Aparelho Via Verde

Com a bateria em bom estado detecta no picotado, fora do picotado, dentro do porta-luvas, you name it! Claro que quando a bateria começar a ficar mais fraca vai deixar de detectar primeiro no porta-luvas do que no vidro obviamente. Realmente é recomendado colocar a viaverde em cima do picotado porque só assim se garantem as melhores condições de recepção e envio do sinal de rádio, especialmente se o vidro for atérmico. Um vidro atérmico possui uma fina camada metálica laminada que serve para reflectir parte do espectro luminoso (sobretudo os infravermelhos, ou seja, calor), acabando também por reflectir outras partes do espectro electromagnético, tais como ondas de rádio. Mas nunca isola totalmente pelo que um aparelho de viaverde com a bateria em bom estado acaba por conseguir sempre validar-se. O mesmo sucede com o GPS.

Claro que não há milagres. Um aparelho da viaverde dentro do porta-luvas num carro com vidro atérmico provavelmente só é detectado se passarmos a 30kmh ou menos...

Qual é o problema mesmo? Nunca cheguei a perceber bem os motivos disso...

Antes do teu post do qual citei, tinhas lá a resposta retirada diretamente da fonte.
Por vezes também leio na diagonal ou só o que me interessa.[:p]

Podem levar o identificador onde quiserem que isso detectada sempre...... até no porta luvas detecta...

e se por acaso forem rebocados e o reboque passar na Via Verde, paga o reboque e paga o carro que está no reboque!

Já houve quem tivesse embrulhado o identificador em folha de aluminio e o mesmo foi detectado!

Sim e não. O sinal vai enfraquecendo. Não te esqueças que aquilo é alimentado por bateria e não por painéis solares algo que o valha.

Essa do alumínio... eu já utilizai o alumínio para melhorar o sinal do meu router, logo não sei se foi boa ideia [:D]

edit: é mais ou menos o que o 33Stradale disse

descobri à pouco tempo que tenho que mandar trocar a bateria do aparelho.
ao sair na a1, na saída para condeixa, e quando estava à espera de ver quanto tinha que pagar, acendeu a luz amarela.
já o tenho à 13 anos e nunca teve manutenção.

sobre a vv emitir ou não para os aparelhos que estarão escondidos, à dois anos a minha carrinha teve uma fuga de liquido anti-congelante e parei na área de serviço de pombal, onde pedi a assistência em viagem.
carrinha no reboque e a vv foi comigo num taxi.
meti o aparelho entre o banco e as minhas costas, e até agora ainda não recebi nada referente a essa passagem, por isso devo deduzir que não captou o aparelho

Essa do alumínio... eu já utilizai o alumínio para melhorar o sinal do meu router, logo não sei se foi boa ideia [:D]

Provavelmente estão os 2 certos! O alumínio bloqueia sinais de rádio portanto se for colocado ao estilo antena parabólica pode funcionar bloqueando interferências nas suas "costas", e portanto no limite até pode ajudar ao alcance orientado de um router em situações muito específicas. A não ser que esteja directamente ligado à antena. Nesse caso até poderá servir de condutor do sinal, mas tenho dúvidas.
Já agora, uma curiosidade: se as ondas de rádio que queremos bloquear tiverem um grande comprimento de onda, nem sequer é preciso usar uma folha de alumínio inteiriça. Basta por exemplo fazer uma gaiola e colocar o dispositivo lá dentro que o sinal fica bloqueado na mesma. É o princípio da gaiola de Faraday.

É preciso ter cuidado com essa malta da Via Verde. Há pouco mais de 1 mês aconteceu-me uma coisa que se eu não tivesse verificado eu próprio não acreditava:
A minha mulher resolveu finalmente aderir à Via Verde. Imprimiu os papéis de adesão que estão no site, mandou tudo para lá, pagou a adesão (25 euros, na minha opinião devia ser oferecida, mas enfim), e lá recebeu a ViaVerde por correio num daqueles envelopes almofafados. Passados uns dias colou o identificador no carro, activou a via verde no multibanco e pronto. Já não me recordo das datas em concreto, mas foi mais ou menos assim:

12/06 - recebeu o identificador pelo correio
15/06 - activou-o no multibanco
16/06 - colou-o no pára-brisas mas durante o mês de Junho não passou em nenhuma portagem

Quando recebeu o extracto do mês de Junho da Via Verde vinha lá um débito de 13,75 euros, que depois no site verificamos ser de uma portagem na A1 de Alverca até Coimbra-Sul, algures no dia 8 de Junho!!!

Falámos com o help-desk da Via Verde, que depois de muito pesquisar, lá concluiu que a Via Verde deverá ter sido detectada na carrinha dos correios que transportou a encomenda. Mas como, perguntámos nós, se o identificador ainda não estava activado naquela data? A resposta foi que provavelmente tratou-se de um identificador que já não era novo, mas recondicionado, e que por lapso vinha activado. Registou a passagem na portagem e, mal se apanhou com uma matrícula associada, tratou de fazer o débito! Vejam bem, o identificador vinha activado, mas sem matrícula associada. Registou a passagem e o sistema de Via Verde ficou em stand-by. Quando a matrícula ficou associada toca de debitar.
Reclamámos, obviamente, e passados uns dias lá veio uma carta da Via Verde a dizer que o valor tinha sido creditado na conta da Via Verde. Mau, pensámos nós, então mas não devolvem o dinheiro? Não! Simplesmente ficámos com crédito de 13,75 euros para utilizar na Via Verde! Reclamámos novamente. Não é pelos 13,75 euros, mas é pelo principio da coisa. Quer dizer, enganam-se, sacam dinheiro da conta bancária indevidamente, e depois em vez de o reporem pensam que resolvem o problema dando crédito…

infelismente é assim nessas empresas, tanto edp, como meo's e afins, ficas com crédito para abater, até regularizar, não devolvem o dinheiro...
é as maravilhosas leis do nosso país...

[8b] realmente enviarem um identificador assim é deveras inteligente.... ainda por cima recondicionado...

Contudo só vem confirmar que não precisa de estar colocado no vidro na zona x y z...

Quando à parte da cobrança, é de lamentar ter sido efectuada..... mas não me espanto que tenham ido a essa conta.... ora se enviaram o identificador para o cliente, é porque já abriram ficha de cliente.... e para ter ficha de cliente activa, foi dada autorização de débito (por parte do cliente) de uma determinada conta...

Ainda sobre a ficha de cliente, tiveram de certeza que indicar antes de receber esse identificador, o carro em causa e respectiva matricula....

de lamentar é nao devolverem esse dinheiro.... infelizmente começa a ser prática comum em muitas empresas [8b]

Não consigo compreender essas questões aí em cima mencionadas. Desde o inicio da via verde, sempre me disseram que o receptor não devia estar colocado em locais de rendilhados dos pára-brisas, mas sim em local liberto e limpo. Acompanhei o dia a dia a Brisa desde o seu inicio, a Via Verde mais ou menos o ano 1991 ou 1992, não me recorda bem! Ainda havia poucos aderentes.

Andei uns bons anos a passar portagens da Brisa, tinha dias de passar mais de 20 vezes e sempre com receptor na mão, dado que 50% os carros eram da Brisa, outros do Estado e usava-se um receptor qualquer nunca o mesmo. Mas isso é outro assunto, só para dizer que mesmo na mão por vezes não acendia o verde.

Há dias, um carro levou pára-brisas novo, havia receptor via verde dos antigos, fui ao CAM do Carregado e foi um conhecido e amigo Engº. da Brisa que me colou este novo e o activou, foi colocado fora de qualquer parte rendilhada os escurecida do vidro. Está a funcionar bem!

EcEQKrL.jpg

MrDS quando andava com a carrinha do meu cunhado metia sempre o aparelho da via verde no porta luvas. Até à data, nunca acusou rigorosamente nada nas scuts.

vitor307 mas no teu caso, pelo menos pela foto, não existe essa "tal" parte.
Existe sim, em todo o contorno, embora não como um outro que está ali que tem 10 a 12 cm de rendilhado, mas este tem cerca de 12 cm, além da parte preta onde estão inseridos os sensores água e luzes e é um vidro novo e recente (já de 2015 está lá a data) de uma marca Sueca.

Analisa em pormenor a foto!

Não preciso de analisar. Não tem. Por norma, todos os vidros do carro têm esses pontos como o teu. É simplesmente para "cobrir" a parte em que os vidros são colados.

A parte em que se referem é esta...
Colocação em vidros térmicos.
dispositivo1.jpg

dispositivo2.jpg

Confirmo, que tem que ser colocado no picotado.

Tenho um carro de 2002, e quando comprei o dispositivo (modelo mais recente), ao fim de uns dias, notei que dava sempre luz amarela não apresentando qualquer valor no painel, quando fui à página consultar o extrato, não tinha nenhuma passagem. Liguei para a VV e após umas perguntas, disseram logo que o problema era ter o aparelho debaixo do espelho, e não no "picotado"derivado à classe do meu vidro. Não houve qualquer problema, que eles analisaram as fotos, e cobraram normalmente, só pediram que coloca-se no sítio devido!

Back