Aprender a tocar guitarra!

Estou a falar a nivel geral: JAck, Pic-up, e POT's.

Eu tenho o esquema da minha, mas gostava de ter mais 1 ou 2's para poder fazer alguma alteração, para melhor, claro.

Já uma vez disse aqui que comecei a tocar guitarra sozinho. Na altura tinha uns livros do meu pai que tocava há vários anos. Nunca lhe pedi ajuda, nem a ninguém. Comecei por dar uma vista de olhos aos livros, que ensinavam a posição dos dedos e tinham exercícios. Comecei numa guitarra clássica. Perdi imenso tempo a fazer aquelas cromáticas todas para trás e para a frente, a subir e a descer, até que comecei a ficar com mais força e já não custava tanto. Na net havia uma série de exercícios que eu gostava de fazer. Depois ia à net (ao olga) sacava umas músicas mto simples e tentava tocar. Aprendi uns acordes, repetia as músicas vezes sem conta. Chegava a tocar 5 horas por dia. Comprava revistas da especialidade (guitar techniques e outras) e nesta altura já me aventurava numa eléctrica. Eu lembro-me que tinha imensas dúvidas, na colocação dos dedos, no ritmo, eliminar ruido na eléctrica, trabalhar com a pedaleira. Só sei que para conseguir tocar é preciso ter uma vontade enorme de aprender. Não se consegue a pensar que é só chegar lá e fazer acordes. Já lá vão quase 7 anos e ainda aprendo.

As minhas sugestões são:
  1. comprar uma guitarra razoável como já foi dito. De preferência uma clássica com cordas de nylon.
  2. aprender a afinar, colocar as cordas, nomes das partes da guitarra, notas das cordas. Como já disseram é muito importante tocar com a guitarra afinada e numa clássica é normal ela desafinar muito quando as cordas são novas. Deve-se tocar sempre com cordas novas. Porque não comprar um afinador? Eu comprei, dá imenso jeito!
  3. aprender um pouco de música (o que se aprende na escola chega) e ter noção dos intervalos e do esquema de uma guitarra. Não é preciso saber ler pauta, mas dá jeito.
  4. utilizar um metrónomo para ter noção dos tempos (saca-se da net facilmente)
  5. posição correcta das mãos e dos dedos - isto é muito muito importante
  6. aprender a ler tablaturas e como utilizar o "guitar pro"
  7. começar com exercícios e praticar, praticar, praticar. Aqui muita gente pára e não chega nunca a conhecer o mundo da guitarra. Os guitarristas têm uma mão esquerda muito forte, logo para quem não toca é preciso treinar como num ginásio, de maneira a que se ganhe força para pressionar as cordas. No início fica-se com os dedos pretos nas pontas e arde um bocado. É normal, todos passam por isso. Quem corre por gosto não cansa. Utilizar um creme de mãos ajuda. Fazer os exercícios primeiro devagar e aumentar muito gradualmente. Não se aprende tudo num dia, por isso é muito importante tocar todos os dias um bocado.
  8. memorizar uns acordes e começar a tocar umas músicas conhecidas e cantar ao mesmo tempo. Há muitas músicas na net fáceis.Tentar também sacar de ouvido determinadas músicas. (por exemplo: dunas = last kiss ....)
  9. Ouvir muita música de todos os estilos porque quem toca ouve de maneira diferente
  10. Não desistir e procurar sempre evoluír recorrendo à net, a tutoriais e aos amigos. Muita gente que toca bem não sabe muita coisa como por exemplo teoria musical. É sempre bom tentar compreender as escalas musicais, a construção de acordes e muitas outras coisas.
A jeito de conclusão só posso dizer que é possível, mas dá bastante trabalho! Pensar assim: se os outros conseguem... vocês também!

Bora dar um pequeno Up a este tópico.

Iniciei-me recentemente nestas lides, comprando uma guitarra electroacustica. Linda, mesmo linda![br:)]

Já estive ver imensos sites na net, já instalei vários programas no pc e já saquei alguns livros pdf que me têm ajudado. Mesmo assim, estou mesmo empenhado nisto e queria saber se conhecem livros ( sem ser os do sr.Cebolo) que me possam ajudar, neste início. Ou até mesmo qualquer outro tipo de bibliografia, ou apoio visual. Como não tenho tempo e o dinheiro não abunda para ir ter umas aulinhas, por isso é que peço ajuda aos mais entendidos!!!
[;)]

experimentem o d'accord dicionario... é bom para iniciantes. explica a composição dos acordes musicais.

Carlos Paredes dizia que a guitarra é um instrumento reltivamente fácil de aprender a tocar mal, e extremamente difícil de aprender a tocar bem. Julgo que se referia à guitarra portuguesa, mas a ideia é válida para qualquer guitarra.
Em relação à promoção, posso dizer-te que aprendi a tocar (mal) guitarra num chasso desses comprado em Espanha por 5 ou 6 mil pesetas.
Os problemas dessas guitarras baratas são alguns: pouca ressonância; desafinam-se sozinhas com facilidade; com o tempo o braço tende a entortar; os trastos costumam ser frágeis e ficam dentados pelas cordas, etc..
Mas para aprender deve ser suficiente.
Um conselho: paciência, muita paciência e perseverança. De início vai-te parecer muito complicado fazer um simples acorde, mas ao fim de algum tempo vais sentir uma evolução muito mais rápida.

E tem toda a razão, eu dou aulas a quase 30 alunos, fora os que ja dei, e todos têm dificuldades diferentes, sejam de ouvido, ritmicas, ou posições dos dedos etc, cada guitarrista é um caso, e esses videos na net para mim so servem de uma coisa, aprender teorias, buscar ideias, mas isso so grandes guitarristas é que são bons nisso. Eu lembro-me de ter tido dificuldade em aprender os modulos, jonico, dorico, frigio, lidio, mixolodio e por aí adiante e até consegui aprender a partir da net, até que a reparei que a dificuldade não estava em aprende-los, mas sim em aplica-los, e precisei de alguem que me ensinasse, ao fim de quase 10 anos de guitarra tive de voltar a dar aulas e mesmo assim, continuo com problemas de picking e essas cenas, não é facil tocar bem...

Quanto às guitarras de supermercado, teoricamente servem para aprender, mas como instrumento que são, a construção varia de guitarra para guitarra mesmo dentro do modelo, e ja vi guitarras de 100 euros a soar melhor que as de 500, por isso nada melhor, pega-se em alguem que conheça e pede-se para experimentar a guitarra

guitmagica.jpg

Do mesmo autor

ceb8.jpg

Os livros de guitarra do Eurico Cebolo já são um clássico, não sei é se resultam.

bem eu que toco há 12 anos aconcelho a quem não sabe ler pautas, que leia tablatura...

http://www.ultimate-guitar.com/
http://www.guitartabs.net/

aprendi sozinho a tocar, comecei com um viola clássica que me deram aos 8 anos e ainda hoje ela toca, tem um som fenomenal.

Entretanto ja evolui, comprei uma Guitarra Eléctrica Ibanez, um Amp. Laney de 100watts, e neste momento tenho um pedaleira da BOSS e o pai natal vai-me trazes um Pedal Whammy.

Tudo o que toco faço-o de ouvido, por acaso já não leio tabs á muito tempo, e saco tudo de ouvido, para uns é facil para outros não dai aconcelhar a leitura das tabs.

Last edited:
Eu gostava de aprender a tocar guitarra clássica, mas gostaria de aprender a tocar sozinha, já que pagar a um professora implica uma despesa extra mensalmente que eu queria evitar.
Mas pela pesquisa que fiz pela net tentar aprender sozinha vai ser muito complicado. :(

Eu sou um dos que comprou a guitarra do Lidl [:D]

Não é grande coisa, é verdade, mas para aprender, penso que chega. E se depois não tiver jeito para aquilo, ao menos não gastei muito dinheiro.

Estou a guiar-me por um livro e dvd que comprei na bertrand e já sei os acordes para tocar o "amazing grace ". Só falta é saber tocá-los de forma a que aquilo se assemelhe a uma música [:)][:)]. Parece que os meus dedos estão enferrujados.

Na semana passada deu para ficar com os dedos bem lixados. Esta semana ainda não consegui pegar-lhe.

Já agora, todos os tutoriais e livros aconselham o uso de palheta e é o que tenho feito. É a forma mais correcta de iniciar-se nisto, ou não?

Abraço!

...
Já agora, todos os tutoriais e livros aconselham o uso de palheta e é o que tenho feito. É a forma mais correcta de iniciar-se nisto, ou não?

Abraço!

depende muito das músicas, e de que tipo de som queres tirar do bicho, por exemplo tocar o nothing else matters dos metallica com uma palheta, é bem mais complicado do que com os dedos, penso eu de que...

O meu filho tem vontade de aprender a tocar guitarra, teve musica ate' ao 6º ano e gostou.
Vi esta semana no Lidl umas guitarras classicas com afinador automatico e suporte por um preço interessante, que acham delas?
Neste momento estou sem trabalho e nao me posso alrgar a comprar instrumentos caros :(

O meu filho tem vontade de aprender a tocar guitarra, teve musica ate' ao 6º ano e gostou.
Vi esta semana no Lidl umas guitarras classicas com afinador automatico e suporte por um preço interessante, que acham delas?
Neste momento estou sem trabalho e nao me posso alrgar a comprar instrumentos caros :(

Ninguém consegue avaliar uma guitarra sem tocar nela, muito menos as do lidl ou de outros supermercados que são sempre tiros no escuro.

O meu conselho é, vai a uma loja de musica, os preços são os mesmos ou mais baratos, normalmente são pessoas que percebem do assunto, que aconselham e dão assistência.

Numa loja de musica arranja-se classicas por 40/50 euros em bom estado. As dos hipers costumam estar muitas vezes empenadas, trastes tortos, etc. No meu trabalho passaram-me dezenas dessas guitarras pelas mãos e não aconselho

Se não sabes se ele vai ficar interessado, tens poucos €€ e já vem com uns extras, é de aproveitar.
Para aprender diria que praticamente qualquer uma serve, depois podes dar uma melhor.

É daquelas de 50€ +-?
A Fnac tem umas Stagg até em várias medidas ou mesmo Yamaha (por 100€).
Podes ver em casa de instrumentos o que tem ou até uma usada nos sites ou Cash and Converts.

Boas,

Eu comprei uma guitarra acustica usada a pouco tempo, por trinta euros, nem sei se foi bom negocio ou nao mas logo no primeiro dia arrebentei uma corda ao tentar afinar[8b], sera que existe cordas a venda separadamente ou tenho que comprar o pack de seis? e quanto custara um dos mais baratos possivel?

O wildchild tem razão, se o valor for para cima dos 50€ é preferível ir a uma loja de música.

As dos hiper são opção para preço mais baixo possível e na perspectiva de desconhecer se terá continuação ou não. Para encostar a um canto, quanto menos prejuízo melhor - na minha opinião.

Boas,

Eu comprei uma guitarra acustica usada a pouco tempo, por trinta euros, nem sei se foi bom negocio ou nao mas logo no primeiro dia arrebentei uma corda ao tentar afinar[8b], sera que existe cordas a venda separadamente ou tenho que comprar o pack de seis? e quanto custara um dos mais baratos possivel?

Em lojas de música creio que consegues comprar cordas individualmente.

Back