⚡️BITCOIN⚡️Lightning Network⚡️Lapps⚡️altcoins

sempre pensei que/se no dia em que isto aborrecer a china ou US isto acaba. O rumor de hoje causou calafrios

Até pode ser que sim, como pode ser que não.
É um bocado irrelevante.

O que é certo é que a bitcoin vai acabar.
Tem todos os astros conjugados para que acabe.
E o fim é certo, independentemente de outras ameaças (como o estoiro da bolha), por causa da tecnologia subjacente (blockchain).

Qualquer pessoa que estude a parte tecnológica, em lugar de andar apenas a ler artigos dos maluquinhos das cryptocurrencies, percebe que a bitcoin está condenada pelo funcionamento do blockchain.

É um bocado irrelevante.

E o fim é certo, independentemente de outras ameaças (como o estoiro da bolha), por causa da tecnologia subjacente (blockchain).

Qualquer pessoa que estude a parte tecnológica, em lugar de andar apenas a ler artigos dos maluquinhos das cryptocurrencies, percebe que a bitcoin está condenada pelo funcionamento do blockchain.

Podes elaborar um pouco mais sobre isso, p.f.?
Eu percebo claramente as limitações da Bitcoin enquanto unidade monetária, isto do ponto de vista económico. Uma coisa que cuja produção é por definição limitada a um número máximo absoluto tende a subir fortemente de preço enquanto houver procura. A valorização é portanto largamente artificial bastando que o interesse mude para outra coisa qualquer para a bolha estoirar.
Mas também gosta de percebe um pouco melhor o assunto do ponto de vista tecnológico.

É um bocado irrelevante.

Mesmo que não acabe, vai ficar sempre limitada, e o valor vai ser sempre muito mais volátil que uma moeda emitida por um governo (pelo menos de governos decentes).
Mas é isso, o pessoal gosta de ir atrás da conversa do primeiro artigo que lê na net, e fica logo com a mania que sabe mais que todos os outros. :sh)

Podes elaborar um pouco mais sobre isso, p.f.?
Eu percebo claramente as limitações da Bitcoin enquanto unidade monetária, isto do ponto de vista económico. Uma coisa que cuja produção é por definição limitada a um número máximo absoluto tende a subir fortemente de preço enquanto houver procura. A valorização é portanto largamente artificial bastando que o interesse mude para outra coisa qualquer para a bolha estoirar.
Mas também gosta de percebe um pouco melhor o assunto do ponto de vista tecnológico.

A ideia do blockchain é muito boa.
A nível tecnológico foi um pontapé de saída para muito mais investigação sobre o tema, e é uma área de estudo muito interessante.

Sem dúvida que o blockchain terá aplicabilidade na indústria.
Muita gente está a desenvolver soluções sobre esta tecnologia e/ou ideia subjacente.

No entanto, a aplicabilidade do blockchain ao use-case da bitcoin é limitada.
E o limite aproxima-se. Se não morrer pela bolha, por ataques legislativos, etc., morre pela tecnologia.

Para compreender isto é necessário perceber o que é o blockchain, e como funciona.
Quem quiser pode ir ler sobre o assunto (começando no paper do "Satoshi Nakamoto").

Mas resumidamente é assim:
— As transacções são colocadas num bloco.
— O bloco é adicionado a uma cadeia de blocos (daí blockchain).
— Cada bloco de transacções é validado através da procura de um código de validação (mining).
— Validar um bloco dá direito a uma recompensa em bitcoins.
— A recompensa em bitcoins vai baixando ao longo do tempo.
— O tamanho da cadeia/corrente vai aumentando ao longo do tempo.
— A complexidade de tudo isto vai aumentando ao longo do tempo.
— A validação consome cada vez mais recursos, pelo que fica cada vez mais cara, enquanto a recompensa em bitcoins diminui.
— Há cada vez mais uma maior profissionalização da mineração (grandes organizações).
— Os gajos com os sistemas mais pujantes são os gajos que vão conseguir minerar mais, deixando apenas migalhas para os demais, e com migalhas não compensa minerar, pelo que a mineração ficará entregue a apenas um pequeno número de grandes organizações.
— Dado o custo da electricidade, cada vez mais a mineração é feita em data centers na China, pelo que basta os chineses desligarem o interruptor para terminar a mineração de bitcoins.
— Ou seja, tudo ficará dependente da vontade de meia-dúzia de gajos na China (organizações de mineração e governo chinês).

Basicamente:
— se não houver ninguém a "minerar", a bitcoin morre
— se a mineração não der lucro, ninguém vai minerar
— se o fee de mineração for percentualmente elevado em relação aos valores transaccionados, ninguém vai transaccionar, ninguém vai pagar fees, ninguém vai receber fees, ninguém vai manter uma estrutura de mineração para receber bitcoins uma vez por ano, pelo que ninguém vai minerar (validar transacções).
— sem validação de transacções, não há bitcoin

Dado o desenho de funcionamento da bitcoin, um dia chegará em que não compensará minerar.

Nesse dia a bitcoin morre.

E desse dia em diante, ninguém conseguirá tirar de lá nem um cêntimo que seja.

Ahahahaha vocês fazem-me rir.

Obrigado
Nuno, de ti esperava mais.

A Bitcoin tem mais uma queda e não faltam logo aqui aziados que já andam a condena-la desde que vale 200€! losers forever

Opá, se acreditas investe, já tinhas ganho muito dinheiro num ano.
Eu mesmo não acreditando na moeda a médio/longo prazo, se tivesse muito dinheiro e tempo disponível era capaz de investir a curto prazo.

Agora, eu concordo absolutamente com o Nuno, da forma como a moeda está implementada, a qualquer momento pode ter uma quebra abrupta ou até morrer. Não sei como é que podem discordar disto, ainda por cima com tanto caso "semelhante" que já aconteceu no passado.

Ahahahaha vocês fazem-me rir.

Obrigado
Nuno, de ti esperava mais.

A Bitcoin tem mais uma queda e não faltam logo aqui aziados que já andam a condena-la desde que vale 200€! losers forever

Sabes qual é o meu problema?
Tento falar apenas sobre aquilo que sei, pelo que me informo o melhor possível antes de abrir a boca.
Depois o pessoal fica chateado comigo, porque preferiram dizer asneiras em lugar de se irem informar bem.
Já o 33Stradale jogou pelo seguro: pediu para elaborar (para apresentar argumentos que sustentassem as afirmações).

Sabes qual é o meu problema?
Tento falar apenas sobre aquilo que sei, pelo que me informo o melhor possível antes de abrir a boca.
Depois o pessoal fica chateado comigo, porque preferiram dizer asneiras em lugar de se irem informar bem.
Já o 33Stradale jogou pelo seguro: pediu para elaborar (para apresentar argumentos que sustentassem as afirmações).

Mas é que nem é preciso saber a tecnologia da coisa para ficar logo de pé atrás. Basta saber que não é suportada por nenhuma entidade oficial, por nenhum governo, que não é uma moeda centralizada.
Basta saber o que já aconteceu no passado com muitos outros casos de bolhas.
Mas o pessoal gosta de ser crente, gosta de ir na onda, gosta de estar na moda. [:D]

Há outra coisa que me deixa um pouco de pé atrás com tudo isto. Peço desculpa se a linguagem que vou usar não é a mais tecnicamente acertada. Um activo qualquer em blockchain (uma bitcoin por exemplo) só existe verdadeiramente se o ficheiro em que ele está contiver em si todo o histórico de transacção (toda a cadeia de blocos, portanto). Portanto, à medida que a bitcoin vai crescendo e ganhando popularidade, maiores vão sendo as "carteiras" porque como são obrigadas a conter a cadeia total de todo o histórico para estarem autonomamente validadas, têm que incluir absolutamente tudo.

Há, contudo, formas de reduzir o tamanho dos ficheiros das carteiras, e isto é feito através do recurso a serviços de terceiros que nos garantem a integridade da nossa carteira. Gravam-nos na carteira apenas a parte final da cadeia e guardam eles próprios o restante, por assim dizer. Há também outro modo que é "podar" (pruning) as carteiras retirando as transacções antigas já devidamente verificadas. Mas aqui voltamos à questão da confiança em terceiros. Já foram verificadas por outros.

Ora, mas se uma das grandes vantagens anunciadas do Bitcoin é a descentralização absoluto, ou seja, não haver necessidade de uma espécie de EBA que garanta a confiabilidade das transacções, ao recorrermos a terceiros para nos validarem parte da nossa carteira não estamos também a cair no mesmo, isto é, na necessidade de termos uma autoridade monetária central?!

Há outra coisa que me deixa um pouco de pé atrás com tudo isto. Peço desculpa se a linguagem que vou usar não é a mais tecnicamente acertada.
(...)

Não é necessário ir aos detalhes.
Basta saber que apenas existem transacções se houver alguém para as validar, que fazer a validação custa dinheiro (muito), e que a bitcoin morre no dia em que deixar de compensar financeiramente fazer as validações.

Só para terem ideia da complexidade das validações em causa (custo), é olhar para o tempo médio de espera por uma validação (desde que se realiza a transacção até que fica válida).

Voltar
Superior