Aquariofilia!

Boas Jacaré.

Esse aquário está muito bem conseguido e equilibrado.

Para um aquário de 60 litros está fenomenal! apr:)

A ver se coloco umas fotos do hobby que me ocupa umas boas horas da semana... A malta gosta é de fotos. [:cool:]

O amarelo é um kribensis.[;)]
Ele e o Betta dão-se bem com os outros peixes, e entre si jacare:confused:
É que já tive no meu aquário (kribensis), e são bastante territoriais, não toleravam quando outros peixes se aproximavam.

Estes kribensis (2) eram ainda muito novos... foi uma compra precipitada e um erro típico de principiante. Eles não eram territoriais mas tinham uma "personalidade forte". [:cool:]

Entretanto já os dei e comprei este Betta que se dá bem com todos excepto consigo próprio, (leia-se o seu próprio reflexo) [:D]

Boas Jacaré.

Esse aquário está muito bem conseguido e equilibrado.

Para um aquário de 60 litros está fenomenal! apr:)

A ver se coloco umas fotos do hobby que me ocupa umas boas horas da semana... A malta gosta é de fotos. [:cool:]

Obrigado!

Confesso que fiquei orgulhoso com o resultado para uma primeira experiência no mundo da aquariofilia... mas para dizer a verdade fartei-me de pesquisar sobre o assunto. :sh)

Quando fui comprar o aquário para oferecer ao meu filho a única coisa que percebia de peixes era bacalhau com natas.... Cheguei à loja naquele dia e disse que queria um aqua de 60L mais não sei quantos peixes e "areia"....

Mal sabia eu o que eram cilcos! O que vale é que os tipos da loja eram sérios e me disseram logo: "Calma, conte até três, e leia muito! Daqui a 1 mês venha cá comprar os primeiros peixes!" [:D] Foi o melhor conselho e levei-o à letra! apr:)

Obrigado!

Confesso que fiquei orgulhoso com o resultado para uma primeira experiência no mundo da aquariofilia... mas para dizer a verdade fartei-me de pesquisar sobre o assunto. :sh)

Quando fui comprar o aquário para oferecer ao meu filho a única coisa que percebia de peixes era bacalhau com natas.... Cheguei à loja naquele dia e disse que queria um aqua de 60L mais não sei quantos peixes e "areia"....

Mal sabia eu o que eram cilcos! O que vale é que os tipos da loja eram sérios e me disseram logo: "Calma, conte até três, e leia muito! Daqui a 1 mês venha cá comprar os primeiros peixes!" [:D] Foi o melhor conselho e levei-o à letra! apr:)

O problema dos aquários iniciais é... a ansiedade de avançar logo sem se informar e aconselhar com as pessoas certas ou pesquisar na Internet os artigos necessários.

O iniciado julga que é meter água e juntar peixes... nem imagina nem sonha o trabalho e complexidade existente. Mas a prática faz o mestre, já diz o outro...

A ver se logo à noite dou uso à máquina e se os protagonistas se poêm a "jeito" (quietos).

É preciso muita bagagem teórica antes de nos atirarmos... O Betta é fêmea?

O aquário está muito jeitoso [;)]

A minha lâmpada agora fundiu-se [8b] vinha com uma calha Aquapor de 80cm... onde é que se compra disto? Comprei uns arrancadores Osram que me custaram os olhos da cara a pensar que era do arrancador, afinal não era... O que vale é que se aproveitam
[:D]

É um destes

AQUAPOR - STARPOR

80 cm
.

Última edição:

A minha lâmpada agora fundiu-se [8b] vinha com uma calha Aquapor de 80cm... onde é que se compra disto? Comprei uns arrancadores Osram que me custaram os olhos da cara a pensar que era do arrancador, afinal não era... O que vale é que se aproveitam [:D]

Em qualquer loja de aquariofilia, tens uma na Rotunda Centro-Sul, outra em Fernão Ferro e outras tantas.

Tal como prometido, vou colocar algumas imagens do hobby que mais adoro:

dsc03105l.jpg

Vista geral do aquário.

dsc02840l.jpg

Um dos seus habitantes. Mete medo, não?

dsc03141.jpg

É um synodontis, aqui já não parece tão feroz. De facto é um dos peixes mais pacíficos e peculiares que habitam este mini-ecosistema. É um nadador extremamente habilidoso, nada entre as plantas sem as estragar apesar do seu tamanho (>15cm). Tem a capacidade invulgar de nadar de costas. Detecta comida através dos barbelos nos sítios mais reconditos.

dsc03128.jpg

Um dos bótias que cá moram. Este é um Bótia Modesta e apresenta-se um pouco agressivo, apesar da maioria do tempo estar debaixo do tronco espreitando o seu redor. Ninguém se mete com ele, nem mesmo o Synodontis que faz dois dele.

Última edição:
Hoje aproveitei e fiz as trocas parciais de água e lavei o aquário.

O meu aquário não é muito grande, daí que se a sua limpeza não seja muito brutesga para as minhas costas.

Continuando:

dsc03145b.jpg

Grupo de Bótias Palhaço, num total de 5. Muito sociáveis, curiosos, super-activos, brincalhões. Vêm comer à mão sem medo. Sem dúvida o meu peixe favorito.

Por baixo outro grupo, mas de narizes de bêbado. Quando dormem a cor vermelha, branca e preta desvanece-se por completo.

dsc03100.jpg

Peixe-Vidro. Um pouco tímidos. Gostam de nadar contra a corrente todo o dia. Quando come sabe-se sempre o que engoliu.

dsc03162.jpg

Ramirezzi. Um peixe muito bonito com um estilo de nadação invulgar e com enorme precisão (Pára completamente em milésimos de segundo levantando a crista).

Freefall, está espectacular! [;)] Muito muito bem constituido tanto de fauna como de flora e com uma diversidade optima mas sem perder o equilibrio.

Mais fotos... [:cool:]

O meu hoje levou uma volta, metade das plantas foram para o lixo, adereços todos cá para fora.. Enfim, ao fim de tanto tempo vou ter que começar quase de novo...:(

Mais fotos, como pedido:

dsc03143.jpg

Corydora Albina. Muito pacífico, gosta de procurar comida no meio do areão. De vez em quando "passa-se" do juízo e faz mergulhos fundo-topo-fundo com uma velocidade superior a qualquer peixe existente.

dsc03163o.jpg

dsc03154.jpg

Casal de Gouramis. O laranja é o macho e gosta de briga. De vez em quando estão os 2 a "beijarem-se" boca a boca e a beijarem as plantas e o vidro. Por isso o apelidam de Peixe beijador.

dsc02858.jpg

dsc02867.jpg

Casal de Escalares. Sempre juntos. Para onde ele vai, ela segue. Extremamente gulotões, estão sempre prontos para mais uma refeição.

Curiosidade: Tenho uma Platy que persegue o escalar amarelo e que IMITA todos os movimentos que o escalar faz. Se andar para a frente, a Platy faz o mesmo, se recuar idem. Este comportamento pode durar vários minutos.

dsc02871.jpg

Bótia Lohachata (ou YoYo). Extremamente activo, não pára um segundo que seja durante o dia. Durante a noite dorme de barriga para o lado ou para cima, parecendo morto. Gosta de perseguir os outros bótias na brincadeira.

Tem tal e qual o comportamente de um cão, escavando o areão, cheira tudo, é super curioso. Quando vê o dono fica completamente maluco.

dsc03094vje.jpg

Bótia Striata. À semelhança do anterior, gosta de brincar e é muito activo.

Última edição:
Iriatherina_werneri.jpg

Iriatherina Werneri. Peixes sumptuosos que exibem a sua barbatana superior com o formato de uma vela quando se cruzam com um fêmea para a cortejar ou quando se cruzam com machos para os provocar.

A foto não é da minha autoria. É extremamente difícil tirar uma foto em condições e no momento exacto quando a barbatana se eleva. Actualmente tenho 3 espécimes, uma fêmea e 2 machos.

dsc03166s.jpg

Mais um bótia (já devem estar fartos de Bótias [:D]), este é o último. Este é um Bótia Kubotai, que quando juvenil tem um padrão às riscas mas à medida que vai crescendo o padrão muda para pintas brancas.

Todos os bótias gostam de andar em grupo entre eles, ainda que de sub-espécies diferentes.

dsc03159n.jpg

Aqui um peixe que apelidam de limpa-vidros. Entretem-se a limpar o vidro e as plantas todo o dia.

Setup do aquário:
- 240 litros brutos
- 2 lâmpadas T5 45W
- Sistema de CO2 com botija de 2Kg e válvula reguladora
- Diversos troncos

A minha lâmpada agora fundiu-se [8b] vinha com uma calha Aquapor de 80cm... onde é que se compra disto? Comprei uns arrancadores Osram que me custaram os olhos da cara a pensar que era do arrancador, afinal não era... O que vale é que se aproveitam [:D]

É um destes

AQUAPOR - STARPOR

80 cm .
Ali o Bricomarché em VF, agora tem um espaço de aquariofilia, e tem lá o que procuras.[;)]

isso sim é um Sr. Aquário! apr:)

Imagino o trabalho que isso dá! :eek: [:D]

Nem por isso. Custa mais a manutenção semanal pois é necessário mudar cerca de 40-50% de água.

Para evitar estar a transportar inúmeros baldes de água e transformar a casa num lago, comprei uma mangueira e adaptei uma micro-bomba de água que tinha por cá. Assim em menos de 1h tenho o serviço feito (esvaziar e encher).

Enquanto enche devagarinho com água quente, faço a poda e limpeza do vidro.

De resto, é chegar a casa, dar comida aos rapazes e assistir sentado deslumbrado no Puff a matar o stress... [:cool:]

Comprei pela primeira vez um aqua à cerca de 1 ano. Foi uma prenda para o quarto do meu filho....

Sem perceber nada lá fomos pesquisando na net as melhores formas de manter um aqua de qualidade.... e até agora acho que nos temos safado bem. [:cool:]

É um aquário de ~60L.Tirei a biobox e comprei um Eheim Eco exterior.

Seguem algumas fotos com a respectiva fauna para criticas e sugestões....

img43300851946.jpg

img43140836250.jpg

img43540875250.jpg

img45630907747.jpg

img45870921370.jpg

img46240974355.jpg

A critica que faço a este aquario era ser colocada uma placa de xisto ou outra coisa de forma a ocultar a aquecedor e o termometro.
A ideia é s poder comtemplar uma aquario de forma natural como se fosse um bocado de um rio e nao ter os inestecticos aquecedores nem termometros, nem caravelas afundadas nem areões coloridos nem os ridiculos mergulhadores a fazer bolhinhas.

A duvida é se ja alguma vez tiveste prolemas com essa madeiras...as vezes ganham fungos e comecam a apodrecer o qu é xato e mau.

Sobre os Beta é um macho obviamente pois a femea é bem diferente e mais feia, é um peixe calmissimo, mas nao pode haver 2 machos no aquario senao lutam até á morte, a homossexualidade é coisas que nao existe nos peixes.[:cool:]

Sobre o o kribensis parece-me um macho, mas o ideal é ser sempre um casal, é um peixe que adoro, mas nao concordo com o que aqui se escreveu dele.
É um ciclideo africano calmo e pequeno mto interessante, e nao perturba os outros peixes, mas para isso o aquario deverá ter algumas rochas a formarem esconderijos para os kibrensis fazerem o seu "nicho" e ainda protejem a entreda os ovos e as crias dos outros peixes...mas nao sao peixes maus ou violentos.
É um dos peixes que mais aprecio.

A critica que faço a este aquario era ser colocada uma placa de xisto ou outra coisa de forma a ocultar a aquecedor e o termometro.

Exacto, o aquecedor ficava mal ali.
Era o local onde a tampa tinha as ranhuras e na altura aproveitei por causa dos cabos. (era onde estava a Biobox de origem)

Uma placa de xisto para tapar o aquecedor num aquário destas dimensões, na minha opinião não resulta e desequilibra o aquário.

O que fiz foi abrir umas ranhuras novas do lado esquerdo e foi lá que ficou o aquecedor, muito bem escondido pelas folhagens das plantas.

O único equipamento que se vê é o termómetro que ficou encostado ao lado direito.

Compra aquario

Compra aquario

Boas

Ando para comprar um aquario da aquatlatis aquadream 60lts, gostaria de saber aos aficcionados se esta compra em kit, por 100€ é boa compra.

Cumps

Voltar
Superior