:
Servem entre outros para DESMISTIFICAR os bitaites que os vegetarianos vão desencantar sabe-se lá a onde para justificar artificialmente o seu regime pouco saudável...

Quanto ao mcdonalds...
Desculpar os erros de umas pessoas com os erros de outras é no mínimo infantil e descabido de razão certo???

Cada um tema liberdade de fazer o que quer e bem entende entre outras, da sua alimentação, não pode é desculpar se, acreditar numa mentira, abrigar-se da verdade, escamotear os factos par justificar e espalhar o seu regime...

Não tenho nada contra os vegetarianos.

Agora ouve uma coisa na reportagem que me irritou: duas bestas que se auto intitulavam de biólogos e estavam a obrigar crianças a seguir uma dieta vegetariana. Felizmente as crianças comiam uma refeição normal na escola senão estavam bem lixadas (com f) com aqueles atrasados daqueles "paizinhos maravilha". É que uma coisa é como adultos tomarmos uma decisão que nos afecta apenas a nós, outra completamente diferente é privar uma criança de vitaminas e minerais essenciais ao seu crescimento com base numa convicção nossa e vir a causar-lhe problemas graves de saúde. Um adulto pode não precisar de cálcio (o leite de soja não o tem), uma criança em crescimento precisa. Isto para mim é puro e simples egoísmo. E o pior é que há muitos paizinhos destes que acham que sabem mais do que os pediatras...

Muitos vegetarianos (não todos) têm uma tendência evangelizadora que me chateia. Não podemos estar calmamente a jantar (cada um o que quer) sem que a conversa acabe invariavelmente em quão inteligentes e saudáveis eles são e quantas coisas erradas nós estamos a comer. Epá se se sentem bem com isso fixe, agora deixem-me em paz a comer o que quero caramba...

-HIPOCRISIA!!????
Eu fui REALISTA!!!
Desculpa, mas se há hipócritas neste campo, são seguramente os vegetarianos que se abrigam em toda e qualquer desculpa, por mais descabida que seja, para fugir á REALIDADE que é a necessidade obrigatória de carne!!!
O exemplo que deixas sobre os campos de concentração é de tal modo de descabido e despropositado, que o vou considerar apenas como mais uma das fugas á realidade...

-Pouco natural????
Nada há de mais natural do que matar e morrer, comer ou ser comido.
No caso humano, o processo de obtenção de carne para alimentação é o mais humano que temos, face ás necessidades, seria pouco humano, seria estúpido prejudicar mo-nos apenas porque temos pena dos animais!!!

- Maneiras de substituir os nutrientes dos produtos animais???
Sim, claro, pegas nos nutrientes derivados dos animais, e transforma-los em agradáveis comprimidos, o mais afastados possível da fonte natural dos referidos ingredientes, os animais.
NENHUM produto não animal natural, substitui os produtos animais.

-Para que é que são precisos argumentos científicos válidos???
è preciso mesmo responder????[8b]:sh):eek::rolleyes:
Servem entre outros para DESMISTIFICAR os bitaites que os vegetarianos vão desencantar sabe-se lá a onde para justificar artificialmente o seu regime pouco saudável...

Quanto ao mcdonalds...
Desculpar os erros de umas pessoas com os erros de outras é no mínimo infantil e descabido de razão certo???

Cada um tema liberdade de fazer o que quer e bem entende entre outras, da sua alimentação, não pode é desculpar se, acreditar numa mentira, abrigar-se da verdade, escamotear os factos par justificar e espalhar o seu regime...

Acho que estas numa guerra santa anti-vegetarianismo, tudo bem, eu não sou nem extremista nem profeta.

Mas para mim pouco natural é andar a transportar animais AO MOLHO em camionetas com todos a pisarem-se uns aos outros e a morrerem uns quantos pelo caminho. É ter os animais confinados a espaços ridiculos, injecta-los com hormonas e a seguir mata-los a rodos. E isto é o "normal" fora claro as atrocidades cometidas por muitas explorações.

Para tua informação os suplementos que existem à venda para os vegetarianos não são obviamente de origem animal.

Acho que leste o meu post de uma forma demasiado superficial. O exemplo do McDonalds é uma maneira de dizer que não precisamos de ser 100% saudaveis para viver! Claro que não é preciso entrar em extremismos, mas é perfeitamente plausivel ter uma alimentação vegetariana DESDE QUE SE TENHAM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS. Não é natural, mas comer a quantidade de carne que se come hoje em dia tambem não é!

PS: Os biologos da reportagem não obrigavam os filhos a nada, até que os miudos na escola comiam o que quisessem. Simplesmente em casa não comem. É uma situação complexa, mas acho que até eram bastante racionais.

PS2: Quanto à evangelização eu vejo mais o contrário. Se há "misturas" à mesa, o pessoal todo que come carne começa logo a falar do bife de 500 kg que comeu e que era mesmo bom. E se o gajo que é veggie não quer experimentar, e se não tem saudades de comer borrego com não sei o que. Agora quando alguem mostra iniciativa de pedir informações sobre como iniciar um regime vegetariano, ai vejo muita vontade em ajudar, sem duvida.

PS: Os biologos da reportagem não obrigavam os filhos a nada, até que os miudos na escola comiam o que quisessem. Simplesmente em casa não comem. É uma situação complexa, mas acho que até eram bastante racionais.

Então em que ficamos? Obrigavam os putos a comer comida vegetariana em casa ou não? Na escola os pais desistiram de obrigar (sim é esta a palavra) os putos a comer vegetariano porque estes eram gozados pelos outros e porque os putos preferiam a comida normal...

Aliás basta ver as respostas do puto mais velho em relação à comida de casa para perceber que aquilo estava longe de ser de livre e espontânea vontade como os "pais maravilha" quiseram demonstrar.

E para além disso a alimentação da escola está longe de ser perfeita. Putos daquela idade precisam de vitaminas, de ferro, de cálcio (muito) e isso nem o almoço na escola nem a dieta de casa lhes dá de forma correcta.

PS2: Quanto à evangelização eu vejo mais o contrário. Se há "misturas" à mesa, o pessoal todo que come carne começa logo a falar do bife de 500 kg que comeu e que era mesmo bom. E se o gajo que é veggie não quer experimentar, e se não tem saudades de comer borrego com não sei o que. Agora quando alguem mostra iniciativa de pedir informações sobre como iniciar um regime vegetariano, ai vejo muita vontade em ajudar, sem duvida.

Temos perspectivas completamente diferentes então. Acredita que nunca me ponho a espicaçar ninguém, aliás evito sempre falar em comida quando estou com eles porque já não suporto o rumo que as conversas tomam sempre...

Atenção que eu gosto de comida vegetariana, assim por alto só não gosto de bifes de soja, de resto como tudo e sou fã de algumas coisas como gratinado de seitã.

O segredo para mim está no equilíbrio. Um pouco de tudo (coisas não saudáveis incluídas) é o ideal.

Last edited:
Back