Aquariofilia!

Concordo totalmente na parte dos TPAs eu mudo talvez de 3 em 3 meses cerca de 20% da água.
É extremamente raro ter um peixe doente.
Claro que tenho quase um ciclo fechado. Tenho plantas que limpam a água, caracóis que limpam todas as superfícies e umas khulys que comem os exeços que ficam no fundo.
Mas os verdadeiros heróis são mesmo os caracóis, são autenticas maquinas de reciclagem.

No CO2 posso garantir que faz efeito em certas plantas.
Por exemplo para relva, é uma maravilha, sem Co2 ela não desenvolve, mas por outro lado para anubias já não é necessário.
Em água quente, as chamadas TPA que recomendam, ou seja mudar 30% da água pelo menos de 15 em 15 dias, eu nunca as fiz.
Mudo menos e com menos frequência. Uma dica de anos desta coisa, quanto menos mudares e mexeres no aquário, melhor!
Outra, o CO2 para as plantas é um bocado (grande) treta. Aliás há produtos que pões na água e fazem precisamente o mesmo efeito.

Em água quente, as chamadas TPA que recomendam, ou seja mudar 30% da água pelo menos de 15 em 15 dias, eu nunca as fiz.
Mudo menos e com menos frequência. Uma dica de anos desta coisa, quanto menos mudares e mexeres no aquário, melhor!
Outra, o CO2 para as plantas é um bocado (grande) treta. Aliás há produtos que pões na água e fazem precisamente o mesmo efeito.

Então o que aconselhas a um noob para ter dois douradinhos e algumas plantas num nano de 35 litros com filtro? Já agora aquilo traz vários tipos de filtros, qual usar?

Agua fria

Por aqui também só mudo água e limpo os excessos do filtro de 6 em 6 meses. Talvez seja exagerado mas desde que o faço tenho muito menos dor de cabeça do que quando fazia quinzenal. Reponho nível de água todas as semanas. Perde cerca de 4 litros por semana

E é verdade, quando menos se inventa, melhor.

Então o que aconselhas a um noob para ter dois douradinhos e algumas plantas num nano de 35 litros com filtro? Já agora aquilo traz vários tipos de filtros, qual usar?

Agua fria
Filtro desde que tenha capacidade (teórica) de 5 vezes a capacidade (litro/hora salvo erro) do aquário não terás problema.

O filtro em si se tiver esponja normal e cerâmicos é o suficiente.

Penso que este seja porreiro.
https://m.pt.aliexpress.com/item/32809185361.html

É um filtro externo que já da para brincar com o conteúdo.

Tem de ter no minimo 3 vezes a capacidade do aquario, o que é o teu caso.
O facto de ser externo torna a limpeza mais fácil e é mais saudável para os peixes.

Agora plantas com peixes dourados é muito difícil.
Esses peixes são um bocado porcalhoes , estão sempre a revirar tudo o que esta no aquário.
Outro fator é eles crescerem muito. Por isso é que disse mais acima para trocar por peixes de água quente.

Última edição:
Penso que este seja porreiro.
https://m.pt.aliexpress.com/item/32809185361.html

É um filtro externo que já da para brincar com o conteúdo.

Tem de ter no minimo 3 vezes a capacidade do aquario, o que é o teu caso.
O facto de ser externo torna a limpeza mais fácil e é mais saudável para os peixes.

Agora plantas com peixes dourados é muito difícil.
Esses peixes são um bocado porcalhoes , estão sempre a revirar tudo o que esta no aquário.
Outro fator é eles crescerem muito. Por isso é que disse mais acima para trocar por peixes de água quente.

Eu comprei o SET da Eheim Aquastyle 35 l;

A ver vamos o que vai sair dali. [:D]

Trocar os peixes está fora de questão, até já nome têm, não tenho coragem de os devolver á loja. :sh)[:D]
Já os tenho no Globo, e estive a ver melhor o tempo há uns bons 2/3 meses. Mas de facto ali não estão bem.
Espaço também não tenho muito, pelo que a melhor capacidade que lhes posso dar são os tais 35 litros e limitar-me a não colocar lá mais nenhum peixe.

Vamos ver, se depois crescerem muito, aí pondero um aquario maior e fico com este de 35 para agua quente.

Gostava de por naturais, mas se for mais complexo abdico disso e faço algo artificial.

Cuidados de agua agora no globo estou:

troco metade da agua a cada semana, e troco tudo a cada 15 dias pois acumula muita porcaria no fundo.
coloco 2ml de oxigenio a cada 3 dias.
ponho uma soluçao para o cloro na agua que acrescento.
dou comida, pouca, uma vez ao dia.

Nunca mudes a água toda! Isso provoca alterações muito bruscas nos peixes.
O lixo do fundo pode ser simplesmente aspirado com um sifão. É um acessório muito barato, encontras nos chineses.
Eu comprei o SET da Eheim Aquastyle 35 l;

A ver vamos o que vai sair dali. [:D]

Trocar os peixes está fora de questão, até já nome têm, não tenho coragem de os devolver á loja. :sh)[:D]
Já os tenho no Globo, e estive a ver melhor o tempo há uns bons 2/3 meses. Mas de facto ali não estão bem.
Espaço também não tenho muito, pelo que a melhor capacidade que lhes posso dar são os tais 35 litros e limitar-me a não colocar lá mais nenhum peixe.

Vamos ver, se depois crescerem muito, aí pondero um aquario maior e fico com este de 35 para agua quente.

Gostava de por naturais, mas se for mais complexo abdico disso e faço algo artificial.

Cuidados de agua agora no globo estou:

troco metade da agua a cada semana, e troco tudo a cada 15 dias pois acumula muita porcaria no fundo.
coloco 2ml de oxigenio a cada 3 dias.
ponho uma soluçao para o cloro na agua que acrescento.
dou comida, pouca, uma vez ao dia.

Esse aquário para esses peixes... não sei não!
Até quem o vende deixa lá este aviso: "You can run this attractive mini-aquarium simply as a plant aquarium or with colourful shrimps, crabs and water snails. (It is not suitable for fish, because they need more room to swim in.)"
Isso ficava 5 estrelas era com uns camarões, um tapete de erva, um tronco pequenino e algum musgo agarrado ao tronco :)Com peixes, só talvez um pequeno cardume de neons ou rásboras!
Algo deste género:
8d93858b75b6d3307c9af3ffb28648c9--aquarium-store-planted-aquarium.jpg
294211788141706824

Esse aquário para esses peixes... não sei não!
Até quem o vende deixa lá este aviso: "You can run this attractive mini-aquarium simply as a plant aquarium or with colourful shrimps, crabs and water snails. (It is not suitable for fish, because they need more room to swim in.)"
Isso ficava 5 estrelas era com uns camarões, um tapete de erva, um tronco pequenino e algum musgo agarrado ao tronco :)Com peixes, só talvez um pequeno cardume de neons ou rásboras!
Algo deste género:
8d93858b75b6d3307c9af3ffb28648c9--aquarium-store-planted-aquarium.jpg
294211788141706824

Eu sei que tens razão, e sei que seria o melhor.

O melhor seria mesmo isso, e também seria o mais "apelativo" á vista, sem dúvida.

Contudo, e apesar de dizerem que os peixes só têm memória de 10 segundos, os artistas já nos conhecem, já não fogem nem nada. [:D]
E custa-me dá-los ou algo do género, depois, o cão também passa horas a olhar para eles e vice versa, acho que construí ali, um amor impossível.

De qualquer forma, passarem de 7,5/10 litros sem filtragem nem nada, para uns 35 litros com filtro já será um bom upgrade, mesmo que, não seja o mais adequado.:(

Estes tipos das lojas de animais, tudo bem que querem vender, mas podiam elucidar melhor as pessoas. [8b]

Ora bem, depois de muitos dias a ler, a ler, a ler... Cá cheguei a uma configuração [:D]

O que comprei, e espero que chegue [:)]

Eheim Aquastyle 35l já com filtro e luz;
Termometro(foi oferta);
Cascalho negro;
Substrato 1.5 l (para por muito por baixo do substrato e só numa zona);
Dragon stone;
Siryus stone, acho que é assim;
Produto para ajudar no ciclo;
Aspirador de fundos;
Kit de testes de agua 6 em 1;

Ficam a faltar duas ou tres plantas que "dizem" que aguenta a agua fria e os devastadores dos konguios ou lá como se chamam os gajos. [:D]

Dentro de dias/semanas dou novidades. [kiss]

Basicamente vou replicar, não é copiar, é replicar uns nano de goldfish que vi num´s foruns lá da terra da rainha.

E venham as fotos que queremos ver a empreitada.
Ando a consumir aquariofilia como nunca imaginei andar [:D]

Quero é ir fazendo com calma, e acima de tudo antes de fazer tentar perceber ao máximo como funciona.

Agora já sei o que é o ciclo de azoto, pois da outra vez não respeitei nada disso.
Nunca testei a água.
Tenho um aquario muito pequeno, e no futuro poderei ter o mesmo problema. Embora eu ache que os rapazes estão meios doentes, queria ver se os mudava de casa brevemente.

E pronto, uns € mais leve, vamos lá ver como corre. [:D]

Peixes, cão, filho a caminho... Acho que me estou a sobrelotar de tarefas, visto que saio de casa as 06.30 e chego as 20.30/21.00 :sh)[8b][:D]

Garanto-te que os peixes são os que vão dar menos trabalho.
Porque dizes que estão a ficar doentes?
Uma doença comum dos principiantes é o ictio (doença dos pontos brancos).
Ando a consumir aquariofilia como nunca imaginei andar [:D]

Quero é ir fazendo com calma, e acima de tudo antes de fazer tentar perceber ao máximo como funciona.

Agora já sei o que é o ciclo de azoto, pois da outra vez não respeitei nada disso.
Nunca testei a água.
Tenho um aquario muito pequeno, e no futuro poderei ter o mesmo problema. Embora eu ache que os rapazes estão meios doentes, queria ver se os mudava de casa brevemente.

E pronto, uns € mais leve, vamos lá ver como corre. [:D]

Peixes, cão, filho a caminho... Acho que me estou a sobrelotar de tarefas, visto que saio de casa as 06.30 e chego as 20.30/21.00 :sh)[8b][:D]

Garanto-te que os peixes são os que vão dar menos trabalho.
Porque dizes que estão a ficar doentes?
Uma doença comum dos principiantes é o ictio (doença dos pontos brancos).

Noto que andam a nadar um pouco de lado, fiz agora uma troca parcial de agua.

Assusta me estarem assim, sem filtro, sem controlo da agua nem nada.
A ver se os mudo mal tenha possibilidade.

Já estou meio preparado para passar para agua quente.

Um tema que tenho pesquisado é Aquascaping, Takashi Amano e essas coisas.
Alguem pratica?

Gostei bastante da ideia, e já perdi algumas hiras de volta desse tema.
Contudo em Nano é complicado.

Noto que andam a nadar um pouco de lado, fiz agora uma troca parcial de agua.

Assusta me estarem assim, sem filtro, sem controlo da agua nem nada.
A ver se os mudo mal tenha possibilidade.

Já estou meio preparado para passar para agua quente.

Um tema que tenho pesquisado é Aquascaping, Takashi Amano e essas coisas.
Alguem pratica?

Gostei bastante da ideia, e já perdi algumas hiras de volta desse tema.
Contudo em Nano é complicado.

Eu pratico. Que dúvidas tens? Cuidado com as TPA's nesse aquário, isto é, a forma e a periodicidade com que são feitas. Ao contrário do que por vezes se pensa, quanto menor o aquário mais probabilidades de haver problemas.

Eu pratico. Que dúvidas tens? Cuidado com as TPA's nesse aquário, isto é, a forma e a periodicidade com que são feitas. Ao contrário do que por vezes se pensa, quanto menor o aquário mais probabilidades de haver problemas.

No globo estou a trocar uns 30% de agua, trato a do cloro e tento que esteja mais iu menos à mesma temperatura da que lá estava.

No que há—de vir e pelo que estive a ler, é ir controlando os níveis e reduzir as tpa.

Um dos problemas que tenho na cabeça são as plantas naturais vs temperatura de água vs substrato vs goldfish que mexe em tudo.

A solução que li, passa por por os substrato em baixo, pouco, e por cima por uma boa camada de cascalho por forma a segurar as plantas e a fertiliza las.
Queria evitar o co2, li que não faz falta.

Que outros cuidados devo ter para manter as plabtas vs manter em simultâneo os peixes vs fazer ali uma coisa engraçada?

No globo estou a trocar uns 30% de agua, trato a do cloro e tento que esteja mais iu menos à mesma temperatura da que lá estava.

No que há—de vir e pelo que estive a ler, é ir controlando os níveis e reduzir as tpa.

Um dos problemas que tenho na cabeça são as plantas naturais vs temperatura de água vs substrato vs goldfish que mexe em tudo.

A solução que li, passa por por os substrato em baixo, pouco, e por cima por uma boa camada de cascalho por forma a segurar as plantas e a fertiliza las.
Queria evitar o co2, li que não faz falta.

Que outros cuidados devo ter para manter as plabtas vs manter em simultâneo os peixes vs fazer ali uma coisa engraçada?

Que dimensão tem o aquário?litros?Água fria ou quente? Fauna e flora que pensas ter?

Edit: desculpa, já vi que tens alguma informação aqui atrás...

Qual o problema com a temperatura da água em relação às plantas!? que substrato estás a pensar usar? "Produto para ajudar no ciclo", referes-te a bactérias?fauna e flora...?

Última edição:
Qual o problema com a temperatura da água em relação às plantas!? que substrato estás a pensar usar? "Produto para ajudar no ciclo", referes-te a bactérias?fauna e flora...?

Gostava de ter algum musgo, e na parte de trás algumas plantas mais altas. Uma zona pequena, no sopé da tal montanha com "lentilhas"?(peço desculpa mas ainda não decorei o nome das plantas, nem sei bem onde as comprar, aqui não ha grande variedade. Mas aceuto sugestões de set up)
Fazer uma espécie de montanha com as rochas, e no fundo cascalho.
O que me aconselharam foi JBL Manado, até me disseram que possivelmente nem seria preciso substrato (?)

Depois queria meter lá os dois konguios.

E pera já é só isto.[:D]

Nesses aquários costumo ver uma especie de bolsa meio averdiscada colada com uma ventosa, o que é?

Algo assim
ac2a0c7840e6dd02d7383841e404a1d5.jpg

Última edição:
Voltar
Superior