Apresentar queixa (como funciona)

Pink, ia falar precisamente nesse ponto.

Aconselho-te a pensares bem, não naquilo que vais fazer porque compreendo perfeitamente e aplaudo a tua decisão, mas em como o vais fazer. Infelizmente, os casos dos quais vamos tendo conhecimento não são ficção e, por vezes, têm desfechos que ultrapassam em horror aqueles que são ficcionados.

A "criatura" pode muito bem vingar-se na mulher após receber uma notificação (ou coisa parecida) e aí a tua consciência como fica? Será que a vítima estará na disposição de abandonar a pessoa em questão antes que aconteça algo pior do que aquilo que já se passou? Poderás tu ajudar a vítima caso ela esteja disposta a isso?

Não quero com isto aconselhar-te a ficares parada ou a desistires da tua ideia. Antes pelo contrário... espero que percebas que apenas te quero alertar para as consequências do teu acto, de modo a estares preparada para todo este processo onde a tua participação poderá não acabar, mas sim começar, com a denúncia.

Por pensar muito bem em tudo é que já quase se passaram os 6 meses... Foi um acto isolado mas de muita violencia! Violencia essa que existia ha cerca de 25 anos mas "apenas" sendo verbal, naquele dia passou a fisica!

Dizem quem também conhece a "besta" que ele anda a ficar mentalmente doente (é por estas e por outras eu nao segui psicologia clinica, é tao facil explicar os actos das pessoas como sendo "doença"). Mas uma coisa que é verdade é que a besta está a tornar-se alcoolico...

A vitima nao fala com o agressor desde o dia do acontecido, nem dormem no mesmo quarto, embora ela se recuse a sair de casa (embora tenha sitio para onde ir, inclusive ficar comigo). A vitima é uma resignada... Como a maior parte das vitimas o são!

Por acaso nunca pensei fazer queixa à APAV ou a qualquer entidade de apoio à vitima, mas somente à policia! O agressor estragou-me a vida de todas as formas possiveis, e dividiu a familia directa (nunca pensei que a filha dele ficasse do lado dele e renegasse todos os outros). Sinto que também sou vitima nesta situação, mais do que a propria vitima agredida, e devo-o a mim fazer queixa dele.

Estou pronta para as consequencias, mesmo que sejam elas um novo espancamento na vitima. Pois se isso acontecer, nesse dia nao vou ficar em casa a chorar o que ele fez, mas vou lá ter com ele e armo o maior "barraco" da vida dele e faço tudo o que não devia ter deixado por fazer da 1ª (e ate agora unica) vez...

Obrigada pelas opinioes, a minha duvida era mesmo não no que fazer, mas COMO o fazer...
Se o ir à policia bastava... Acho que o resto esclareço la com eles...

Como já disseram basta ir à polícia. O problema neste caso é que mesmo que a vitima não o negue, ficam a faltar provas (sobretudo se não recorreu a um serviço de urgência). Por outro lado, ao menos a tua queixa poderá servir para avisar o agressor que há pessoas atentas à situação e dispostas a agir, independentemente das consequências.

Por muito que nos custe, há alturas em que é preciso fazer o que está certo. E aqui o que está certo é fazer uma participação à autoridade. Até pode nem dar em nada, como infelizmente tantas vazes acontece. Mas ao menos fizeste o que está certo fazer.
Quanto ao medo de represálias, ou ao medo de a vítima poder negar as agressões, isso são os riscos inerentes de quem toma as opções certas na vida. Ninguém disse que fazer o que deve ser feito é fácil. Mas lembra-te que se nada fizeres por medo, estarás também tu a sucumbir de certo modo à violência do agressor.

Apenas deve denunciar o caso de forma anónima.

Quem pode apresentar queixa ou não é a vitima. É uma decisão que só ela pode tomar.

Como já referis-te, já pensas-te muito bem nas consequências.

Sendo assim, deves ajudar na medida que podes a vítima e uma das medidas que tens em tuas mãos, é mesmo essa.

Alertar as autoridades do que se passou, quer pela PSP ou então pela APAV.

Podes .... mas depois a vitima vai dizer que nao sofreu agressão nenhuma e tu ainda passas por mentirosa e caluniosa.

Entre marido e mulher costuma-se dizer que ninguem deve meter a colher, se eles sao casados e porque o quiserem e sao livres de viver na filosofia de casamento que escolherem, mesmo que essa filosofia a nivel comportamental aos nossos olhos seja incorrecta.[;)]

Falar é muito bonito....Já alguma vez te meteste num caso de violencia domestica? eu já! apenas uma vez e com desconhecidos, no supermercado vi um fulano bater forte e feio numa mulher, meti-me a separar e ainda ameacei o fulano que lhe dava porrada, chegou a policia a mulher a sangrar da boca ainda teve a lata de dizer que eu é que tinha originado tudo e ameaçado o "inocente" marido[8b] ou seja a sorte é que havia testemunhas senao ainda era eu que ia para á esquadra.

Perante esta situação que segundo estudos até é uma situação bastante comum achas que nao tenho razão?

eu vivo num seculo onde as pessoas casam e se divorciam de forma livre...[;)]

Há gostos para tudo, até pessoas que casam com outras criaturas do mesmo sexo

Eu percebo a tua duvida e isso que dizes pode acontecer, por isso disse aquilo que se passou comigo quando me meti num caso desses.

Ja agora um conselho:

e se em vez de ires tu á PSP apresentar queixa e eles negarem e tal que é o mais certo, e tu visto seres familia da vitima, nao podes tu como amiga aconselhar a vitima a ser ela apresentar queixa? ou seja ajudares de outra forma , que por sinal mais eficaz pois está provado que esses casos tem de ser a vitima a tomar uma atitude.

radical a menina...[:D]

Sim...mas do que serve se depois a suposta vitima negar tudo e ainda acusar de difamação?[;)]

Não tens maturidade para entenderes o que escrevo....[;)]

Se há aqui alguém com uma grande falta de maturidade, principalmente no que diz respeito a assuntos tão sérios e graves como o deste tópico, és tu. Como é que é possivel debitares tantas barbaridades assim, ainda por cima quando o tópico da PinkStar lida com uma situação tão grave e pessoal? Não tens educação suficiente para perceberes quando é que deves estar calado? Não há tópico nenhum onde tu comeces a debitar as tuas opiniões que não fique logo completamente estragado por causa do que sai dessa tua mente bárbara.

PinkStar, a violência doméstica é um crime publico, como já te disseram, podes e deves apresentar queixa. Independentemente da vitima ter ou não força para apresentar queixa por si mesma, moralmente não deves permitir que este abuso continue impune. Contacta também a APAV, ninguém melhor do que eles te poderão dar apoio na resolução deste problema.

Se há aqui alguém com uma grande falta de maturidade, principalmente no que diz respeito a assuntos tão sérios e graves como o deste tópico, és tu. Como é que é possivel debitares tantas barbaridades assim, ainda por cima quando o tópico da PinkStar lida com uma situação tão grave e pessoal? Não tens educação suficiente para perceberes quando é que deves estar calado? Não há tópico nenhum onde tu comeces a debitar as tuas opiniões que não fique logo completamente estragado por causa do que sai dessa tua mente bárbara.

Ms que conversa vem a ser esta... a historia que contei é real, muita gente apesar de ser vitima nega.

E depois aquilo que disse e faria é que eu se soubesse de algum caso aconselharia a a vitima a ser ela a presentar queixa pois é um crime publico e uma situação grave.

Ser outra pessoa a fazer a queixa é um risco pois pode ter complicações e fazer com que a vitima negue a queixa.

E depois se nao entendes abstem-te, daqui ninguem gozou com ninguem e muito menos com a criadora do topico que por sinal já anda aqui á muito mais tempo que tu, e ponto final.

Ms que conversa vem a ser esta... a historia que contei é real, muita gente apesar de ser vitima nega.

E depois aquilo que disse e faria é que eu se soubesse de algum caso aconselharia a a vitima a ser ela a presentar queixa pois é um crime publico e uma situação grave.

Ser outra pessoa a fazer a queixa é um risco pois pode ter complicações e fazer com que a vitima negue a queixa.

E depois se nao entendes abstem-te, daqui ninguem gozou com ninguem e muito menos com a criadora do topico que por sinal já anda aqui á muito mais tempo que tu, e ponto final.

Nephilim, o que se passou neste tópico reflecte bem a tua participação neste fórum: não é que não tenhas uma certa razão, mas a forma como o dizes não é de todo a mais correcta. A violência doméstica passou a crime público para haver a possibilidade de "alguém de fora" que pudesse denunciar a situação, pois por vezes a vitima não está em condições de o fazer. Agora, claro, preferencialmente deverá ser a vitima a fazê-lo e se não houver vontade de mudar as coisas nada se fará. Mas a denúncia anónima ao menos alerta para a situação e em alguns casos é mesmo necessário meter a "colher".

Nephilim, o que se passou neste tópico reflecte bem a tua participação neste fórum: não é que não tenhas uma certa razão, mas a forma como o dizes não é de todo a mais correcta. A violência doméstica passou a crime público para haver a possibilidade de "alguém de fora" que pudesse denunciar a situação, pois por vezes a vitima não está em condições de o fazer. Agora, claro, preferencialmente deverá ser a vitima a fazê-lo e se não houver vontade de mudar as coisas nada se fará. Mas a denúncia anónima ao menos alerta para a situação e em alguns casos é mesmo necessário meter a "colher".

Eu concordo com o que dizes , mas a forma como disse é que é um assunto delicado, tao delicado que a pink star colocou o topico, pois isto nao se limita a se fazer o que é correcto que seria denunciar um crime publico.
O problema disto são as consequencias dessa denuncia, muitas vezes nem aceitam, outras ainda ficam contra, é um materia muito delicada , nao é uma coisa linear, se fosse linear nem se tinha criado este topico.
[;)]

Este último post...como não podia deixar e vindo de quem vem, espelha exactamente o que penso [;)]

Pink acho que devias seguir este exemplo.

NOTA NEGATIVA: Mais uma vez num tópico sério somos brindados pela "inteligência" do Nephilim...parabéns man continuas o mesmo.

Pode ser "inteligência" ou não, mas é a opinião dele e estamos num fórum. Há que respeitar.

Também concordo com o post da NinaChampa [;)]

Pode ser "inteligência" ou não, mas é a opinião dele e estamos num fórum. Há que respeitar.

Também concordo com o post da NinaChampa [;)]

A opinião dele presumo que seja a minha[:cool:] é na realidade igual á da autora do topico, que certamente melhor que ninguem saberá o fazer. e da maioria dos comentários daqui, logo nao ha opinião nenhuma fora do vulgar... apenas alertei para a suposta vitima vir negar como aconteceu com uma situação que falei.

Sobre o "entre marido e mulher ninguem deve meter a colher" é uma verdade mas com excepções em casos graves como este alguem de fora se deve meter obviamente como eu o fiz , mas sem cometer o mesmo erro e ter a situação ponderada nas consequencias que isso possa ter.[;)]

Última edição:
História rápida:

Namorada, pai desempregado e alcoólico chega a casa e bate na miúda e na mãe e ameaça mata-las e a miúda só pode sair de casa para trabalhar, tem de namorar as escondidas e tem 23 anos.

Namorado, faz tudo para tentar melhorar a situação, inclusive diz que a namorada pode vir viver com ele pois tem casa própria e gosta a sério da miúda, esta não que deixar o pai nem a mãe nem fazer queixa porque ele e pai dela e e por amor:sh)...

Conclusão: mal se podiam ver, passavam meses sem conseguir estar juntos devido ao pai vigia-la, claro que um ano depois disto foi cada um para seu lado.... e a miúda ainda disse ao namorado que este e um sacana e não presta porque queria separa-la dos pais e que sempre viveu assim e e assim que tá bem... daí nem comento estes casos....:sh)

Não percebo o porquê da queixa anónima...

Isto foi uma situação que para além dos envolvidos só 3 elementos da familia directa sabem...

Pronto cada caso é um caso, mas aqui não se adequa uma queixa anónima. Acho que a vitima foi mesmo apanhada de surpresa, porque depois de anos de violencia verbal (mutua), e NUNCA ter havido qualquer agressão fisica (nem com a esposa nem com os filhos), isto aconteceu.

Acho que o tópico descambou um pouco mas no geral consegui boas opinioes, obrigada.

Isto foi uma situação que para além dos envolvidos só 3 elementos da familia directa sabem...

Pronto cada caso é um caso, mas aqui não se adequa uma queixa anónima. Acho que a vitima foi mesmo apanhada de surpresa, porque depois de anos de violencia verbal (mutua), e NUNCA ter havido qualquer agressão fisica (nem com a esposa nem com os filhos), isto aconteceu.

Acho que o tópico descambou um pouco mas no geral consegui boas opinioes, obrigada.

o tipo de crime (público) destingue-se por essa particularidade..basta apenas chegar um sussuro aos ouvidos do MP para começar a investigar apr:)

Apenas por uma questão de segurança.

Voltar
Superior