Amigos do Ginásio ajuda, Protein

Vou tentar aqui tentar a minha sorte a ver se alguém me consegue ajudar.

Peso a volta de 100kg, 1.90m +/-, devo ter a volta de 25% de bf, como disse atrás não tenho plano de treino definido, faço o que me dá na telha, e a dieta é igual, vou para os básicos, arroz, verduras carne e peixe, já ando farto é certo de comer o mesmo, engordo com facilidade, se me puser a comer tudo o que gosto, engordo, posto isto ja la vao uns anos e estou sempre na mesma, ja cheguei a pesar 80kg, fiquei magro a pessoa que me acompanhava creio que percebe tanto disto como eu, mudei de ginasio na altura e tive de engordar pois força não havia, alguns anos depois perguntei ao dono do ginasio o que se podia fazer, fiz um ciclo de qualquer coisa mas foi igual, não entendo nada do assunto portanto resultados zero, com isto estou na mesma aos anos e não passo daqui.

Deixei de perguntar o quer que seja ao dono do ginásio, responde sempre com má cara e parece que lhe custa muito esclarecer as duvidas, mas gosta de receber os 36€ que lhe pago todos os meses..... infelizmente não sou policia/medico/enfermeiro ou dono de algum restaurante, com estes ele já tem a maior das atenções pois consigo aperceber me, é triste mas é a realidade. Esta semana só fui dois dias, tal não é o fartote.

---
Fala-se em Xg de proteína por Kg de peso corporal, mas o que quer isto dizer ou como faço esse calculo? Instalei a pouco o myfitnesspal, é que não sabendo os basicos o resto não avança.

Vou tentar aqui tentar a minha sorte a ver se alguém me consegue ajudar.

Peso a volta de 100kg, 1.90m +/-, devo ter a volta de 25% de bf, como disse atrás não tenho plano de treino definido, faço o que me dá na telha, e a dieta é igual, vou para os básicos, arroz, verduras carne e peixe, já ando farto é certo de comer o mesmo, engordo com facilidade, se me puser a comer tudo o que gosto, engordo, posto isto ja la vao uns anos e estou sempre na mesma, ja cheguei a pesar 80kg, fiquei magro a pessoa que me acompanhava creio que percebe tanto disto como eu, mudei de ginasio na altura e tive de engordar pois força não havia, alguns anos depois perguntei ao dono do ginasio o que se podia fazer, fiz um ciclo de qualquer coisa mas foi igual, não entendo nada do assunto portanto resultados zero, com isto estou na mesma aos anos e não passo daqui.

Deixei de perguntar o quer que seja ao dono do ginásio, responde sempre com má cara e parece que lhe custa muito esclarecer as duvidas, mas gosta de receber os 36€ que lhe pago todos os meses..... infelizmente não sou policia/medico/enfermeiro ou dono de algum restaurante, com estes ele já tem a maior das atenções pois consigo aperceber me, é triste mas é a realidade. Esta semana só fui dois dias, tal não é o fartote.

---
Fala-se em Xg de proteína por Kg de peso corporal, mas o que quer isto dizer ou como faço esse calculo? Instalei a pouco o myfitnesspal, é que não sabendo os basicos o resto não avança.

Antes de mais tentava procurar algum outro ginásio se tivesses outro por aí perto. Infelizmente é o prato do dia mas nunca se sabe.

Quanto às macros (quantidades de proteína, hidratos e lípidos), isso é quase à escolha do freguês. Existem 1001 opiniões, cada um com a sua. Se fosse a ti, talvez começasse por experimentar um défice de 500kcals diárias e qualquer coisa como 2g de proteina por cada kg corporal, 1g de lipidos e o resto de hidratos.

Ou seja, se pesas 100kg, 200g de proteína, 100g de lípidos e o resto com hidratos, de forma a atingir o objectivo calórico diário.

Antes de mais tentava procurar algum outro ginásio se tivesses outro por aí perto. Infelizmente é o prato do dia mas nunca se sabe.

Quanto às macros (quantidades de proteína, hidratos e lípidos), isso é quase à escolha do freguês. Existem 1001 opiniões, cada um com a sua. Se fosse a ti, talvez começasse por experimentar um défice de 500kcals diárias e qualquer coisa como 2g de proteina por cada kg corporal, 1g de lipidos e o resto de hidratos.

Ou seja, se pesas 100kg, 200g de proteína, 100g de lípidos e o resto com hidratos, de forma a atingir o objectivo calórico diário.

Tenho mais uns quantos pela zona, mas certamente devem andar todos ao mesmo nível, quem não sabe fica sempre lixado ou se não faz parte das profissões que mencionei fica igualmente lixado.

Vou tentar interpretar o que escreveste.

200g de proteína, faço 6 refeições dá 1200g ao fim, aqui como sei que consumo as 200g ao comer bifes de frango ou outra carne qualquer ou até mesmo comendo as claras ao pequeno almoço?

100g de lipidos (gorduras?) 600g ao fim (como doseio isto??)

200g de hidratos (?) aqui posso incluir o arroz massas etc, pesa-se cozido certo?

Isto ao todo são as 500kcals por refeição numa de perder peso, certo? Estou um pouco confuso entretanto.

Não, esses valores que apresentei, são valores totais por dia...

Mas se não quiseres complicar muito no inicio, segue o que o MyFitnessPal te aconselha. Ele até te dá sugestão de Macros por percentagem, se calhar é mais simples assim.

No fim do dia, tens de tentar ficar mais ou menos pelos valores máximos que ele te designa. Imagina que ele te diz que tens de comer as tais 200g por dia de proteína. Tens de ir comendo até atingires essas 200g.

O que nem sempre é fácil é conseguir conjugar tudo. Por exemplo, podes conseguir facilmente atingir as 200g de proteina, mas para isso acabas por consumir apenas 50g de gordura, quando tinhas de consumir por exemplo 100g. Aí não há MyFitnessPal que valha, porque ele não te diz o que comer, mas isso tens de ser tu a fazer um pouco de pesquisa e ver que alimentos é que precisas de comer para no fim do dia, a coisa bater certo nos 3 macronutrientes.

Isto acaba por ser o papel fundamental de um bom nutricionista... Mas com alguma pesquisa e testes, após pouco tempo, tu chegas lá perfeitamente. E apesar de importante, mais importante mesmo é o objectivo calórico. As macros mais grama, menos grama, não é por aí, mas nas Kcals, 100 ou 200kcal ao fim de um dia, podem fazer toda a diferença.

Pronto não era isso que eu pensava.

Então no caso da proteina, 200g total no dia, dá 33g +/-, isso é quantos bifes e como sei que realmente têm essa quantidade e o mesmo para os lipidos e os hidratos?

No caso dos hidratos, isso deve ser que uma colher de sopa?? Mas assim o que poderá acontecer é eu andar sempre com fome e lá se vai a força (que não é muita) para os treinos as 3 pancadas que faço e que não me dá igualmente qualquer resultado.

Não te consigo dizer quantos bifes é, porque isso depende muito da carne... até como é cozinhada, etc. Nunca consegues saber exactamente ao certo quanto é. O MyFitnessPal serve para isso mesmo, para ires tendo uma ideia.

Sinceramente não gosto muito de dividir por refeições. Prefiro que se coma durante o dia à medida que se vai apetecendo e vais controlando... Lá para o fim do dia, tentas acertar conforme o que faltar.

Se começares a comer "limpo" tenho quase a certeza que não vais ter fome. Principalmente nas fases de manutenção ou bulk, até aposto que nem consegues comer facilmente o que é preciso.

Uma coisa é comer um bocado de chocolate, uma fatia de pizza, etc. Outra é comer uma pratada de arroz com peito de frango. Com a mesma quantidade calórica, aposto que o segundo te vai saciar durante muito mas muito mais tempo.

que saudades que eu tenho da minha iniciação como culturista, há quarenta anos atrás as farmácias vendiam a putos como eu todos os esteróides anabolizantes que tu quisesses, como se fossem gomas, e tudo era legal.[:D]

Não te consigo dizer quantos bifes é, porque isso depende muito da carne... até como é cozinhada, etc. Nunca consegues saber exactamente ao certo quanto é. O MyFitnessPal serve para isso mesmo, para ires tendo uma ideia.

Sinceramente não gosto muito de dividir por refeições. Prefiro que se coma durante o dia à medida que se vai apetecendo e vais controlando... Lá para o fim do dia, tentas acertar conforme o que faltar.

Se começares a comer "limpo" tenho quase a certeza que não vais ter fome. Principalmente nas fases de manutenção ou bulk, até aposto que nem consegues comer facilmente o que é preciso.

Uma coisa é comer um bocado de chocolate, uma fatia de pizza, etc. Outra é comer uma pratada de arroz com peito de frango. Com a mesma quantidade calórica, aposto que o segundo te vai saciar durante muito mas muito mais tempo.

Estive a ver o myfitnesspal, não consigo entender a logica dessa app...

No exemplo que deste, uma pratada de arroz, no meu caso não será assim, 33g de hidratos se não me engano, isso dá que, uma colher de sopa assim cheia de arroz, obrigatoriamente passo fome.

Isto...

Para atingires 33g de hidratos em arroz não é só uma colher... Depende muito do arroz, mas o que eu costumo consumir por exemplo é à beira de 200g!

Tens de chegar ao fim do dia com essas gramas totais de hidratos certo? Então para 6 refeições são algumas 33g, realmente não estou a ver a quantidade que é mas não deve ser muita.

Quanto as gorduras, como as calculo para totalizar as 100g, isto dá a volta de 16g por refeição...é o azeite e pouco mais?

Quanto ao MFPal, não consigo perceber, isto começa por me dizer o que comi ao pequeno almoço, foram 2 ovos e umas quantas claras mexidas, bem sei eu qual a quantidade, é a olho, e depois algumas funçoes estao bloqueadas mediante pagamento.

Última edição:
O MyFitnessPal, é muito simples e as funções pagas são apenas para situações muito especificas que não vais precisar.

Vais metendo para lá o que comes (quantidades, peso, etc) e no fim do dia tens de te tentar aproximar o mais possível do objectivo calórico e das macros que ele te recomenda.

Parece-me que o teu maior problema é não saberes o que comer.

Tens várias hipóteses...

- Ou perdes um pouco de tempo a analisar bem vários alimentos e ver os que se encaixam melhor nas tuas macros
- Ou pedes a alguém que te faça um plano alimentar e de treino. Consegues uns acompanhamentos online relativamente baratos e de qualidade por 20 ou 30€ / Mês.

O MyFitnessPal, é muito simples e as funções pagas são apenas para situações muito especificas que não vais precisar.

Vais metendo para lá o que comes (quantidades, peso, etc) e no fim do dia tens de te tentar aproximar o mais possível do objectivo calórico e das macros que ele te recomenda.

Tens várias hipóteses...

- Ou perdes um pouco de tempo a analisar bem vários alimentos e ver os que se encaixam melhor nas tuas macros
- Ou pedes a alguém que te faça um plano alimentar e de treino. Consegues uns acompanhamentos online relativamente baratos e de qualidade por 20 ou 30€ / Mês.

Eu penso que sei o que devo comer, falta é a orientação nas quantidades.

Isso dos acompanhamentos online já me deixei disso, não é a enviar fotos que se consegue ter uma ideia, da 1º vez não correu bem, da segunda paguei 25€ a um que se diz muito entendido, disse lhe que trabalho por turnos e pronto o fulano nem sabe o que isso é, filhos do papa e da mama que nunca trabalharam na vida, sabem la eles o que é trabalhar, fartei me e mandei o dar uma volta, entretanto abriu uma loja em evora, à conta dos patos tambem eu.

Triste, estou a ver que não passo daqui.

Para quem trabalha por turnos a metodologia e organização é a mesma. Organiza-te segundo a ordem das refeições, se a 1ª refeição do dia é bacalhau (exemplo) deves fazê-lo seja às 7 ou às 13 seja lá quais forem as horas a que acordares.

Não sei se me fiz entender, imagina que devido aos turnos há um dia em que acordas às 21h, decerto não vais jantar, mas sim tomar o pequeno almoço, é assim que me organizo, por vezes entre faculdade, trabalho, ginásio e outras atividades tbm ando com os horários baralhados, vou-me guiando assim

Tens várias hipóteses...

Depois de ler esta dugestão, instalei a app, lá meti o meu peso e o objectivo, e aquilo disse que só podia ingerir cerca de 1600 calorias/dia.

Para começar, é um valor aceitável?

A grande vantagem da app para mim foi "aprender" o que pesa cada alimento em termos de calorias (não falo dos que têm etiqueta), pois era um autêntico "nabo" nisso.

Ainda vou na primeira semana, mas já mudei alguns hábitos alimentares (pequeno-almoço, pricipalmente) depois de ver as calorias que estava a ingerir...

Depois de ler esta dugestão, instalei a app, lá meti o meu peso e o objectivo, e aquilo disse que só podia ingerir cerca de 1600 calorias/dia.

Para começar, é um valor aceitável?

A grande vantagem da app para mim foi "aprender" o que pesa cada alimento em termos de calorias (não falo dos que têm etiqueta), pois era um autêntico "nabo" nisso.

Ainda vou na primeira semana, mas já mudei alguns hábitos alimentares (pequeno-almoço, pricipalmente) depois de ver as calorias que estava a ingerir...

Não sei o teu peso para te conseguir dizer se as 1600kcals serão ideais, mas se seguiste as instruções todas da APP, à partida deve ser um valor razoável para começares.

O que te aconselho é ires-te pesando semanalmente e conforme estejas a perder (ou não) peso, ires depois ajustando depois à tua medida.

O MyFitnessPal é mesmo ideal para isso... Para ter uma ideia do que se come. Grande parte das pessoas que querem perder peso, fazem uma estimativa do que comem, muito por baixo e as que querem ganhar, muito por alto.

Voltar
Superior