Amplitudes térmicas

Omega

Well-known member
Estava agora a ver o boletim meteorologico e lembrei-me de colocar esta questão.
Leiria, de à uns 10 anos para cá tem elevadas amplitudes térmicas, ou seja temperaturas minimas das mais baixas do País e temperaturas máximas das mais elevadas.
Eu não me dou especialmente bem com este clima. De manhã pelas 8h30m está frio, às 11h e até às 15h/16h faz calor com fartura. Ao inicio da noite se não visto um pullover começo a espirrar .....

Isto à 10 anos não era assim.
Alguém tem uma explicação lógica para isto ?:(

Então e isto será simplesmente o "planeta mal disposto" ou haverá alguma causa especifica ? barragens, alteração dos movimentos do mar por intervenção humana....outros ?!? ....

Então e isto será simplesmente o "planeta mal disposto" ou haverá alguma causa especifica ? barragens, alteração dos movimentos do mar por intervenção humana....outros ?!? ....
Penso que tudo esteja relacionado com o aquecimento global do planeta, com a poluição que o causa e com a desestabilização dos ciclos naturais!

É tudo uma consequencia das alterações climáticas.

O frio fica mais frio e o quente fica mais quente, isto no mesmo sitio.

Ou seja, acho que vou passar a andar sempre com um pullover no carro senão estou feito .....

Sim, basta pensar que já houve uma era glaciar!
O que o Homem faz apenas acelera tudo isto.

Agora pensar que antes não era assim, sinceramente essa conversa irrita.
Parece aquela do "antes é que era bom.."

Penso que os incêndios também são responsáveis pelo fenómeno. As maiores amplitudes térmicas dão-se em zonas com pouca ou nenhuma vegetação como é o caso do Alentejo ou de modo mais extremo nos desertos (os verdadeiros tipo Sahara, não os do ministro).

Os grandes incêndios que destruiram 2/3 das florestas do nosso país deixam o solo mais exposto a estas amplitudes térmicas porque o calor do dia ou o frio da noite não são retidos á superfície.

Não explicará tudo, mas é capaz de ser um dos motivos.

Sim, basta pensar que já houve uma era glaciar!
O que o Homem faz apenas acelera tudo isto.

Agora pensar que antes não era assim, sinceramente essa conversa irrita.
Parece aquela do "antes é que era bom.."

Eu não disse que "antes é que era bom".
O que eu disse foi que isto em Leiria à 10 anos atrás não era assim.... ponto final ....[;)]

Mas que há uns anos atrás eu não tinha tantas constipações e/ou gripes, isso é um facto .....

Penso que os incêndios também são responsáveis pelo fenómeno. As maiores amplitudes térmicas dão-se em zonas com pouca ou nenhuma vegetação como é o caso do Alentejo ou de modo mais extremo nos desertos (os verdadeiros tipo Sahara, não os do ministro).

Os grandes incêndios que destruiram 2/3 das florestas do nosso país deixam o solo mais exposto a estas amplitudes térmicas porque o calor do dia ou o frio da noite não são retidos á superfície.

Não explicará tudo, mas é capaz de ser um dos motivos.

Bem visto!
O pinhal de Leiria tem ardido bastante quase todos os anos!

Ainda há uns dias via na Tv um programa sobre o "aquecimento global" e segundo um técnico (e aqui não sei qual a validade dos dados dele) apenas 3% dos Co2 lançado na atmosfera é que é produzido pelo Homem. O resto é tudo da natureza!

Ainda há uns dias via na Tv um programa sobre o "aquecimento global" e segundo um técnico (e aqui não sei qual a validade dos dados dele) apenas 3% dos Co2 lançado na atmosfera é que é produzido pelo Homem. O resto é tudo da natureza!
Os gases intestinais dos bovinos contém uma quantidade absurda de gás metano, por exemplo.

;-)

Back