Com crises ou sem elas, o captalismo liberal continua a ser o melhor sistema.
alem disso estas crises fazem falta para limpar o sistema das gorduras.
liberalismo sem crises e sem falecias seria como cristianismo sem inferno.
[]
e a portugal bem que fazia falta um governo liberla durante ai duas decadas
Não sei se estou a perceber bem a questão, mas... não é suposto os defensores do sistema Liberal serem contrario a intervenção estatal nas questões económicas? "Deixar que os mercados sigam o seu rumo natural... que a intervenção Estatal só atrapalha..." defendem eles.
Não é suposto os Liberais serem contra os subsídios ou incentivos? Segundo eles (vocês): "distorcem o mercado..." Parece que os subsídios ou incentivos só são maus quando são para os outros...
Foram esses senhores que defendiam a alguns anos a Liberalização das economias como ferramenta para o progresso, como condição essencial para incluir um maior numero de pessoas na farra do capitalismo, um capitalismo que já era por si insustentável... o que aconteceu foi aquilo que muitos previram:
Acumulação de grande poder e riquezas nos privados (Neoliberalismo) com todas as consequências que disso advém: criaram a maior crise das ultimas décadas, maior desigualdade social de sempre, apesar dos alertas são também os responsáveis pelo eminente colapso energético, e quem diz energético diz económico... e são precisamente os primeiros a reclamar intervenção Estatal para resolver os problemas que eles mesmos criaram... com o: “reclamar a intervenção estatal” quero dizer: reclamar biliões para seus bolsos... para “relançar a economia” dizem eles... a treta das tretas...
É o que acontece quando interesses particulares detém o poder económico. E já se sabe quem detém o poder económico dita as regras do jogo.
E para finalizar parece-me obvio que uma economia saudável, com uma boa redistribuição das riquezas só será possível quando houver mais PMes, mais micro empresas, empresas familiares... em vez de continuarem a concentrar poder e riqueza em poucos, a incentivar as “praticas monopolistas” consequencia da liberalização, a raiz do mal.
Precisamos de um Estado forte, representado por uma “Democracia Participativa” onde TODOS os cidadãos sejam envolvidos no processo político, só assim os interesses da maioria prevalecera.
Last edited: