É preciso ter cuidado com essa malta da Via Verde. Há pouco mais de 1 mês aconteceu-me uma coisa que se eu não tivesse verificado eu próprio não acreditava:
A minha mulher resolveu finalmente aderir à Via Verde. Imprimiu os papéis de adesão que estão no site, mandou tudo para lá, pagou a adesão (25 euros, na minha opinião devia ser oferecida, mas enfim), e lá recebeu a ViaVerde por correio num daqueles envelopes almofafados. Passados uns dias colou o identificador no carro, activou a via verde no multibanco e pronto. Já não me recordo das datas em concreto, mas foi mais ou menos assim:
12/06 - recebeu o identificador pelo correio
15/06 - activou-o no multibanco
16/06 - colou-o no pára-brisas mas durante o mês de Junho não passou em nenhuma portagem
Quando recebeu o extracto do mês de Junho da Via Verde vinha lá um débito de 13,75 euros, que depois no site verificamos ser de uma portagem na A1 de Alverca até Coimbra-Sul, algures no dia 8 de Junho!!!
Falámos com o help-desk da Via Verde, que depois de muito pesquisar, lá concluiu que a Via Verde deverá ter sido detectada na carrinha dos correios que transportou a encomenda. Mas como, perguntámos nós, se o identificador ainda não estava activado naquela data? A resposta foi que provavelmente tratou-se de um identificador que já não era novo, mas recondicionado, e que por lapso vinha activado. Registou a passagem na portagem e, mal se apanhou com uma matrícula associada, tratou de fazer o débito! Vejam bem, o identificador vinha activado, mas sem matrícula associada. Registou a passagem e o sistema de Via Verde ficou em stand-by. Quando a matrícula ficou associada toca de debitar.
Reclamámos, obviamente, e passados uns dias lá veio uma carta da Via Verde a dizer que o valor tinha sido creditado na conta da Via Verde. Mau, pensámos nós, então mas não devolvem o dinheiro? Não! Simplesmente ficámos com crédito de 13,75 euros para utilizar na Via Verde! Reclamámos novamente. Não é pelos 13,75 euros, mas é pelo principio da coisa. Quer dizer, enganam-se, sacam dinheiro da conta bancária indevidamente, e depois em vez de o reporem pensam que resolvem o problema dando crédito…