Mais uma acha para a fogueira:
Nem sempre mais caro significa necessariamente melhor, a ponto d ejustificar a diferença!
Já todos sabemos que o Audi tem melhor qualidade de construção e acabamentos, que os quatro anéis têm mais status, que tem mais 400 cc, que a base motor já por aí anda há uns 15 anos (o que é bom e mau...)
Falta saber a relevância desses aspectos entre outros, mas é óbvio que estou a ser tendencioso e a falar um pouco em tom de brincadeira!
Voltando agora ao sério, na fase II a Megane melhorou muito a qualidade dos materiais (comparando com a fase I e sei o que digo, pois tenho uma de 100cv) e a respectiva montagem, diminuindo fosso para o A3. Além disso, convém lembrar que a manutenção Renault já foi menos cara!
Por outro lado, o espaço interior, em particular a mala, envergonha carrinhas do segmento D (basta ver a 320d touring do meu cunhado), quanto mais a mala minimalista do A3...
Em termos motores equivalem-se bastante, embora o tdi seja mais brusco e pareça que tenha mais "disparo", mas depois vem a ejaculação precoce onde o dci ainda continua a desenvolver, com menor ruído e melhores consumos. Acredito que a Audi ande mais em ponta e o dci recuper melhor, mas é apenas uma impressão, pois nunca testei...
Estamos a comparar 2 carros do mesmo segmento, um premium (seja lá isso o que for) e outro não. Tudo depende do que realmente mais valorizas! É um pouco como optar por uma Mondeo (mais generalista) ou por uma A 4 (mais premium).
Sinceramente optava pela Megane, mas se fosse para usar a totalidade do dinheiro comprava antes do segmento acima, por exemplo uma Passat...
Razão = Megane;
Coração = A3!
A carteira é tua!