Aprender a tocar guitarra!

O wildchild tem razão, se o valor for para cima dos 50€ é preferível ir a uma loja de música.

As dos hiper são opção para preço mais baixo possível e na perspectiva de desconhecer se terá continuação ou não. Para encostar a um canto, quanto menos prejuízo melhor - na minha opinião.

Por isso mesmo. quanto menor prejuizo melhor, custa 49€ e tem muito bom aspecto, agora se vale maios ou não...isso não posso avaliar porque não domino essa área.
Gostava de obter algum feed-back deste modelo em questão á venda esta semana no Lidl para tentar saber se era o suficiente para iniciação e se tem o minimo de qualidade exigivel.

A custar 50€ podes tentar ver numa casa de instrumentos, podes é não ter direito a esses extras (e o afinador, para quem não sabe seria aconselhável).

Eu sou um bocado "duro" de ouvido, por ex. [:D]

desenterro[:D]
alguem conhece uma escola em lisboa boa e barata para aprender a tocar guitarra?

Boas!
Comprei uma guitarra clássica (violão) brasileira (Di Giorgio) porque sempre quis aprender a tocar guitarra, pois quando era muito novo aprendi piano durante 6 anos mas como não tinha piano em casa, acabei por desmotivar.
Assim, pretendo ter aulas de guitarra mas nesta fase é complicado iniciar (COVID!!!). Gostaria que me aconselhassem alguns sites para poder iniciar esta minha aprendizagem.

Boas!
Comprei uma guitarra clássica (violão) brasileira (Di Giorgio) porque sempre quis aprender a tocar guitarra, pois quando era muito novo aprendi piano durante 6 anos mas como não tinha piano em casa, acabei por desmotivar.
Assim, pretendo ter aulas de guitarra mas nesta fase é complicado iniciar (COVID!!!). Gostaria que me aconselhassem alguns sites para poder iniciar esta minha aprendizagem.

Boas!

No ano passado decidi aprender a tocar guitarra, algo que sempre quis fazer. Além disso, tinha uma guitarra em casa que não sabia utilizar.

Para isso, comecei por ver as primeiras aulas de um canal de Youtube chamado Jason Guitar, onde aprendi algumas dicas e alguns acordes. Ao todo, não devo saber mais de 10. E acabei por aprender a primeira música que ele ensina ("Three Little Birds" do Bob Marley).

Fui treinando os meus acordes e aprendendo algumas músicas básicas (em português sugiro as "Dunas" dos GNR) e hoje ensaio 1 a 2x/semana e toco umas 6-7 músicas/refrões que gosto. Uma das grandes dificuldades foi conseguir cantar ao mesmo tempo que tocava as músicas. Neste momento vejo muito um canal chamado MunsonMusicLive de um gajo que faz covers de músicas conhecidas, ao mesmo tempo que mostra as letras e os acordes. E ele só usa acordes simples.

Estou com cerca de 18 meses de treino, mas tenho visto algumas melhorias, o que me motiva a continuar. Tenho certamente imensos vícios e defeitos a tocar, mas não tenho ambições de chegar a um nível profissional.

Mas se algum dia o desemprego e a fome baterem à minha porta, já poderei ganhar uns trocos numa qualquer estação de metro.

Força nisso!

Depois de 21 meses de estudo de guitarra clássica com aulas semanais por skype, resolvi encomendar uma guitarra clássica de concerto ao luthier português José Marques...
Finalmente ficou concluída e já está na minha posse...
https://www.facebook.com/arturmarqu...C91V2WPEV3xQSturPZLcf3nkx2EMw33QhWHauHU44rpsl

Podem ver este vídeo que fiz já com a nova guitarra...
https://youtu.be/GjtK3grRC_o

Parabéns! Para quem tem menos de 2 anos de aprendizagem, ainda para mais por skype, está muito bom!
Por curiosidade, que diferenças notas na guitarra nova face à anterior? Não falo só de som, mas também da facilidade em tocá-la.

21 meses e já tocas assim!? Está muito bom! Parabéns!
Eu com o mesmo tempo ainda tropeço na cordas, no meu caso é guitarra elétrica.

Parabéns! Para quem tem menos de 2 anos de aprendizagem, ainda para mais por skype, está muito bom!
Por curiosidade, que diferenças notas na guitarra nova face à anterior? Não falo só de som, mas também da facilidade em tocá-la.
A minha anterior guitarra, que ainda a tenho comigo, é uma Paco Castillo 205 (topo da marca)... Assim, não notei grande diferença na facilidade em tocá-la, mas reconheço o conforto superior nesta nova guitarra... As duas guitarras têm tampo em cedro, as costas e as ilhargas é que diferem na madeira... O que eu noto na nova guitarra é um som mais brilhante, com um sustein fantástico enquando na Paco Castillo o som está mais quente mas com menos sustein...
Também é preciso ver que o som da guitarra vai evoluir... a Paco Castillo já tem 1 ano e meio, toco com ela todos os dias cerca de 1 hora e meia, no mínimo...

Last edited:
21 meses e já tocas assim!? Está muito bom! Parabéns!
Eu com o mesmo tempo ainda tropeço na cordas, no meu caso é guitarra elétrica.
Obrigado! Eu tembém tenho uma elétrica desde o mês de março, mas só toco quando tenho algum tempo de sobra, pois de preferência toco a clássica...

Eu, ainda no secundário, comecei a aprender guitarra clássica e lembro-me que antes sequer de pegar "na dita" era importante ler música decentemente. O raio do prof. era mesmo exigente!
Quando acabei o 12.º ano e já com um ano de treinos mais ou menos irregulares sabia um nadinha mais que nada...

Depois vim estudar para lx e nunca mais lhe peguei, acabei por a dar e bem burro que fui! Talvez um dia!

Eu, ainda no secundário, comecei a aprender guitarra clássica e lembro-me que antes sequer de pegar "na dita" era importante ler música decentemente. O raio do prof. era mesmo exigente!
Quando acabei o 12.º ano e já com um ano de treinos mais ou menos irregulares sabia um nadinha mais que nada...

Depois vim estudar para lx e nunca mais lhe peguei, acabei por a dar e bem burro que fui! Talvez um dia!
Pois eu comecei a tocar por tablatura e ao fim de 4 meses passei a tocar por pauta...

Também uso tablatura é extremamente mais fácil.
Pauta requer mais estudo e uma boa visão, coisa que já foi melhor.

Back